Vous êtes sur la page 1sur 68

Curso de capacitao profissional para Auxiliar de Sade Bucal Joane Wobeto Maglia CD Radiologista Estomatologista

Uso da radiografia
Caries Fraturas Dentes inclusos Anomalias Patologias

Radiao ionizante: energia suficiente para ionizar tomos Um on uma espcie qumica eletricamente carregada, geralmente um tomo ou molcula que perdeu ou ganhou eltrons Uso da proteo: pacientes, CDs e auxiliares.

Devemos fazer uso de medidas preventivas e protetoras, tais como: uso de aventais de chumbo, barreiras de chumbo, filmes dosimtricos, filmes ultra-rpidos.

A correta realizao de uma tomada radiogrfica evita repeties e a exposio desnecessria do paciente radiao. Devemos obedecer a tcnicas que incluem um correto posicionamento do paciente, do filme e do aparelho de raio X, que de responsabilidade do cirurgio-dentista.
Realizar com exatido o processamento do filme, que realizado pelo ASB.

8 de novembro de 1895 Wilhelm Conrad Rentgen, professor de Fsica e Reitor da Universidade de Wrzburg, na Alemanha, fazendo experincias cientficas, observou fluorescncia nos cristais que estavam a certa distncia da fonte de uma corrente eltrica. Verificou que o fenmeno fora causado por um raio, at ento desconhecido, denominou-o de raio X.

Wilhelm Conrad Rengten

Rentgen fez a primeira radiografia da histria, utilizando um filme fotogrfico, no qual radiografou a mo de sua mulher, Anna Bertha Ludwig Rentgen.

Em Odontologia, a primeira radiografia foi realizada em dezembro de 1895, na qual o Dr. Otto Walkhoff, radiografou seus dentes posteriores, utilizando um tempo de exposio de 25 minutos, este fato, inaugura a Radiologia Odontolgica.

Na Odontologia, o 1 cientista a utilizar o raio X, como elemento indispensvel no diagnstico foi, Edmund Kells (EUA), em 1899.
No Brasil, o precursor na prtica e ensino da radiologia foi o Prof. Dr. Cyro Silva, que implantou a Radiologia no curriculum acadmico da Faculdade de Farmcia e Odontologia de So Paulo, em 1932.

FATOR ENERGTICO
- Os aparelhos de Raios X odontolgicos possuem fatores energticos que so responsveis pela formao da imagem no filme radiogrfico. Os fatores energticos so a miliamperagem, o tempo de exposio e a quilovoltagem.

- Miliamperagem A miliamperagem o principal fator energtico responsvel pela densidade radiogrfica.


Ela fixa nos aparelhos de Raios X odontolgicos 7 a 10 mA.

- Tempo de exposio
controlado pelos marcadores de tempo eletrnicos, que junto com a miliamperagem formam o binmio mAs, responsvel pela quantidade de Raios X. O painel de comando apresenta uma chave seletora do tempo de exposio e um dispositivo sonoro, que permanece em funcionamento durante o tempo de exposio.

- Quilovoltagem
A quilovoltagem o fator energtico responsvel pelo contraste radiogrfico. Nos aparelhos odontolgicos a quilovoltagem tambm fixa e operam na faixa de 50 a 70 kVp.

CONSTITUIO DOS APARELHOS Os aparelhos de Raios X so constitudos de: - base - corpo - brao articular - cabeote

- Base
Pode ser fixa, onde o aparelho fica preso parede ou mvel. A base mvel dotada de rodas para que o aparelho se movimente de um local para outro.

- Corpo No corpo, que est acoplado base, onde se encontram as partes eltricas gerais do aparelho: Autotransformador lmpada piloto. Estabilizador de corrente. Regulador de voltagem. Marcador de tempo (corruptor, timer). Voltmetro Ampermetro. Seletores de quilovoltagem e miliamperagem.

- Brao articular
O brao articular a estrutura responsvel pela movimentao do cabeote em relao aos ngulos horizontais e verticais.

- Cabeote a estrutura blindada para o tubo de raios e onde se encontram tambm: Transformador de alta tenso. Transformador de baixa tenso. Filtro adicional de alumnio. Diafragma de chumbo. Localizadores cilindros abertos.

Tanto o CD como o ASB e o TSB devem estar atentos para a preveno contra a exposio excessiva e nociva dos Raios X. Embora o ASB no realize radiografias, ele est junto com o profissional no atendimento ao paciente e deve ter conhecimento de como proteger a si prprio bem como o paciente durante o exame radiogrfico.

As radiaes ionizantes manifestam-se das seguintes formas: - Radiao primria ou til - Radiao secundria - Radiao por escape

RADIAO PRIMRIA
a radiao emitida pelo aparelho no momento da realizao do exame radiogrfico. Possui pequeno comprimento de onda e grande poder de penetrao.

Direcionada pelos ngulos verticais e horizontais do aparelho. Delimitada pelo diafragma do aparelho.
No devemos nos preocupar com a radiao primria, pois no ficaremos entre o aparelho e o paciente durante o exame.

Radiao primria

RADIAO SECUNDRIA
So as radiaes emitidas pela face do paciente que alcanada pelo feixe de Raios X primrio, propagando-se em todas as direes. Com esta radiao os profissionais devem estar atentos com relao proteo, pois estaro expostos, caso no se tomem medidas preventivas.

Radiao secundria
posio de preferncia

Raio X

Radiao Secundria

RADIAO POR ESCAPE


a radiao emitida pelo cabeote do aparelho de Raios X em todas as direes. Ocorre devido a falhas na blindagem no aparelho.

Radiao por escape

Os efeitos biolgicos das radiaes ionizantes podem ser diretos ou indiretos. Efeitos diretos Provocados especfica. pela radiao numa rea

As alteraes celulares ocorrem devido exposio direta da ionizao. Ex.: face do paciente.

Efeitos indiretos A exposio de um tecido radiao pode produzir substncias incompatveis com este tecido.
A radiao pode alterar a composio qumica das enzimas, inibidores, hormnios etc., tornando-os ineficazes.

Efeitos celulares causados pelas radiaes:


- Alteraes no crescimento celular. - Interrupo ou inibio da mitose. - Alteraes no material gentico (DNA e mitocndria). - Vacuolizao. - Morte celular.

Nosso organismo possui tecidos que so sensveis (radiossensveis), ou menos sensveis (radiorresistentes) ao dos Raios X.

Escala dos tecidos mais sensveis para os menos sensveis: - Sangue S - Epitlio E N - Endotlio S - Conjuntivo V - Nervos E I - Msculos
S

Tecidos e clulas em ordem decrescentes de suscetibilidade: - Linfcitos - Eritrcitos - Mieloblastos - Clulas epiteliais - Clulas do tecido conjuntivo - Clulas do tecido sseo - Clulas do tecido nervoso - Clulas musculares

Radiodermatites - Causadas pela manuteno dos filmes na boca do paciente. - So resultantes de pequenas doses repetidas. - So classificados em 3 graus.

Grau I: semelhante a uma queimadura solar. Grau II: destruio de clulas da epiderme, com bolhas e vermelhido. Grau III: leso mais profunda atingindo o derma.

Como toda dose produz dano, preciso utilizar apenas a exposio mnima necessria para alcanarmos nossos objetivos atravs do exame radiogrfico.

Os Raios X no so acumulados no organismo. Aps a irradiao ocorre um pequeno dano e em seguida sua reparao incompleta, fazendo com que o dano sofrido permanea.
Os danos subsequentes adicionam-se e so conhecidos como efeitos acumulativos.

MEDIDAS DE PROTEO Medidas de proteo relacionadas com: - Exposio do paciente. - Exposio do profissional. - Exposio das pessoas que o rodeiam. (ASB, TSB, acompanhantes etc.).

Devemos estar atentos s condies de uso e segurana do aparelho. Os aparelhos devem ser inspecionados periodicamente. Esta inspeo solicitada Comisso Nacional de Energia Nuclear (CNEN), que enviar kit de testes para aferir o aparelho.

Proteo do aparelho
Os aparelhos de Raios X possuem dispositivos de proteo em relao ao paciente, que so os filtros de alumnio, colimador, dispositivos eletrnicos marcadores de tempo (timer) e localizadores cilndricos.

Filtros de alumnio

Tem por finalidade reduzir a dose e a radiao secundria na face do paciente. A espessura do filtro varia de acordo com a quilovoltagem do aparelho.

Colimador
- o responsvel pela delimitao do campo de irradiao na superfcie da pele do paciente. - Ele est localizado na sada do feixe primrio de radiao.

- O tamanho do campo de irradiao de 7 cm. - constitudo de chumbo com um orifcio no meio que delimita o campo de radiao e um dos mais poderosos mecanismos de reduo de exposio de radiao X no paciente.

Marcadores de tempo
A preciso dos marcadores de tempo muito importante na reduo da dose recebida pelo paciente.

Localizadores Nos aparelhos antigos os localizadores eram cnicos. Eles foram abolidos, pois havia interao do feixe primrio de radiao com a ponta do cone produzindo disperso (radiao secundria). Hoje em dia os aparelhos possuem localizadores cilndricos que no causam disperso.

Localizadores

Proteo do paciente Em relao ao paciente, devemos observar as seguintes medidas de proteo: - Utilizao de filmes ultra-rpidos - Processamento correto dos filmes - Tcnica radiogrfica - Mantenedores ou posicionadores de filmes - Protetor para tireide - Avental de chumbo

Utilizao de filmes ultra-rpidos


Os filmes ultra-rpidos requerem menor tempo de exposio, reduzindo a dose de radiao no paciente.

Processamento correto dos filmes o ato de revelar, lavar, fixar e fazer a lavagem final do filme e requer alguns cuidados: Deve ser realizado sem entrada de luz na cmara escura ou caixas de processamento; Uso de luz de segurana adequada em cmara escura; Mtodo temperatura-tempo no processamento. O mtodo chamado visual ou inspecional torna-se, portanto, proibitivo;

Em relao s solues de processamento:


-Troca regular das solues; -Manter sempre cobertas as solues quando no estiverem sendo utilizadas a fim de evitar que elas oxidem com maior rapidez; -Manter sempre limpa a cmara escura ou caixas de processamento.

Tcnica radiogrfica O profissional deve selecionar a tcnica adequada a cada situao. A tcnica do paralelismo sempre que indicada deve ser utilizada, pois expe menos tecido do paciente pelo aumento da distncia foco / filme e menor divergncia do feixe.

Mantenedores ou posicionadores de filmes Utilizados na tcnica do paralelismo, eles diminuem a radiao desnecessria no dedo do paciente alm de aumentar a estabilidade do filme na boca do paciente, diminuindo o nmero de repeties.

Protetor para tireide Constitudos de borracha plumbfera, so colocados em volta do pescoo, reduzindo em at 50% a dose de radiao na glndula tireide.

Avental de chumbo constitudo de borracha plumbfera, com espessura de 0,5mm de chumbo.

Comunicao efetiva com o paciente importante para o xito na realizao do exame. O profissional deve explicar o que pretende com a realizao do exame radiogrfico e da importncia da colaborao do paciente. Radiografias de rotina anuais ou semestrais s devem ser realizadas se houver justificativa clnica. Pacientes gestantes no devem ser radiografadas sem justificativa clnica.

Proteo para os operadores de raios x


Barreira de chumbo (Biombo) Posies de segurana Controle da radiao - Dosmetro de bolso - Filmes dosimtricos

Barreira de chumbo (Biombo) O biombo deve ser revestido de chumbo, ter 2m de altura e possuir rodas, alm de um vidro plumbfero, a fim de que o profissional possa visualizar a realizao do exame radiogrfico.

Posies de segurana
O profissional deve se posicionar entre 90 e 135 em relao direo do feixe primrio de radiao e a no menos que 2m de distncia em relao ao aparelho.

Posio de segurana
. preferncia

posio de 135
Radiao Secundria

Raio X

Alguns cuidados observados:

devem

ser

tambm

Nunca permanecer na direo do feixe til de radiao.


Nunca segurar o filme na boca do paciente durante a exposio.

Nunca permanecer atrs do aparelho mesmo a 2m de distncia, pois nessa direo que maior a concentrao da radiao secundria.
Nunca segurar ou tentar estabilizar a cabea do paciente, do aparelho ou do localizador durante a exposio, pois voc ficar na rea da radiao secundria.

Controle da radiao O fato do operador ou pessoal auxiliar sofrer exposio acidental de Raios X no deve ser objeto de extrema preocupao; nosso organismo tem a capacidade de acumular doses sem que se chegue a provocar danos incapacitantes.

O controle da exposio da radiao pode ser realizado atravs de dispositivos de medio de radiaes, tais como:
- Dosmetro de bolso - Filmes dosimtricos

- Dosmetro de bolso - Cmara de ionizao em forma de caneta - bolso do operador durante o exame radiogrfico - Leituras peridicas deste aparelho permitem saber se o operador foi exposto ou no - no caso de exposio, avaliar se est dentro da margem de segurana.

- Filmes dosimtricos So filmes especiais tambm colocados no bolso durante a exposio de radiao; aps 30 dias so enviados para laboratrios especializados para processamento. No laboratrio o filme processado e o resultado comparado com um filme padro para avaliao.

Vous aimerez peut-être aussi