Vous êtes sur la page 1sur 11

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte UERN Campus Avanado Prof. Maria Elisa de A.

. Maia - CAMEAM Programa de Ps-Graduao em Letras PPGL Disciplina: Metodologia da Pesquisa Cientfica Professor (a): Maria Lcia Pessoa Sampaio Mestrandos: Elvis Alves da Costa Francione Brito Josefa Sabastio Mesquita

PARADIGMAS E PERSPECTIVAS EM TRANSIO

PAU DOS FERROS 2013

Os

paradigmas so construes humanas que definem a viso de mundo do pesquisador; Abrange quatro conceitos: tica (axiologia), epistemologia, ontologia e metodologia; tica: Como serei enquanto pessoa moral no mundo? Epistemologia: Como conheo o mundo? Qual a relao entre o investigador e o conhecido? Ontologia: Questiona a natureza da realidade e a natureza do ser humano no mundo. Metodologia: Concentra-se nos meios para aquisio do conhecimento sobre o mundo.

Em funo destes paradigmas existem perspectivas

que estruturam a pesquisa qualitativa: positivismo, ps-positivismo, construtivismo e os esquemas de ao participativa; Ao lado dos paradigmas esto a perspectiva do feminismo, teoria crtica da raa, a teoria queer e os estudos culturais.

CONSTRUTIVISMO, INTERPRETATIVISMO E HERMENUTICA


o construtivismo adota ontologia relativista, uma epistemologia transacional e uma metodologia dialtica. interpretao reconstruda no mundo social, na ao em prxis (fidedignidade e autenticidade) o intrprete deve se perguntar: como eu devo ser em relao s pessoas que estou estudando?

OS FEMINISMOS
Olesen a ideia de que a raiva no suficiente; precisamos

de de uma sabedoria incisiva para modelar, direcionar e aproveitar a paixo em benefcio de reparar graves problemas encontrados em muitas reas da sade feminina. Trs elementos de investigao: a epistemologia do ponto de vista, o empirismo e os estudos culturais do ps-modernismo. Posteriormente essas linhas multiplicaram-se medida que o campo ganhou complexidade e diversidade terica Feminismos: mulheres de cor, a branquidade, o discurso pscolonial, o lesbianismo e a teoria de queer, mulheres portadoras de deficincia, a teoria do ponto de vista e a teoria ps-moderna e desconstrutiva.

DISCURSOS RACIALIZADOS E EPISTEMOLOGIAS TNICAS.

a teoria crtica da raa procura revelar os aspectos

aparentemente neutros da raa e dos cegos quanto cor (...) envolvidos na construo e na administrao de avaliaes baseadas na raa (...) da lei, dos programas polticos administrativos, da poltica eleitoral (...) do discurso poltico e daa educao nos eua. (parker, deyhle, villenas e nebeker, 1998, p.5)

TEORIA CRTICA
na pesquisa qualitativa circula multiplicidade de

torias crticas e de modelos marxistas e neomarxistas. lincoln e guba articula ontologia baseada no realismo histrico, uma epistemologia transacional e metodologia dialgica e dialtica.

ESTUDOS CULTURAIS
no cabem em nico esquema.

a pesquisa em estudos culturais histricamente

auto-reflexiva, crtica, interdisciplinar, familiazada com varias teorias,considerando discursos histricos, polticos, econmicos, culturais e cotidianos. foco: questes relativas comunidade, sua identidade nas atividades e suas mudanas.

AS SEXUALIDADES E A TEORIA DE QUEER


a partir do conceito de sujeito racial complexo veio

adentrar na investigao qualitativa; objetivo:questionar e descontruir o conceito de sujeito sexual (e racionalizado) unificado, irrefletido. o lugar do binrio homo/heterossexual no cotidiano focado

PARA CONCLUIR
o pesquisador no papel bricouler interpretativo no pode

dar-se ao luxo de no estar familiarizado com qualquer um dos paradigmas e das perspectivas. preciso compreender as suposies bsicos em termos ticos, ontolgicos, epistemolgicos e metodolgicos de cada um bem como seu emprego no dialogo. no existe uma verdade nica. todas as verdades so parciais e incompletas. no haver um nico paradigma convencional que deva ser atribudo a todos os cientistas sociais. o momento histrico de multivocalidade e emancipao.

DENZIN, NORMANK. O PLANEJAMENTO DA

PESQUISA QUALITATIVA: TEORIAS E ABORDAGENS. PORTO ALEGRE: ARTMED, 2006.

Vous aimerez peut-être aussi