Vous êtes sur la page 1sur 16

Ao Penal Privada

A) B)

Vtima maior de 18 anos;

Representante legal do ofendido menor de 18 anos ou incapaz; Pessoas Jurdicas.

C)

Princpio Princpio Princpio Princpio

da Oportunidade da disponibilidade da indivisibilidade da intranscendncia

Art.

38. Salvo disposio em contrrio, o ofendido, ou seu representante legal, decair no direito de queixa ou de representao, se no o exercer dentro do prazo de seis meses, contado do dia em que vier a saber quem o autor do crime, ou, no caso do art. 29, do dia em que se esgotar o prazo para o oferecimento da denncia.

O Ajuizamento da queixa crime no juzo incompetente interrompe o prazo decadencial?


Sim!

O Juzo incompetente deve, simplesmente, encaminhar os autos Vara competente, independente do prazo decadencial.

Art.

48. A queixa contra qualquer dos autores do crime obrigar ao processo de todos, e o Ministrio Pblico velar pela sua indivisibilidade. 49. A renncia ao exerccio do direito de queixa, em relao a um dos autores do crime, a todos se estender.

Art.

Pode o Ministrio Pblico aditar a queixa para incluir co-autores eventualmente omitidos?
Art. 45. A queixa, ainda quando a ao penal for privativa do ofendido, poder ser aditada pelo Ministrio Pblico, a quem caber intervir em todos os termos subseqentes do processo.

STJ

Nos termos do art. 45 do CPP, a queixa poder ser aditada pelo Ministrio Pblico, ainda que se trate de ao penal privativa do ofendido, desde que no proceda incluso de co-autor ou partcipe, tampouco inove quanto aos fatos descritos. (HC 85.039/SP)

Art. 49. A renncia ao exerccio do direito de queixa, em relao a um dos autores do crime, a todos se estender.

Art. 50. A renncia expressa constar de declarao assinada pelo ofendido, por seu representante legal ou procurador com poderes especiais. Pargrafo nico. A renncia do representante legal do menor que houver completado 18 (dezoito) anos no privar este do direito de queixa, nem a renncia do ltimo excluir o direito do primeiro.

Deixar

escoar o prazo decadencial sem ajuizar a queixa-crime; Intimado para incluir co-autores ou partcipes e manter-se inerte; Realizar acordo de reparao de danos nos termos do art. 74 da Lei 9.099/95; Promover atos, fatos ou circunstncias que revelem a ausncia de seu interesse em promover a responsabilizao penal do ofensor.

Equivale

desistncia da ao e, ao contrrio da renncia, caracteriza-se pela bilateralidade, j que exige aceitao (mesmo tcita) do querelado, a qual poder ser realizada por meio de procurador com poderes especiais, advogados ou no.

Art. 58. Concedido o perdo, mediante declarao expressa nos autos, o querelado ser intimado a dizer, dentro de trs dias, se o aceita, devendo, ao mesmo tempo, ser cientificado de que o seu silncio importar aceitao. Pargrafo nico. Aceito o perdo, o juiz julgar extinta a punibilidade.

Havendo mais de um querelante, o perdo de um no tem reflexo no direito de ao dos demais.

Havendo mais de um querelado, o perdo de um ser extensivo aos demais.

Renncia: Ocorre antes do recebimento da queixacrime; ato unilateral; Estende-se a todos os coautores. Pode ser expressa ou tcita.

Perdo: Ocorre depois do recebimento da queixacrime e a qualquer momento at o trnsito em julgado de sentena condenatria; ato bilateral; Estende-se a todos os coautores. Pode ser expresso ou tcito.

a perda do direito de prosseguir na ao privada, ou seja, a sano jurdica cominada ao querelante em decorrncia de sua inrcia ou negligncia.

Art. 60. Nos casos em que somente se procede mediante queixa, considerar-se- perempta a ao penal: I - quando, iniciada esta, o querelante deixar de promover o andamento do processo durante 30 dias seguidos;

II - quando, falecendo o querelante, ou sobrevindo sua incapacidade, no comparecer em juzo, para prosseguir no processo, dentro do prazo de 60 (sessenta) dias, qualquer das pessoas a quem couber faz-lo, ressalvado o disposto no art. 36;
III - quando o querelante deixar de comparecer, sem motivo justificado, a qualquer ato do processo a que deva estar presente, ou deixar de formular o pedido de condenao nas alegaes finais; IV - quando, sendo o querelante pessoa jurdica, esta se extinguir sem deixar sucessor.

Vous aimerez peut-être aussi