Vous êtes sur la page 1sur 22

Histria do Futebol

Introduo
difcil escrever sobre um esporte que envolve tanta paixo ao redor do mundo. O futebol , sem dvida, o esporte mais disputado do planeta, paralisando todos os pases em poca de Copa. Tentaremos traar um breve trajetria desse esporte to envolvente e apaixonante.

Os primeiros contatos com a bola

Na China Antiga, militares praticavam um jogo que na verdade era um treino militar. Aps as guerras, equipes com oito jogadores chutavam a cabea dos soldados inimigos. Com o tempo, as cabeas dos inimigos foram sendo substitudas por bolas de couro revestidas com cabelo.

No Japo Antigo, foi criado um esporte semelhante ao futebol atual. Chamava-se Kemari, sendo praticado num campo de aproximadamente 200 metros quadrados. A principal diferena deste esporte era a proibio do contato fsico.

No sculo I a.C, os gregos criaram um jogo que se chamava Episkiros. Duas equipes de nove jogadores cada jogavam num terreno de formato retangular. A bola era feita de bexiga de boi cheia de areia ou terra.

Na Idade Mdia, havia um esporte muito parecido com o futebol, embora com muita violncia. O Soule ou Harpastum era praticado na Idade Mdia por militares. Era permitido usar golpes violentos, levando, muitas vezes, at a morte.

Na Itlia Medieval, surgiu um jogo denominado gioco del calcio. Era praticado em praas e os 27 jogadores de cada equipe deveriam levar a bola at os dois postes, nos extremos da praa. A violncia era muito comum, pois os participantes levavam para campo seus problemas causados, principalmente por questes sociais tpicas da poca medieval. O barulho, a desorganizao e a violncia eram to grandes que o rei Eduardo II teve que decretar uma lei proibindo a prtica do jogo

Pesquisadores concluram que o gioco de calcio saiu da Itlia e chegou a Inglaterra por volta do sculo XVII. L, o jogo ganhou regras diferentes e foi organizado e sistematizado. O campo deveria medir 120 por 180 metros e nas duas pontas seriam instalados dois arcos retangulares chamados de gol. A bola era de couro e enchida com ar.

Com regras claras e objetivas, o futebol comeou a ser praticado por estudantes e filhos da nobreza inglesa. Aos poucos foi se popularizando.

O campo deveria medir 120 por 180 metros e nas duas pontas seriam instalados dois arcos retangulares chamados de gol.

Quando o futebol se tornou futebol


Algumas datas importantes... 1848, numa conferncia em Cambridge, estabeleceu-se um nico cdigo de regras para o futebol; 1871 foi criado o guarda-redes (goleiro); 1875, tempo de 90 minutos de jogo; 1891 foi estabelecido o pnalti, para punir a falta dentro da rea;. 1907 foi estabelecida a regra do impedimento;

O profissionalismo

O profissionalismo no futebol foi iniciado somente em 1885. No ano seguinte seria criada, na Inglaterra, a International Board, entidade cujo objetivo principal era estabelecer e mudar as regras do futebol quando necessrio. No ano de 1897, uma equipe de futebol inglesa chamada Corinthians fez uma excurso fora da Europa, contribuindo para difundir o futebol em diversas partes do mundo. Em 1888, foi fundada a Football League com o objetivo de organizar torneios e campeonatos internacionais

Criao da FIFA

No ano de 1904, foi criada a FIFA (Federao Internacional de Futebol Association) que organiza at hoje o futebol em todo mundo. a FIFA que organiza os grandes campeonatos de selees (Copa do Mundo)

Histria do Futebol no Brasil

Nascido no bairro paulistano do Brs, Charles Miller viajou para Inglaterra aos nove anos de idade para estudar. L tomou contato com o futebol e, ao retornar ao Brasil em 1894, trouxe na bagagem a primeira bola de futebol e um conjunto de regras. Podemos considerar Charles Miller como sendo o precursor do futebol no Brasil.

O primeiro time a se formar no Brasil foi o So Paulo Athletic, fundado em 13 de maio de 1888. No incio, o futebol era praticado apenas por pessoas da elite, sendo vedada a participao de negros em times de futebol. Em 1950, a Copa foi realizada no Brasil, mas a seleo brasileira perdeu o ttulo, em pleno Maracan, para a seleo Uruguaia (Uruguai 2 x Brasil 1). Em 2014, a Copa do Mundo de Futebol ser realizada novamente no Brasil.

curiosidades

COPAS DO MUNDO
Na copa de 1934 o Brasil passou da primeira fase sem jogar, pois o Peru, seu nico adversrio, desistiu Primeiro gol brasileiro em Copas do Mundo foi marcado por Preguinho, contra a Iugoslvia (17/07/1930). Os Holandeses tambm desenvolveram seu estilo na Copa de 70, o chamado "futebol total", onde os jogadores eram atacantes e defensores ao mesmo tempo A primeira seleo a receber a Taa da Copa do Mundo da FIFA foi a da Alemanha Ocidental, em 1974

CLUBES DE FUTEBOL

O time de futebol mais antigo do Brasil o Sport Club Rio Grande Time que mais marcou gols em Brasileiros: Vasco (917) nico campeo brasileiro invicto:Internacional (1979)

ESTATSTICAS

A distncia percorrida por cada jogador, em cada posio: Defesas: 10.1 Km Mdios: 11.4 Km Avanados: 10.5 Km A maior goleada que se tem registro foi entre Botafogo e Mangueira, em 1909, com o placar de 24 a 0, os gols foram marcados por Gilbert (9), Flvio (7), Monk (2), Lulu (2), Raul (1), Dinorah (1), Henrique (1) e Emanuel (1). O goleiro mais gordo da histria foi Foulke, jogador do Bradford City, clube Ingls. Media 1,90m, pesava 141kg e, no final da carreira, chegou a jogar com 165kg.

RECORDES O campeonato que rene o maior nmero de clubes em todo o mundo a Copa da Inglaterra: Nada menos que 500! O clssico Vov, o mais antigo clssico do Brasil, entre Botafogo e Fluminense, pois o primeiro aconteceu em 1906. A camisa mais utilizada por clubes de futebol branca. 80 clubes do mundo todo adotam essa cor na camisa.

Gritos de gol
GOL Brasil, Argentina, Bolvia, Chile, Colmbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Espanha, Honduras, Hungria, Itlia, Iugoslvia, Mxico, Panam, Peru, Romnia, Uruguai e Venezuela. GOLO - Portugal GOAL - Austrlia, Bangladesh, Blgica, Bulgria, Camares, Canad, Grcia, Holanda, Ir, Islndia, Israel, Lbia, Luxemburgo, Nova Zelndia, Senegal, Sua, Tchecoslovquia, Turquia e Unio Sovitica. BUT [bi] - Arglia, Frana, Gabo, Mali, Mnaco e Tunsia, e pronuncia-se TOR Alemanha e ustria MAL - Noruega e Sucia MALL - Dinamarca

Referncias
http://www.suapesquisa.com/futebol/ http://www.brasilescola.com/educacaofisica/curiosidades-do-futebol.htm

Bom

jogo!

Vous aimerez peut-être aussi