Vous êtes sur la page 1sur 12

Turbinas a gs Heavy Duty

As turbinas a gs so turbomquinas trmicas que atuam como elementos motores, aplicados na gerao eltrica, bombas para gs e leo e na propulso aeronutica, naval e automotiva. Estes equipamentos se destacam, principalmente, pela independncia de fontes de gua, pela baixa razo volume versus potncia e pela inexistncia de fluidos de trabalho intermedirios.

De forma geral, uma turbina a gs constituda por uma entrada de ar, pela qual ser feita a admisso do ar a ser comprimido pelo compressor antes de ser conduzido cmara de combusto, um eixo, um compressor (a maioria axial), uma cmara de combusto (usualmente externa ao corpo da mquina), uma turbina (a maioria axial), que fornece energia mecnica para o compressor e para outras aplicaes. Na cmara de combusto parte da massa de ar misturada ao combustvel. O produto da combusto desta mistura leva a uma expanso do gs na turbina, o que resulta no acionamento da mesma. Esta, por sua vez, aciona o compressor e fornece potncia ao eixo de um gerador acoplado.

As turbinas industriais Heavy-Duty so conhecidas pela sua robustez, flexibilidade no uso de combustvel, alta confiabilidade e baixo custo. Elas so turbinas a gs de ciclo simples de um eixo, um compressor (a maioria axial), uma cmara de combusto (usualmente externa ao corpo da mquina) e uma turbina (a maioria axial), que fornece energia mecnica para o compressor e para outras aplicaes.

TURBINAS A GS - CLASSIFICAO

Turbina a Gs Industrial Heavy-duty de Alstom

- GT13E da ABB - 148 MW - Eficincia Trmica: 34,6%

As turbinas heavy-duty da GE so: MS5001, MS6001, MS7001 e MS9001, fornecendo potncias de 26 MW a 226 MW. Elas podem ou no ter injeo de vapor (ciclo STIG) e estarem integradas num ciclo combinado.

A Figura apresenta uma configurao tradicional para turbinas a gs heavy duty, onde parte da potncia produzida pela turbina fornecida ao compressor e o restante se destina potncia til de eixo.

diagrama funcional:

Os elementos que so descritos a seguir esto normalmente presentes, tanto nas turbinas a gs do tipo heavy-duty, quanto nas turbinas aeroderivativas. Dentre estes elementos destacam-se: Regulador de velocidade ou controle de velocidade; Controle de acelerao; Controle de temperatura; Sistema de combustvel; Combustor; Compressor; Eixo da mquina (inrcia e amortecimentos mecnicos); Gerador de gs das turbinas aeroderivativas.

Sistema de entrada de ar: tem a finalidade de remover partculas que podem afetar a eficincia da turbina.

Compressor axial: responsvel pela compresso do ar que ser introduzido na cmara de combusto

Cmara de combusto: queimar uma quantidade de combustvel com um grande volume de ar entregue pelo compressor.

Turbina: fornecer potncia atravs do seu eixo pa o acionamento do turbogerador, do compressor e dos acessrios.

Vous aimerez peut-être aussi