Vous êtes sur la page 1sur 25

TIPOS DE

TRANSMISSO DE DOENAS

UNESC Unio das Escolas Superiores de Cacoal

Mantida pela Associao Educacional de Cacoal

Discentes: Adriana Cardoso Amanda Campos Juliana Iracema Vanessa Paulyane Docente: Celestina Aflen Klahold

3 Perodo de Biomedicina

Transmisso de doenas transferir a doena de um organismo a outro organismo isso pode acontecer de vrias formas, h as doenas virais e bacterianas.

Contgio: Transmisso de uma doena por contato mediato ou imediato

VIA DE TRANSMISSO
Designa o percurso que cada agente patognico deve que efetuar desde a fonte de infeco at ao indivduo infectado pela doena. Dada a existncia de inmeros agentes patognicos e de vrias possveis fontes de infeco, possvel distinguir diferentes vias de transmisso, j que embora alguns microrganismos consigam penetrar no ser humano de diferentes maneiras, outros apenas o conseguem fazer de um nico modo.

TRANSMISSO VERTICAL
A transmisso vertical aquela que ocorre diretamente dos pais para seus descendentes atravs da placenta, esperma, vulo, sangue, leite materno - por exemplo, a transmisso da me para o feto ou para o recm-nascido. Podemos ainda citar como exemplos a rubola, o HIV, a sfilis congnita, a hepatite B, a toxoplasmose e outras.

TRANSMISSO HORIZONTAL

a transferncia de um patgeno de um indivduo infectado para outro indivduo sadio, independente do relacionamento de parentesco desses indivduos. Pode ocorrer por contato direto ou indireto.

VIA DE TRANSMISSO DIRETA

Transmisso por contato direto do organismo doente com o organismo sadio, atravs do beijo, ato sexual ou espirro no rosto do indivduo sadio.

TRANSMISSO POR CONTATO DIRETO

a disseminao de um agente de doena por contato direto, indireto ou gotculas. Transmisso de pessoa a pessoa atravs do ato sexual, organismo doente com organismo sadio.

TRANSMISSO PELO AR
A Transmisso pelo o ar atravs de gotculas que penetram no aparelho respiratrio, trato respiratrio, secreo do nariz e boca expelidos pelo doente, porta de sada, secreo nasal, tosse. Tambm considerada outra forma de transmisso direta horizontal, pois agentes patognicos difusos no ar geralmente no sobrevivem por longos perodos nas partculas e, portanto, a proximidade de infectados e susceptveis necessria para a transmisso. Exemplo Tuberculose

TRANSMISSO FECAL-ORAL
Meio na qual a transmisso corresponde s mos do indivduo infectado por infeco digestiva, contaminadas aps uma defecao, que entram em contato com uma pessoa saudvel, algo muito comum na cadeia de transmisso entre crianas. Febre tifoide; Giardase; Hepatite; Clera.

VIA DE TRANSMISSO INDIRETA


Bioagentes patognicos so eliminados e necessitam de um veculo ou hospedeiro intermedirio, para percorrer a distncia entre o individuo infectado e o suscetvel.

TRANSMISSO POR VEICULO


Vias de transmisso por um meio como gua, alimentos e ar Fmites so objetos inanimados que podem carrear agentes infecciosos de um animal para outro, tais como agulhas usadas, vesturio ou objetos contaminados Alimentos doenas que resultam da ingesto de um alimento que contenha organismos prejudiciais sade. gua Nem sempre as distncias fsicas devem ser utilizadas como parmetro para a distribuio espacial: de trs cidades equidistantes, por exemplo, numa epidemia de clera, duas podem se tornar mais "prximas" caso compartilhem uma fonte dgua. Ex. Esquistossomose.

TRANSMISSO POR VETOR


Ocorre quando uma criatura viva, devido ao seu relacionamento ecolgico com outros, adquire um patgeno de um hospedeiro vivo e transmite-o para outros Mecnica o transporte passivo de patgenos nas patas do inseto Biolgica Os patgenos se reproduzem dentro do corpo dos vetores

FONTES DE INFECO

um meio no qual agentes infecciosos encontram as condies necessrias ou ideais para sobreviverem.

AGENTES

Entidade biolgica, fsica ou qumica capaz de causar doena.

VRUS
S apresentam propriedades de vida quando esto no interior de clulas vivas. Por isso so considerados parasitas celulares obrigatrios. Caxumba - contato direto; objetos contaminados; gotculas de saliva; Gripe: gotculas de secreo expelidas pelas vias respiratrias; Febre Amarela: picada de mosquitos; Poliomielite: alimento e objetos contaminados; HIV: sangue, esperma e muco vaginal contaminados; Dengue: picada de mosquito.

BACTRIAS
Quanto a nutrio, podem ser auttrofas ou hetertrofas. As auttrofas podem sintetizar seu prprio alimento atravs da fotossntese ou da quimiossntese. As hetertrofas podem ser saprfitas, simbiticas ou parasitas. Ttano: pode penetrar no organismo por ferimentos na pele ou pelo cordo umbilical do recm-nascido ; Leptospirose: gua, alimentos e objetos contaminados por urina de ratos, ces e outros animais portadores da bactria; Gonorreia e Sfilis: contato sexual; Meningite meningoccica: espirro, tosse ou fala.

PROTOZORIOS
Organismos microscpicos e unicelulares sendo que algumas espcies so parasitos de seres humanos ou de animais e podem causar doenas: Malria, leishmaniose e doena de Chagas, por exemplo. Malria: picada de mosquito; Doena de Chagas: fezes inseto- barbeiro; Leishmaniose: picada mosquito.

A SEGUIR, UMA TABELA COM EXEMPLOS DE


DOENAS E SEUS AGENTES DE ACORDO COM A

VIA DE TRANSMISSO

Vias de Natureza do transmisso agente


Alimentos Bactrias

Doena
Clera,botulismo,febre tifide, shigelose Diarria viral, hepatite A, poliomielite Amebase, giardase, toxoplasmose Ascaridase, oxiurase, tenase, tricurase

Vrus

Protozorios

Helmintos

Vias de Natureza do transmisso agente


AR Bactrias

Doena
Coqueluche, difteria, meningite, pneumonia, tuberculose
Histoplasmose

Fungos

Vrus

Caxumba, gripe, rubola, sarampo, varola Toxoplasmose

Protozorios

Vias de Natureza do transmisso agente


OBJETOS Bactrias

Doena
Ttano

Vrus

Hepatite B, AIDS

Vias de Natureza do transmisso agente


Pele Artrpodes

Doena
Escabiose(sarna), pediculose(piolho)

Bactrias

Erisipela, impetigo, hansenase, leptospirose,ttano

Fungos

Candidase
Ancilostomase, esquistossomose, estrongiloidase

Helmintos

Vrus

Herpes, raiva

Vias de Natureza do transmisso agente

Doena

Placenta

Bactria

Sfilis

Vrus

Aids

Vias de Natureza do transmisso agente


RELAO SEXUAL

Doena

Bactrias

Sflis, gonorria,

Fungos

Candidase

Vrus

AIDS, hepatite B

Protozorios

Tricomonase

Vias de Natureza do transmisso agente

Doena

SANGUE E DERIVADOS

Bactrias

Septicemia, sfilis AIDS, hepatite B

Vrus

Protozorios

Doena de Chagas

Vias de Natureza do transmisso agente


Vetores Bactrias

Doena

Peste bubnica

Helmintos

Filariose

Protozorios Rickttsias

Doena de Chagas, leishmaniose, malria Tifo epidmico

Vrus

Dengue, febre amarela

Vous aimerez peut-être aussi