Vous êtes sur la page 1sur 21

Professor: Prof. Dr. J. M.

de Barros Dias
Currculo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4278270H57 Contato: barros.dias@hotmail.com

Ementa
1. 2. 3. 4. 5. 6. Origens e objetivos do Programa de Sade da Famlia. Programa de Sade da Famlia: conceitos fundamentais. Cenrios de prtica. Caractersticas e composio. Legislaes. Atividades e servios na comunidade.

METODOLOGIA DE ENSINO / RECURSOS AUDIOVISUAIS

As aulas tm, essencialmente, um carter de frum de discusso, privilegiando o debate e todos os mtodos que permitam e incentivem a ativa participao dos alunos.

As sesses visam suscitar o debate e a reflexo sobre uma determinada temtica e destinam-se a propiciar aos alunos um aprofundamento da reflexo e da aprendizagem sobre o Programa de Sade da Famlia.

Neste sentido, privilegia-se a conduo das sesses de aprendizagem atravs de exposies orais e de metodologias de interao psicossocial (brainstorming e formas de discusso), apoiadas quer por meios audiovisuais, suportes bibliogrficos, recortes da imprensa, assim como outros suportes eletrnicos estticos e virtuais (Internet).

AVALIAO a) Participao em sala. b) Trabalho de pesquisa individual: o trabalho deve ser informaticamente processado em Times New Roman, tipo 12, com duplo espacejamento, tendo como dimenses mximas entre 5 e 10 pginas.

BIBLIOGRAFIA (1/3)
AAVV. Constituio da Repblica Federativa do Brasil, 1988. Disponvel em: http://www.senado.gov.br/legislacao/const/con1988/CON1988_05.10.1988/CON1988.pdf AAVV. Guia Prtico do Programa Sade da Famlia, s. l. [Braslia]: Ministrio da Sade, 2001. AAVV. Plano de Reorganizao da Sade Bucal na Ateno Bsica A Reorganizao da Sade Bucal na Ateno Bsica. Braslia: Ministrio da Sade Secretaria de Polticas de Sade Departamento de Ateno Bsica rea Tcnica de Sade Bucal, 2001. Disponvel em: http://www.ccs.ufpb.br/polo/bbvirtual/planosaudebucal.doc ANON. O que So Polticas Pblicas? Disponvel em: http://www.meioambiente.pr.gov.br/arquivos/File/coea/pncpr/O_que_sao_PoliticasPublicas. pdf

BIBLIOGRAFIA (2/3)
LOPES, Mislaine Casagrande de Lim & MARCON, Sonia Silva. Assistncia Famlia na Ateno Bsica: Facilidades e Dificuldades Enfrentadas pelos Profissionais de Sade. Acta Scientiarum. Health Sciences. Maring, jan jun 2012, Vol. 34, n. 1, pgs. 85-93. Disponvel em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciHealthSci/article/viewFile/7624/pdf PEREIRA, Martha Priscila Bezerra & BARCELLOS, Christovam. O Territrio no Programa de Sade da Famlia. Hygeia Revista Brasileira de Geografia Mdica e da Sade, Vol. 2, n. 2, jun 2006, pgs. 47-55.

PERES, Ellen M. O Programa Sade da Famlia no Enfrentamento das Desigualdades Sociais. Revista Aquichan, Ano 7,Vol. 7., n. 1, abr 2007, pgs. 6476.

BIBLIOGRAFIA (3/3)
Portaria n. 2.488, de 21 de outubro de 2011. Braslia: Ministrio da Sade Gabinete do Ministro. Disponvel em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt2488_21_10_2011.html

RONZANI, Telmo Mota. Dificuldades de Implantao do Programa de Sade da Famlia como Estratgia de Reforma do Sistema de Sade Brasileiro. Revista APS, Vol. 6, n. 2, jul. dez. 2003, pgs. 99-107. Disponvel em: http://www.ufjf.br/nates/files/2009/12/Gerencia2.pdf
SILVA, Lgia Maria Vieira da, et al (Coordenao). O Programa de Sade da Famlia: Evoluo de sua Implantao no Brasil Relatrio Final. Salvador da Bahia: Universidade Federal da Bahia Instituto de Sade Coletiva Centro Colaborador Ministrio da Sade Secretaria de Polticas de Sade, 2002.

Origens e objetivos do Programa de Sade da Famlia

Polticas Pblicas Carter econmico e social.


Surgimento das Polticas Pblicas: ordem burguesa surgimento do Estado-Nao sculo XVI.

Perodo de transio.

Sculo XVIII grandes revolues

Revoluo Industrial (1769) Inglaterra; Revoluo Norte-americana (1776) EUA; Revoluo Francesa (1789) Frana.

Sculo XIX:

Efetivao da ordem capitalista burguesa; Explorao dos assalariados.

Sculo XIX

Emerge a classe trabalhadora organizada. Lutas por direitos direito de organizao em sindicatos, participao poltica surgem os direitos polticos.

Cidadania direitos polticos, sociais e civis surgiram na Inglaterra, que foi o centro do desenvolvimento capitalista.
Os direitos se espalharam para diferentes pases de modo diferente, pois foram adaptados s diferentes lutas de classes.

Estado regulador dos conflitos de classe, das leis polticas e sociais. O Estado manteve a sua funo principal, que era a manuteno e fortalecimento da ordem capitalista. Sculo XX Desenvolvimento de Polticas Pblicas pelo Estado.

Brasil Lei Eloy Chaves publicada em 24 de janeiro de 1923: Consolidou a base do sistema previdencirio brasileiro, com a criao da Caixa de Aposentadorias e Penses para os empregados das empresas ferrovirias. Aps a promulgao desta lei, outras empresas foram beneficiadas e seus empregados tambm passaram a ser segurados da Previdncia Social.

Programa de Sade da Famlia: conceitos fundamentais

a) Conceito de famlia, para a PNAS:


o grupo de pessoas que se acham unidas por laos consanguneos, afetivos e, ou de solidariedade. b) Os Novos Modelos de Famlia na Ps-Modernidade.

Territrio No PSF houve aprimoramento e detalhamento dos critrios a serem adotados para a implantao local do programa. O conceito de territrio variou de uma perspectiva parcial em sua vertente jurdico-poltica para uma perspectiva integradora e, at mesmo, relacional.

Passos para a implantao de programas locais: a) cadastramento da comunidade com realizao de entrevistas (com moradores, lideranas, etc.); b) consolidao das informaes, identificao das microreas de risco (fatores de risco e/ou barreiras geogrficas ou culturais, indicadores de sade muito ruins, etc.); c) elaborao de um plano de ao; mapeamento da rea de atuao da ESF; programao das atividades da ESF; d) acompanhamento e avaliao da ESF.

O que so Polticas Pblicas? Polticas pblicas so conjuntos de programas, aes e atividades desenvolvidas pelo Estado, direta ou indiretamente, com a participao de entes pblicos ou privados, que visam assegurar determinado direito de cidadania, de forma difusa ou para determinado segmento social, cultural, tnico ou econmico. As polticas pblicas correspondem a direitos assegurados constitucionalmente ou que se afirmam graas ao reconhecimento, por parte da sociedade e/ou pelos poderes pblicos enquanto novos direitos das pessoas, comunidades, coisas ou outros bens materiais ou imateriais.

Vous aimerez peut-être aussi