Vous êtes sur la page 1sur 37

Educao Popular

Transmitir Aplicar Complementar Integrar Convergir

Cultura Digital

Arlindo Jos Jean Carlo Joo Neves

E N P E C P O P R O D A D E C O C O . w m v

Se a proliferao de um trabalho desta natureza parece confirmar a existncia de uma cultura digital distinta, ele tambm destaca um dos principais problemas com a forma como ela compreendida. O discurso da cultura digital, representada por grande parte desse trabalho, parece ser animada por duas crenas interligadas. Uma delas que essa cultura representa uma ruptura decisiva com o que a precedeu, e a outro que a cultura digital deriva e determinada pela existncia de tecnologia digital. Ambas as crenas parecem razoveis, primeira vista, e no sentido mais prtico, ambas so verdadeiras. A existncia de uma cultura digital distinta s reconhecvel luz da recente evoluo tecnolgica, e possui todas as caractersticas de ser distintamente diferente da que veio antes. (p. 17)

O QUE A CULTURA DIGITAL? Cultura digital tudo que explora as novas mdias que surgiram e se popularizaram nos ltimos 15 anos. A mdia se transformou e com isto surgiu um monte de oportunidades, de relaes sociais que eram impossveis antes deste tipo de mdia descentralizada de duas vias que a gente tem hoje. a histria do trem, da estrada de ferro que chega na cidade e aquilo muda completamente a forma em que as pessoas vivem. O que a gente est vendo hoje um novo tipo de estradas virtuais, novos caminhos e novas formas das pessoas se conectarem, que esto reestruturando completamente a forma de como a cultura feita. Essas novas mdias esto mudando de forma transversal todas as organizaes de relacionamento, com impacto em todas as esferas: a cultura, a poltica, a cincia, o direito, a economia. (p. 97)

TICS

Tecnologias da informao e da comunicao so o conjunto de processos e produtos derivados das novas ferramentas (hardware e software), suportes da informao e canais de comunicao relacionados com o armazenamento, processamento e transmisso digitalizados da informao.

Mdias

Mdias

Saber Docente

A articulao de como colher a informao, como process-la, como tratar essa informao e como utilizar as informaes obtidas, so peas importantes como recursos instrumentais na rede da construo do conhecimento.

Interao

tarefa do docente promover o aprendizado do aluno, e isso deve ser feito considerando a modernizao, o impacto das novas tecnologias e a complexidade de problemas na sociedade brasileira. ensino deve estar em constante interao com a comunidade, no desenvolvimento e incentivo de prticas de extenso universitria.

http://200.135.112.124/seurs/anais/Educa%C3%A7%C3%A3o/Oficinas/UTFPR/Extens%C3%A3o_Universit% C3%A1ria_na_UTFPR__a_Percep%C3%A7%C3%A3o_dos_Gestores..pdf

Interatividade
A interatividade assinala muito mais um problema, a necessidade de um novo trabalho de observao, de concepo e de avaliao dos modos de comunicao, do que uma caracterstica simples e unvoca atribuvel a um sistema especfico. (p. 82) O termo interatividade em geral ressalta a participao ativa do beneficirio de uma transao de informao. De fato, seria trivial mostrar que um receptor de informao, a menos que esteja morto, nunca passivo. (p. 79)

Tema gua

Os alunos e os professores utilizam elementos de outra disciplina para analisar e introduzir novos conhecimentos naquela disciplina em que uma atividade est sendo realizada, ou o prprio aluno aciona esses mesmos elementos em outras situaes para auxili-lo na compreenso ou na apresentao do que est sendo estudado nessas outras situaes.

Aproximadamente

2.340.000
resultados

Metamorfoses no campo da Comunicao: convergncias sociais e tecnolgicas


Claudio Paiva

O que ocorre de novo na dimenso cultural um despertar coletivo para a possibilidade de se usar a dinmica das interaes entre os domnios da vida social, que estiveram ideologicamente separados. Convm capitalizar os benefcios trazidos por exemplo pela convergncia entre a cincia e a tecnologia, a arte e a comunicao, os agenciamentos virtuais e os presenciais, o trabalho reflexivo-intelectual e o trabalho pragmtico dos profissionais de mdia, gerando modalidades de empoderamento social. (p.20)

Cultura Digital na Educao

Cultura Digital dos Alunos

SIMULAO

AVA

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CURSOS (SGC)

BLOG

WEBQUEST

IMAGEM

O Mundo de Valentina O futuro sem gua

REALIDADE VIRTUAL

Estimativa peixes na represa

Apresentao do grupo de peixes

Retirar um grupo de peixes

Inferir sobre a quantidade de peixe na represa

ROBTICA

Micro computador Calcula o consumo de gua na hora

http://www.wix.com/naej_98/portfolio

Vous aimerez peut-être aussi