Vous êtes sur la page 1sur 36

BARRAMENTOS

Conforme

j vimos no modelo de Von Neumann, um computador consiste num conjunto de mdulo com trs tipos bsicos (processador, memria e E/S), que se comunica entre si.

De

fato, para que isso ocorra de maneira efetiva, devem existir caminhos de conexo entre esses mdulos. A coleo de caminhos que conectam os vrios mdulos chamada de estrutura de interconexo

ESTRUTURAS DE INTERCONEXO
O

modelo da estrutura de interconexo depende das informaes que so trocadas entre os vrios mdulos de processador, memria e E/S.

Na

Figura anterior, a memria est tipicamente organizada em vrios endereos numricos cada endereo armazena o que chamamos de palavra, que pode ser lida ou escrita na memria.

posio de memria na qual deve ser efetuada a ao (leitura ou escrita) especificada por um endereo. A natureza da operao (operao de leitura ou escrita) definida por meio de sinais de controle

Na

Figura, pode-se verificar que, assim como na memria, dois tipos de operaes podem ser feitas no mdulo de E/S: leitura e escrita. Este mdulo pode controlar vrios dispositivos externos, e possuem caminhos externos para entrada (leitura) e sada (escrita).

Conforme

j foi falado, o mdulo de E/S tambm deve ser capaz de enviar sinais de interrupes ao processador. Isto especialmente importante quando um dispositivo de E/S precisa enviar algum dado ou estabelecer comunicao com algum outro dispositivo.

Na

figura anterior, pode-se observar a mesma estrutura de interconexo presente na CPU. Tipicamente, os barramentos de dados, endereos e controle aparecem como partes fundamentais.

Um sistema de computao tpico contm diversos barramentos, fornecendo caminhos de comunicao entre os seus componentes. O barramento usado para conectar os principais componentes do computador (processador, memria, E/S) chamado de barramento do sistema.

Um

barramento do sistema contm vrias linhas distintas (normalmente entre 50 e 100). De forma geral, as linhas de um barramento podem ser classificadas em trs grupos: linhas de dados, linhas de endereo e linhas de controle.

Na

figura anterior, as linhas de dados fornecem um caminho de transferncia entre os mdulos do sistema (CPU, Memria e E/S). Esse conjunto de linhas chamado de barramento de dados. Esse barramento contm, usualmente, 8, 16 ou 32 linhas (o nmero de linhas conhecido como a largura do barramento). Cada linha pode conduzir apenas 1 bit por vez.

largura do barramento de dados constitui um parmetro fundamental para o desempenho do sistema. Por exemplo, se o barramento de dados tem largura de 16 bits e cada instruo tem tamanho de 32 bits, o processador precisa acessar duas vezes o mdulo de memria em cada ciclo de instruo.

As

linhas de endereos so utilizadas para designar a fonte ou o destino dos dados transferidos pelo barramento de dados. Por exemplo, quando o processador precisa ler um dado na memria (palavra de 8, 16 ou 32 bits), ele coloca o endereo da palavra desejada nas linhas de endereo. Ao conjunto dessas linhas damos o nome de barramento de endereo.

Por fim, as linhas de controle so usadas para controlar o acesso e utilizao das linhas de endereo e de dados. Isto necessrio, pois as linhas de dados e endereo so compartilhadas por todos os componentes. Ao conjunto de linhas de controle damos o nome de barramento de controle.

Os

sinais de controle, que viajam pelas linhas de controle, controlam, dentre outras coisas, os sinais de comando que especificam as operaes a serem executadas (como por exemplo, escrita, leitura, requisies e concesses)

Exemplo da operao de um barramento: a) quando um mdulo do sistema deseja enviar dados para outro, ele deve: obter o controle do barramento; transferir os dados por meio do barramento.

b) quando um mdulo deseja requisitar dados de outro mdulo, ele deve: obter o controle do barramento; transferir uma requisio para outro mdulo por meio das linhas de endereos e de controle apropriadas e esperar que o mdulo envie os dados requisitados

Os

sinais de controle, que viajam pelas linhas de controle, controlam, dentre outras coisas, os sinais de comando, que especificam as operaes a serem executadas (como por exemplo, escrita, leitura, requisies e concesses)

ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM:
Complete

os espaos em branco nas frases

a seguir: 1. Cada endereo de memria armazena o que chamamos de _______________, que pode ser lida ou escrita. 2. O barramento de ________________ leva sinais que vo determinar qual a posio de memria ser utilizada na leitura ou escrita.

ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM:
3.

Os ________________ vo determinar qual a operao a ser realizada (como por exemplo, leitura ou escrita). 4. Para que um dispositivo possa se comunicar com o processador, o mdulo de E/S deve gerar um sinal de _________________ para avis-lo do evento.

ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM:
5.

________ acessos a memria so necessrios para ler um dados de 32 bits por meio de um barramento de dados 8 bits. 6. O ____________ necessrio, pois necessrio controlar o uso dos barramentos, j que so compartilhados por todos os outros mdulos do sistema.

Devido

grande quantidade de dispositivos conectados ao sistema, o uso de um nico barramento pode prejudicar o desempenho de dispositivos.

Por

exemplo, os dispositivos lentos "atrasam" o funcionamento dos dispositivos rpidos. Assim, no seria interessante manter, no mesmo barramento, a memria e os dispositivos UBS, por exemplo.

Desse

modo, grande parte dos sistemas computacionais utiliza mais de um barramento, organizados de forma hierrquica

Vous aimerez peut-être aussi