Vous êtes sur la page 1sur 43

QUMICA GERAL Aula 5

Tabela Peridica, Propriedades peridicas, Camadas Eletrnicas ou Nveis de Energia.


Prof. Lucyo Wagner Torres de Carvalho

BIBLIOGRAFIA BSICA: RUSSEL, J.B. Qumica Geral, So Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1981. ATKINS, P. E JONES, L. Princpios de Qumica - Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente . 3-ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

Tabela Peridica dos Elementos Qumicos


- a disposio sistemtica dos elementos, na forma de uma tabela, em funo de suas propriedades. - A tabela peridica consiste em um ordenamento dos elementos conhecidos de acordo com as suas propriedades fsicas e qumicas, em que os elementos que apresentam as propriedades semelhantes so dispostos em colunas. - Este ordenamento foi proposto pelo qumico russo Dmitri Ivanovich Mendeleyev, substituindo o ordenamento pela massa atmica. Ele publicou a tabela peridica em seu livro Princpios da Qumica em 1869, poca em que eram conhecidos apenas cerca de 60 elementos qumicos.

Metais
Dos 112 elementos qumicos conhecidos, 85 so metais. A principal caractersticas dos metais a eletropositividade, de onde vem o termo carter metlico.

Fisicamente os metais so: a) bons condutores de calor; b) bons condutores de eletricidade; c) maleveis, ou seja, podem ser transformados em lminas. (Para se ter uma idia, 1 grama de ouro, o metal mais malevel que existe, pode ser transformado em uma lmina de reas 0,5 m.

d) dcteis, ou seja, podem ser transformados em fios;

e) portadores de brilho metlico caracterstico;


f) coloridos, entre acinzentado e prateado, com exceo do ouro e do cobre, cujo colorido dourado com nuances amarelas ou vermelhas, respectivamente; g) slidos a 25 graus Clcios e 1 atm, com exceo do mercrio, que lquido nessas condies.

Ametais ou no metais
So 11 elementos que compem essa categoria. A principal caracterstica dos ametais a eletronegatividade. Possuem grande tendncia a atrair eltrons e portanto a formar nions. Fisicamente os ametais se apresentam de maneira inversa aos metais, salvo algumas excees. De modo geral: a) no so bons condutores de calor; b) no so bons condutores de eletricidade; c) devido aos itens anteriores, podem ser usados como isolantes; d) no possuem brilho como os metais.

Semimetais
So um total de 7 elementos que apresentam caractersticas intermedirias entre os metais e os ametais.

Hidrognio
O hidrogeno um elemento atpico, diferente de todos os outros da tabela. o menor dos tomos. Tem um comportamento nico e ser sempre estudado parte.

Gases Nobres
So 6 cuja caracterstica principal a inrcia qumica. So muito estveis e no possuem nenhuma tendncia a formar ons espontaneamente.

- Os Alcalinos so os elementos da famlia (1A) da Tabela Peridica, constituindo uma famlia ou uma srie qumica. Formada pelos seguintes metais: ltio (Li), sdio (Na), potssio (K) , rubdio (Rb), csio (Cs) e frncio (Fr). - Tm este nome porque reagem muito facilmente com a gua e, quando isso ocorre, formam hidrxidos (substncias bsicas ou alcalinas), libertando hidrognio. Estes metais tambm reagem facilmente com o oxignio produzindo xidos. - O hidrognio, com um nico eltron, est situado normalmente na tabela peridica no mesmo grupo dos metais alcalinos. Porm, a energia necessria para arrancar o eltron do hidrognio muito mais elevada do que a qualquer alcalino.

- Os alcalino-terrosos so os elementos qumicos da famlia (2 A) da tabela peridica, formando uma famlia ou uma srie qumica, e so os seguintes: berlio ( Be ), magnsio (Mg), clcio (Ca), estrncio (Sr), brio (Ba) e radio (Ra). Este ltimo apresenta um tempo de vida mdia muito curto. - O nome alcalino-terroso provm do nome que recebiam seus xidos: terras. Possuem propriedades bsicas (alcalinas).

- So metais de baixa densidade, coloridos e moles. Reagem com facilidade com halognios para formar sais inicos e com a gua (ainda que no to rapidamente como os metais alcalinos) para formar hidrxidos fortemente bsicos. So todos slidos.

Elementos de transio externa (ou somente elementos de transio ): Primeira srie de transio: titnio, vandio, cromo, mangans, ferro, cobalto, nquel e cobre. Segunda srie de transio: zircnio, nibio, molibdnio, tecncio, rutnio, rdio, paldio e prata. Terceira srie de transio: hfnio, tantlio, tungstnio, rnio, smio, irdio, platina e ouro.

Semimetal ou metalide (termos considerados equivalentes, com predileo por semimetal) designao clssica e genrica de elementos qumicos que exibem tanto caractersticas de metais quanto de ametais, quer nas propriedades fsicas, quer nas qumicas.

Os semimetais elementares incluem o boro, silcio, germnio, arsnio, antimnio e telrio. Alguns autores incluem arbitrariamente tambm o polnio e o astato nessa lista.
- Na tabela peridica, os semimetais ocorrem aproximadamente ao longo duma linha diagonal do boro ao polnio, ambos semimetais. Os elementos esquerda dessa diagonal so metais; os elementos sua direita so ametais (tambm chamados de no-metais);

Os No-metais (ou Ametais) formam uma das trs categorias de elementos qumicos (as outras duas so os metais e os metalides) segundo a classificao pelas propriedades de ionizao e de ligao qumica. Os no-metais so, por ordem de nmero atmico: hidrognio (H) carbono (C) Nitrogenio (N) oxignio (O) flor (F) fsforo (P)

enxofre (S) cloro (Cl) selnio (Se) bromo (Br) iodo (I) astato (At)

A srie qumica dos halognios (portugus brasileiro) ou halogneos (portugus europeu) da famlia(7A) da tabela peridica dos elementos, formado pelos seguintes elementos: flor, cloro, bromo, iodo e astato ou Astatnio (este ltimo, radioativo e pouco comum). Esse grupo, juntamente com a famlia (8A), dos gases nobres, so as nicas famlias formadas unicamente por no-metais. A palavra provm do grego e significa formador de sais.

O termo gs nobre vem do fato que, do ponto de vista humano, nobre aquele que geralmente evita as pessoas comuns. Do mesmo modo, a caracterstica destes gases de no combinarem com os demais elementos.
Estes gases tm uma baixa reatividade e so tambm conhecidos por gases inertes (apesar de no serem inertes porque j foi comprovado que alguns podem participar de reaes qumicas).

So elementos qumicos (grupo 0 ou 8A nas tabelas mais antigas); especificamente so os elementos hlio, nenio, argnio, criptnio, xennio, radnio e ununctio.

Elementos de transio interna:


Lantandios: So os elementos que vo desde o nmero atmico 57 at ao 71 (o escndio e o trio apresentam propriedades semelhantes a dos lantandeos e, portanto, so estudados em conjunto). Actndios: So os elementos que vo desde o nmero atmico 89 at ao 103.

Propriedades peridicas
So aquelas que crescem e decrescem em intensidade medida que aumenta o nmero atmico.

Raio atmico
-No pode ser determinado com preciso uma vez que a eletrosfera no possui um limite exato. -Para medir-se o raio atmico utiliza-se a difrao por Raio X (ondas eletromagnticas de altssima freqncia)-(amostra de material slido que contm somente tomos ou ons de um nico elemento qumico).

raio do ction < raio do tomo < raio do nion

Potencial de ionizao
a energia necessria para remover um eltron de um tomo isolado no estado gasoso.

Afinidade Eletrnica ou eletroafinidade


Afinidade eletrnica a quantidade de energia liberada quando um tomo neutro e isolado (na fase gasosa) captura um eltron.

Eletronegatividade
a capacidade que um tomo possui de atrair eltrons para perto de si, em comparao a outro tomo.

Eletropositividade ou carter metlico a capacidade que o tomo possui de doar eltrons, em comparao a outro tomo.

d=m/V m = massa do tomo-grama; V = volume ocupado pelo tomo-grama, que depende do tamanho do tomo.

Camadas Eletrnicas ou Nveis de Energia


Como visto anteriormente, o tomo formado por um pequeno ncleo, constitudo por prtons e nutrons, envolvido por uma regio muito maior, denominada eletrosfera, onde se encontram os eltrons.
Para os 112 elementos qumicos conhecidos, os eltrons esto distribudos em sete grupos, pois se encontram a diferentes distncias em relao ao ncleo. Esses grupos so denominados camadas eletrnicas ou nveis de energia. As camadas podem ser representadas pelas letras K, L, M, N, O, P e Q ou pelos nmeros 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7.

Nmero mximo de eltrons em cada nvel at o elemento 112

Nvel de energia 1 2 3 4 5 6 7

Camada K L M N O P Q

Nmero mximo de eltrons 2 8 18 32 32 18 2 (alguns autores admitem at 8)

Em cada camada ou nvel de energia, os eltrons se distribuem em subcamadas ou subnveis de energia, representados pelas letras s,p,d,f, em ordem crescente de energia.

O nmero mximo de eltrons que cabe em cada subcamada, ou subnivel de energia, tambm foi determinado experimentalmente: energia crescente ----------------------------------> Subnvel s p Nmero mximo de eltrons 2 6

d 10

f 14

O nmero de subnveis que constituem cada nvel de energia depende do nmero mximo de eltrons que cabe em cada nvel. Assim, como no 1 nvel cabem no mximo 2 eltrons, esse nvel apresenta apenas um subnvel s, no qual cabem os 2 eltrons. O subnvel s do 1 nvel de energia representado por 1s.

Linus Gari Pauling (1901-1994), qumico americano, elaborou um dispositivo prtico que permite colocar todos os subnveis de energia conhecidos em ordem crescente de energia

Distribuir os eltrons do tomo normal de mangans (Z=25) em ordem de camada. Se Z=25 isto significa que no tomo normal de mangans h 25 eltrons. Aplicando o diagrama de Pauling, teremos: K - 1s2 L - 2s2 2p6 M - 3s2 3p6 3d5 N - 4s2 4p 4d 4f O - 5s 5p 5d 5f P - 6s 6p 6d Q - 7s 7p

Resposta: K=2; L=8; M=13; N=2

Distribuir os eltrons do tomo normal de xennio (Z=54) em ordem de camada?

Distribuir os eltrons do on de (Cs+)(Zcsio=55) em ordem de camada?

Csio

Distribuir os eltrons do on de iodo (I-)(Z em ordem de camada? GANHA 1 ELETRONS

iodo

=53)

OBRIGADO!

Vous aimerez peut-être aussi