Vous êtes sur la page 1sur 45

Complicaes pela Hipertenso Arterial

Complicaes da Hipertenso Arterial


A hipertenso arterial (presso alta), por ser uma doena muito comum na populao brasileira, e suas complicaes podem ocorrer em diversos locais do organismo .

So as chamadas "leses em orgosalvo" da hipertenso arterial.

Complicaes da Hipertenso Arterial


A presena de nveis mais elevados de presso arterial e a presena de outros fatores de risco cardiovasculares associados, como tabagismo , dislipidemias (anormalidades do colesterol), diabete melito e obesidade, aumentam muito o risco do desenvolvimento destas "leses em orgos-alvo".

Corao
A hipertrofia do ventrculo esquerdo uma das primeiras anormalidades cardacas decorrentes da hipertenso arterial. O diagnstico pode ser feito pelo exame de eletrocardiograma ou ecocardiograma.

*Hipertrofia: aumento anormal do msculo cardaco , resultante de uma sobrecarga causada pelo aumento da PA.

1 Corao normal. 2 Corao hipertrfico

Corao humano.

Corao humano (corte transversal).

Corao
A presena de hipertrofia ventricular em pacientes hipertensos oferece um maior risco de outras complicaes cardiovasculares, como o infarto do miocrdio, insuficincia cardaca e derrame cerebral.

Corao
Outras complicaes cardacas da hipertenso arterial so:
Angina do peito; Infarto do miocrdio; Insuficincia cardaca; Arritmias cardacas; Distrbios da conduo eltrica do corao.

Crebro
A isquemia cerebral transitria uma disfuno neurolgica reversvel, que dura poucos minutos. O acidente vascular cerebral (derrame cerebral) uma disfuno neurolgica mais duradoura, podendo deixar sequelas graves.

Crebro
O derrame cerebral poder ser causado por uma obstruo ou sangramento de uma artria cerebral (acidente vascular cerebral isqumico e hemorrgico). A demncia vascular a perda progressiva das funes mentais, como a memria e a concentrao. Esta condio fruto do comprometimento de pequenos vasos no crebro, que so os derrames lacunares.

AVCI e AVCH.

Cortex sagital de AVCH.

Rins
A HA crnica leva a uma disfuno renal, inicialmente detectada atravs de pequenas perdas urinrias com protenas. Com o passar do tempo, essa perda poder aumentar. Numa etapa posterior, poder surgir falncia dos rins (insuficincia renal crnica). A hipertenso arterial e o diabete melito so a principal causa de insuficincia renal crnica no Brasil.

Hemodilise.

Veias e Artrias
A aterosclerose (formao de placas de gordura ou ateromas na parede das artrias); Doenas da aorta (aterosclerose, aneurismas e disseco artica aguda) esto diretamente relacionados hipertenso arterial crnica.

Arterias.

Disseco arterial.

Aneurisma

Viso
A hipertenso arterial acarreta um comprometimento da retina (retinopatia hipertensiva), podendo chegar cegueira.

Retinopatia hipertensiva.

Complicaes pelo Diabetes

Olhos
O diabetes pode lesar os vasos sanguneos nos olhos, causando problemas de viso ou at cegueira. Os problemas podem incluir: Catarata; Retinopatia diabtica; Glaucoma; Edema macular.
a principal causa de cegueira no mundo.

Retinopatia diabtica.

Paciente diabtico com perca da viso.

Ps/Pele
Pessoas com diabetes esto mais propensas a ter problemas nos ps devido leso nos vasos sanguneos e nos nervos. Pequenas feridas ou rachaduras na pele podem tornarse lceras profundas na pele se no forem tratadas adequadamente. Se essas lceras no melhorarem ou se tornarem maiores ou mais profundas, poder ser necessrio amputar o membro afetado.

Nervos
O diabetes pode causar danos aos nervos, o que significa que voc pode no sentir um machucado at que se desenvolva uma grande ferida ou infeco. O dano nervoso causa dor e dormncia nos ps, alm de vrios outros problemas no estmago e nos intestinos, no corao e em outros rgos.

Dentes
Doena periodontal e inflamao das gengivas.

Macrovasculares
Doena Arterial Perifrica; Doena Carotdea; Doena Arterial Coronariana;

Rins
A Nefropatia Diabtica uma complicao associada ao importante aumento da mortalidade sendo a principal causa de insuficincia renal crnica e hemodilise em nosso pas.

Vous aimerez peut-être aussi