Vous êtes sur la page 1sur 28

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM CENTRO DE EDUCAO SUPERIOR NORTE RS - CESNORS CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL ORGANIZAO E ADMINISTRAO

FLORESTAL Prof. Dr. Lorimar Francisco Munaretto

ACADMICAS:

Bruna Gelain Diovana Konrad Fernanda Haumpenthal Jssica Thalheimer Aguiar Priscila Simon

FREDERICO WESTPHALEN, JUNHO DE 2014.

INTRODUO
Desde a revoluo industrial, muita coisa mudou no que diz respeito ao uso consciente dos recursos naturais. A degradao do meio ambiente cada vez mais evidente. E apesar de todo o conforto gerado pelas novas tecnologias, a qualidade de vida das pessoas vem ficando cada vez mais comprometida.

Rachel Carson, com sua publicao Primavera Silenciosa, denunciou o uso indiscriminado do diclorodifenil-tricloroetano (DDT, pesticida muito utilizado aps a Segunda Guerra Mundial), falando sobre suas propriedades cancergenas, at ento desconhecidas por boa parte da sociedade. Como resultado, as indstrias passaram a desenvolver produtos alternativos e, os governos impuseram sanes ao uso do DDT. Este movimento, que se inicia com uma demanda social, passa pela descoberta de boas prticas e culmina em uma regulamentao legal, uma importante fonte de inovaes sustentveis.

A importncia da inovao para as organizaes comeou a ser abordada no incio do sculo passado por Schumpeter (1982) que retratou as restries do modelo de competio vigente na poca, fundamentado em escala de produo e preo, que tende a reduzir as margens de retorno, para todos os agentes econmicos concorrentes.

O termo sustentabilidade ambiental ligado ao desenvolvimento sustentvel, envolvendo a utilizao racional dos recursos naturais, em longo prazo. A utilizao sustentvel dos recursos naturais aquela em que estes so utilizados abaixo da sua capacidade natural de reposio, e os no renovveis de forma econmica e eficiente, majorando sua vida til.

Segundo a definio da Organizao das Naes Unidas, sustentabilidade : Satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das geraes futuras satisfazerem suas prprias necessidades (ORGANIZAO DAS NAES UNIDAS, 1987, p. 43

No que tange ao consumo de energia, a sustentabilidade aconselha a substituio de combustveis fsseis e energia nuclear por fontes renovveis, como a energia solar, a elica, das mars, da biomassa, entre outras. A sustentabilidade ambiental , assim, caracterizada pela manuteno da capacidade do ambiente de prover os servios ambientais e os recursos necessrios ao desenvolvimento das sociedades humanas de forma constante.

Lilian Aligleri, Luiz Antonio Aligleri e Isak Kruglianskas acreditam que no adianta as empresas desenvolverem projetos sociais para a comunidade se poluem mananciais, submetem empregados a situaes inseguras de trabalho, despejam resduos industriais em reas imprprias, mantm contrato com fornecedores que utilizam mo de obra infantil, no pagam os impostos e taxas devidos, se envolvem em cartis ou pagam salrios nfimos aos seus colaboradores.

Implantao de prticas sustentveis nas empresas


A educao ambiental se traduz na simples ideia de reciclagem, reutilizao e reduo. Nesse aspecto, buscar informar; trabalhar com cases ilustrativos com o intuito de provocar reflexes; demonstrar a importncia do engajamento de todos para fazer acontecer as aes sustentveis na empresa, que sero definidas por decises de dirigentes conscientes.

Ao se decidir pela implantao de um negcio sustentvel, a empresa deve pesquisar o que mais adequado para o seu tipo de negcio bem como estudar o que os seus concorrentes vm adotando. Tal processo deve ser visto como um diferencial no mercado, fazendo com que as empresas que adotarem tais prticas tenham um diferencial competitivo.

Cinco exemplos de sustentabilidade para o mundo

Nomeada como o melhor lugar para se viver no Brasil, Curitiba frequentemente elogiada por sua sustentabilidade planejada. Onde antes havia apenas um metro quadrado de rea verde por pessoa, agora h mais de 52. 1,5 milhes de rvores que foram plantadas pelas ruas da cidade, em 28 parques e florestas implantados. Cerca de 2,3 milhes de pessoas usam o transporte pblico diarimente que, alm da rapidez e baixo custo proporcionado, um modelo de eficincia adotado por outras cidades, incluindo Los Angeles e Bogot e pases como a Colmbia . Cerca de 90% dos curitibanos reciclam quase dois teros de seu lixo dirio.

A cidade quer ser a mais verde do mundo em 2020. Por isso, dedica grande ateno energia renovvel, como a elica, a solar e a energia das ondas. Graas s inciativas como transporte coletivo, ciclovias, programas de incentivo a caronas e corredores verdes, Vancouver tem os ndices de emisso de carbono per capita mais baixos do que qualquer grande cidade do continente americano.

A metrpole, que recentemente foi classificada como a cidade verde nmero um na Amrica do Norte, recicla 77% de seus resduos, reserva cerca de 20% de sua terra para espaos verdes e tem mais de 497 projetos de construo limpa. So Francisco considerada a capital do veculo eltrico dos EUA, com mais de 160 estaes de carregamento pblicas.

Com mais de dois teros do seu municpio cobertos por floresta protegida, cursos de gua e terra agrcola, no nenhuma surpresa que Oslo seja uma das principais cidades sustentveis da Europa. As prticas pioneiras da cidade incluem iluminao inteligente, que se ajusta intensidade da luz, de acordo com as condies de trfego e meteorolgicas. Para 2030, Oslo tem como objetivo reduzir as emisses de carbono em 50%.

Gosta de pedalar? Em caso afirmativo, voc ter boa companhia nessa cidade, j que mais de um tero da populao de 1,2 milhes de habitantes pedala regularmente at o trabalho por mais de 349 quilmetros de ciclovias. Autoridades esperam que mais de 50% da populao andem sobre duas rodas at 2015, para isso fecharo algumas das maiores rodovias para carros e construiro mais 69 quilmetros de ciclovias.

Crown Plaza Hotel Holanda J pensou em ir para um hotel, exercitar-se e ainda ganhar uma refeio gratuita? O Crown Plaza Hotel prope para os seus hspedes que pedalem nas bicicletas e gerem energia para o local. Quem aceita o desafio, ganha uma refeio aps 15 minutos de pedalada.

Pontes Vivas Pensando nos animais que se arriscam ao atravessar as estradas, construtoras especializadas fizeram pontes com vegetao natural dos ambientes. Alm de proteger a vida selvagem da regio, isso faz que os motoristas sofram menos acidentes graves. Algumas das pontes esto na Alemanha, Holanda, Estados Unidos e Austrlia.

Voc vai precisar de: - Papel de qualquer tipo; - - Cola branca; - gua; - Um balde; - Uma bacia grande; - Pedaos de pano; - Tela de nylon fina ou uma meia fina; - Percevejos; - Molduras de madeira do formato que preferir; - Liquidificador. Verifique se os papis separados esto limpos, sem grampos e sem fita adesiva, pois isso pode atrapalhar no processo. Pegue a tela de nylon ou a meia e prenda bem na moldura com os percevejos, que servir como molde. Pique o papel em pedaos semelhantes e pequenos e coloque-os no balde com gua. Deixe de molho por 24 horas. Aps esse tempo, pegue uma xcara da massa formada e bata no liquidificador junto com dois litros de gua e uma colher de cola branca, at deixar a mistura bem homognea. Quanto mais batido, mais fino ser o papel. Despeje a mistura na bacia, pegue as molduras e deixe-as uma sobre a outra. Mergulhe-as por completo, a gua comear a grudar no nylon e o papel comear a tomar forma. Pegue a moldura de cima e vire em cima de um pano. Ficar uma folha de papel molhada no local. Deixe-a secar por alguns minutos e depois pendure em varais ou coloque em local arejado at o dia seguinte para a secagem completa. Desse modo, seu papel reciclado est pronto para uso. Uma dica usar papis de tonalidades parecidas para ter um resultado final com folhas na cor desejada.

A ECO-INOVAO EM REDE: UMA FERRAMENTA PARA AS EMPRESAS EXPORTADORAS

GESTO DA INOVAO TECNOLGICA SUSTENTVEL: UMA ESTRATGIA NO SETOR QUMICO

CONCLUSO
Apesar da maior conscientizao das pessoas para o uso consciente dos recursos, a mudana de cultura ainda um grande desafio enfrentado pelas empresas, e por isso, a empresa deve contar com profissionais qualificados e capazes de mostrar a importncia de se usar os recursos de forma adequada e racional.

REFERENCIAS BIBLIOGRFRICAS
ALIGLERI, Lilian; ALIGLERI, Luiz Antonio; KRUGLIANSKAS, Isak. Op. Cit., p. 12.

Educao corporativa para sustentabilidade. Disponvel em www.educor.desenvolvimento.gov.br/public/.../arq13655247 83.pdf Acesso em 18/03/14.

REFERENCIAS BIBLIOGRFRICAS
PEQUENAS EMPRESAS E PRTICAS SUSTENTVEIS TENDNCIAS E PRTICAS ADOTADAS PELAS EMPRESAS BRASILEIRAS. Disponvel em http://www.fecomercio.com.br/arquivos/arquivo/assuntos/pequenasempresasepraticassust entaveisac3478d6.pdf Acesso em 17/03/2014

REFERENCIAS BIBLIOGRFRICAS
SCHUMPETER, Joseph A. Teoria do desenvolvimento econmico: uma investigao sobre lucros, capital, crdito, juro e o ciclo econmico. So Paulo: Abril Cultural, 1982.

Obrigada pela ateno!

Vous aimerez peut-être aussi