Vous êtes sur la page 1sur 17

DEFEITOS DE FUNDIO

DEFEITOS DE MOLDAGEM Incluso de areia Causas: eroso (lavagem) escamas rabo-de-rato quebra de cantos do molde. fechamento inadequado do molde. transporte inadequado do molde. limpeza inadequada do molde.

Solues:

Em boa parte dos casos consegue-se solucionar ou atenuar o defeito mediante:


Um aumento do grau de preparao da mistura Um aumento do grau de compactao do molde nos pontos crticos A utilizao de areia base mais fina (rugosidade). Alterando o sistema de enchimento.

Quebra de partes do molde


Normalmente a principal causa deste tipo de defeito a baixa plasticidade de areia, aliada, eventualmente, a uma baixa resistncia mecnica do molde, bem como a uma mau regulagem do sistema de extrao de moldes da mquina. Solues: Aumento do grau de preparao da mistura, adequao do teor de bentonita, aditivo (amido de milho) e gua da mistura. Socamento adequado do molde da mquina Melhora do sistema de extrao de moldes da mquina Cuidados na colocao de machos e chapelins nos moldes.

Penetrao metlica Causas: falta de fluidez da mistura grau de compactao deficiente. Solues: aumentar o grau de preparao da mistura aumentar o grau de compactao do molde.

Superfcie spera
Causas: uso de areia base muito grossa elevada temperatura da areia preparada. Muita gua. uso excessivo de bentonita e de amido de milho. Solues: Inverso das causas

Eroso
Causas: falta de plasticidade da areia. resistncia mecnica insuficiente do molde. uso de areia base muito grossa. elevada temperatura da areia.

Solues: Areia fria e um sistema de alimentao tal que permita um enchimento suave da cavidade do molde, melhorar o grau de preparao da mistura.

Sinterizao de areia Causas: Embora este defeito tambm possa ser provocado pr uma forte penetrao metlica nos vazios intergranulares, do molde, na maioria das vezes ocorre pr meio de reaes metal-molde. Solues: Melhora do grau de preparao da mistura. Aumento da adio de geradores de carbono vtreo mistura.

Escamas Causas: Baixa resistncia trao a mido da mistura. Excesso de tenses de compresso do molde. Solues: Melhora do grau de preparao da mistura. Uso de bentonita com estabilidade trmica e resistncia trao a mido mais elevadas. Aumento do teor de argila ativa (se j no estiver muito elevado). Uso de gua industrial com o menor teor de sais possvel. Reduo do grau de compactao do molde.

Rabo-de-rato Causa: Expanso da slica Solues: Geralmente, tambm neste caso so vlidas as mesmas sugestes recomendadas para combater escamas.

Veiamento Causa: Elevadas tenses do molde, diferindo apenas em termos de aspecto, ou seja, o veiamento saliente e o rabo-de-rato reentrante na pea. Solues: Falta de Raio de Arredondamento interno ou insuficiente; Aumento da adio de geradores de carbono vtreo.

Inchamento da pea Causas: Baixa resistncia do molde, aliada a uma excessiva formao de zona de condensao de umidade no molde durante o vazamento do metal. Solues: Melhora do grau de preparao da mistura. Melhora da composio da mistura. Aumento do grau de compactao do molde.

Pseudo-Rechupe Causa: Normalmente ocorre em funo do inchamento da pea. Solues: Tambm neste caso so vlidas as mesmas solues recomendadas para evitar o inchamento.

Bolhas de Gs Causas: Excessiva umidade e/ou baixa permeabilidade da mistura. Elevada temperatura da areia. Grau de compactao do molde inadequado. Composio da mistura inadequada. Sistema de alimentao mal projetado. Solues: Um aumento do grau de preparao da mistura. Otimizao da composio da mistura. Maior eliminao de finos inertes do sistema. Utilizao de areia de retorno o mais fria possvel. Reavaliar o sistema de canais.

Pinholes de hidrognio Causas: Embora tambm possa ser proveniente de problemas existentes com a carga metlica, na maioria das vezes sua origem reside na areia, sendo proveniente principalmente de elevada temperatura da areia. Solues: Melhora do grau de preparao da mistura. Otimizao da composio da mistura. Utilizao de areia de retorno o mais fria possvel.

PINHOLES DE NITROGNIO Identificao Geralmente esto prximos de machos com resina contendo nitrognio. No exame microscpico revela um aspecto mais alongado e irregular que os pinholing de hidrognio e as cavidades so revestidas parcialmente por um filme de grafita Causas: Carga metlica contaminada; Resina ; Areia recuperada; Inoculante; Pintura com tinta a base da gua;

Vous aimerez peut-être aussi