Vous êtes sur la page 1sur 43

RGOS REPRODUTIVOS DE BOVINOS FMEAS E CICLO ESTRAL

TECNLOGO EM RADIOLOGIA
ANATOMIA VETERINRIA PROF VAL NETO ACADEMICO: ROBERTO MESQUITA
1

Funo

Produzir gameta feminino

Fornece ambiente favorvel para fertilizao


Favorece desenvolvimento e crescimento do embrio Expele o feto no momento apropriado
2

Dois Duas

ovrios tubas

tero Vagina Vulva

uterinas

vulva 4

BOM SABER....

vulo sai do ovrio e entra no stio da tuba uterina fertilizado dentro da tuba em direo ao tero vulo fertilizado no tero chamado Zigoto

Desenvolve-se o embrio e feto


Nascimento pela vagina e vulva Feto passa a ser chamado de Neonato
5

Definio

rgos primrios de reproduo So endcrinos e citognicos

Encontrados regio lombar da cavidade abdominal


Caudal aos rins

Revestidos por peritnio


Suspensos na parede abdominal - mesovrio
6

Constituio

So slidos pelo tecido conjuntivo


Revestidos por cpsula tecido conjuntivo
Tnica Albugnea

Formado:
Medula
Parte central mais vascularizada

Crtex
Parte externa tecido conjuntivo entremeados folculos
8

Definio
Tubos pares que conduzem o vulo de cada ovrio para o

respectivo corno do tero e so local de fertilizao

Parte adjacente aos ovrios ampliada Infundbulo


Envolve o ovrio e dirige vulo at tuba

Revestimento interno da tuba uterina


Tecido membranoso ciliado simples

Revestimento externo
Peritnio

Poro de sustentao - Mesossalpinge


9

10

11

Formao
Dois cornos
Corpo Crvice ou crvix

Diferena entre espcies

Eqino
Corpo uterino de maior tamanho em relao aos cornos

12

13

Diferena entre espcies

Ruminante
Corpo menos extenso Parece ser maior pelo Ligamento Intercornual Ligando a poro caudal dos cornos

Suno
Corpo tero de pequeno tamanho
14

Revestimento do corpo do tero


Camada interna
Membrana mucosa - Endomtrio

Camada intermediria
Msculo liso - Miomtrio

Camada externa
Peritnio
15

Suspenso bilateralmente
Mesomtrio

Ligamento Largo do tero


Mesomtrio Mesossalpinge Mesovrio
16

Acessrios do corpo

Glndulas uterinas
Produo do leite uterino
Nutrio do embrio

Carnculas
Projees internas da parede do tero Favorecem fixao para as membranas fetais
17

18

19

Crvix
Projeta-se caudalmente na vagina

Esfncter de msculo liso fortemente fechado


Exceto no estro e parto

Pregas Anulares
Srie de anis que formam a crvix
Em ruminantes e sunos

Na gua
Relativamente lisa se projetando para a vagina Frnix Vaginal Profundo
20

Localizao
Dentro da pelve Caudalmente ao tero e cranialmente a vulva

Canal de nascimento

Envoltrio do pnis na cpula


Revestimento
Peritnio na poro cranial rea plvica
Fscia plvica na poro caudal
21

Vestbulo

Entre a vagina e genitlia externa (vulva)

Comum aos tratos urinrio e reprodutivo


Divertculo suburetral Saco cego ventral a uretra
22

Vulva

Possui lbios direito e esquerdo Comissura dorsal encontro dorsal dos lbios

Comissura ventral encontro ventral dos lbios


Abriga o clitris
Pnis rudimentar nica parte visvel - glande
23

Se

estabelece na puberdade e ter ocorrncia durante toda a vida adulta desde que em condies satisfatrias de sade e em ambiente adequado para a expresso de sua fisiologia.
24

A puberdade o perodo durante o qual os rgos reprodutores tornam-se funcionais e, consiste na primeira ovulao com manifestao estral, seguida pelo desenvolvimento de um corpo lteo funcional. Nesta ocasio ocorrem mudanas no padro de liberao de GnRH, gerando um aumento na secreo de gonadotrofinas e esterides pelos ovrios

25

O incio da puberdade regulado pela maturao do eixo hipotlamo-hipfise. E nesta maturao alguns fatores podem interferir, tais como: idade, estao do ano em espcies polistricas estacionais e nutrio (fundamental). De certo modo, a maturidade sexual varia entre as espcies.
26

Em novilhas, a idade do primeiro cio varia muito, pois depende, principalmente, da raa, nutrio e taxa de crescimento. Um baixo nvel de crescimento e de nutrio, por exemplo, adia o aparecimento da puberdade, ao passo que um alto nvel de tais valores, acelera seu aparecimento. Nas novilhas, isso se d entre o 7 e 18 ms de idade. As ovelhas, porcas e cadelas podem estar aptas para a reproduo a partir do 6 ms de idade
27

IDADE PUBERDADE EM ALGUMAS ESPCIES gua : 1-2 anos vaca : 7-18 meses ovelha : 6-15 meses cabra : 4-8 meses cadela : 6-20 meses gata : 7-12 meses

28

O ciclo estral pode ser definido como sendo o perodo de tempo entre o inicio de um estro e a ocorrncia de outro, no entanto, costuma-se estudar suas fases partindo do proestro, pois esta fase pode ser considerada como um preparo da fmea para o estro, pelos ovrios.

29

Assim sendo, o estro vem sendo dividido em 4 fases de acordo com as mudanas morfolgicas que ocorrem no trato reprodutivo bem como no comportamento da fmea: proestro, estro, metaestro e diestro. Ele regulado por mecanismos endcrinos e neuroendcrinos que so os hormnios hipotalmicos, as gonadotrofinas produzidas pela adenohipfise e os esterides secretados pelos ovrios.
30

So tambm chamados de fases estrognicas ou proliferativas. Nesta fase h primariamente o crescimento e maturao dos folculos ovarianos, sob ao do Hormnio Folculo Estimulante (FSH), o qual atua estimulando a proliferao de clulas da camada granulosa do ovrio, a secreo de Estrgeno (E2) pelas clulas da teca interna, o desenvolvimento folicular, hiperplasia endometrial e manifestaes do estro ou cio.
31

So chamados de fases progesternicas ou secretoras. Aps a ovulao, induzida por ao do LH, ocorre a luteinizao da parede folicular originando-se um Corpo Lteo (CL) que responsvel pela produo de Progesterona (P4), que por sua vez, atua atravs de um mecanismo de feedback negativo, inibindo a liberao de LH e induzindo no tero modificaes do tipo secretrias.
32

Os animais podem ser classificados de acordo com o desenvolvimento do ciclo estral. Assim sendo, as vacas , assim como as porcas possurem ciclos estrais durante todo o ano, so denominadas polistricas no-sazonais. As guas, ovelhas e cabras j que tm ciclos estrais durante um perodo limitado do ano, so denominados animais polistricos sazonais. J as cadelas que apresentam um periodo de inatividade sexual dentro do ciclo (anestro) consideradas monostricas.
33

34

35

O ciclo estral nas vacas possui a durao de 18 a 24 dias, sendo 21 dias o mais comum. Caracteriza o perodo de receptividade sexual e, nas vacas, a ovulao ocorre aproximadamente 12 horas aps o mesmo As vacas, particularmente, se deixam montar por machos ou outras vacas . H, ainda, liberao de ferormnios que so percebidos pelo sexo oposto e estimulam o comportamento de interesse sexual e monta.
36

considerado a fase ps-ovulatria na maioria das espcies. No entanto, nas vacas a ovulao somente ocorrer cerca de 12 a 16 horas aps seu incio. A durao do metaestro pode depender do tempo de durao da secreo do hormnio luteinizante (LH) pela hipfise anterior. Nesta fase, ocorre reduo da concentrao de estrognios e aumento da concentrao da progesterona.
37

No caso de uma fecundao e do desenvolvimento do embrio, o corpo lteo mantido por um perodo de tempo mais longo, sendo importante para o impedimento de ocorrncia de cios, j que a progesterona secretada pelo corpo lteo previne o desenvolvimento de folculos e, portanto, a ocorrncia de novos perodos estrais. O estro no ocorre, uma vez que a atividade do corpo lteo est presente.
38

Nas vacas, o diestro o perodo de maior durao dentro do ciclo estral e dura aproximadamente 15 dias. Nos casos em que houver a ovulao, fecundao e estabelecimento de uma gestao, o corpo lteo formado manter altos nveis de progesterona para a sustentao do desenvolvimento embrionrio.
39

Caso a fecundao no ocorra, essa estrutura ir regredir em cerca de 10 dias (cerca de 17 dias aps o estro), diminuindo deste modo, os nveis sanguneos de progesterona e, dessa forma, possibilitando a ocorrncia de um novo ciclo estral

40

No caso das vacas, a prostaglandina mais intensamente formada pelo endomtrio a partir do 15 dia do ciclo estral. Seu mecanismo de ao inclui a reduo do suprimento sanguneo para o ovrio.
41

PROESTRO

ESTRO

METAESTRO

DIESTRO

Ovrio

Folculo com cerca de 1,5 cm

Folculo com cerca de 2 cm, tenso, parede fina e de fcil ruptura

Corpo hemorrgico

Corpo Lteo

Principal hormnio

Estrognio

Estrognio

Estrognio em queda e Progesterona subindo

Progesterona

tero

Trgido e aumentado de volume

Maior, + trgido, ertil

Inicia a flacidez e pode alternar contrao e flacidez

Flcido

Cervix

Comea relaxar, aparece o muco

Relaxamento completo, > volume, muco intenso

Inicia o fechamento

Fechada

Vagina e Vulva

Inicia hiperemia e edema

Edematosa, congesta, Muco copioso

Plidas e secas ou com pouco muco

Plida e seca

Comportamento

Inquietao, olhar vivo, anorexia, Todos os sinais do proestro ainda urina com frequncia, maior mais evidentes e o animal aceita vocalizao, montam sobre outros a monta com complacncia. animais e no aceita ser montada

Tranquilidade

Tranquilidade

42

REECE, W.O. : Fisiologia dos Animais Domsticos, 12 edio, Editora Guanabara Koogan, 2006 Frandson, R. D. : Anatomia e Fisiologia dos Animais Domsticos, 2 edio, Editora Guanabara Koogan, p. 299-312, 1979 MORAES, I.A.: REPRODUO NAS FMEAS, disponvel em: http://www.uff.br/fisiovet/Conteudos/reproducao_femeas.htm http://www.cnpgc.embrapa.br/publicacoes/doc/doc48/03cicloestral.ht ml#3.1 http://pt.scribd.com/doc/71149148/Fisiologia-Do-Ciclo-Estral http://pt.scribd.com/doc/72481709/Fisiologia-da-reproducao http://pt.scribd.com/doc/19785882/Ciclo-Estral-Nos-Animais http://www.redevet.com.br/artigos/estral2.htm D.E. Noakes, T.J. Parkinson and G.C.W. England.; Arthur's Veterinary Reproduction and Obstetrics. 8 ed. Editora: Elsevier, Cap.01,p.5-6, 2001 E.S.E. Hafez, B. Hafez.; Reproduction in Farm Animals. 7 ed. So Paulo Editora: Manole, cap.4,p.59-61, 2000
43

Vous aimerez peut-être aussi