Vous êtes sur la page 1sur 29

DIREITO CIVIL II Profa. Dra.

Edna Raquel Hogemann


AULA 14

MODALIDADES DAS OBRIGAES VI

AULA 14

CONTEDO DE NOSSA AULA


1. Obrigao natural 2. Dvida prescrita

CASO CONCRETO 1 Joo Fernandez Saragoza, filho de espanhis, saiu com os amigos para comemorar a vitria da seleo espanhola e resolveu que toda a despesa seria por sua conta. L pelas tantas descobriu que estava sem um tosto no bolso para pagar a conta do restaurante que totalizou R$560,00 (quinhentos e sessenta reais).Os amigos de Joo fizeram uma vaquinha e conseguiram pagar a conta. Dois dias depois, Joo pagou R$140,00 (cento e quarenta reais) a cada um dos 4 amigos que com ele sara. Uma semana depois, ficou sabendo que pagara indevidamente a Carlos Ricardo, pois este no teria contribudo para pagar a conta. No entanto, como j dera o dinheiro a Carlos, Joo nada mais poderia fazer. a) Voc, como advogado de Joo, o que o aconselharia em relao ao pagamento indevido? b) E se Carlos se nega a devolver o dinheiro alegando direito de ficar com ele, estar correto?

CASO CONCRETO 2 Quando morava na cidade de Ourinhos/SP Joo, diante de uma dificuldade, conseguiu um emprstimo com sua vizinha e exnamorada Maria, comprometendo-se a pagar a dvida em 12 meses. Joo deve realmente esse dinheiro a Maria mas a dvida prescreveu, pois j se passaram mais de 10 anos desde ento e ambos, inclusive, mudaram-se da cidade. Ocorre que coincidentemente, Joo e Maria voltam a Ourinhos para passar a Pscoa de 2010. Mesmo sabendo da prescrio da dvida Joo resolveu pagar e doou uma jia a Maria. a) A que tipo de obrigao entre Joo e Maria o texto se refere aps a prescrio da dvida com a doao da jia? b)Sabendo que a ingratido do donatrio extingue a doao, caso Maria venha no futuro a agredir Joo, tal doao se extinguir?

QUESTO OBJETIVA (TRT da 2 Regio/FCC/2008 - Analista Judicirio - rea Judiciria) - A respeito da cesso de crdito, INCORRETO afirmar: (A) O devedor pode opor ao cessionrio as excees que lhe competirem, bem como as que, no momento em que veio a ter conhecimento da cesso, tinha contra o cedente. (B) Na cesso de um crdito, salvo disposio em contrrio, abrangem-se todos os seus acessrios. (C) Independentemente do conhecimento da cesso pelo devedor, pode o cessionrio exercer os atos conservatrios do direito cedido. (D) Ocorrendo vrias cesses do mesmo crdito, prevalece a que se completar com a tradio do ttulo de crdito cedido. (E) Salvo estipulao em contrrio, o cedente responde pela solvncia do devedor.

Obrigao NATURAL
Inicialmente importante recordar os seguintes conceitos: a) obrigao civil, que encontra guarida no direito positivo, como o dever de prestar alimentos aos parentes (CC, art. 1.694); b) obrigao moral, marcada pelo no dever jurdico, como, por exemplo, ir missa aos domingos ; aqui no h devedor ou credor, juridicamente falando.

c) obrigao natural, delineada pela presena de um credor e um devedor, faltando-lhe, todavia, a garantia jurdica por meio da qual o devedor pode ser compelido a cumprir a avena.

muito embora a obrigao civil produza todos os efeitos jurdicos, a obrigao natural no, pois, em certa medida, corresponde a uma obrigao moral. H autores que a chamam de obrigao degenerada.

So exemplos de obrigao natural: obrigao de dar gorjeta, obrigao de pagar dvida prescrita (art. 205), obrigao de pagar dvida de jogo (art. 814), etc.

A obrigao natural no pode ser exigida pelo credor, e o devedor s vai pagar se quiser, bem diferente da obrigao civil. Sabemos que se uma dvida no for paga no vencimento o direito do credor assume uma pretenso, e a dvida se transforma em responsabilidade patrimonial. Mas tratando-se de obrigao natural, o credor no ter a pretenso para executar o devedor e tomar seus bens (art.189). Assim, a dvida natural existe, mas no pode ser judicialmente cobrada, no podendo o credor recorrer Justia.

Conceito: obrigao natural aquela a cuja execuo no pode o devedor ser constrangido, mas cujo cumprimento voluntrio pagamento verdadeiro.

Mesmo tratando-se de uma obrigao moral, o pagamento de obrigao natural pagamento verdadeiro e o credor pode ret-lo. Ento se Joo paga dvida prescrita e depois se arrepende no pode pedir o dinheiro de volta, pois o credor tem direito reteno do pagamento (art. 882). Como diz a doutrina, a obrigao natural no se afirma seno quando morre, ou seja, com o pagamento e sua extino que a obrigao natural vai existir para o
direito, ensejando ao credor a soluti retentio.

Mas no se confunda obrigao natural com obrigao inexistente


Se Joo Roberto paga dvida inexistente o credor no pode ficar com o dinheiro, e Joo ter direito repetitio indebiti ( repetio do indbito; em direito repetir significa devolver, e indbito o que no devido). Ento quem efetua pagamento indevido pode exigir a devoluo do dinheiro ( = repetitio indebiti) para que outrem no enriquea sem motivo. O credor de obrigao natural tem direito soluti retentio, mas quem recebe dvida inexistente no (ex: pago a meu credor Joo da Silva, mas por engano fao o depsito na conta de outro Joo da Silva, que ter que devolver o dinheiro, art. 876). Na obrigao natural no cabe a repetitio indebiti, pois o credor dispe da soluti retentio.

Correntes Doutrinrias
Miguel Maria de Serpa Lopes mergulhou fundo no tema, trazendo importante contribuio para a seara civilista, analisando as principais correntes doutrinrias pertinentes s obrigaes naturais. A seguir, apresentamos um breve resumo das principais correntes doutrinrias analisadas pelo renomado civilista.

A Doutrina Clssica de Aubry


Aubry , civilista francs, classificou as obrigaes em duas categorias, quais sejam: a) as primeiras, so as obrigaes no sancionadas pelo legislador, figurando entre elas as dvidas de jogo; b) as segundas, originrias necessariamente das obrigaes civis, perdiam esta caracterstica em razo de uma utilidade social, encontrando-se entre elas os dbitos prescritos. Classificou as obrigaes em duas categorias, quais sejam: a) as primeiras, so as obrigaes no sancionadas pelo legislador, figurando entre elas as dvidas de jogo; b) as segundas, originrias necessariamente das obrigaes civis, perdiam esta caracterstica em razo de uma utilidade social, encontrando-se entre elas os dbitos prescritos.

A Teoria de Savatier
Savatier traz uma doutrina contrria a tudo que j se havia afirmado, aduzindo que a obrigao natural era um dever moral degenerado, observando que os deveres morais so obrigatrios por si mesmos, em virtude da fora legal da eqidade.

A Doutrina de Ripert
Ripert, por seu turno, parte do pressuposto que sempre na idia do cumprimento de um dever que uma pessoa realiza um ato jurdico, razo por que a obrigao natural se confunde com o dever moral, matria que paira no terreno da conscincia.

A Concepo de J. Bonnecase
Bonnecase atribuiu obrigao natural um carter eminentemente tcnico, informando que ela distinta, essencialmente, de um lado do dever moral e, de outro, da obrigao civil.

A Doutrina de Pacchioni
Para Pacchioni em vo se procura um fundamento para a obrigao natural fora do direito positivado, chegando concluso de que se trata de um dbito sem responsabilidade. Por que a obrigao natural interessa ao Direito se corresponde a uma obrigao moral? Porque a obrigao natural, mesmo sendo moral, possui um efeito jurdico: soluti retentio ou reteno do pagamento. Mesmo tratando-se de uma obrigao no civil, o pagamento de obrigao natural pagamento verdadeiro e o credor pode ret-lo.

Dvida prescrita
No tocante dvida prescrita, estabelece o art. 882 do Cdigo Civil de 2002: Art. 882. No se pode repetir o que se pagou para solver dvida prescrita, ou cumprir obrigao judicialmente inexigvel.

A dvida prescrita caracteriza-se realmente pela sua inexigibilidade. Argida a prescrio liberatria, impe-selhe a repulsa pelo juiz (art. 194). Paga, porm, pelo devedor, a obrigao adquire eficcia jurdica; o pagamento torna-se irrepetvel, ao influxo e sob o imprio da soluti retentio.

As dvidas prescritas so, tradicionalmente, consideradas obrigaes naturais. Em sua origem, so obrigaes civis que, por fora do fenmeno legal da prescrio, transformaram-se em naturais; por isso se denominam obrigaes civis degeneradas. De fato, a lei d ao devedor natural a plena liberdade de cumprir ou no a obrigao natural. Portanto, a obrigao natural contm em si uma relao creditria, pois pode ser cumprida voluntariamente.

certo que o instituto da prescrio foi criado como uma medida de ordem pblica para proporcionar segurana nas relaes jurdicas, que restariam comprometidas diante da instabilidade social oriunda do fato de possibilitar o exerccio da ao por prazo indeterminado. Contudo, necessrio que se realize um juzo de eqidade entre a prescrio da dvida e o seu futuro adimplemento, no mais sendo uma obrigao civil, mas sim natural.

A dvida, lato sensu, uma relao bipolar, onde figuram credor e devedor. Em conseqncia disso, mesmo que o devedor esteja acobertado pelo instituto prescrio, o credor ficar eternamente com o dficit oriundo dessa relao.

Em suma, o adimplemento voluntrio de dvida prescrita uma obrigao natural que influencia positivamente no oferecimento do crdito populao, enaltece os valores honrosos do devedor, bem como contribui diretamente para o fortalecimento das relaes sociais. Trata-se, portanto de um dever de conscincia, em que cada um deve honrar a palavra empenhada, cumprindo a prestao a que se obrigou (GAGLIANO; PAMPLONA FILHO)

O direito positivo, por exemplo, no obriga ao pagamento de duplicata prescrita, ao passo que para o direito natural esse pagamento seria devido e correto.

As dvidas prescrevem quando vencem o prazo legal para serem cobrados, sem que o credor tome as providncias para cobrana. Exemplo: O IPTU de um imvel tem 5 anos de prazo para ser cobrado aps a constituio definitiva do crdito tributrio. Caso a Prefeitura no ajuize uma ao de execuo fiscal contra o devedor neste prazo de 5 anos, no poder mais faz-lo e a dvida dever ser excluda. Mas se o proprietrio pagar espontaneamente este IPTU, no poder reclamar a devoluo deste pagamento depois.

Por hoje s!
No esquea de ler o material didtico para a prxima aula e de fazer os exerccios que esto na webaula.

Vous aimerez peut-être aussi