Vous êtes sur la page 1sur 12

4 ano Ano Lectivo 2013/2014 Faculdade de Psicologia Ncleo de Psicologia Clnica Dinmica Docentes: Professora Ana Medina e Professora

ra Constana Biscaia Discente: Isabel Alexandra Almeida, n 8841

Unidade Curricular: Psicopatologia Dinmica do Adulto

Breve contextualizao terica: - Sigmund Freud - Melanie Klein - Coimbra de Matos O luto na terceira idade perda ou perdas? Luto complicado Psicopatologia Elaborao do luto Tarefas do Luto O Sofrimento: aspectos positivos Referncias bibliogrficas

o Retirada de energia psquica do mundo exterior, por um dado perodo de tempo; o Hipercatexia de memrias da pessoa perdida; o No h abandono voluntrio de uma posio libidinal; o O luto consome energia; o Com o decurso do tempo e a aceitao da realidade Freud esperava que o enlutado, gradualmente, desinvestisse a energia da pessoa falecida libertando energia libidinal para novos investimentos. o Agressividade inconsciente para com o falecido prolongariam o processo de luto. [Freud, 1917] Luto e Melancolia, cit. por Berzoff, J.

Aspectos comuns ao luto e melancolia

Desnimo Perda de interesse pelo mundo exterior Incapacidade para amar novamente

Aspecto especfico da melancolia


Berzoff, J. (2003)

Perturbao da autoestima Sente-se mal consigo prprio Auto-crtico

Luto / Perda

Perda da relao externa

Possvel sentimento de perda dos seus bons objectos

Se se mantiver na Posio esquizoparanide pode sentir a morte como roubo ou punio

Sentimentos persecutrios podem dominar o mundo interno do enlutado

Mundo interno amplamente povoado por objectos maus e persecutrios

Quando o enlutado atinge a Posio Depressiva vendo os outros como bons e maus (objecto total) luto pode ser experienciado sem medo de destruir o self.

auto-agressividade: sentimentos de culpa Introverso da lbido com hiperinvestimento do objecto perdido idealizado Regresso narcsica Trs fases fundamentais no processo de desligamento do objecto perdido (Trabalho de luto)

Reaco paranide: escolha de bodes expiatrios (procura responsveis ou circunstncias adversas) Orientao da agressividade para o objecto perdido: emergncia de afectos negativos recalcados, da contradio e dos prejuzos da relao.

Dfices cognitivos e motores

Perda de amigos Prximos

Perda de expectativa de vida

Somatrio de Perdas

Perda do cnjuge

Eroso de abastecimento objectal e narcsico no idoso

A Sombra do objecto cai sobre o ego


Freud, 1917 Luto e Melancolia, cit. por Barzoff, J. (2003)

No luto normal ou patolgico, a estrutura psquica do enlutado mostra-se sempre alterada pela qualidade e natureza da relao mantida com o falecido.

Se o enlutado nega ou no consegue tolerar a relao negativa com o falecido, o seu ego pode empobrecer

Readaptao realidade aps a perda

Enfraquecimento do ego

Elaborao onrica

Reparao do objecto danificado/recuperao do objecto interno bom

Reparao e recuperao das partes danificadas do ego

o Sofrimento pode ser produtivo;


o Experiencias dolorosas podem estimular a sublimao; o Podem ser revelados dons, na sequncia de uma perda significativa e aps a sua elaborao: pintura, escrita, criatividade em geral.

- Barzoff, J. (2003). Psychodynamic theories in grief and bereavement, Smith College Studies in Social Work, 73:3, 273-298, DOI: 10.1080/00377310309517686 [Acedido em 17.03.2014]
- Coimbra de Matos , A. ( 2002). Notas sobre o luto, melancolia, parania e esquizofrenia paranide. In O Desespero. Lisboa: Climepsi, p. 203-205 - Freud, S. (1967). Duelo y melancolia (1912). In Sigmund Freud Obras Completas, Vol I pp1075-1082. Madrid: editorial Biblioteca Nueva - Grinberg, L. (2000). Luto Normal e luto patolgico. In Culpa e Depresso. Lisboa: Climepsi p. 145-155 - Grinberg, L. (2000). Elaborao do Luto. In Culpa e Depresso. Lisboa: Climepsi p. 157-167.

Vous aimerez peut-être aussi