Vous êtes sur la page 1sur 17

DISLEXIA

O processo de Leitura compreende fluncia e automatismo ( preciso e rapidez ) no reconhecimento de palavras e compreenso do material lido.
A Rota Fonolgica utiliza o processo de converso grafema-fonema, permitindo uma pronncia precisa da palavras que possuem correspondncia letra-som regular.

A Rota Lexical, utilizada por leitores proficincias, as representaes so armazenadas na entrada visual, permite acesso direto ao significado. No leitor hbil as duas rotas esto disponvel e podem intervir paralelamente na leitura, porm a Rota Lexical tem papel central na obteno da competncia da leitura.

Dislexia Primria ou de Desenvolvimento: fracasso na aquisio completa da competncia da leitura / escrita de origem constitucional.
Dislexia Adquirida: habilidades de leitura e escrita, j normalmente desenvolvidas so perdidas como resultado de uma leso cerebral.

Segundo DSM-IV, o transtorno de leitura ( dislexia ) consiste em rendimento em leitura inferior ao esperado para a idade cronolgica, inteligncia e escolaridade do indivduo.

Definies das dificuldades especficas de leitura estabelece critrios de comparao entre o nvel de leitura e o Quociente de Inteligncia ( QI ).

Deve se excluir dficit sensorial, problemas emocionais, meio social muito desfavorvel e danos neurolgicos evidentes como causa dos problemas de leitura. Antes dos 07 anos de idade, segundo alguns autores, no se pode fazer um diagnstico definitivo ou, antes de pelo menos 2 anos de aprendizagem escolar, pois anterior isso erros so comuns a sua frequncia.

Um atraso na aquisio das competncias da leitura e escrita. Dificuldades acentuadas ao nvel do Processamento Fonolgico: Conscincia, Codificao e Nomeao. Velocidade de leitura bastante lenta para a idade e para o nvel escolar.

Dificuldade na leitura de palavras regulares, irregulares, frequentes, pouco frequentes e pseudopalavras (ex: modigo; catapo; manfasa, etc.). -Dificuldades na memria de trabalho verbal.

Leitura silbica, decifrao, hesitante, sem ritmo e fluncia e com bastantes incorrees Omite ou adiciona letras e slabas (ex: famosa-fama; casaco-casa; livro-livo; batatabata; biblioteca/bioteca; ...). Confuso e dificuldades na descodificao de letras ou slabas (o-u; p-t; b-v; s-ss-; s-z; f-t; m-n; f-v; g-j; ch-x; x-z-j; nh-lh-ch; o-am; oou; ou-on; au-ao; ai-ia; per-pre; ).

Poder ocorrer (apesar de no muito frequente) alguma confuso entre letras com grafia similar, mas com diferente orientao no espao (b-d; d-p; b-q; d-q; n-u, a-e;). -Na leitura, substituio de palavras por outras de estrutura similar, porm com significado diferente (saltou-salvou; cbico-bicudo;...) e/ou substituio de palavras inteiras por outras semanticamente vizinhas (co-gato; bonito-lindo; carro-automvel).

Problemas na compreenso semntica e na anlise compreensiva de textos lidos (devido sua deficiente leitura). -Presena de muitos erros ortogrficos: erros fonolgicos e erros nas palavras grafofonmicas irregulares. Na escrita podem surgir palavras unidas ou separadas, repetio de letras ou de slabas, colocao de letras ou de slabas antes ou depois do lugar correcto. --

Dificuldades em exprimir as suas ideias e pensamentos em palavras. Muitas dificuldades na escrita de composio. Dificuldades na organizao das ideias no texto. -A qualidade da grafia poder ser deficitria: letra rasurada, disforme e irregular

Dislexia Fonolgica: incapacidade de decodificao fonolgica grave, que se manisfesta por desempenho muito ruim na leitura de estmulos no familiares. Crianas com esse problema tem dificuldade em tarefas de memria de curto-prazo fonolgica e conscincia fonolgica.

Dislexia de Superfcie: incapacidade no tratamento ortogrfico de informao ( rota lexical ) revelada por dificuldade na leitura de palavras irregulares. Txico lido como tchico.
Dislexia Mista: apresenta ao mesmo tempo na decodificao fonolgica e no processo ortogrfico.

Amostras cerebrais de dislxicos , encontraram anomalias de clulas no crtex cerebral esquerdo lobo temporal.
Fatores hereditrios e genticos das dislexias, a conscincia fonolgica e a leitura de palavras isoladas foram associadas aos cromossomos 6 e 15.

Intervenes: o problema principal da interveno nas dificuldades especficas a inexistncia de um modelo terico consistente dos processos cognitivos. Treino da Conscincia Fonolgica

Reflexo sobre a palavra como seqncia de sons, para despertar o conhecimento do sistema de escrita alfabtico.

Interveno direta em reconhecimento de palavras isoladas mais efetiva para melhorar a habilidade de acesso ao lxico mental do que uma abordagem baseada na leitura e compreenso textual.

Vous aimerez peut-être aussi