Vous êtes sur la page 1sur 17

Termometria

Temperatura

(A) Baixa agitao

(B) Alta agitao

Medida do nvel de agitao trmica das partculas ou medida do nvel da energia mdia por partculas de uma corpo ou sistema fsico.

Equilbrio trmico

Temperatura do corpo A se igualou com a temperatura do corpo B.


A

O corpo A e o corpo B esto em equilbrio trmico.

Ocorreu um fluxo de energia trmica do corpo de maior temperatura para o corpo de menor temperatura.

Calor

A
(A) Alta temperatura

B
(B) Baixa temperatura

A energia trmica em transito devido diferena de temperatura; flui do sistema de temperatura mais alta para o de temperatura mais baixa.

Relao Termomtricas
C 100 F K

212

373

F = =
32

273

Escala em Celsius(C)

Escala em Fahrenheit (F)

Escala em Kelvin (K)

Exerccios

Em um laboratrio, foram realizados dois experimentos: 1. experimento: o professor solicitou que um aluno segurasse um copo de leite quente (temperatura suportvel). Aps alguns minutos, o aluno deveria relatar o que percebeu.

2. experimento: o professor solicitou que fosse adicionado leite frio em uma xcara de caf quente. Aps alguns minutos, o aluno deveria relatar o que percebeu.

O professor espera que os alunos percebam que ocorreu equilbrio trmico a) apenas no 1. experimento, porque houve mistura de substncias. b) apenas no 2. experimento, porque houve mistura de substncias. c) em nenhuma das situaes apresentadas, pois no houve transferncia de calor. d) nas duas situaes, porque houve transferncia de calor.

Se determinada substncia em estado gasoso expande ou contrai seu volume em 1 unidade de medida cada vez que sua temperatura aumenta ou diminui, tambm em 1 unidade de medida, pode-se, baseado apenas nessa informao, utilizar essa substncia para construir um(a) a) termmetro. b) balana. c) paqumetro. e) bssola. d) macaco hidrulico.

Os termmetros so aparelhos usados para medir a temperatura. H grande variedade de tipos de termmetros, devido ao uso e tambm ao mecanismo do instrumento. Um dos tipos mais comuns o termmetro digital, vendido em farmcias, para medir a temperatura do corpo das pessoas. Sobre o processo de medir a temperatura de uma pessoa, CORRETO armar que:

a) necessrio apenas colocar o termmetro em contato com o corpo por alguns segundos para medir a temperatura.
b) o termmetro no necessita ser colocado em contato com o corpo, mas apenas car a alguns milmetros dele. c) o termmetro deve ser colocado em contato com o corpo at que seja estabelecido o equilbrio trmico entre o corpo e o termmetro. Somente assim ser possvel medir a temperatura do corpo. d) os termmetros digitais no so adequados para medir a temperatura corporal das pessoas. e) o termmetro no precisa ser colocado diretamente em contato com o corpo, para se estabelecer o equilbrio trmico entre o corpo e o termmetro

(UFPB) - Ao visitar uma feira de tecnologia, um homem adquiriu um termmetro digital bastante moderno. Ao chegar em casa, guardou o termmetro na caixa de primeiro socorros e jogou fora a embalagem aonde estava o manual de uso do termmetro. Um certo dia, o seu lho apresentou um quadro febril. Ele, ento, usou o termmetro para aferir a temperatura da criana. Para sua surpresa, o visor digital do termmetro indicou que a criana estava com a temperatura de 312. Nesse contexto, a explicao mais provvel para essa medida de temperatura que o termmetro esteja graduado na a) escala Celsius e, quando convertido para a escala Fahrenheit, a temperatura da criana corresponder a 79 F. b) escala Fahrenheit e, quando convertido para a escala Celsius, a temperatura da criana corresponder a 39 C. c) escala Kelvin e, quando convertido para a escala Celsius, a temperatura da criana corresponder a 39 C. d) escala Celsius e, quando convertido para escala Kelvin, a temperatura da criana corresponder a 273 K. e) escala Fahrenheit e, quando convertido para a escala Kelvin, a temperatura da criana corresponder a 0 K

(Unirio-RJ) Um pesquisador, ao realizar a leitura da temperatura de um determinado sistema, obteve o valor 450. Considerando as escalas usuais (Celsius, Fahrenheit e Kelvin), podemos afirmar que o termmetro utilizado certamente NO poderia estar graduado:
a) apenas na escala Celsius. b) apenas na escala Fahrenheit. c) apenas na escala Kelvin. d) nas escalas Celsius e Kelvin. e) nas escalas Fahrenheit e Kelvin.

(IFCE-2013) Trs termmetros, A, B e C, calibrados nas escalas Celsius, Fahrenheit e Kelvin, respectivamente, funcionam corretamente e so usados para medir a temperatura de um sistema termodinmico. Se a leitura do termmetro B 77, correto armar-se que os termmetros A e C assinalam, respectivamente, a) 248 e 28. c) 27 e 298. d) 27 e 300.

b) 298 e 25.

e) 25 e 298.

(UFPR-2013) Lus construiu um termmetro rudimentar para uso em uma zona rural no litoral do Paran. A escala construda apresenta valores para o ponto do gelo PG = 0 L e para o ponto do vapor PV = 200 L. Durante um dia comum de uso, em que a temperatura ambiente medida com um termmetro Celsius seja de 20 C, a marcao no termmetro de Lus ser de: a) 50 L. b) 46 L. c) 40 L. d) 39 L. e) 20 L

(MACKENZIE) Um termmetro graduado na escala Celsius (C) colocado juntamente com dois outros, graduados nas escalas arbitrrias A (A) e B (B), em uma vasilha contendo gelo (gua no estado slido) em ponto de fuso, ao nvel do mar. Em seguida, ainda ao nvel do mar, os mesmos termmetros so colocados em uma outra vasilha, contendo gua em ebulio, at atingirem o equilbrio trmico. As medidas das temperaturas, em cada uma das experincias, esto indicadas nas figuras 1 e 2, respectivamente.

Para uma outra situao, na qual o termmetro graduado na escala A indica 17A, o termmetro graduado na escala B e o graduado na escala Celsius indicaro, respectivamente, a) 0B e 7C c) 10B e 17C d) 10B e 27C b) 0B e 10C e) 17B e 10C

Em uma aula de laboratrio, para executar um projeto de construo de um termostato que controle a temperatura de um ferro eltrico de passar roupa, os estudantes dispunham de lminas de cobre e de alumnio de dimenses idnticas. O termostato em questo formado por duas lminas metlicas soldadas e, quando a temperatura do ferro aumenta e atinge determinado valor, o par de lminas se curva como ilustra a figura, abrindo o circuito e interrompendo a passagem da corrente eltrica.

Dados Coeficiente de dilatao linear do cobre = 1,7 105 C1 Coeficiente de dilatao linear do alumnio = 2,4 105 C1 Para que o termostato possa funcionar adequadamente, a) a lmina de cima deve ser de cobre e a de baixo de alumnio. b) a lmina de cima deve ser de alumnio e a de baixo de cobre. c) ambas as lminas devem ser de cobre. d) ambas as lminas devem ser de alumnio. e) as lminas no podem ser do mesmo material e indiferente qual delas est em cima.

Para ilustrar a dilatao dos corpos, um grupo de estudantes apresenta, em uma feira de cincias, o instrumento esquematizado na figura abaixo.

Nessa montagem, uma barra de alumnio com 30 cm de comprimento est apoiada sobre dois suportes, tendo uma extremidade presa ao ponto inferior do ponteiro indicador e a outra encostada num anteparo fixo. O ponteiro pode girar livremente em torno do ponto O, sendo que o comprimento de sua parte superior 10 cm e, o da inferior, 2 cm. Se a barra de alumnio, inicialmente temperatura de 25C, for aquecida a 225C, o deslocamento da extremidade superior do ponteiro ser, aproximadamente, de Coeficiente de dilatao linear do alumnio: 2105 C1. a) 1 mm. b) 3 mm. c) 6 mm. d) 12 mm. e) 30 mm.

(FGV-2012) As linhas de metr so construdas tanto sob o solo quanto sobre este. Pensando nas variaes de temperatura mxima no vero e mnima no inverno, ambas na parte de cima do solo, os projetistas devem deixar folgas de dilatao entre os trilhos, feitos de ao de coeficiente de dilatao linear 1,5 105 C1. Em determinada cidade britnica, a temperatura mxima costuma ser de 104 F e a mnima de 4 F. Se cada trilho mede 50,0 m nos dias mais frios, quando feita sua instalao, a folga mnima que se deve deixar entre dois trilhos consecutivos, para que eles no se sobreponham nos dias mais quentes, deve ser, em centmetros, de a) 1,5. b) 2,0. c) 3,0. d) 4,5. e) 6,0.

Vous aimerez peut-être aussi