Vous êtes sur la page 1sur 86

Histria da Psicologia

Psicologia I Andrea Drea

Para compreender a diversidade com que a psicologia se apresenta hoje, indispensvel recuperar sua histria. A histria de sua construo est ligada s exigncias de conhecimento da humanidade em cada momento histrico.

Primrdios: Psicologia entre os Gregos


Sc VIII A.C. Cidades-estados (plis): solues prticas para arquitetura, agricultura e organizao social. O cidado grego pode se ocupar das coisas do esprito. Filosofia: especula em torno do homem e sua interioridade. entre os filsofos gregos que surge a primeira tentativa de sistematizar a Psicologia.

Primrdios: Psicologia entre os Gregos


Psych- alma Logos- razo Psicologia- estudo da alma. A alma ou esprito era concebida como a parte imaterial do ser humano e abarcaria o pensamento, os sentimentos, desejos, sensao e percepo.

Pr-socrticos
Definem a relao do homem com o mundo atravs da percepo. Questo: o mundo existe porque o homem v ou o homem v um mundo que j existe Idealistas x materialistas

Scrates
Scrates (469-399 A.C. Atenas) Psicologia ganha consistncia Principal preocupao: o limite que separa o homem dos animais A principal caracterstica humana a razo.

A razo permite o homem controlar seus instintos.

Scrates
Ao definir a razo como essncia humana, Scrates abre um caminho que ser muito explorado pela Psicologia.

As teorias da conscincia so, de certa forma, frutos dessa primeira sistematizao na Filosofia

Plato
Plato (428- 348 A.C. Atenas) Procurou definir um lugar da razo no corpo. O lugar seria a cabea, onde se encontra a alma.

Quando algum morria, a matria desaparecia e a alma tornava-se livre para habitar outro corpo.

A medula seria o elo entre alma e corpo. A alma era separada do corpo.

Aristteles
Aristteles- 384-322 A.C. Atenas Alma e corpo no podem ser dissociados. Psych seria o princpio ativo da vida. Tudo aquilo que cresce, se alimenta e se reproduz possui uma alma.

Aristteles
Vegetais- alma vegetativa - responsvel pela alimentao e reproduo. Animais- alma vegetativa e sensitiva responsvel pela percepo e movimento. Homem- alma vegetativa, alma animal e alma racional - que tem funo pensante.

Arisstteles
Da anima

Estudo das diferenas entre a razo, percepo e as sensaes

Primeiro tratado em Psicologia

Primrdios: Psicologia entre os Gregos


2 correntes 2.300 anos antes da Psicologia cientfica: Platnica: alma imortal e separada do corpo.

Aristotlica: alma mortal e pertencente ao corpo.

Imprio Romano e Idade Mdia


Sc V- XV Imprio Romano: domina a Grcia, parte da Europa e Oriente Mdio

Desenvolvimento do Cristianismo fora religiosa maior que a fora poltica

Imprio Romano e Idade Mdia


Psicologia relacionada com o conhecimento religioso.

A igreja catlica monopolizava o saber, inclusive o conhecimento do psquismo.

Santo Agostinho
Santo Agostinho (354430 D.C. Arglia) Inspirado em Plato Ciso entre alma e corpo A alma era mais que sede da razo, era manifestao divina no homem. Era imortal por ser o elemento que liga o homem Deus.

So Toms de Aquino
So Toms de Aquino (1225- 1274 D.C. Itlia) Ruptura da igreja catlica, Aparecimento do Protestantismo Transio para o capitalismo - Revoluo Francesa e Industrial. Crise econmica e social: questionamentos da Igreja e dos conhecimentos produzidos por ela.

So Toms de Aquino
Inspirado em Aristteles Essncia x Existncia O homem, na sua essncia, busca a perfeio atravs de sua existncia. Somente Deus seria capaz de unir essncia e existncia. A busca de perfeio pelo homem seria a busca de Deus. Encontra argumentos racionais para justificar os dogmas da Igreja e continua garantindo para ela o monoplio do saber

PRECONDIES SOCIOCULTURAIS PARA O APARECIMENTO DA PSICOLOGIA COMO CINCIA NO SCULO XIX

A EXPERINCIA DA SUBJETIVIDADE PRIVADA


Para que exista um interesse em conhecer cientificamente o psicolgico so necessrias duas condies 1. uma experincia de subjetividade privatizada 2. a crise dessa subjetividade

A EXPERINCIA DA SUBJETIVIDADE PRIVADA


Experincia da subjetividade privada: todos sentem que parte de suas experincias ntima, que mais ningum tem acesso a ela. Experincia extremamente valorizada: relacionada ao nosso desejo de sermos livres para decidir nosso destino.

EXPERINCIA DA SUBJETIVIDADE PRIVADA


A experincia subjetiva privatizada ocorre em situaes de crise social, quando uma tradio cultural (valores, normas e costumes) contestada e surgem novas formas de vida. A perda de referncias coletivas, como a religio, a raa, o povo, a famlia obriga o homem a construir referncias internas. Surge um espao para a experincia da subjetividade privada: quem sou eu, como sinto, o que desejo, o que considero justo e adequado? Nessa situao, o homem descobre que capaz de tomar suas prprias decises e que responsvel por elas.

EXPERINCIA DA SUBJETIVIDADE PRIVADA


Nos primrdios da nossa histria eram poucos que podiam gozar de liberdade para se reconhecerem como seres moralmente autnomos, capazes de iniciativa, dotados de sentimentos e desejos prprios.

Hoje, esta se tornou a imagem generalizada que temos de ns mesmos. Resistimos idia de que no temos controle de nossas vidas. A crena na liberdade um dos elementos bsicos da democracia e da sociedade e no estamos dispostos pr em risco nosso valores Essa imagem ilusria, e uma das tarefas da psicologia ser talvez a de revelar essa iluso

EXPERINCIA DA SUBJETIVIDADE PRIVADA


Nosso modo atual de entendermos nossa experincia como indivduos autnomos no natural nem necessrio, Parte de um movimento de amplas transformaes, sobretudo ocorridas na Modernidade. Noo de subjetividade privada data aproximadamente dos ltimos trs sculos: a passagem do Renascimento para a Idade Moderna. O sujeito moderno teria se constitudo nessa passagem e sua crise viria a se consumar no final do sc XIX.

Renascimento
Renascimento ou Renascena Sc XIII-XVII Descoberta de novas terras Acmulo de riquezas pelas naes Transio para o capitalismo: nova forma de organizao econmica e social.

Renascimento
Experincia de perda de referncias A falncia do mundo medieval e a abertura do ocidente teriam lanado homem europeu numa condio de desamparo.

Renascimento
Experincia medieval: o homem sente parte de uma ordem superior que o ampara e constrange ao mesmo tempo. Por um lado, a perda desse sentimento de comunho com uma ordem superior traz uma grande sensao de liberdade Por outro, deixa o homem perdido e inseguro: como escolher o que certo e errado sem um ponto seguro de apoio?

Renascimento
O contato com a diversidade das coisas, dos homens e das culturas imps novos modos de ser.
Perodo muito rico em variedade de formas e experincias e de produo intensa de conhecimento. No podendo esperar pelo conselho de uma figura de autoridade, o homem viu-se obrigado a escolher seus caminhos e arcar com as conseqncias de suas opes.

CONSTITUIO E DESDOBRAMENTOS DA NOO DE SUBJETIVIDADE NA MODERNIDADE

Valorizao do homem O mundo passou a ser considerado cada vez menos sagrado e mais como objeto de uso. Essa transformao parte essencial da origem da cincia moderna. Nascimento do humanismo moderno.

Artes
Da Vinci pinta Anunciao em 1.472

Michelangelo esculpe Davi em 1.501

Maquiavel escreve O Prncipe em 1.513

As cincias tambm conhecem um grande avano Coprnico em 1.543 mostra que nosso planeta no o centro do universo Galileu estuda a queda dos corpos (1.564-1.642) primeiras experincia da Fsica moderna

Renascimento
Avano na produo de conhecimentos: incio da sistematizao do conhecimento cientfico.

Comea a se procurar mtodos e regras bsicas para a construo do conhecimento cientfico.

Renascimento
A falta de referncias absolutas fez nascer uma
escola da filosofia grega chamada ceticismo. Os cticos achavam impossvel que pudssemos obter algum conhecimento seguro sobre o mundo. A constituio do sujeito moderno contempornea ao incio da crtica a esse mesmo sujeito.

Renascimento
J no sculo XVI surgiram tentativas de conter e circunscrever as aes do homem. como se houvesse o desejo de poder voltar ao mundo medieval, em que uma nica ordem reinava. Religio: articulao entre a crena num Deus onipotente e o livre-arbtrio Preserva a crena na liberdade ao mesmo tempo que exige o exerccio desse liberdade com disciplina

Renascimento
O sujeito deve sujeitar-se uma vez mais a uma ordem superior, desvalorizando seus desejos e projetos particulares Vo nascendo tanto a individualidade quanto os modos de controle do indivduo que conhecemos at hoje

Idade Moderna
Marco do incio da Modernidade: Pensamento de Descartes Racionalismo moderno Pretende estabelecer as condies de produo de um conhecimento seguro da verdade.

Racionalismo de Descartes
Discurso do mtodo: busca por alguma verdade sobre a qual no pairasse dvida para tornar-se o fundamento de conhecimento vlido.

Idia indubitvel: enquanto duvido, existe ao menos a ao de duvidar, e essa ao requer um sujeito.
Penso, logo existo.

Racionalismo de Descartes
Marca o fim de conjunto de crenas que fundamentavam o conhecimento. A verdade agora significa adquirir uma representao correta do mundo. O sujeito do conhecimento (o eu) pura representao sem desejo ou corpo, por isto supostamente capaz de produzir um conhecimento objetivo do mundo. Separao corpo-mente

Dualismo mente-corpo
Dessacralizao do corpo Estudo do corpo humano morto, Avano da Anatomia, Fisiologia da prpria Psicologia.

Empirismo de Francis Bacon


Francis Bacon: fundador do moderno empirismo. Estabelecer bases seguras para o conhecimento vlido

Para Bacon, a razo deixada em total liberdade pode tornar-se especulativa e delirante necessrio dar razo uma base nas experincias dos sentidos, na percepo, desde que essa percepo tenha sido purificada, liberada de erros e iluses a que est submetida no cotidiano.

Mtdodo
Bacon, como Descartes, um dos grandes pioneiros na preocupao com o Mtodo na produo de conhecimentos filosficos e cientficos que marcou toda a Modernidade at os dias de hoje.

A CRISE DA MODERNIDADE E DA SUBJETIVIDADE MODERNA EM ALGUMAS DE SUAS EXPRESSES FILOSFICAS

Iluminismo
Iluminismo: movimento filosfico do sc. XVIII A crena de que o homem pode atingir a verdade absoluta e indubitvel, desde que siga estritamente os preceitos do Mtodo correto criticada. Conscincia mais profunda de toda a problemtica do conhecimento Comea a se colocar em xeque a soberania do eu

Iluminismo - Hume
Negao do eu como algo estvel O eu seria muito mais o efeito de suas experincias do que o senhor de suas experincias J no podemos nos conceber como base e sustentao dos conhecimentos e de ns mesmos.

Nessa medida, o conhecimento entendido como domnio dos objetos por um sujeito soberano no pode mais se sustentar.

Iluminismo - Kant
Problematizao da crena em conhecimentos absolutos. Em A crtica da razo pura, afirma que o homem s tem acesso s coisas tais como se apresentam para ele.

A nica forma de produzirmos algum conhecimento vlido nos restringirmos ao campo dos fenmenos, pois as coisas em si (independente do sujeito) so incognoscveis. Toda a questo do conhecimento radicalmente colocada em termos subjetivos.

Romantismo
O Romantismo nasceu no final do sculo XVIII como uma crtica ao Iluminismo Outra forma de crtica s pretenses totalizantes do eu, da razo universal e do Mtodo. A idia cartesiana de que o homem essencialmente um ser racional contraposta a idia de que o homem um ser passional e sensvel.

Romantismo
Crise do sujeito moderno pela destituio do eu de seu lugar privilegiado de senhor, de soberano. O homem possui nveis de profundidade que ele mesmo, no entanto, desconhece. Paradoxalmente, portanto, h uma grande valorizao da individualidade e da intimidade.

Romantismo
Nietzsche: idias de eu ou sujeito so interpretadas como fices Cada elemento tomado como fundamento absoluto ou causa primeira de tudo o que existe foi criado num determinado momento com uma determinada finalidade. Nossas crenas e valores esto comprometidos com a perspectiva em que nos colocamos a cada instante. A crena em algo fixo e estvel seria uma necessidade humana, na tentativa de crer que tem controle sobre o devir.

Sistema mercantil e individualizao


Caminho da constituio e desdobramentos da noo de subjetividade privada pelo vis das condies socioeconmicas que deram sustentao ao processo de individualizao no ocidente moderno. Sistema mercantil: Sistema social e econmico que, pela carga de conflitos e transformaes que carrega consigo, aprofunda e universaliza as experincias da subjetividade privada.

Sistema mercantil e individualizao


Produo para subsistncia x Produo para a troca Produo para a troca: forte motivo para a experincia da subjetividade privatizada: cada um deve ser capaz de identificar a sua especialidade, aperfeioar-se nela, identificarse com ela.

Sistema mercantil e individualizao


Quando o mercado toma conta de todas as relaes humanas, universaliza-se a experincia de que os interesses de cada produtor so para ele mais importantes do que os interesses da sociedade como um todo e assim deve ser.

Individualismo

Sistema mercantil e individualizao


Mercado de trabalho. Homens que no tm meios prprios para produzir e sobreviver, necessitando alugar sua capacidade de trabalho para receber em troca um salrio com o qual devem comprar os produtos de que necessitam. Trabalhador livre: falta de vnculos com os meios de produo e independncia comunitria

Sistema mercantil e individualizao


Liberdade (?) Esse indivduo livre um desamparado.

Ele pode escolher (at certo ponto), mas, mesmo que a escolha seja real, ele passa a conviver com a indeciso: seu destino passa a depender dele, de sua capacidade, de sua determinao, de sua fora de vontade, de sua inteligncia e, tambm, de sua esperteza, de sua arte de vencer, de passar por cima dos concorrentes, de chegar primeiro e de sua sorte.

Sociedade feudal
Modo de produo: subsistncia Principal fonte de produo: terra Relaes de produo: economia fechada, hierarquia rgida, imobilidade social. Viso de universo esttico Homem com seu lugar definido a partir do nascimento Razo submetida f - argumento de autoridade Mundo fechado e universo finito refletiam e justificavam a hierarquia social inquestionvel do feudo.

Capitalismo
Pe esse mundo em movimento Questiona as hierarquias Cria necessidades e mercadorias Trabalhadores assalariados e consumidores Homem como ser livre, capaz de mobilidade social Conhecimento independente da f Racionalidade do homem

Cincia moderna
Sculo XIX Crescimento do Capitalismo Desenvolvimento das Cincias: sustentculo da nova ordem econmica e social e dos problemas colocado por ela

Cincia moderna
Quebra da idia do universo estvel emancipao do homem e explorao da natureza Condies materiais para o desenvolvimento da cincia moderna Conhecimento como fruto da razo Possibilidade de desvendar a Natureza pela observao rigorosa e objetiva

Cincia moderna
A cincia se torna um referencial para a viso de mundo. A noo de verdade passa a contar com o aval da cincia.

Esta forma de pensar tambm atingiu as cincias humanas

IDEOLOGIA LIBERAL ILUMINISTA, ROMANTISMO E REGIME DISCIPLINAR


Nos sc. XVIII e XIX desenvolveram-se na cultura ocidental duas formas de pensamento que refletem muito as experincias da subjetividade privatizada numa sociedade mercantil em pleno processo de desenvolvimento: a ideologia Liberal Iluminista e o Romantismo.

IDEOLOGIA LIBERAL ILUMINISTA, ROMANTISMO E REGIME DISCIPLINAR


Na ideologia Liberal as principais idias manifestaram-se na Revoluo Francesa, os homens so iguais em capacidade e devem ser iguais em direitos. Todos devem ser solidrios uns com os outros, sem renunciar a essa liberdade. No Romantismo reconhece-se a diferena entre os indivduos, e a liberdade exatamente a liberdade de ser diferente.

IDEOLOGIA LIBERAL ILUMINISTA, ROMANTISMO E REGIME DISCIPLINAR


Tanto na Ideologia Liberal como no Romantismo se expressam os problemas da experincia subjetiva privatizada

Ideologia Liberal: todos so iguais, tm interesses prprios (individuais), mas apostam na utpica fraternidade
Romantismo: cada um diferente, mas acreditam que os grandes e intensos sentimentos podem reunir os homens apesar de suas diferenas.

IDEOLOGIA LIBERAL ILUMINISTA, ROMANTISMO E REGIME DISCIPLINAR


Liberdade individual acabou no sendo vivida como to boa assim porque, de um jeito ou de outro, todos parecem se defender contra o desamparo, a solido e a imensa carga de responsabilidade que implica ser livre, ser singular, ter interesses particulares e der diferente. Na busca de reduzir os inconvenientes da liberdade que se foi instalando um sistema de docilizao, de domesticao dos indivduos.

A CRISE DA SUBJETIVIDADE E O REGIME DISCIPLINAR


A subjetividade privatizada entra em crise quando se descobre que a liberdade e a diferena so, em grandes medidas, iluses

Presena forte, mas sempre disfarada, das Disciplinas em todas as esferas da vida, inclusive nas mais ntimas e profundas.

A CRISE DA SUBJETIVIDADE E O REGIME DISCIPLINAR


Regime Disciplinar: sistema que envolve a elaborao e aplicao de tcnicas cientficas de controle social e individual

Encontrado na prtica de todas as grandes agncias sociais, como as escolas, as fbricas, as prises, os hospitais, os rgos administrativos do Estado, os meios de comunicao de massa...

A CRISE DA SUBJETIVIDADE E O REGIME DISCIPLINAR


Reduzem o campo de exerccio das subjetividades privatizadas, impondo padres e controles muito fortes s condutas, imaginao, aos sentimentos Faz parte de seu modo de funcionamento dissimular-se, esconder-se, deixando-nos crer que somos cada vez mais livres, profundos e singulares.

A CRISE DA SUBJETIVIDADE E A PSICOLOGIA CIENTFICA


Surge, desse modo, a demanda por uma psicologia aplicada, principalmente nos campos da educao e do trabalho. O Regime Disciplinar, em si mesmo, exige a produo de um certo tipo de conhecimento psicolgico de forma a tornar mais eficazes suas tcnicas de controle.

A CRISE DA SUBJETIVIDADE
Ao lado da necessidade que emerge no contexto das existncias individuais de se saber o que somos, quem somos, como somos, por que agimos de uma ou outra maneira, surge para o Estado a necessidade de recorrer a prticas de previso e controle: como lidar melhor com os sujeitos individuais?

A esperana que seja possvel padroniz-lo segundo uma disciplina, normaliz-lo, coloc-lo, enfim, a servio da ordem social.

Filosofia e Cincia moderna


Filosofia tenta adaptar-se aos novos tempos Positivismo de Auguste Comte (1798- 1857, Frana) Necessidade de um maior rigor cientfico na construo de conhecimento nas cincias humanas. Mtodo da cincia natural (Fsica) como modelo

Origem da Psicologia Cientfica


Meados do Sc. XIX: os problemas e temas da Psicologia, estudados antes apenas pela filosofia, so estudados tambm pela Fisiologia e Neurofisiologia. Formulao de teorias sobre o SNC, demonstrando que pensamentos, percepes e sentimentos so resultados do funcionamento do sistema nervoso.

Origem da Psicologia Cientfica


Conhecimento do psiquismo humano compreender as mecanismos e o funcionamento da mquina de pensar do homem seu crebro.

A Psicologia passa a trilhar os caminhos da Fisiologia, Neuroanatomia e Neurofisiologia

Psicofsica
Interesse pelo estudo cientfico de fenmenos psicolgicos 1860 - Lei de Fechner-Weber- estabelece a relao entre estmulo e sensao e permite sua mensurao Instaura a possibilidade de medida do fenmeno psicolgico. Os fenmenos psicolgicos adquirem status de cientficos

Psicologia Cientfica
Wilhelm Wundt (18321926): Pai da Psicologia Criao do primeiro laboratrio de Psicologia na Universidade de Leipzig, Alemanha, em 1879. Experimentos na rea da Psicofisiologia

Psicologia Cientfica
Paralelismo Psicofsico: fenmenos mentais correspondem fenmenos orgnicos. Uma estimulao fsica teria uma correspondncia na mente.

Introspeccionismo: mtodo para explorar a mente ou conscincia.

Psicologia Cientfica
Status de cincia: se afasta da Filosofia. Sob novos padres de produo de conhecimento:
define seu objeto de estudo (comportamento, vida psquica, conscincia) delimita seu campo de estudo. formula mtodos de estudo. formula teorias enquanto um corpo consistente de conhecimentos na rea. EUA : primeiras abordagens em Psicologia

Psicologia Cientfica
As teorias obedecem aos critrios bsicos da metodologia cientfica: neutralidade do conhecimento cientfico dados passveis de comprovao conhecimento cumulativo

Primeiras abordagens em Psicologia


Funcionalismo- Willian James (1.878) Primeira sistematizao de conhecimentos em Psicologia. Pragmatismo americano do desenvolvimento econmico Interessado em responde o que os homens fazem e por que Objeto de estudo: conscincia

Primeiras abordagens em Psicologia


Estruturalismo- Tichner (1.901) Compreenso da conscincia em seus aspectos estruturais. Estados elementares da conscincia como estruturas do sistema nervoso. Introspeccionismo Conhecimentos experimentais

Primeiras abordagens em Psicologia


AssociacionismoThorndike (1874 - 1949) Formulao da primeira Teoria da Aprendizagem. Viso utilitarista do conhecimento A aprendizagem se d por um processo de associao de idias das mais simples s mais complexas

Primeiras abordagens em Psicologia


Lei do efeito- todo comportamento tende a se repetir se for recompensado. O organismo associa essas situaes com outras semelhantes. Fundamental para a Psicologia Comportamentalista

SNTESE
A suspeita que a liberdade e a singularidade dos indivduos so ilusrias, a qual emerge com o declnio das crenas liberais e romnticas, abre espao, finalmente, para os projetos de previso e controle cientficos do comportamento individual Esse ser um dos principais objetivos da psicologia como cincia a servio das disciplinas. Mas abre espao, tambm, para problematizaes tericas e prticas das subjetividades totalmente avessas ao regime disciplinar que e que alimentaro muitas das escolas contemporneas e, principalmente, suas incidncias na clnica e na educao.

PRINCIPAIS TEORIAS DA PSICOLOGIA NO SCULO XX

Behaviorismo
EUA Watson Skinner publica, em 1945, Science and Human Behavior. Incio do Behaviorismo Radical. Grande desenvolvimento em funo de suas aplicaes prticas

Gestalt
Europa Max Wertheimer (18801943) Wolfgang Khler (18871967) Kurt Koffka Negao da fragmentao das aes e processos humanos Compreenso do homem enquanto totalidade Linha terica mais ligada Filosofia

Psicanlise
ustria Sigmund Freud (18561939) Prtica mdica Resgate as afetividade nos estudos de Psicologia Postula o inconsciente como objeto de estudo Quebra a tradio da cincia da conscincia e da razo

Vous aimerez peut-être aussi