Vous êtes sur la page 1sur 87

A PROSA MODERNISTA DE 22

O modernismo de 22 enfatizou muito mais a produo potica, os manifestos e os movimentos primitivistas. A produo romanesca foi resumida, destacando-se Mrio de Andrade, Oswald de Andrade e Antnio Alcntara Machado. Mrio de Andrade produziu dois romances exemplares: Macunama e Amar, verbo intransitivo, alm da narrativa curta: Contos novos e Contos de Belazarte. Oswald de Andrade destacou-se com os romances Memrias sentimentais de Joo Miramar e Serafim Ponte Grande. Antnio Alcntara Machado produziu um livros de contos com o ttulo de Brs, Bexiga e Barra funda.

uma obra classificada no propriamente como um romance, mas como uma rapsdia, j que a narrativa uma mistura de lendas, mitos e folclore. Narrada em terceira pessoa, a obra procura sintetizar os elementos da cultura brasileira, apoiando-se, portanto, no ndio, negro, mestio e no branco. Perpassa por toda a narrativa um tom de pardia, principalmente, no tocante ao ndio, cultura acadmica e viso idealizada da formao cultural e racial brasileira. uma narrativa mgica, sobrenatural, em que o narrador enfatiza o carter primitivo e mtico da cultura indgena e negra. O personagem encarna em sua estrutura fsica e psicolgica aspectos culturais e etnogrficos de culturas diversas e suas aes so marcadas por atos sem lgica e verossimilhana. O protagonista, Macunama, sintetiza o homem latinoamericano ou brasileiro, j que seu carter multifacetado, e, por isso, chamado de heri sem nenhum carter.

Macunama uma obra que encarna as propostas da antropofagia de Oswald de Andrade, embora Mrio no quisera admitir, mas o protagonista degluti os valores culturais do outro, elaborando-os, contudo. Macunama um anti-heri e simboliza o representante do homem e da cultura latino-americana, principalmente, do Brasil. um romance mgico e sua estruturas gira em torno de um sincretismo de lendas e mitos indgenas, africanos e afrobrasileiros. O romance faz parte do objetivo de Mrio de Andrade em encontrar a sntese da cultura brasileira que, segundo ele, formada a partir da simbiose de elementos culturais oriundos das culturas mgicas e primitivas do ndio e do negro. A narrativa pode ser considerada uma pardia do indianismo romntico, principalmente, do romance Iracema de Jos de Alencar, pois enquanto o ndio um prottipo da cultura brasileira, na viso dominante, Macunama o seu avesso, pois possui aspectos culturais e sociais no condizentes com o heroi burgus.

AMAR, VERBO INTRANSITIVO


Romance narrado em terceira pessoa, narrador onisciente e intruso e com intensa quebra da linearidade. Percebe-se que a inteno de Mrio foi refletir sarcasticamente sobre a cultura brasileira europeizada e sobre os valores culturais e sociais burgueses. A trama gira em torno de uma relao afetivo-amorosa entre um rapaz de classe burguesa e uma governanta ariana, chamada Elza, denominada de Fraulein. O romance coloca em choque elementos da cultura nacional e da cultura europeia, desmistificando o conceito de superioridade que se tem da cultura estrangeira. Atravs da ironia e do humor, Mrio reafirma, como j fez em Macunama, os valores da cultura e da sociabilidade brasileira. Do ponto de vista estrutural, o romance apresenta um estilo moderno, sem enredo tradicional, e com constantes intromisses do narrador atravs de comentrios e explicaes.

OSWALD DE ANDRADE

O Memrias sentimentais de Joo Miramar, principal romance de Oswald de Andrade apresenta um estilo transgressor, sendo denominado de antirromance, constituindo-se num exemplo perfeito de uma obra antropofgica. A obra foge completamente ao padro tradicional de narrativa, no tendo propriamente um enredo, sendo formado de uma mistura de gneros artsticos e literrios. O enredo centrado nas digresses do protagonista, Joo Miramar, um intelectual burgus que morou em Paris e no retorno ao Brasil procurar refletir sobre vrios aspectos da cultura brasileira e europeia. As digresses aparecem em formas diversas de linguagem no configurando, portanto, uma narrativa tradicional, ou seja, proporcionam um clima permanente de inveno e criao. A obra permeada de um tom irnico, humorstico, satrico e parodstico, em que o alvo a cultura burguesa e acadmica. O romance ou antirromance vale muito mais pela crtica que encerra e pelo carter de inveno, de pardia e de experimentao de linguagem do que pela histria, pelo enredo.

BRS, BEXIGA E BARRA FUNDA


a principal obra de Antnio Alcntara Machado, escritor descendente de italianos. Os contos que compem a obra tematizam a vida do imigrante italiano na cidade de So Paulo. So narrativas que destacam as relaes sociais e culturais nos bairros Brs, Bexiga e Barra funda, envolvendo normalmente personagens italianos e brasileiros. Os contos revelam como os italianos vo se adaptando cultura brasileira e as influncias da cultura italiana no Brasil. Antnio Alcntara Machado considerado autor de um portugus macarrnico porque em suas narrativas tematiza a mistura lingustica entre italiano e portugus em funo do encontro das culturas europeia e brasileira. As narrativas tambm revelam a formao da conscincia proletria brasileira proporcionada pelos operrios italianos e a penetrao dos chamados carcomanos no universo aristocrtico brasileiro, sempre com uma boa dose de ironia.

O MUNDO DO ENGENHO EM A BAGACEIRA

A Bagaceira, em 1928, o primeiro romance de feies neorrealistas a ser publicado pelo chamado grupo nordestino. O romance de Jos Amrico de Almeida aborda questes econmicas, sociais, culturais e polticas do Nordeste brasileiro, denunciando o subdesenvolvimento da regio. Basicamente a temtica de A Bagaceira gira em torno das transformaes que ocorrem no interior do mundo do engenho de cana de acar, mas tambm se observa o fenmeno do cangao que aparece como elemento de resistncia explorao e opresso do senhor de engenho. Em Bagaceira, Jos Amrico de Almeida constri um texto rico sobre a cultura do interior do Nordeste, em que avultam com realismo questes relativas aos cdigos morais, culturais e ticos do mundo patriarcal nordestino.

GRACILIANO RAMOS

SO BERNARDO, UMA CRTICA AO CAPITALISMO


Romance narrado em primeira pessoa, narrador personagem Paulo Honrio que, em determinado momento, resolve escrever sobre sua vida, fazendo uma reflexo do que teria levado sua trajetria ao fracasso existencial. O personagem um ex-guia de cego obcecado por possuir a fazenda So Bernardo de seu ex-patro e para tanto se acerca do herdeiro, um liberal chamado Padilha, emprestando-lhe dinheiro para depois arrematar a propriedade. Paulo Honrio representa em todos os aspectos o sistema capitalista, mas, ao mesmo tempo, em que enriquece, embrutecese num processo de coisificao e reificao.

SO BERNARDO
Paulo Honrio um homem rude, que vive no interior de Alagoas, obcecado pela acumulao de capital e tratando todos a sua volta como se fossem coisas, objetos, numa verdadeira atitude desumana. Depois da morte de sua mulher, a professora Madalena, o personagem sente-se desanimado e solitrio e, por isso, resolver escrever sobre sua vida. A narrativa torna-se, portanto, um balano de sua trajetria existencial e social em que, as poucos, ele vai revelando o processo de reificao e coisificao por que passou. A narrativa um libelo contra o chamado capitalismo selvagem, que embrutece as pessoas no processo de acumulao de capital.

A LITERATURA HUMANISTA
Em So Bernardo, Graciliano reflete como o processo capitalista reduz o homem a um mero joguete das foras produtivas, tornando-o desumano, bruto, alienado ao sistema. Indubitavelmente a literatura mais importante de trinta a de Graciliano Ramos, visto que o escritor alagoano extrapolou as questes regionais, para se fixar em dramas humanos e universais. Vidas Secas, por exemplo, no aborda apenas a seca e o latifndio como elementos de opresso ao sertanejo no Nordeste brasileiro, mas a relao direta do homem com uma sociedade ditatorial, adversa, que coisifica e reifica o ser humano.

VIDAS SECAS
nico romance de Graciliano Ramos narrado em terceira pessoa, mas com uma temtica acentuadamente psicolgica. O narrador em discurso indireto e indireto livre perscruta a vida interior do vaqueiro Fabiano e de sua famlia num verdadeiro estudo da alma humana. O romance, entretanto, no se resume interrogao psicolgica, mas a uma reflexo profunda sobre o embrutecimento do homem em sua relao com o meio social e o ambiente hostil. O tema do romance gira em torno do processo de coisificao a que so submetidos os personagens em sua relao com a estrutura social e o embrutecimento a que so reduzidos em contato com a natureza adversa.

VIDAS SECAS
A disposio dos personagens no romance ocorre dentro de uma estrutura de poder: de um lado, a classe dominante formada pelo fazendeiro, pelo cobrador de impostos e pelo soldado amarelo; do outro, a classe dominada composta por Fabiano, o vaqueiro, sua mulher, Sinh Vitria, o menino mais velho e o menino mais novo. A cachorra baleia e um papagaio fazem parte da estrutura familiar em sua luta pela sobrevivncia. Aparecem ainda no romance Seu Tomaz da Bolandeira, o guarda livros da fazenda, e Sinh Terta, a costureira. O personagem protagonista Fabiano explorado brutalmente pelos trs personagens da classe dominante, representando a estrutura social, poltica e fundiria do Nordeste brasileiro.

VIDAS SECAS
No bastasse a explorao a que submetido pela estrutura social, Fabiano e sua famlia tambm oprimido pela seca. O romance possui uma estrutura cclica, ou seja, inicia-se com os personagens fugindo de uma seca e termina com outra fuga, revelando, pois, uma situao que no apresenta sada. A modernidade de Vidas Secas reside no s na estrutura cclica, mas tambm na quebra da linearidade, j que os captulos formam blocos, como se fossem pequenos contos. A opresso e a explorao a que so submetidos os personagens marginais so os elementos temticos de ligao entre os captulos.

A LINGUAGEM ANTI LRICA


Graciliano Ramos produziu uma obra sem concesso ao sentimentalismo e, por isso, a sua linguagem trabalhada artisticamente constitui um dos aspectos mais importantes de sua literatura. Uma linguagem sem adjetivao abundante, eivada de frases curtas, objetivas, atravs de um vocabulrio seco e frases sintticas, tudo devidamente adequado ao tema abordado. Do ponto de vista sinttico, Graciliano foi um escritor clssico, pautando sua escrita com uma linguagem correta, sem o coloquialismo que aparece exageradamente em escritores de sua poca. Sua obra fortemente introspectiva, ensimesmada, de forte contedo psicolgico, mas com reflexes de teor universal.

MEMRIAS DO CRCERE
Considerado o romance autobiogrfico de Graciliano Ramos, escrito depois que saiu da priso, o tema gira basicamente em torno dos percalos sofridos por ele quando preso pela polcia de Vargas. O romance, contudo, extrapola a mera narrativa dos episdios autobiogrficos, para se tornar uma reflexo sobre a relao homem X sociedade ditatorial. O narrador, o prprio Graciliano Ramos, reflete tambm sobre o papel do intelectual, do escritor e da imprensa numa sociedade ditatorial. Observa-se tambm uma anlise acurada sobre o sistema penitencirio brasileiro, sendo que, no desfecho, o romance acaba se tornando uma defesa dos valores humanos numa sociedade ditatorial.

GRACILIANO RAMOS
Talvez seja considerado o mais completo escritor do regionalismo de trinta, principalmente, por se tratar de um autor humanista, distante do panfletarismo que costuma caracterizar os escritores engajados, como denominado, por exemplo, Jorge Amado. Sua obra est inserida num neorrealismo psicolgico que teve como embrio Machado de Assis e o auge, nos anos seguintes, com Clarice Lispector, mas sua abordagem substancialmente sociolgica, o que o leva a fazer uma radiografia crtica da sociedade burguesa. Vidas Secas, So Bernardo, Angstia e Memrias do Crcere so tidas como obras singulares dentro da moderna Literatura brasileira. Seu estilo, apesar de regionalista, clssico, sem ser erudito, destacando-se uma linguagem correta, objetiva, seca e sinttica, sem concesso ao sentimentalismo e com temtica centrada no dilaceramento humano em funo do processo de reificao e coisificao a que so levados seus personagens no confronto com a sociedade burguesa capitalista. Diferentemente da maioria de seus colegas do perodo produziu uma obra em que se destaca o universal, humanista, em que o centro de suas preocupaes no a regio, mas o homem, entretanto sem abandonar os assuntos regionais, numa postura em que vai ser mestre Guimares Rosa, no chamado terceiro tempo modernista. A temtica de sua obra e suas posies poltica sero responsveis pela represso sofrida na poca do governo Vargas, sendo inclusive, encarcerado durante quase um ano, o que deixou testemunhado em seu romance autobiogrfico, Memrias do Crcere.

JOS LINS DO REGO

O CICLO DA CANA DE ACAR


A obra de Jos Lins do Rego tematiza o mundo do engenho no interior do Nordeste brasileiro, revelando principalmente o processo de decadncia do mundo rural. Nos romances inseridos no ciclo da cana de acar ocorre um resgate das relaes sociais, econmicas e polticas atravs de um tom saudosista do autor. A maior parte dos romances de Jos Lins do Rego possui um cunho memorialista e com fortes traos autobiogrficos, j que o autor oriundo da regio. Dos romances do ciclo, Menino de engenho o que apresenta uma viso mais lrica do mundo do engenho, enquanto que Fogo Morto o seu romance mais crtico em relao ao processo de decadncia do engenho. Em Fogo Morto, so abordados outros aspectos do mundo do engenho como a questo da modernizao das usinas, o latifndio que aparece em confronto com os sem terra e o cangao, visto como um fenmeno de contestao violncia da classe dominante patriarcal.

JORGE AMADO

Sua obra basicamente possui duas fases: a primeira de ntida colorao poltica e ideolgica; a segunda, temtica centrada no modus vivendi das classes marginalizadas. Sua linguagem intensamente direta e dela emana uma defesa do socialismo e uma posio anti-capitalista e anti-burguesa. ( a chamada linguagem panfletria ). Percebe-se uma ntida preferncia do autor pelos valores sociais, culturais e polticos do proletariado. Em vrios romances, h uma defesa aberta de greves, da reforma agrria e de profunda simpatia pelos dramas vividos pelas classes marginalizadas. Seus romances valorizam o misticismo, a cultura afro-brasileira, o sincretismo cultural e religioso. A segunda fase, compreende, as obras cronologicamente publicadas a partir de Gabriela, Cravo e Canela, em 1956 at os dias atuais. Suas caractersticas podem se resumir nos seguintes aspectos: No desaparecem os temas da primeira fase, mas o enfoque recai sobre outros elementos, tais como a luta pela liberdade, atravs do erotismo, e a luta contra o preconceito, atravs de uma vida anticonvencional. A temtica poltica da primeira fase, atravs do engajamento ideolgico, cede lugar a uma luta mais ampla dos personagens, simbolizada agora pelo modus vivendi Aparecem nessa fase os chamados romances romnticos sensuais, verdadeiros criadores de perfis de mulheres: Gabriela, Dona Flor, Tereza Batista e Tieta.

A linguagem dos romances da segunda fase torna-se mais irnica e humorstica, de base popular e oral. Outro tema bastante trabalhado nos romances da segunda fase gira em torno da reflexo sobre a formao cultural, social e racial do povo brasileiro, temtica que aparece em romances como O Sumio da Santa e Tenda dos Milagres. As relaes afetivas erticas, entretanto, aparecem como o grande tema de sua segunda fase, atravs de romances como Gabriela, Cravo e Canela, Dona Flor e seus dois maridos, Tieta do Agreste, Mar Morto e Tereza Batista, cansada de guerra. Um clssico da luta pela liberdade e contra o preconceito a novela A morte e a morte de Quincas Berro dgua. O romance Gabriela, cravo e canela tido como um divisor de guas dentro do conjunto da obra de Jorge Amado, ou seja, entre a primeira e a segunda fase. Se na primeira fase ficam evidentes os contornos polticos ideolgicos, na segunda o erotismo, a luta contra o preconceito e a busca obcecada pela liberdade do a tnica. Em Gabriela, contudo possvel perceber as duas temticas, com o romance refletindo a ideia de progresso e entusiasmo que se constroi em torno de um Brasil novo, nos anos cinquenta.

AMANDO FONTES

responsvel pela insero de Sergipe no chamado regionalismo de trinta atravs de duas obras: Os Corumbas e Rua do Siriri. Sua linguagem fortemente naturalista, principalmente, pela descrio que faz das relaes sociais das classes mais baixas de Aracaju e da violncia a que elas so submetidas. Sua obra gira em torno do chamado romance proletrio, figurando ao lado de Jorge Amado, como um mestre nesta categoria de romances. Amando Fontes conseguiu compreender que por trs do desenvolvimento capitalista no interior do Nordeste, cria-se uma classe de deserdados, de prias, alguns condenados misria no serto, outros nos canaviais, enquanto que nas cidades formavam-se os bolses de pobreza.

Em Os Corumbas, o tema gira em torno de uma famlia de retirantes empurrada pela seca para o Vale do Cotinguiba e logo depois para as periferias de Aracaju. O romance possui claramente dois ncleos temticos: o primeiro gira em torno da formao do proletariado na indstria txtil em Aracaju; o segundo, o drama da prostituio por motivos econmicos e sociais. Avultam ainda em Os Corumbas, a violncia do sistema poltica que usa os pobres e oprimidos como massa de manobra; a explorao do trabalho infantil e a situao da mulher numa sociedade de poucas oportunidades.

RICO VERSSIMO

Sua obra basicamente pode ser dividida em dois blocos temticas: romances de fundo histrico-poltico e romances de feio psicossocial. O Tempo e o vento a sua obra principal, trilogia formada pelo O Continente, O Arquiplago e O Retrato. Nesses trs romances narra em tom pico a histria do Rio Grande do Sul, desde o sculo XVIII at meados do sculo XX. Incidente em Antares um romance alegrico com temtica centrada no Brasil dos anos sessenta, revelando aspectos peculiares da histria poltica. Porto Alegre dos anos trinta o cenrio da maioria dos romances urbanos, cujas histrias possuem um fundo psicolgico e social. As tramas dos romances giram em torno dos conflitos psicolgicos vividos pela classe mdia burguesa portoalegrense numa sociedade que estava se tornando efetivamente capitalista.

GUIMARES ROSA o regionalismo das gerais

CLARICE LISPECTOR o perscrutar da alma humana

Vous aimerez peut-être aussi