Vous êtes sur la page 1sur 17

Deontologia tica e Legislao Farmacutica

Prof Priscila Machado Aula 1

Introduo
A disciplina de Deontologia e Legislao farmacutica aborda os seguintes tpicos: tica farmacutica; Legislao pertinentes na rea de atuao; Normas Jurdicas; Regulamentao e interpretao da legislao sanitria.

Deontologia
A palavra deontologia provm da raiz grega deon, deontos que significa dever, e lembra a necessidade de alguma coisa e logus que se traduz por discurso ou tratado. O termo deontologia vem geralmente acompanhado do adjetivo que designa a profisso que se traduz pela necessidade de que a profisso tenha determinadas caractersticas, os quais constituem o estilo de seu exerccio. As normas deontolgicas no so deveres jurdicos, pois as normas jurdicas so estabelecidas pelo o Estado para garantir um ordenamento social e so exigveis sociedade e o no cumprimento implica em determinada penalidade. J as normas deontolgicas so deveres morais e, portanto, somente a conscincia seu juiz.

Distingue-se trs aspectos: deontologia, tica e moral: Deontologia: constitui um conjunto de normas que indicam como devem se comportar indivduos de uma determinada profisso. tica profissional tica: conduta de vida que reflete os princpios sociais os quais se assenta o compromisso humano, em relao s perguntas a respeito de bem e mal, justo e injusto, lcito e ilcito. Moral: conjunto de normas e regras destinadas a regular as relaes e costumes culturais das sociedades.

Os deveres deontolgicos so diferentes dos deveres impostos por lei. Estes deveres se originam do ato de exercer determinada profisso. Alm de exigncias ticas gerais, cada profisso tem a sua deontologia que indica os comportamentos oportunos no mbito da profisso. As normas deontolgicas derivam, antes, da reflexo concreta sobre a prtica profissional e tm como finalidade a boa funo da profisso.

Deontologia e a responsabilidade farmacutica


A sociedade exige, cada vez mais, a responsabilidade dos farmacuticos em todas as questes relacionadas com a prescrio e a dispensa de produtos farmacuticos.

Esta situao pode ser exemplificada no caso do medicamento Migril: (tartarato de ergotamina 2 mg, cloridrato de ciclizina 50 mg, cafena hidratada 100mg), que ocorreu em Inglaterra, em que a deciso do Poder Judicirio demonstrou a responsabilidade legal do farmacutico na dispensa de medicamento prescrito pelo mdico.
O tribunal sustentou a tese de que o farmacutico deveria contestar a posologia prescrita na receita que estava incorreta e tinha dose excessiva. O paciente sofreu gangrena nos ps e tanto o mdico como o farmacutico foram condenados pelo Tribunal de Justia. Esta sentena esclareceu que a responsabilidade do farmacutico vai alm do simples aviamento da receita mdica.

A conscincia: As atitudes do ser humano pode ser analisada pela sua conscincia. por ela que o homem sabe o que faz. E a conscincia profissional seria a capacidade de distinguir o lcito do ilcito, o bem e o mal, a fim de orientar-se par o bem. A liberdade humana: O direito ao exerccio da liberdade exigncia inseparvel da dignidade da pessoa. Este direito reconhecido civilmente e protegido nos limites do bem comum e da ordem pblica. Artigo 5, Inciso II da Constituio Federal: Ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa sendo em virtude de lei. Significa que a liberdade de cada pessoa s tem como limite os mandamentos contidos nas normas jurdicas, e no o arbtrio de outra pessoa, por mais influente que seja. Os valores: Os valores, como diretrizes para as aes do vida humana, tanto individual como social, seu sentido em sua finalidade.

Temas relacionados com a deontologia

tica
um conjunto de regras, princpios ou maneira de pensar e expressar um conjunto de idias de um modo de vida, consagrados pelos costumes e transmitidos de gerao a gerao. O sistema social estabelece leis e normas que determinam o que pode e o que no pode ser praticado. A tica, enquanto disciplina, se refere a reflexo crtica sobre o comportamento humano, reflexo que interpreta, discute e problematiza, investiga os valores, princpios e o comportamento moral procura do bom, da boa vida, do bem estar da vida em sociedade.

tica
A tarefa da tica a procura e o estabelecimento das razes que justificam o que deve ser feito, e no o que pode ser feito; Refere-se reflexo crtica sobre o comportamento humano modo de ser; A regulao do convvio social, alm da tica, faz-se atravs das normas jurdicas, leis e regulamentos.

A diferena entre a deciso tica e limites dados pelas normas jurdicas podem ser entendidas na anlise da seguinte situao:

Quem

deve ter prioridade de atendimento, quando, aps grave

acidente em uma rodovia que envolveu um nibus de passageiros e

um caminho de transportes, chegam ao pronto socorro trs pessoas


que esto clinicamente em grave perigo de morte. O primeiro, do sexo masculino, quarenta e sete anos de idade, motorista do caminho. O segundo um adolescente de quatorze anos do sexo feminino e o terceiro um idoso, do sexo masculino, de setenta e seis anos de idade. A avaliao das condies vitais, cardiocirculatrias e respiratrias, mostram que os trs nivelam-se quanto gravidade clnica,

necessitando de ajuda de respirao artificial. Infelizmente, a nesse


pronto-socorro apenas um aparelho para tal finalidade.

Anlise do caso:
Se as normas jurdicas obrigam que em caso de grave e eminente perigo de morte as pessoas sejam atendidas, a quem deve ser dada prioridade para o uso do aparelho? As normas jurdicas no trazem respostas para tal pergunta. Aqui, os profissionais de sade esto diante de um dilema tico e no legal. A deciso que devem tomar nessa situao ser fundamentada principalmente em valores e princpios ticos - balano de riscos x benefcios.

Princpios ticos Bsicos


Os profissionais de sade possuem obrigaes ticas com o paciente e a sociedade. Abaixo ser descrito em linhas gerais os princpios relevantes da relao farmacutico-paciente:
Beneficncia - o conjunto de prtica profissional em que o paciente o principal beneficirio das informaes do farmacutico. Autonomia estabelece o direito do paciente quanto a sua autodeterminao, ou seja, escolher e avaliar o que ser feito com ele. Este direito esta acima do julgamento do profissional de sade mesmo que as decises do paciente sejam prejudiciais para a sua sade.

Fidelidade o direito que o paciente possui de ter profissionais de sade interessados na promoo e recuperao de sua sade, sem que interesses de ordem econmica interfiram nesta relao profissional. Eticamente, a responsabilidade de um profissional de sade, antes de tudo e em primeiro lugar, com o custo/benefcio de tratamentos dos pacientes.

Princpios ticos Bsicos


Honestidade afirma que o paciente possui o direito verdade sobre a sua situao clinica, o desenvolvimento da doena, tratamentos recomendados e opes de tratamentos disponveis. Consentimento livre e esclarecido o principio do consentimento a afirmao de que os pacientes tm o direito verdade sobre todos os aspectos relevantes para a compreenso de procedimentos de sade e devem dar consentimento explcito para o tratamento antes de serem iniciados. O sigilo profissional aquilo que no se deve dizer a ningum. A transmisso de segredo mesmo a uma s pessoa acarreta a quebra do sigilo. O sigilo assegura ao paciente que todas as informaes sobre seu estado de sade e as condies de utilizao de frmacos no sero transmitidas a terceiros sem a sua permisso.

Princpios ticos Bsicos


O quebra do sigilo pode-se dar por:
Consentimento do prprio paciente ou de seu representante legal: quando o pedido de informaes provm de terceiro, empregados, seguro-sade, autoridade policial, as informaes sobre o paciente podem e devem ser fornecidas com o consentimento do paciente, seu representante legal ou pela famlia, em caso de morte;
Por dever legal: Os profissionais de sade tm dever legal de romper o sigilo e informar as autoridades sanitrias em caso de suspeita ou confirmao de existncia de molstias de notificao obrigatria como: Aids, dengue, malria, tuberculose, etc;

Crimes relacionados prestao ou omisso de socorro; tambm obrigao legal revelar aos Conselhos Tutelares da localidade, os casos confirmados ou suspeitos de maus tratos a que foram submetidos crianas ou adolescentes; Pela existncia de uma justa causa: Denomina-se legal e deontologicamente de justa causa, situaes em que existe coliso de direitos e de interesses, o direito a privacidade deve ser sacrificado em beneficio de outro direito, por exemplo, a vida ou a sade de outra pessoa ou da coletividade.

Estudo de caso 1:
A esposa de um paciente h dez dias demanda ao mdico do hospital onde o bito ocorrera que lhe seja entregue cpia do pronturio hospitalar de seu ex-marido, porque desejava saber se o ex-esposo tinha diagnstico de AIDS, pois tivera informaes, no confirmados, que o marido fora submetido a diversos exames laboratoriais durante a estada no estabelecimento, incluindo teste para a deteco do HIV. Antes de falecer, quando perguntado pela esposa sobre os resultados, o marido no revelara se o diagnstico da doena fora confirmado. Questes: 1- Qual a conduta a ser seguida pelo profissional de sade? Deve entregar o pronturio? 2- Pode recusar o pedido feito pela esposa? 3- Quais os princpios ticos e legais que devem ser observados nesta situao?

Estudo de caso 2:
Lourdes, 21 anos, desempregada, me solteira, estava no 2 ms da segunda gravidez. O pai da futura criana tem paradeiro desconhecido. Ela j tinha uma criana de 1 ano de idade que estava sendo criada pela av. Ela no desejava a criana, por no ter condies financeiras para criar e sustent-la. Dirigiu-se farmcia para conversar sobre o problema com o farmacutico. Durante a conversa, Lourdes expe a sua angustia a ele, pois no v outra sada. Ela solicita a indicao de um remdio abortivo. O farmacutico, buscando uma possvel soluo para questo afirma: No vendo remdio abortivo sem o receiturio mdico, mas posso indicar um colega que o far. Em seguida, declarou conhecer uma parteira que faria o servio. Ela insiste no aconselhamento do farmacutico para saber em que ele poderia ajud-la; o farmacutico ento respondeu: Eu no posso decidir por voc, mas se estivesse na sua situao, abortaria. Questes: 1- Lurdes tem o direito de abortar? 2- O profissional de sade tem o direito de expressar seu julgamento de valor numa situao com implicaes ticas? 3- Se voc fosse o farmacutico, qual seria a sua posio?

Vous aimerez peut-être aussi