Vous êtes sur la page 1sur 34

QUMICA Introduo A matria: conceitos, propriedades gerais e especficas

Prof Rita Wetler Tonini

Introduo
O que qumica? a cincia que estuda a natureza, as propriedades, a composio e as transformaes da matria. Fornece-nos entendimento essencial acerca do nosso mundo e como ele funciona. A qumica usada rotineira e extensivamente em engenharia, agricultura, silvicultura, biologia, zootecnia, medicina, odontologia e em inmeros outros campos.

Introduo
Por que estudar qumica? Melhorar a nossa sade, atravs desenvolvimento de novos medicamentos.
do

Desenvolver produtos industriais que facilitam nosso dia a dia: sabonetes, cremes de beleza, conservao de alimentos etc.

Matria e Massa
Matria: Praticamente tudo o que podemos ver e sentir a nossa volta classificado como matria. OBS: ausncia total de matria o vcuo A matria tem massa e ocupa lugar no espao Exemplos de matria: gua, leite, oxignio, ferro, madeira, vidro, borracha etc.

Massa: a grandeza fsica que mede quanto de matria possui um corpo ou um objeto.

tomos e Molculas
No nvel submicroscpico, a matria constituda por tomos. Os tomos se combinam para formar molculas. As molculas podem consistir do mesmo tipo de tomos ou de diferentes tipos de tomos.

Corpo e Objeto
Corpo: uma poro limitada de matria. Ex. um pedao de madeira, uma placa de vidro ou um bloco de ao.

Objeto: um corpo produzido para ser utilizado pelo homem. Ex. Uma mesa de madeira, um copo de vidro ou uma engrenagem de ao.

Propriedades gerais da matria


So as propriedades da matria observadas em qualquer corpo, independente da substncia de que ele feito. -Massa -Extenso -Inrcia -Impenetrabilidade -Compressibilidade -Elasticidade -Divisibilidade -Descontinuidade -Indestrutibilidade

Massa
Relaciona-se com a quantidade de matria, e medida geralmente em quilogramas. A massa a medida da inrcia. Quanto maior a massa de um corpo, maior a sua inrcia. Massa e peso no so a mesma coisa. A massa de um corpo pode ser medida em uma balana.

Extenso
Propriedade que a matria tem de ocupar um lugar no espao. O volume mede a extenso de um corpo.

Inrcia
Propriedade que a matria tem em permanecer na situao em que se encontra, seja em movimento, seja em repouso. Quanto maior for a massa de um corpo, mais difcil alterar seu movimento, e maior a inrcia. A massa mede a inrcia de um corpo.

Impenetrabilidade
Dois corpos no podem ocupar o mesmo lugar no espao ao mesmo tempo.

Compressibilidade
Capacidade de reduo de volume quando sofre presso

Elasticidade
Capacidade de retornar ao volume normal aps cessada a compresso

Divisibilidade
Capacidade de reduo em partes extremamente pequenas

Descontinuidade
Toda matria descontnua, por mais compacta que parea. Existem espaos entre uma molcula e outra e esses espaos podem ser maiores ou menores tornando a matria mais ou menos dura.

Indestrutibilidade
A matria no pode ser criada nem destruda, apenas transformada

Propriedades especficas da matria


Variam de acordo com a composio da matria. Organolpticas Dureza Maleabilidade Ductilidade Densidade Magnetismo

Organolpticas
So percebidas pelos rgos dos sentidos Cor: a matria pode ser colorida ou incolor. Brilho: a capacidade de uma substncia de refletir luz a que determina o seu brilho. Sabor: uma substncia pode ser inspida (sem sabor) ou spida (com sabor). Odor: a matria pode ser inodora (sem cheiro) ou odorfera (com cheiro).

Dureza
a resistncia que a superfcie oferece quando riscada por outro material

Densidade

Densidade

Influncia da temperatura na densidade

Influncia da presso na densidade

Influncia do estado fsico

A densidade maior quanto maior o estado de agregao da substncia

Excees regra
A gua lquida mais densa que o gelo Prata, ferro e bismuto diminuem de volume quando fundidos, portanto, sua densidade maior na fase lquida

Maleabilidade
Permite que a matria seja moldada.

Ductibilidade
Permite transformar os materiais em fios.

Cobre

Ferro

Magnetismo
Atrao de algumas substncias por ms

Exerccios de fixao
1- Uma soluo foi preparada misturando-se 30 gramas de um sal em 300 g de gua. Considerando-se que o volume da soluo igual a 300 mL, qual ser a densidade dessa soluo em g/mL? Resposta: 1,1
3- Sabendo que a densidade absoluta do ferro de 7,8 g/cm3, determine a massa de uma chapa de ferro de volume igual a 650 cm3. Resposta: 5070 g 4- A densidade absoluta da gasolina de 0,7 g/ cm3. Qual o volume ocupado por 420 g de gasolina? Resposta: 600 cm3

5- Um recipiente contendo 400 cm3 de um lquido com densidade de 1,85 g/cm3 pesou 884 g. Qual a massa do recipiente vazio? Resposta: 144 g 6 Quando se deixa cair uma pea de metal com massa igual a 112,32 g em um cilindro graduado (proveta) que contm 23,45 mL de gua, o nvel sobe para 29,27 mL. Qual a densidade do metal, em g/ cm3? Resposta: 19,30 g/cm3

7- Um lquido, com volume de 10,7 mL, tem massa igual a 9,42 g. O lquido pode ser octano, etanol ou benzeno, cujas densidades so, respectivamente (em g/ cm3), 0.702, 0.789 e 0.879. Qual o lquido em questo? Justifique sua resposta atravs de clculos. Resposta: benzeno (d = 0,880 g/cm3)

8- Um slido flutuar num lquido que for mais denso que ele. O volume de uma amostra de calcita, pesando 35,6 g, 12,9 cm3. Em qual dos seguintes lquidos haver flutuao da calcita: - tetracloreto de carbono (d = 1,60 g/ cm3); - brometo de metileno (d = 2,50 g/ cm3); - tetrabromo-etano (d = 2,96 g/ cm3); - iodeto de metileno (d = 3,33 g/ cm3). Justifique sua resposta atravs de clculos.
Resposta: A calcita flutuar no tetrabromo-etano e no iodeto de metileno (densidade da calcita = 2,76 g/cm3)

Vous aimerez peut-être aussi