Vous êtes sur la page 1sur 66

DISTRIBUIO DE ENERGIA ELTRICA

ESCOLA TCNICA DE BRASLIA-ETB

Eng Belmiro Ribeiro Costa


belmiroribeiro@ceb.com.br

1.Introduo: O Sistema Eltrico


1.1-Gerao 1.2-Transmisso 1.3-Distribuio

Gerao,Transmisso e Distribuio

O Novo Modelo do Sistema Eltrico


A partir de 1995 o modelo do Sistema Eltrico Brasileiro foi desverticalizado Criao da Agncia Reguladora/Fiscalizadora ANEEL (Agncia Nacional de Energia Eltrica) Os servios de energia eltrica passam a ser uma Concesso. Todo o sistema de transmisso interligado em todo o pas Operador Nacional do Sistema (ONS)

No novo modelo do Sistema Eltrico Brasileiro:


A

Gerao, Transmisso e Distribuio foram desvinculadas e agora devem atuar como empresas distintas; Tenses at 138 Kv so consideradas distribuio; A CEB uma holding em que uma das empresas de Distribuio.

1-SUBESTAES DE DISTRIBUIO

DIAGRAMA UNIFILAR NA TELA DO SISTEMA SUPERVISOR (SSC) SE-01

Diagrama unifilar da SE Taguatinga

Trafo de subestao de distribuio primria 34,5kV/13,8kV

Rebaixam

as tenses de Transmisso (acima de 138 kV) ou de Sub-transmisso (34,5 e 69kV) para a tenso de distribuio primria (13,8kV); vrias configuraes em funo da confiabilidade (custo/benefcio).

Possuem

AS 32 SUBESTAOES DE DISTRIBUIO DO DF

A ENTRADA DAS LINHAS DE UMA SE

SUBESTAO N 02 DA CEB

O CENTRO DE OPERAES DA CEB

A SALA DE OPERAES E O PAINEL MMICO DO COS

Entrada subterrneas das lts da SE 01 da CEB

2- Os ALIMENTADORES

Cada uma das sadas da Subestao, protegidas por um disjuntor ( 13,8kV rede CEB) denominado de Alimentador; Podem possuir religamento automtico ( funo religador) Capacidade mxima para 400 A (9000kVA OU 9MVA) 5000 Consumidores, em mdia Na sada dos alimentadores so conectados as redes que podem ser do tipo convencional*, protegidas (ou compactas) ou isoladas A corrente de curto-circuito de um alimentador tpico pode chegar a 12 000 amperes.

Diagrama de Blocos de uma Subestao Tpica de Distribuio primria

Cada

circuito pode fazer fronteira com outros circuitos (confiabilidade); Em caso de falta em um alimentador, o circuito vizinho pode alimentar algumas* cargas; O DF possui mais de 320 circuitos primrios (200 areos e 120 subterrneos) Cada subestao possui, em mdia, 10 alimentadores.

Os

circuitos podem ser areos convencionais, compactos (protegidos) ou subterrneos; A bitola mxima do cabo dos circuitos de redes areas convencionais 1/0 AWG ou 336 mm ( Capacidade de 300 a 400 A); Os cabos so de alumnio com alma de ao; A bitola mxima para a rede compacta ou protegida de 185 mm (400 A); .

Pontos de interligao entre circuitos primrios provenientes de subestaes diferentes

Um Alimentador primrio e sua rede (cargas/ trafos)

rea de atendimento entre duas subestaes

Os Circuitos Alimentadores do DF

3-ESTRUTURAS QUE SUPORTAM AS REDES AREAS NOS POSTES


3.1-Estrutura

N1 3.2-Estrutura N2 3.3-Estrutura N3 3.4-Estrutura N4

Estruturas N1, N2, N3

Detalhes da estrutura N2

Estrutura N1

Estrutura N4

As redes protegidas ou compactas

A estrutura de sustentao da rede compacta

4-Dispositivos de Manobras na Rede


1)Chaves

Fusveis: Utilizadas principalmente para proteger os trafos de distribuio de rua e pequenos ramais secundrios; Denominadas vulgarmente de canelas; Possuem elos fusveis de capacidade entre um e cem Amperes, dependendo da carga; Podem ter ao rpida ou lenta.

4.1-Chaves Fusveis

4.2)

Chaves seccionadoras tipo faca: Utilizadas para manobras na rede ( transferncia de cargas ) ou segregar trechos defeituosos; So operadas manualmente atravs de um basto; S podem ser abertas com o circuito desenergizado ou sem carga (exceto utiliz. Loadbuster*); So instaladas em pontos estratgicos em uma rede.

Chave seccionadora tipo faca

4.3)Chaves

carga: Podem ser de acionamento manual ou motorizadas com comando remoto; So utilizadas em pontos estratgicos da rede para manobras de transferncia de carga ou segregar trechos defeituosos; Podem abrir ou fechar circuitos energizados e com carga.

especiais para abertura sob

Chave Seccionadora de Atuao Manual sob carga, tipo basculante

4.4-Chave Telecomandada ( comandada do centro de operaes)

4.5)Disjuntores:

Um

para cada sada dos alimentadores, aps o barramento da Subestao de forma a proteg-los contra os curto-circuitos na rede; Possuem a funo de religamento automtico em caso de curto-circuito temporrio na rede; Podem ser do tipo a vcuo, PVO ou SF6.

4.6-RELIGADOR TRIFSICO AUTOMTICO DE POSTE

4.7-RELIGADOR MONOFSICO DE POSTE

5) RELIGADORES AUTOMTICOS: Ao detectarem um curto-circuito na rede primria( aps o equipamento) Abrem seus contatos, interrompendo o fornecimento; Temporizam alguns segundos e fazem uma nova tentativa de religamento; Possuem coordenao de proteo com o disjuntor* 5A)Caso o curto-circuito tenha sido removido, restabelece automaticamente o fornecimento; 5B)Caso persista o curto-circuito, abre novamente o circuito e permanecera aberto (bloqueio).

Exemplo de aplicao de um Religador Automtico em um ramal rural extenso

emprego dos Religadores Automticos:

Ramais

extensos ou rurais; Locais muito arborizados.

Exemplo de dispositivos de Manobra em um alimentador primrio

6)

Manobras em Redes de Distribuio

Permitir

transferir cargas de um circuito para outro ( em casos de sobrecarga em um dos circuitos) Contingncia em uma rede eltrica de distribuio (2N-1) Segregar um trecho defeituoso da rede e permitir atender o maior nmero de consumidores possvel*

Exemplo de trecho com defeito

Defeito localizado aps manobras na rede Defeito segregado ou isolado para o trabalho das equipes da manuteno

7-REDE SECUNDRIA(220/380V)

Diagrama Bsico da Rede Secundria

Redes

secundrias areas ( trafos at 150 kVA); Correntes de 180 Amperes; Cabos de bitola mxima 1/0 AWG; 3 fases mais um neutro e algumas vezes mais um fio para iluminao pblica; Redes multiplexadas* ou convencionais; Comprimento mximo de 150 metros ( a partir da a queda de tenso torna-se crtica).

8-TRANSFORMADORES DE DISTRIBUIO AREOS

Os taps de comutao de tenso dos trafos de distribuio

Ligao do primria em delta (13,8kV); Ligao secundria em estrela aterrada ou Y (220/380V); Esta configurao para se reduzir a introduo de componentes de 3 Harmnico na rede primria; Os trafos de distribuio possuem em seu enrolamento secundrio, pelo menos 3 taps de comutao, para ajustar a tenso de sada do secundrio em funo das quedas de tenso na rede primria (13,8kV); Possuem proteo de chaves fusveis e pra-raios de xido de zinco na entrada do primrio

Trafos

de 5kVA monofsicos at 150kVA trifsicos; Cada trafo atende uma determinada rea (0,8 kVA/por unidade consumidora); Assim, um trafo de 45 kVA pode atender a 56 unidades consumidoras.

9-Equipamentos Ancilares nas redes de Distribuio


Bancos

de Capacitores: -Instalados em postes e / ou subestaes, sendo protegidos por chaves fusveis, usualmente 3 unidades ( uma por fase);

*Bancos Reguladores de tenso -Usualmente trs unidades monofsicas instaladas em postes para controlar a tenso nas trs fases de maneira independente.

9.1-Banco de reguladores de tenso

10-Muflas (areo-subterrneo)

11-Subestao abrigada para distribuio subterrnea

12-ILUMINAO PBLICA

Iluminao Pblica
Utiliza

lmpadas de descarga gasosa tais como, mercrio, sdio* ou vapor metlico (250/400w); Utilizam 220V de trafos especficos ou compartilham trafos utilizados pelos outros consumidores; Possuem caixa de comando, por grupos de lmpadas, sob comando de uma fotoclula ou operadas individualmente.

TRAFO TRIFSICO DE IP, FOTOCLULA E CAIXA DE COMANDO

13-MEDIO DE ENERGIA ELTRICA

Medio

de energia (kWh); 1 kWh a energia consumida por uma carga de 1000 w durante uma hora; Medio de Energia Reativa (kVArh) somente para grandes consumidores; Multa por consumo elevado de reativos(Erex), forando o consumidor a melhorar o fator de potncia de sua instalao ( >0.98).

FIM

Escola Tcnica de Braslia-ETB Elaborado por Belmiro Ribeiro CostaCEB Distribuio- 08/11/2009

Vous aimerez peut-être aussi