Vous êtes sur la page 1sur 27

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

II. Elementos que influenciam a compra


1. Condicionantes internos explicativos do comportamento do consumidor 1.5 A Personalidade 1.5.1 A Personalidade: conceito e caractersticas 1.5.2 A personalidade: teorias 1.5.3 Influncias da personalidade no comportamento do consumidor

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR 1.4 A PERSONALIDADE

Cada indivduo possui caractersticas que o diferenciam dos outros e que definem a sua forma de se comportar. Vemos anncios publicitrios que salientam certos traos de personalidade como a independncia, a liderana, a sociabilidade, a ambio, a sofisticao e outros que projectam a personalidade de pessoas com xito. Em muitos casos, o consumidor sente-se reflectido nesse tipo de personalidade, no entanto, o que se pretende que o consumidor projecte no produto ou servio anunciado o trao de personalidade desejado.

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR 1.4.1 A PERSONALIDADE - DEFINIO

A personalidade uma varivel individual que cada pessoa possui e diferencia-a de qualquer outra, determina os seus modelos de comportamento, inclui as interaces dos estados de nimo do indivduo, as suas atitudes, motivos e mtodos, de maneira que cada pessoa responde de forma distinta perante as mesmas situaes. A personalidade representa as propriedades estruturais e dinmicas de um indivduo ou indivduos, tal como estas se reflectem nas suas respostas caractersticas ou peculiares s diferentes situaes

A personalidade formada por caractersticas inatas, acumulao de experincias e aces recprocas entre o ser humano e o seu meio.
o conjunto de traos psicolgicos internos que determinam a forma como o indivduo se comporta em distintas situaes.

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR 1.4.1 A PERSONALIDADE - CARACTERSTICAS

A personalidade trao distintivo de cada ser humano, formada pela combinao de caractersticas e qualidades distintas.

Consistncia: posto que a personalidade um trao distintivo de cada pessoa, permanece relativamente estvel ao longo do tempo, influindo no seu comportamento. Isto no evita que o indivduo possa mudar o seu comportamento devido a factores ambientais ou a necessidades experimentadas.

Diferenciao: a personalidade permite identificar cada indivduo como um ser nico. Esta caracterstica traduz-se nas distintas reaces que podem ter as pessoas perante um mesmo estmulo. A personalidade nica por ser uma combinao de factores internos, mas se queremos utiliz-la como critrio de segmentao, podem-se destacar um ou vrios traos comuns.

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR 1.4.1 A PERSONALIDADE - CARACTERSTICAS

Evoluo: apesar de a personalidade ser um trao consistente, pode variar a longo prazo pela interaco com o meio, pelas experincias vividas pelo indivduo ou simplesmente, medida que a pessoa vai amadurecendo.

Imprevisibilidade: a personalidade uma complexa combinao de caractersticas e comportamentos que tornam difcil uma predio da resposta dos consumidores aos estmulos sugeridos.

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR 1.4.2 A PERSONALIDADE - TEORIAS

As teorias da personalidade podem classificar-se em dois grandes grupos:

Teorias individuais Teorias sociais

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR 1.4.2 A PERSONALIDADE - TEORIAS Teorias individuais As teorias individuais respondem a duas caractersticas comuns: 1 considera-se que todos os indivduos caractersticas internas ou traos. tm uma srie de

2 existem diferenas entre o modo de desenvolver essas caractersticas por parte de cada indivduo. O aspecto principal destas teorias que o ambiente no tem nenhum papel determinante, cada indivduo tem uma personalidade distinta. Dentro das teorias individuais destacaremos trs: a) b) c) Teoria psicanaltica Teoria do auto-conceito Teoria dos traos

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR 1.4.2 A PERSONALIDADE - TEORIAS Teorias individuais Teoria psicanaltica Foi construda sobre a premissa de que as necessidades ou impulsos inconscientes, especialmente os impulsos biolgicos e sexuais, so a parte central da motivao e da personalidade humana.

Segundo Freud, a personalidade o produto da luta entre trs foras de interaco, que determinam o comportamento humano: o eu, o ego e o super-ego:

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR 1.4.2 A PERSONALIDADE - TEORIAS Teorias individuais Teoria psicanaltica -o eu: a fonte de impulsos primitivos, desejos inatos, necessidades fisiolgicas bsicas, tais como a sede, a fome e o sexo, face s quais o indivduo procura satisfao imediata sem se preocupar com os meios especficos para consegui-la. Rege-se pelo que se denomina o princpio do prazer, evita as tenses e tende a funcionar a um nvel muito subjectivo e inconsciente, sem que possa enfrentar devidamente a realidade objectiva. Ou seja, a pessoa no pode aceder ao conhecimento desta rea por um mero exerccio de introspeco. Por exemplo, quando faz calor e uma pessoa tem sede, o seu eu impulsiona-o a tomar algo frio. No lhe importar o modo de obter a bebida, s a necessidade de saciar a sede.

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR 1.4.2 A PERSONALIDADE - TEORIAS Teorias individuais Teoria psicanaltica - o ego: o controle consciente do indivduo. Tenta equilibrar as necessidades impulsivas e as restries scio-culturais do super-ego. O eu, surge devido s limitaes do ego nas suas interaces com o mundo real. Com a aprendizagem e a experincia, o indivduo desenvolve as capacidades do pensamento realista e a capacidade de adaptar-se ao ambiente. Funciona a partir do princpio da realidade. no ego que se geram as aces do indivduo para dar resposta aos impulsos e motivos do subconsciente.

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR 1.4.2 A PERSONALIDADE - TEORIAS Teorias individuais Teoria psicanaltica - o super-ego: a expresso interna do indivduo acerca da moral da sociedade e dos cdigos ticos da conduta. uma espcie de freio que restringe ou inibe as foras impulsivas do eu. Representa o ideal a definir o bom ou o mau, influindo na busca da perfeio.

Trata de dirigir os impulsos do subconsciente face a comportamentos socialmente admitidos.


Por exemplo, no fumar em hospitais, ceder a passagem s senhoras ou o assento aos mais velhos.

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR 1.4.2 A PERSONALIDADE - TEORIAS Teorias individuais Teoria psicanaltica Segundo Freud, a sobreposio destas trs reas da personalidade explica o comportamento humano, que essencialmente complexo, e onde as motivaes permanecem, na maioria dos casos, ocultas ou ignoradas inclusivamente pelos prprios indivduos. Quando o indivduo no mantm um equilbrio entre os trs componentes, desenvolve uma tenso. Isto origina mecanismos de defesa subconscientes, tais como a represso, a projeco, a identificao e a formao reactiva.

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR 1.4.2 A PERSONALIDADE - TEORIAS Teorias individuais Teoria psicanaltica Na sua aplicao na explicao do comportamento do consumidor, o modelo de Freud, permite salientar que os compradores no s so influenciados por variveis econmicas, mas tambm por aspectos simblicos do produto. Desta forma, pode explicar-se a importncia que tem o desenho do produto e os smbolos com os que se associa para influenciar o comportamento do consumidor. A teoria psicanaltica ajudou os tcnicos de marketing a compreender que tm que se dirigir aos sonhos, s esperanas e aos temores dos compradores. Esta teoria enfatiza o uso dos sonhos fantsticos para identificar os motivos inconscientes que subjazem ao comportamento dos indivduos.

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR 1.4.2 A PERSONALIDADE - TEORIAS Teorias individuais Teoria da auto-imagem O indivduo percebe os objectos do mundo exterior e as experincias internas de que protagonista e atribui-lhes um significado. Por seu lado, possui uma realidade e um ideal prprios, que o que uma pessoa pode chamar o seu corpo, traos, faculdades, suas possesses materiais, famlia... Tudo isso pode-se reflectir nas suas actividades, evolues e comportamentos de compra. O auto-conceito a percepo que os consumidores tm de si mesmos. Para analis-lo, h que ter em conta a relao que o indivduo mantm com a realidade.

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR 1.4.2 A PERSONALIDADE - TEORIAS Teorias individuais Teoria da auto-imagem As concepes contraditrias do ego Fazem referncia ao componente eu da personalidade. Podem-se distinguir dois elementos na personalidade dos indivduos:

-o eu real: o conceito real, a percepo que cada um tem de si mesmo;


-O eu ideal: o auto-conceito, a percepo que gostaramos de alcanar. Os estudos das compras mostram que, geralmente, as pessoas preferem marcas e produtos que sejam compatveis com o conceito real que tm de si mesmos, outros sustentam que o conceito ideal de si mesmo dominante nas relaes dos consumidores. O indivduo constri a sua auto-imagem, que se vai desenvolvendo pela interaco com outros indivduos e que se pode desdobrar em quatro classes:

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR 1.4.2 A PERSONALIDADE - TEORIAS Teorias individuais Teoria da auto-imagem As concepes contraditrias do ego -Auto-imagem real: refere-se imagem que os indivduos tm de si mesmos;

-Auto-imagem ideal: a forma que gostaria de se ver;


-Auto-imagem social: a forma em que acreditam que so percebidos pelos outros; -Auto-imagem social ideal: como gostariam que os outros os vissem.

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR 1.4.2 A PERSONALIDADE - TEORIAS Teorias individuais Teoria da auto-imagem As concepes contraditrias do ego Os indivduos percebem os produtos que possuem ou que desejam em termos de vontade simblica face a eles mesmos ou aos outros. A congruncia entre a imagem de um produto e a do consumidor determina as probabilidades de evoluo positiva. Por exemplo, os consumidores que se consideram conservadores e prudentes, normalmente preferiro carros pequenos e seguros.

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR 1.4.2 A PERSONALIDADE - TEORIAS Teorias individuais Teoria da auto-imagem A teoria da congruncia

Refere-se ao grau em que o consumidor preferir determinados produtos ou marcas porque considera que as suas imagens so compatveis com a opinio que tem de si mesmo ou com o que gostaria ou desejaria ser. A aplicao desta teoria baseia-se em quatro pontos: -Os consumidores percebem os produtos ou marcas como portadores de imagens ou significados simblicos; -A ostentao e o uso dos smbolos servem ao indivduo para definir e melhorar o seu auto-conceito para si mesmo e para os outros; -O comportamento dos indivduos estar motivado para que melhore o seu auto-conceito mediante o consumo de bens como smbolos; -As marcas que se preferiro so as que o consumidor percebe como transmissoras de imagens compatveis com o seu auto-conceito.

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR 1.4.2 A PERSONALIDADE - TEORIAS Teorias individuais Teoria da auto-imagem

A teoria da congruncia

As marcas favoritas so identificadas ao comparar a sua auto-imagem com a sua percepo das diversas imagens de marca. Quer dizer, que quanto maior for a congruncia marca/auto-imagem, maior preferncia ter a marca e, portanto, maior ser a possibilidade de compra. A aplicao da imagem no comportamento do consumidor pode-se fundamentar em trs aspectos:

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR 1.4.2 A PERSONALIDADE - TEORIAS Teorias individuais Teoria da auto-imagem 1. A teoria da congruncia

Segmentao: pode-se segmentar o mercado atravs de perfis de auto-imagem e desenvolver programas de marketing especficos. A utilizao deste conceito como critrio de segmentao torna operativo o conceito de marketing, que v o consumidor do ponto de vista de si mesmo. Promoo ou Comunicao: utilizado sobretudo em publicidade em funo da segmentao realizada. Desenvolvimento de novos produtos: podem-se criar novos produtos ou marcas atravs dos perfis das auto-imagens dos consumidores.

2. 3.

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR 1.4.2 A PERSONALIDADE - TEORIAS Teorias individuais Teoria dos traos A orientao desta teoria principalmente quantitativa ou emprica. Centra-se sobre a medio da personalidade em termos de caractersticas psicolgicas especficas de cada indivduo, denominadas traos. A personalidade encontra-se integrada por uma srie de atributos previsveis, denominados traos ou factores. Podemos definir o trao como o elemento perceptvel, relativo e constante, segundo o qual o indivduo diferente do outro, considerada uma varivel diferenciadora individual. Alguns traos so comuns a todos, outros so exlusivos; uns podem determinar-se pela herana, outros pelo ambiente/meio; uns podem estar relacionados com motivos e so dinmicos e outros relacionam-se com a capacidade e com o temperamento.

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR 1.4.2 A PERSONALIDADE - TEORIAS Teorias sociais

Estas teorias mantm a ideia de que a causa da personalidade no biolgica, mas externa, e que determinada pelas situaes que o indivduo enfrenta. As teorias sociais afirmam que o indivduo desenvolve uma personalidade atravs de muitos intentos de lidar com outros indivduos numa situao social. Supem que os indivduos lutam por superar os sentimentos de inferioridade e procuram meios de conseguir o amor, a segurana, a irmandade, impulsionando os indivduos a aperfeioar-se. O primeiro estudo importante do comportamento do consumidor inspirou-se na perspectiva terica de Karen Horney, que rompia com as teorias freudianas. Identificou dez grandes necessidades que o indivduo adquire quando tenta dar uma soluo aos seus problemas ao desenvolver a sua personalidade e ao desenvolver-se com os outros num ambiente social.

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR 1.4.2 A PERSONALIDADE - TEORIAS Teorias sociais

Horney props que os indivduos fossem classificados em trs grupos de personalidade: submissa, agressiva e desenvolta. -Os indivduos condescendentes so aqueles que se destacam face aos demais, desejam ser amados, queridos e apreciados. A este grupo dirigem-se os produtos de socializao. -Os indivduos agressivos so aqueles que se destacam contra os outros, tm o desejo de sobressair e de ganhar admirao e xito. -Os indivduos desenvoltos so aqueles que se destacam, pem distncia nas suas emoes entre eles e as pessoas, desejam independncia, auto-suficincia e liberdade de obrigaes. Os resultados do estudo revelaram que vrios produtos e marcas eram utilizados por indivduos com diversos tipos de personalidade.

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR 1.4.3 INFLUNCIAS DA PERSONALIDADE NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Muitos estudos puseram em evidncia a relao que existe entre a imagem que um consumidor tem de si mesmo e os produtos que compra. Por exemplo, as marcas de tabaco, de cerveja, de carros ou de roupa que se preferem, so aquelas em que o perfil se parece com a nossa prpria imagem. Existe uma relao entre a compra e a percepo, possivelmente idealizada, que o indivduo sustenta a sua personalidade. Existem muitos conceitos de si mesmo: o que se acredita ser, o que se queria ser, o que se pode ser aos olhos dos outros, e o que queramos ser para os outros. O conceito do eu ideal reflecte-se na utilizao de lderes de opinio como protagonistas nas campanhas publicitrias.

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR 1.4.3 INFLUNCIAS DA PERSONALIDADE NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

A diferena entre o ser real e o ideal pode gerar uma compra compensvel. Os indivduos tentam conseguir a sua personalidade ideal mediante o uso ou consumo de certos produtos ou servios que se aproximam da imagem de si mesmos que pretendem projectar.
Alguns objectos vm a ser como que uma extenso do prprio ser, ou seja, para uma pessoa, adquirir certos bens incita-os a dar aos objectos um valor superior ao que realmente tm. Como consequncia, este valor faz com que haja grandes diferenas de preo entre certos produtos de distintas marcas.

Vous aimerez peut-être aussi