Vous êtes sur la page 1sur 16

A rosca uma salincia

(filete) de seco uniforme que se desenvolve com uma inclinao constante em torno de uma superfcie cilndrica.

P = Passo da rosca distncia compreendida entre dois filetes

consecutivos, medida no mesmo ponto; sempre um filete e um vo. i = Nmero de filetes ou entradas que se desenvolvem lado a lado ao redor do cilindro. h = Deslocamento axial correspondente a uma volta completa do parafuso. a= ngulo de inclinao da hlice, dado pelas expresses: tg a = h / p x mdio ou tg a = P x i / p x mdio

A rosca um recurso mecnico de grande importncia e constante

aplicao pois: - Possibilita a unio no permanente de peas e a facilidade de desmont-las, quando necessrio. - Possibilita o movimento de avano de um elemento de mquina, quando h movimento de rotao em uma das partes do conjunto; uma morsa ou o fuso de um torno mecnico so bons exemplos da aplicao do desse recurso.
Nas figuras pode-se ver respectivamente a rosca externa de um

parafuso e a rosca interna de uma porca, ambos de filetes quadrados, onde visvel a superfcie cilndrica na qual se desenvolve o filete.

Uma rosca direita quando, para que o parafuso entre na porca

necessrio dar-lhe o movimento de rotao da esquerda para a direita, ou no sentido dos ponteiros do relgio (sentido horrio).

Uma rosca esquerda quando, para que o parafuso entre na porca

necessrio dar-lhe o movimento de rotao da direita para a esquerda, ou no sentido contrrio ao dos ponteiros do relgio (sentido anti-horrio).

Uma rosca de filete simples, quando apenas uma salincia (filete) se

desenvolve ao redor do ncleo.Tambm conhecida como rosca de uma entrada.

Uma rosca de filete duplo (ou triplo), quando duas (ou trs) salincias

(filetes) se desenvolvem lado a lado ao redor do ncleo. Tambm conhecida como rosca de duas (ou trs) entradas. As roscas de filetes mltiplos tem o ngulo de inclinao da hlice mais acentuado. Comparando os dois tipos os ngulos de inclinao a (no filete simples) e b (no filete duplo), no segundo caso, esse ngulo mais acentuado.

O filete ( ou fio) pode apresentar seco transversal de vrios tipos, e

d nome as roscas acabando tambm por condicionar sua aplicao. Na Mecnica, os perfis mais comuns so: - Rosca de filete triangular: padro mundial em parafusos e porcas seriadas de fixao na unio de peas. Ex.: fixao da rodas dos carros, elementos de mquinas, estruturas metlicas, etc.

- Rosca de filete quadrado: parafusos que sofrem grandes esforos e choques. Ex.: prensas e morsas.

- Rosca de filete trapezoidal: parafusos que transmitem movimento suaves e uniformes. Ex.: fusos de mquinas.

- Rosca de filete dente de serra: parafusos que exercem grande esforo num s sentido. Ex.: macaco mecnico.

- Rosca de filete arredondado ou redondo: parafusos de grandes dimetros sujeitos a grandes esforos. Ex.: equipamentos ferrovirios. OBS: O perfil da rosca de filete arredondado, tambm usada em fusos de mquinas-ferramenta do tipo CNC (Comand Numeric Control). Construo geomtrica semelhante (cilndrica e perfil curvo) e com uma entrada, h uma variao para a opo do filete redondo chamada de rosca Edison. normalmente utilizada em bases de lmpadas e fusveis roscveis, peas fmeas roscadas dos correspondentes porta-lmpadas e porta-fusveis.

As roscas no seriadas so geralmente identificadas por:

- tipo de perfil ou filete. - dimenso (dimetro da rosca). - passo (em milmetros ou polegadas). - quantidade de fios contidos em cada milmetro ou polegada (conforme o caso). - espessura do filete (rosca grossa ou fina).

Pode apresentar na maioria dos casos a seguinte seqncia para sua

identificao: 1) Perfil: Tr = Trapezoidal. Rd = Redonda. S = Dente de Serra. E = Edison.

OBS: No caso das roscas de perfil Triangular, essa caracterstica no citada, pois adotado pelos sistemas internacionais do mundo inteiro como padro para fabricao seriada de parafusos e porcas. A principal variao existente dentre os perfis triangulares diz respeito ao ngulo do perfil do filete que pode ser de 55 ou 60.

2) Dimetro externo da rosca e o passo (em milmetros ou

polegadas).
3) Nmero de fios (por milmetro ou fios por polegada). 4) Espessura do filete (rosca fina ou grossa).

Vous aimerez peut-être aussi