Vous êtes sur la page 1sur 12

XXIX CONGRESO LATINOAMERICANO DE SOCIOLOGA ALAS CHILE 2013 GT 22- SOCIOLOGIA DA INFNCIA E JUVENTUDE.

EXPRESSES E PERCEPES DA VIOLNCIA NA FORMAO DAS SUBJETIVIDADES JUVENIS

Hlida Lopes da Silva Josimey Costa

As formas que os meios de comunicao falam da e sobre a violncia faz parte da prpria realidade do fenmeno, onde a mdia alem de descrever os fatos e/ou aes sobre a violncia, tambm produto do drama social produzido pelos fatos narrados por ela. RONDELLI,(2000)

JUVENTUDE E VIOLNCIA: CONCEPES E PRTICAS


Os jovens no Brasil- Centro de debates sobre violncia: * Vitima e/ou Algoz - Ora Agente Ora Vitima. (DIGENES,1998) - Consumidores simblicos

A construo da identidade para os jovens um processo conturbado e penoso: As referncias positivas escasseiam e se embaralham com as negativas. (SOARES, 2006, p.137). Centralidade nas sociedade de massa. Formas de manifestao nas expresses das Subjetividades. Jovens x Imagens miditicas

A juventude tm sido alvo majoritrio em diversos casos de violncia registrados nas divulgaes miditicas

A maneira como os diferentes casos criminais so abordados, principalmente pela ao mdia, colabora para a construo do medo e do sentimento de insegurana em relao ao lugar onde os fatos ocorreram.
Certos discursos mediticos veiculam e reforam as significaes socialmente institudas em torno da pobreza retroalimentando o imaginrio enganoso, qual seja, a da existncia de uma relao direta entre a violncia e a pobreza! Relao linear, redutora e deletria. (TAKEUTI, 2002, P. 174)

Duas pesquisas se apresentam como forma para entender essa realidade: 1. Sobre os jovens e seu consumo simblico e cultural em Natal-RN. 2. Acerca de umas das formas de resistncia desenvolvidas pela comunidade do Titanzinho em Fortaleza-CE.

NATAL-RN DO CONSUMO EXPRESSO DE SI


Imagens de presena e de ausncia: sentidos miditicos da subjetividade juvenil Abordagem terico metodolgica baseada nos princpios de uma cincia complexa (Morin, 1998;1999) Aplicados questionrios semi estruturados com 30 jovens entres 15 e 24 anos. Realizadas 265 fotografias. Analisados 2 Jornais locais: Diario de Natal e Tribuna do Norte.

Mdia Impressa: Polaridade e Oposio.

Jovens belos, inteligentes e felizes Colunas sociais e pertencem a estratos sociais de maior poder aquisitivo.

Jovens rebeldes, violentos e perigosos Paginas Policiais


Discrepancia entre as formas de representao miditica e a autodescrio dos jovens entrevistados.

FORTALEZA- CE SER GENTE


A Presente pesquisa tem como objetivo analisar de que maneira os jovens que esto em situao de vulnerabilidade social se identificam com as notcias miditicas veiculadas sobre eles, em especial os moradores da periferia da faixa praiana da cidade de Fortaleza-CE, na comunidade do Titanzinho, bairro Serviluz.

Jovens Surfistas da EBST

Metodologia da investigao:

Pesquisa de campo, entrevistas e observao direta

Enfrentamento a Vulnerabilidade social


Identificar que novos significados esto sendo produzidos pelos jovens sobre si mesmos e sobre o lugar em que vivem.

TITANZINHO E SUAS PLURALIDADES


A PRODUO SOCIAL DO SERVILUZ: Apesar de estar entre os mais belos cartes-postais da cidade:

Ponto Turstico e Prostituio; Alto ndice de homicdios e trfico MEDO;

Essa realidade de violencia abordada de forma sensacionalista pela mdia jornalstica, o que colabora para a construo do medo e do sentimento de insegurana em relao ao lugar.

COTIDIANO PARADOXAL
Com quem os jovens esto se identificando como fonte para o caminho de ser gente ? No compartilhar com a realidade do bairro- EBST. Ora se envolvem com as cenas de crimes e drogas. A identidade s existe no espelho, e esse espelho o olhar dos outros, o reconhecimento dos outros. (SOARES,2006,p.137) A mdia como o Outro. A Mdia sensacionalista corrobora na construo de uma cultura do medo: A cultura do medo, portanto, como a outra face da cultura da violncia obscurece, inclusive, o fato de que crianas, adolescentes e suas famlias que tm que conviver diariamente com a presena e fora do narcotrfico nas favelas e periferias tambm sentem medo. (SALES, 2007, pg.26)

Fala do Crime Caldeira (2000) Colabora para a proximidade Incrimina indivduos Indica territrios como lcus de violncia

A Contempornea representao da criminalidade se associa juventude e pobreza influenciando a gerao de esteretipos e estigmas O endereo faz diferena Os jovens da periferia so alocados em comunidades estigmatizadas: Ser Pobre-Ser Violento a maldio de ser pobre no meio de uma sociedade rica, Wacquant (1994, p.24)

Pessoas e/ou Lugares perigosos

SUJEIO CRIMINAL

Morar no Serviluz j uma condio de vulnerabilidade. IDH: 0,386 As crianas e os adolescentes do Titanzinho, em sua maioria, se encontram em situao de abandono, vivem em um mundo visivelmente e socialmente contraditrio, marcado pelo esteretipo de lugar de bandido. Trata-se de sujeitos encobertos por um tipo de sujeio criminal: Sujeito propenso a cometer um crime (Misse,2008).

Obrigada!

Vous aimerez peut-être aussi