Vous êtes sur la page 1sur 12

O Iluminismo

Nos slides seguintes, vocs iro encontrar um resumo sobre esse importante movimento intelectual, que mudou a forma de pensar de uma poca.

Crise do Antigo Regime Iluminismo


Definio: movimento filosfico, intelectual e cientfico que contrariou as bases do Antigo Regime; Quando: sculo XVIII; Onde? INGLATERRA (incio), FRANA (auge); Quem? O iluminismo representou basicamente a forma da burguesia interpretar o mundo; Caractersticas bsicas: Racionalismo; Cientificismo; Antiabsolutismo; Anticlericalismo; Defesa das liberdades individuais.

Principais representantes do Iluminismo:

JOHN LOCKE (INGLS): Precursor do Iluminismo (considerado o Pai do Iluminismo). Direitos naturais e inalienveis dos homens: vida, liberdade e propriedade.

Os governos existem para preservar esses direitos.

LIBERALISMO POLTICO. Defesa da Monarquia Parlamentar (Constitucional);. Conhecimento = experincia e razo.

ADAM SMITH (INGLS): Pai da economia. No interveno do Estado na Economia. Livre concorrncia, lei da oferta e da procura, diviso do trabalho. Riqueza = trabalho. LIBERALISMO ECONMICO.

FISIOCRACIA (FRANA): Verso francesa do liberalismo econmico. No interveno do Estado na economia. Riqueza = agricultura. Tericos destacados: QUESNAY, GOURNAY, MIRABEU, DUPONT E TURGOT. Lema: Laissez faire, laissez passer, le monde va de lui-mme (Deixai fazer, deixai passar, que o mundo anda por si mesmo).

C. S. MONTESQUIEU (FRANA): Diviso de poderes: executivo, legislativo e judicirio. Harmonia e autonomia entre os poderes. Submisso de TODOS perante a lei.

J.

M. VOLTAIRE (FRANA): Crtica ao clero e a intolerncia. Igualdade jurdica. Liberdade de expresso. Monarquia ilustrada.

J.

J. ROUSSEAU (FRANA): O mais importante e influente. Soberania popular. Poder = povo (democracia). Teoria do bom selvagem

DIDEROT

(FRA): Enciclopedistas.

e DALEMBERT

O Despotismo Esclarecido:
Reis

absolutistas que influenciados pelas idias iluministas promovem reformas em seus pases, porm sem abdicar de seu imenso poder. Tentativa de evitar rebelies internas.

PAS
USTRIA

REI
JOS II CATARINA II

MEDIDAS
Fim da servido e relativa liberdade de imprensa.
Criao do ensino leigo e de uma Universidade em Moscou. Chamado o rei filsofo, eliminou as torturas em seu pas e criou o ensino obrigatrio.

RSSIA

PRSSIA

FREDERICO II

JOS
PORTUGAL
pelo

Pombal)

Combate a influncia inglesa na economia de seu pas, incrementa a (orientado produo industrial e a influncia ministro combate poltica da Igreja no seu pas atacando e expulsando os jesutas do reino.

Importncia do movimento:

Influenciou uma srie de movimentos na Europa e fora dela que abalam definitivamente o Antigo Regime ao longo dos sculos XVIII e XIX, como por exemplo a Independncia dos EUA e a Revoluo Francesa; Base do pensamento contemporneo em muitas sociedades ocidentais, no que diz respeito a organizao poltica, econmica e social.

Vous aimerez peut-être aussi