Vous êtes sur la page 1sur 45

Em um processo fermentativo so trs os pontos de esterilizao necessrios:

1) Equipamento 2) Mosto 3) Ar

Esterilizao do Equipamento

Esterilizao do Equipamento
Esterilizar um equipamento significa eliminar todas as formas de vida de seu interior ou superfcie. Em alguns processos biotecnolgicos industriais, a eliminao parcial da populao microbiana dos equipamentos suficiente para garantir a qualidade que se deseja no produto. Exemplo: processos onde inibidores de crescimento so produzidos e o teor do inibidor impede em maior ou menor grau o crescimento de vrios microrganismos. Inibidores de crescimento: fermentao alcolica, produo de vinagre / cido actico, cido ltico, antibiticos, biocidas, etc. Na indstria de laticnios, o processo de pasteurizao destri a maior parte, mas no todos os microrganismos. Assim, desenvolveram-se processos de desinfeco que no esterilizam, mas garantem a assepsia adequada. Exemplo: indstria de alimentos a eliminao patgenos realiza por processos no esterilizantes.

A esterilizao dos equipamentos realizada por: 1) Mtodos fsicos: calor seco, calor mido, radiao ultravioleta, radiao com partculas ionizantes (gama) e ultra-som; 2) Mtodos qumicos: limpeza do equipamento com lquidos ou gases que matam ou danificam irreversivelmente sua capacidade reprodutiva hipoclorito, fenis, formaldedo, xido de etileno, oznio, dixido de enxofre, etc. Reatores bioqumicos e tubulaes so, geralmente, esterilizados pela aplicao de calor mido (vapor saturado). Equipamentos destinados ao processamento de produtos de fermentao (bomba, filtros, centrfugas, misturadores, separadores, colunas cromatogrficas, homogeneizadores, etc.) so esterilizados preferencialmente por calor mido. Material de laboratrio utilizado no processo esterilizado por vapor mido (autoclave), seco (fornos) e por radiao ultravioleta. Embalagens so em geral esterilizadas por radiao gama, calor mido ou por lavagem com produtos qumicos apropriados.

Tabela - Principais termos tcnicos utilizados em processos de assepsia e seus significados TERMO
Esterilizao Desinfeco Desinfectante ou germicida Antissptico Assepsia Pasteurizao Tindalizao

SIGNIFICADO
Remoo de todas as formas de vida de um objeto ou material. Remoo ou destruio dos organismos vivos capazes de causar danos ou infeces. Agente qumico capaz de promover desinfeco. Agente qumico aplicvel em pessoas ou animais, com capacidade de eliminar microrganismos patognicos. Remoo de microrganismos patognicos ou indesejados Tratamento trmico (62C por 30 min, seguido de resfriamento brusco) para reduo drstica no n de microrganismos. Processo de esterilizao capaz de eliminar esporos altamente resistentes ao calor. Consiste em manter o material a 100C por vrios minutos, resfri-lo a T ambiente e incub-lo por cerca de 24 h. O procedimento repetido por vrias vezes. Durante a incubao os esporos passam forma vegetativa, onde so susceptveis destruio durante o aquecimento seguinte.

Biocidas
Biostticos

Agentes capazes de causar a morte de microrganismos.


Agentes capazes de impedir a reproduo de microrganismos, sem necessariamente mat-los.

Modo de ao dos agentes esterilizantes


Os agentes esterilizantes podem induzir, por diferentes mecanismos, a formao de substncias qumicas letais no interior das clulas e/ou alteraes em molculas essenciais para a manuteno e sobrevivncia celular, levando morte do microrganismo. A morte celular pode ser causada por uma ou mais leses. Na clula viva normal existem inmeros alvos possveis de leso celular, tais como: a) Enzimas, responsveis pelos processos metablicos; b) Membrana citoplasmtica, que mantm a integridade do contedo celular, controlando o transporte de substncias entre a clula e seu meio externo, alm de ser tambm o local de algumas reaes enzimticas; c) Parede celular, que proporciona rigidez e resistncia mecnica aos microrganismos e participa de alguns processos fisiolgicos d) Dano gentico, responsvel pela codificao de alguma enzima essencial. Uma leso em qualquer um desses nveis pode desencadear alteraes que levam a morte do microrganismo.

1 - Esterilizao por Agentes Fsicos


Os principais agentes fsicos esterilizantes so: calor seco, calor mido, radiao ultravioleta e radiao gama. Cada um deles encontra aplicao em diferentes partes do processo de assepsia. 1.1 - Esterilizao por calor mido O agente de uso mais freqente o calor mido, fornecido por vapor de gua saturado. O calor obtido em caldeiras e distribudo por dutos de ao galvanizado ou inoxidvel, isolados termicamente. Pelas altas temperaturas e presses na caldeira o vapor considerado estril. 1.1.1 Esterilizao de reatores vazios Consiste em injetar vapor diretamente no seu interior e promover a expulso do ar presente. Aps a sada do ar, o reator fechado e injeta-se vapor at que a temperatura e presso internas sejam adequadas, normalmente 121C e 1 atm. Novas injees de vapor so realizadas para manter o processo de esterilizao. Terminada a esterilizao, a entrada de vapor fechada e a entrada de ar estril aberta para que durante o resfriamento no se crie vcuo, o que poderia gerar danos no equipamento ou promover a entrada de ar externo contaminado.

1.1.2 Esterilizao de reatores com meio de cultura esterilizao descontnua realizada em trs etapas. Durante o processo uma agitao mnima deve ser mantida.

Primeira etapa - Inicialmente circula-se vapor pela serpentina ou camisa at que a temperatura seja maior que 96 a 97C. Durante essa etapa a cabea do tanque deve receber vapor fluente para expulso do ar do seu interior. Ao mesmo tempo, as vlvulas, filtros e tubulaes de entrada e sada do reator tambm so esterilizadas por vapor fluente.
Esta etapa crtica devido ao tempo necessrio para o aquecimento do meio de cultura, da temperatura ambiente at 97C. Uma relao adequada entre a rea da serpentina ou camisa e o meio de cultura favorece o rpido aquecimento. Dois exemplos so mostrados abaixo:

Curvas de aquecimento de reatores de 200 L e de 2000 L

Segunda etapa injeta-se vapor diretamente no meio de cultura at que atinja 100C.
A partir desse momento, o reator completamente fechado e a injeo de vapor continua at que a temperatura e presso internas sejam adequadas (121C e 1 atm).

: A injeo direta de vapor aumenta em 10 a 15% o volume do meio de cultura. Por isso, deve ser preparado concentrado. Terceira etapa Atingidas as condies de esterilizao, a injeo direta de vapor
pode ser cortada e o controle da temperatura e presso mantidos atravs da serpentina ou camisa pelo tempo necessrio.

Resfriamento:

realizado pela circulao de gua fria na serpentina ou camisa. Quando a temperatura atingir 100C, deve-se injetar ar no tanque para evitar formao de vcuo pela condensao do vapor.

Tempo de esterilizao
O tempo de esterilizao funo das condies do prprio reator e do processo. Se um reator usado sempre com o mesmo microrganismo, e se estiver limpo, sem fissuras, sem vazamentos, 20 a 40 min a 121C e 1 atm devem ser suficientes para esterilizao. Se for um reator multipropsito utilizado com bactrias ou fungos formadores de esporos, deve passar por assepsia qumica e aps, esterilizao a 121C e 1 atm por um tempo que pode ser superior a 60 min.

Modelos de biorreatores com serpentina, jaqueta e camisa para o sistema de aquecimento / resfriamento

Serpentina interna
Camisa

Jaqueta Serpentina interna

Serpentina interna

Figura - Corte transversal de um acetificador para elaborao de vinagre pelo mtodo com fermentao actica submersa; a- turbina de ar; bcompensador de ar; c- dispositivo para coletar lquido de condensao; d-edispositivo para controlar a formao de espuma; f- dispositivo para medir o lcool; g- serpentina para refrigerao; h- dispositivo para refrigerao; itermmetro; j- bomba para entrada do vinho; k- bomba para retirada do vinagre.

1.1.3 Reatores com esterilizao programvel Equipamentos mais sofisticados, completamente automatizados, tem a funo de esterilizao incorporada em seu software de controle. Em geral, pode-se escolher o tempo e a temperatura de esterilizao. A auto-esterilizao pode ser realizada com injeo de vapor, do mesmo modo como descrito anteriormente. A injeo direta de vapor pode, em alguns casos, provocar a formao de espuma em grande quantidade. Se o problema for crtico, a esterilizao deve ser realizada atravs da camisa ou serpentina. 1.1.4 Esterilizao em autoclaves Utilizada para reatores de pequeno porte (at 30 L), vidrarias e outros materiais, incluindo meio de cultura. As autoclaves apresentam modelos verticais e horizontais. O aquecimento da gua para gerao de vapor pode ser eltrico ou a gs. Ainda pode ser gerado por uma caldeira externa e enviado para a autoclave.

Modo de operao de uma autoclave

A operao simples. Se o vapor gerado internamente, a gua deve ser completada at a marca indicada pelo fabricante. O material deve ser colocado dentro da autoclave e esta deve ser fechada. O vapor gerado ocupa toda a rea interna e deve ser enviado para fora por uma vlvula de descarga, expulsando todo o ar contido dentro da autoclave e dentro dos frascos e equipamentos. Aps a sada do ar, a vlvula fechada e a temperatura e presso comeam a aumentar at atingir a presso e T de esterilizao (121C e 1 atm). O sistema de aquecimento deve ser controlado para manter a presso e temperatura constantes durante o perodo de esterilizao, o qual varia de 20 a 40 min. A etapa de resfriamento iniciada com o desligamento do aquecimento ou interrupo do fornecimento de vapor. A autoclave s deve ser aberta aps a temperatura chegar a T ambiente, j que uma despressurizao brusca pode provocar danos nos sensores dos equipamentos como sondas de pH e oxignio dissolvido.

Modo de ao do agente esterilizante: calor mido


A temperatura elevada, associada ao alto grau de umidade, representa um dos mtodos mais efetivos para destruio de microrganismos. O calor mido mata os microrganismos principalmente pela desnaturao irreversvel de suas protenas, destruindo enzimas e membranas celulares. A resistncia das protenas ao calor uma funo da hidratao da clulas. Quanto maior a quantidade de gua, mais facilmente entrar nos domnios internos das molculas de protena, causando mudanas conformacionais irreversveis. Os carboidratos tambm sofrem alteraes, sendo caramelizados e gerando produtos txicos. Translcido Turvo Dois frascos com meio de cultura: (a) esterilizado aps 24 horas de preparo e, (b) esterilizado imediatamente aps o preparo.

(a)

(b)

1.2 - Esterilizao por calor seco A esterilizao por calor seco empregada para vidrarias, metais e slidos resistentes ao calor. realizada em fornos ou estufas que atinjam temperaturas superiores a 150 C. Na ausncia de umidade, a transferncia de calor mais lenta e os microrganismos apresentam maior resistncia a inativao. Dessa forma, os tempos de exposio ao calor so superiores (cerca de 3 a 4 horas).

Modo de ao do agente esterilizante: calor seco O calor seco destri os microrganismos atravs da oxidao de seus constituintes qumicos. Entretanto, dependendo do contedo de gua dentro da clula pode ocorrer a coagulao de protenas. A esterilizao pelo calor seco muito mais lenta e menos eficaz que por calor mido. 170 C por 2 horas Incinerao

1.3 - Esterilizao por radiao ultravioleta utilizada para esterilizar materiais slidos como vidrarias, utenslios metlicos, embalagens, etc. Ultravioleta jamais deve ser utilizado na presena de pessoas ou animais. A fonte de ultravioleta normalmente um lmpada emissora dessa radiao. A esterilizao realizada simplesmente expondo o material a radiao em ambiente fechado, pelo tempo adequado. Como a capacidade de penetrao da radiao muito baixa, apenas a superfcie do material exposto e o ar ao redor so esterilizados. Modo de ao do agente esterilizante: radiao ultravioleta Os raios ultravioleta agem diretamente sobre o DNA e RNA, alterando a estrutura dessas molculas e provocando danos ao processo de manuteno e diviso celular. Em funo do tempo de exposio, esses danos normalmente levam os microrganismos a morte.

1.3 - Esterilizao por radiao gama

Radiao gama, em geral produzida por cobalto 60 ou csio 137, tem poder de penetrao extremamente alto. Os materiais expostos a radiao gama no guardam resqucios radioativos, da ser um mtodo seguro de esterilizao. O bombardeio deve ser realizado em cmaras especiais muito grandes. Uma vez colocadas em operao, no mais possvel impedir a emisso da radiao, de forma que essas cmaras operam continuamente. A esterilizao feita colocando-se o material em um continer, o qual colocado sobre uma esteira que circula no interior da cmara de irradiao. O material pode entrar e sair da cmara vrias vezes at atingir o nvel de irradiao adequado. Dada a complexidade do mtodo, apenas materiais como vidrarias, metais e materiais slidos (ps, alimentos, sementes, embalagens, etc.) so submetidos a esse processo. A unidade de medida da irradiao no SI o gray. Materiais pouco contaminados so submetidos a doses de 10 a 30 quilograys. Matarias mais contaminados utilizam doses de 50 a 75 quilograys. O microrganismos mais resistente chama-se Deinococcus radiodurans e exige cerca de 60 quilograys para ser inativado.
1 gray 100 rad.

Centro de desenvolvimento da energia nuclear UFMG Belo Horizonte Laboratrio de radiao gama

Sala de Operao do Laboratrio de Irradiao Gama

Interior da cmara de irradiao: mesas giratrias para posicionamento dos produtos a serem irradiados e protetor da fonte de Cobalto 60 Irradiao de Livros e papel para conservao e desinfestao.

Caf tratado por processo de irradiao visando desinfestao

Frutas e legumes tratados por processo de irradiao

Esterilizao de Produtos Mdico Farmacutico

Modo de ao do agente esterilizante: radiao ionizante As radiaes ionizantes eletromagnticas so principalmente alfa (), beta (), gama (), raios X, raios catdicos, alm de prtons, nutrons e eltrons de alta energia. O principal alvo que leva a perda de viabilidade o DNA. Na radiao ionizante, um tomo emite eltrons de alta energia, que ionizam sua molcula. O eltron ejetado e absorvido por outro tomo, criando uma cadeia de ionizaes na substncia irradiada. Essa atividade excita grupos qumicos como o DNA, causando a produo de radicais qumicos altamente reativos, os quais podem alterar grupos qumicos e quebrar as fitas de DNA, causando mutaes. A morte celular resulta da formao de uma cadeia de ionizao numa poro significativa do DNA.

2 Esterilizao e Desinfeco por Agentes Qumicos


A utilizao do calor mido , de longe, a tcnica mais utilizada para esterilizao de equipamentos, entretanto, quando o equipamento ou componentes de uma instalao no pode ser exposto ao vapor de gua. Germicidas qumicos So agentes sanitizantes lquidos e agem a temperatura ambiente, necessitando de tempos de contato maiores para produzir o efeito desejado. Sua capacidade sanitizante est relacionada as propriedades fsicas do material, tais como: a) Material plstico ou metlico; b) Superfcie lisa ou rugosa; c) Porosidade; d) Presena ou ausncia de locais de difcil acesso. Tambm influenciam no processo as caractersticas qumicas do ambiente, tais como: a) pH; b) Presena de matria orgnica contaminante; c) Formao de filmes e depsitos de material; d) Dureza da gua utilizada na diluio do princpio ativo; e) Presena de resduos de sabo.

Em virtude das grandes infeces hospitalares (especialmente bactrias patognicas resistentes) muitos estudos foram realizados com relao aos germicidas. A partir destas pesquisas chegou-se a uma classificao quanto a resistncia a germicidas qumicos pelos microrganismos.

Tipo de Microrganismo Bactria esporulante

Nvel de atividade germicida para serem destrudos Alto

Germicida qumico Solues aquosas de ... Glutaraldedo, perxido de hidrognio (6 a 30%) e misturas de cido peroactico (0,1%) e perxido de hidrognio (1%), dixido de cloro e formaldedo (6 a 8%). Solues etanol ou isopropanol (70 a 90%), compostos clorados (500 a 5.000 ppm), perxido de hidrognio (3 a 6%), compostos fenlicos (at 5%) e os iodophors (40 a 50 ppm de iodo livre)

Micobactria Vrus pequenos ou no lipdico

Alto a intermedirio

Fungos Bactria vegetativa Vrus mdios ou lipdicos

Intermedirio a baixo Baixo Compostos quaternrios de amnio (0,1 a 0,2%)

Utilizao tpicas de germicidas qumicos Germicida qumico Utilizao tpica

Compostos quaternrios de amnio Limpeza geral e manuteno (0,1 a 0,2%)


Compostos fenlicos (at 5%) Soluo aquosa isopropanol (70 %) de etanol Desinfeco de reas de laboratrio e produo ou Desinfeco de materiais por imerso na soluo Desinfeco de equipamentos, reas de laboratrio e produo

Soluo aquosa 0,5% de cloro livre

Formaldedo (4 a 8%)
Formaldedo (8%) isopropanol (70%) e etanol

Desinfeco de equipamentos
ou Esterilizao de equipamento Esterilizao de equipamento

Glutaraldedo (2%) e surfactante

Formulaes contendo perxido de Esterilizao de equipamento hidrognio (6 a 10%)

Esterilizao de Meios de Cultura por Aquecimento com Vapor

Esterilizao de meios de cultura


Os meios de cultura devem ser esterilizados para que todos os contaminantes (microrganismos estranhos) que esto presentes no ar, gua, equipamento, vidraria, e no prprio meio de cultura slido sejam retirados para no consumirem o meio de cultivo, competindo assim com os microrganismos responsveis pela fermentao desejada.

Exemplos: produo de enzimas, vitaminas, antibiticos, etanol, etc.


H casos, porm, que a presena de contaminantes pouco ou nada interfere no processo. O bom andamento do processo assegurada pelas prprias condies de trabalho, sendo dispensvel eliminar eventuais contaminantes. Exemplos: fermentao ltica de hortalias, tratamento de resduos biolgicos, produo de vinagres, lixiviao bacteriana de minrios. Em resumo, o grau de eliminao de contaminantes com o objetivo de obter bons resultados depende de cada caso. Exemplo: a eliminao completa de contaminantes do caldo de cana-deacar para produo de etanol inviabiliza o processo economicamente.

Descrio dos processos de esterilizao por calor mido


Os dois processos industriais mais importantes so o modo de operao contnuo e descontnuo. Descontnuo (batelada) O meio de cultura colocado dentro do fermentador, assim, esterilizam-se simultaneamente o meio e o fermentador. O aquecimento do sistema pode ser realizado de duas maneiras:

a) Aquecimento com vapor direto: borbulha-se vapor diretamente no meio. Acarreta uma diluio do meio na ordem de 10 a 15% como conseqncia da condensao do vapor injetado;
b) Aquecimento com vapor indireto: passa-se vapor por uma camisa que envolve o fermentador ou serpentina mergulhada no meio. Em qualquer dos casos, o meio agitado mecanicamente, a fim de homogeneizar a temperatura em todos os pontos do sistema.

Na esterilizao descontnua distinguem-se trs fases:

a) Aquecimento: eleva a temperatura inicial do meio (T de preparo) at a temperatura de esterilizao (geralmente 121C);
b) Esterilizao: temperatura na qual mantida constante durante o intervalo de tempo da esterilizao; c) Resfriamento: realizado com o auxlio da serpentina ou camisa, passando-se gua fria, at a temperatura atingir a temperatura de fermentao. A rigor, a destruio dos microrganismos no se d somente na fase de esterilizao. Durante o aquecimento e resfriamento, enquanto a temperatura for superior a temperatura mnima letal (80 a 100C), tambm ocorre destruio dos microrganismos.

Representao esquemtica da variao de temperatura do meio durante sua esterilizao por processo descontnuo.

Vantagem:

Esterilizao do meio de cultura e do fermentador simultaneamente, diminuindo os riscos de contaminao nas operaes de transferncia do meio para a dorna.
Desvantagens: Manuteno do meio em temperaturas relativamente altas (acima de 100C) por perodos longos (horas): favorece o desenvolvimento de reaes qumicas no meio com possveis alteraes indesejadas em sua composio. Exemplo: caramelizao da sacarose; Elevados consumos de vapor e de gua: conseqentes da eficincia baixa do sistema de troca de calor; Problemas de corroso: ocasionados pelo contato prolongado do fermentador com o meio aquecido; tempo no produtivo muito elevado: no perodo de esterilizao, o fermentador utilizado como um tanque de esterilizao, sem produo.

Contnuo

O meio de cultura esterilizado antes de entrar no fermentador atravs do sistema mostrado abaixo:
Mistura do meio com o vapor: atinge a T de esterilizao

Tubo de espera: termicamente isolado dimensionado de modo que o tempo de espera seja igual ao tempo de esterilizao

Preaquecimento: utilizado como fluido de resfriamento

Trocador de calor de placas ou de tubos Trocador de calor onde a T reduzida at a T de fermentao

Representao esquemtica da variao de temperatura do meio durante sua esterilizao por processo contnuo.

Neste caso, a destruio dos microrganismos durante o aquecimento e resfriamento pode ser desprezada.

Contnuo X Descontnuo
O processo contnuo de esterilizao do meio de cultura apresenta algumas vantagens com relao ao processo descontnuo, a saber: Menor destruio de nutrientes do meio de cultura: por trabalhar com T mais elevadas e por ser um processo mais rpido tanto no aquecimento como no resfriamento, o tempo de permanncia do meio em T elevada relativamente pequeno (10 a 15 min). As fermentaes que utilizam esterilizao do meio de cultura por processo contnuo apresentam maior rendimento do que as realizadas com meio esterilizado por processo descontnuo.

Evita contaminao metlica do meio de cultura com a parede do tubo: tubo de espera com dimenses pequenas.
Dispensa a utilizao de motores de potncia elevada para acionamento dos agitadores, como no processo descontnuo: especialmente quando o meio viscoso ou de alta densidade. Economia de vapor, e de gua de resfriamento, em relao ao processo descontnuo. Os esterilizadores contnuos podem tambm serem utilizados nos processos de cozimento e sacarificao de matrias-primas amilceas.

Esterilizao de Ar

Esterilizao de Ar
As espcies microbianas suspensas no ar atmosfrico, assim como sua concentrao, podem ser extremamente variveis. Esses microrganismos so provenientes de: solo: ventos gua: gotas dgua que se desprendem da superfcie irrigao com efluentes de esgoto colheitas abatedouros criao de animais depsitos de resduos

Principais tipos de microrganismos encontrados no ar


- Esporos de fungos constituem a maioria. ex. Cladosporium, Aspergillus
-

Bactrias esporulantes (endsporos)

Podem atingir grandes altitudes, at 5000 m, e distncias intercontinentais.

Mtodos para a esterilizao de ar

Aquecimento

Radiaes

Filtrao

Esterilizao por aquecimento


Esterilizao de ar por calor seco utilizada para pequenas instalaes - laboratrio - escala piloto

Em biorreatores industriais (grande porte) necessidade de vazes de ar elevadas. Dificuldade no aquecimento de grande volume de ar e sua permanncia em temperatura elevadas.
O processo consiste em forar a passagem do ar atravs de resistores eltricos, onde o ar aquecido, e mant-lo pelo tempo necessrio a altas temperaturas. tambm possvel esterilizar o ar que sai do biorreator, fazendo-o passar por um segundo sistema, para o caso de fermentao com patgenos.

Equipamento para esterilizao de ar por aquecimento atravs de resistores eltricos

Esterilizao por radiao


Teoricamente muitas radiaes podem ser utilizadas para esterilizar o ar, entretanto apenas as radiaes ultravioleta encontram aplicao prtica.

Baixo poder de penetrao

Longos perodos de exposio

Inviabilidade do processo
As radiaes ultravioletas so utilizadas no interior de salas ou cmaras para esterilizao do ar circundante e de mesas, uma vez que o ar introduzido nestes locais previamente esterilizado por filtrao.

Esterilizao por Filtrao


A esterilizao do ar por filtrao a soluo mais adequada para a obteno de altas vazes de ar esterilizado, em virtude dos baixos custos envolvidos e de filtros bastante confiveis. Por esses motivos a filtrao utilizada em praticamente todas as instalaes industriais.

Filtros de materiais fibrosos: filtros de l de vidro


Poros ou interstcios entre as fibras (por onde passa o ar) so de dimenses maiores do que o dimetro das fibras fibras com dimetro de 3 m a 19 m. Operao de filtrao em profundidade, pois as partculas so retidas ao longo de toda altura da camada filtrante.

Reteno dos microrganismos por impacto direto e reteno mecnica.

Filtrao em profundidade

Esquema de um filtro tradicional de l de vidro para a esterilizao de ar. Recipiente em ao inoxidvel, com dimenses na ordem de 2 a 3 m de altura e 1 a 1,5 m de dimetro.

L de vidro

Vapor utilizado para a esterilizao do filtro antes de iniciar o fornecimento de ar para o fermentador. Aps o filtro seco com ar aquecido.

: O ar que passa atravs da camada filtrante deve ter a T superior (40 a 50C) a T ambiente para evitar condensao de umidade.

Filtros de Membranas
Filtros de membranas microporosas, elaborados polimrico, por exemplo politetrafluoretileno (PTFE teflon). com material

Poros de dimenses menores do que os microrganismos a serem retidos (0,2 m, 0,22 m ou 0,45 m). Reteno dos microrganismos por impacto direto na superfcie do elemento filtrante. Filtros hidrofbicos: sem gua na superfcie do filtro diminui o crescimento microbiano, diminuindo a possibilidade de enviar ar contaminado para o biorreator. Reteno na superfcie

Filtros HEPA (High Efficiency Particulate Air)


So empregados para a filtrao do ar em cmaras de fluxo laminar de segurana biolgica ou em salas limpas. Permitem a reteno de pelo menos 99,97% das clulas e esporos microbianos ou outras partculas presentes no ar. Removem partculas com dimetro mdio de 0,3 m a 0,5 m. So montados com vrios elementos filtrantes separados por folhas de alumnio, obtendo-se grande rea para a passagem do ar e a utilizao de ventiladores ao invs de compressores de ar, devido a baixa perda de presso atravs do leito filtrante.

Vous aimerez peut-être aussi