Vous êtes sur la page 1sur 8

O currculo que vem sendo apresentado aos professores so os livros texto e guias didticos, que no abrange todo o contexto

curricular para formao do aluno plenamente, pois fornecido por parte das editoras de uma forma a diminuir custos e ser substitudo anualmente, para que gere mais lucro.

Deparamos com diversos aspectos em uma escola e nas salas de aula que so heterogneas, tendo assim a necessidade de materiais diversos e principalmente atualizado para que melhor o professor desenvolva um real aprendizado para seus alunos. Com todo esse contexto diversificado o primeiro pensamento que nos vem que so fornecidos bastante materiais e principalmente, materiais adequados. Sem dvida existe um grande nmero de materiais oferecidos, esses materiais so os livros textos e guias didticos, porm j no podemos classifica-los como os mais adequados.

Segundo J. Gimeno Sascristn, os livros textos so modelos pr-elaborados do currculo, e a partir de anlises etnogrficas sobre as aulas, os professores partem desse modelo para poderem realizar as complexas misses que lhe so atribudas, misses que so: Grupo numerosos de alunos muitas vezes em condies desfavorveis. Trabalho excessivo que no permite um bom planejamento.

Baixo salrio.

Todo o aparato de dificuldades influencia cada vez mais o professor a usar os modelos prelaborados para melhor direcionar suas aulas. Sendo que aparentemente o saber e a cultura so oferecidos s escolas por meio desses livros que so escolhidos pelos prprios docentes. O que acontece que existe um grande monoplio de venda desses livros didticos que chegam atualmente em nossas mos.

Livros textos e guias didticos deveriam abordar todo o currculo, estendendo se a tpicos de informaes diversas, abordando temas de diferentes pontos de vista, contextualizando os conhecimentos, estendendo ao desenvolvimento dos alunos, fazendo anlises de aplicaes e consequncias, exemplificando conceitos, fatos, princpios e teorias. Trabalhando dessa forma tornaria o modelo do livro impossvel para o mercado, pois se tornaria muito caro para aquisio de um material de caducidade anualmente.

Todo esse monoplio cultural garantido pelos seus prprios consumidores, ou seja, a forma de consumo de textos para desenvolver o currculo impedem que estes sejam algo diferentes. Um grande exemplo a forma que as bibliotecas escolares so usadas, com um enorme nmeros de livros textos ultrapassados, tomando o lugar dos livros que realmente agregariam um grau de conhecimento adequado aos alunos, sendo tambm a biblioteca usada como meio de castigo e punio para o aluno, perdendo assim o real ambiente que significa uma biblioteca, ou seja, um ambiente de prazer.

Para fornecer um currculo de qualidade e acabar com esse monoplio fechado do livro texto J. Gimeno Sacristn cita pontos de extrema importncia: Uma real anlise dos livros textos por parte do poder pblico. Materiais que sejam inovadores, como j existem no mercado de materiais didticos. Professores que faam anlises do material que esto recebendo. Professores que compartilhem experincias adquiridas por meio de seus materiais. Coordenao de equipes docentes que avaliem e no se acomodem usando a mesma editora durante anos, para que no ocorra a dependncia desse livro texto por parte dos professores.

Vous aimerez peut-être aussi