Vous êtes sur la page 1sur 66

FORMAO PR-ESCOLA 2014

PR I E II ANETE LORENATO E VANDERLEIA ZAGO

CONTEXTULIZAO HISTRICA

CONCEPO DE ED. INFANTIL


Do sc Xll at sc XV - fase insignificante/ sem importncia; - adulto em miniatura; Logo no h preocupaes de cunho educativo formal.

Final do sc XVll - compreendida como uma etapa da vida; - primeiras escolas para crianas, recebiam todas as crianas( instituies de caridade religiosas).

Com o advento da revoluo industrial e a emergncia da burguesia cria-se um novo referencial:desloca-se o valor do homem da linhagem( sua descndencia) para o prestgio resultante do seu trabalho. Conseqntemente a escola passa a ser vista como um caminho para a ascenso social: - com poder de formar e transformar o indivduo - com o objetivo de estimular e intervir no desenvolvimento das crianas.

No sec XlX o modo de produo capitalista se consolida por meio da industrializao, lanando a mulher, no mercado de trabalho.

Surgem: - as primeiras creches na Frana (1840), com o objetivo de prestar assistncia as crianas de baixa renda. - os jardins de infncia, para filhos de famlias abastadas (diverso, boas maneiras, trabalhos manuais e socializao).

No Brasil at meados do sc XlX, no se tem registros de instituies dedicadas a educao infantil. No meio rural, as famlias dos fazendeiros assumiam os cuidados das crianas. Na zona urbana, os bebs eram recolhidos nas rodas de expostos. Aps a abolio houve a necessidade de buscar iniciativa que atendesse a demanda. Criam-se creches, asilos e internatos para crianas pobres, na sua grande maioria filhos de antigos escravos.

ANALISANDO ESTE PROCESSO, QUAIS AS BASES PARA A CONSTRUO DA EDUCAO INFANTIL?

Percebe-se que a base para a construo da educao infantil foi moldada e pensada de acordo com necessidades de cunho poltico e econmico visando adequar tais questes, sem muita preocupao com o processo de desenvolvimento do sujeitoque participa desse processo.

Segundo Kramer e Abramavay(1984.p 33), nos EUA, (1950) a educao infantil, passa a ser concebida como uma etapa preparatria para a escola elementar ( Ensino Fundamental)

Esse redicionamento da ed.infantil americana, influncia outros pases, inclusive o Brasil.

Marcos decisivos para o reconhecimento do direito da criana educao. Declarao do Direito da criana (ONU, 1959) complementado pela: -Conveno sobre os direitos da Criana.(1989) -Declarao Mundial sobre a Educao para Todos(Tailndia, 1990)

NO BRASIL LDB n4024/61- menciona esta etapa de ensino, oferecendo-a em jardins de infncia. LDB n5692/71- afirma que os sistemas velaro para que as crianas recebam convenientemente educao nas escolas, mas no explica como seria a ampliao e fiscalizao. Constituio Brasileira de 1988- garante a educao infantil, como um direito da famlia e da criana.

LDB n 9394/96- a Ed. Infantil passa a ser um direito de todas as crianas desde o seu nascimento. Passa a ser concebida como a primeira etapa da Educao Bsica. Lei n 11.274/06 ( 06/02/2006) dispe sobre o Ensino de nove anos, tornando obrigatrio o ingresso no Ensino Fundamental aos 6 anos. Altera os art. 29, 30, 32 e 87 da lei anterior.Define ainda a idade de 0 a 3 anos para as creches e de 4 a 5 anos para a pr-escola. Lei 12.796 de 04/04/2013 Educao bsica obrigatria e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade. Exigncia de Frequncia Mnina (NA PR-ESCOLA) de 60% do total de horas.

O que muda com a LDB n 9394/96 ? novos rumos foram dados de modo que passou-se pensar a ed. infantil como um processo efetivamente de cunho educativo. passa a considerar a ed. infantil como a 1 etapa da ed. bsica, constituindo direito inalienvel da criana.

Segundo o Currculo Bsico da Regio Oeste do Paran, a Educao Infantil dividida em cinco grandes eixos: EIXO IDENTIDADE E AUTONOMIA; EIXO CORPO E MOVIMENTO; EIXO INTERCOMUNICAO E LINGUAGENS; EIXO CONHECIMENTO DO AMBIENTE FSICO, SOCIAL E CULTURAL; EIXO NOES LGICO-MATEMTICAS.

O eixo Identidade e Autonomia:


Se refere ao conhecimento de si mesmo e construo da prpria identidade em interao com o ambiente, sobre o qual a criana pode intervir mediante o conhecimento de seu prprio corpo e da descoberta de suas possibilidades e limitaes.

O eixo Corpo e Movimento:


Focaliza como a criana percebe seu prprio corpo por meio de todos os sentidos e/ou os sentidos remanescentes ocupando um espao no ambiente em funo do tempo, captando assim imagens, percebendo sons, sentindo cheiros e sabores, dor e calor, movimentando-se. O corpo o centro, o referencial para si mesma, para o espao que ocupa e na relao com o outro.

O eixo Intercomunicao e Linguagens:


Integra as diferentes linguagens que relacionam o indivduo com seu meio ambiente; essas linguagens so consideradas a partir da tripla funo: ldico-criativa, comunicativa e representativa.

O eixo Conhecimento Fsico, Social e Cultural


Compreende elementos, espaos, condies, situaes e relaes que constituem o contexto da criana e incidem em seu desenvolvimento. Neste eixo encontram-se referendados os conhecimentos que integram as reas de Histria, Geografia e Cincias.

O eixo Noes Lgicomatemticas


Enfoca a matemtica como ferramenta para a compreenso da realidade em que a criana vive e para a soluo de problemas cotidianos, alm de contribuir para o desenvolvimento do raciocnio. Nesse sentido, deve-se encorajar a explorao de uma grande variedade de idias matemticas, no apenas numricas mas tambm as relativas geometria, s medidas e ao tratamento de informaes, para que as crianas desenvolvam e conservem uma curiosidade acerca da matemtica.

COMO ESSES EIXOS DEVEM SER TRABALHADOS?


Todos eles devem estar previamente planejados. Em termos de significado e importncia para o desenvolvimento infantil, um eixo no se sobrepe ao outro em termos de relevncia, porm temos que ter claro que cada uma das faixas etrias resultam das experincias/estmulos que cada criana viveu/recebeu/experimentou, as quais precisam ser consideradas, implicando a nfase que ser dado ao trabalho com ele. (VIDE CURRCULO)

A importncia do ldico no desenvolvimento do trabalho


O brincar ensina a criana a lidar com as emoes. Por meio da brincadeira, a criana equilibra as tenses provenientes de seu mundo cultural, construindo sua individualidade, sua marca pessoal e sua personalidade. Portanto, a escola deve facilitar a aprendizagem utilizando atividades ldicas que criem um ambiente alfabetizador a fim de favorecer o processo de aquisio de autonomia na hora do aprendizado.

A atravs do ldico, a criana representa situaes que simbolizam uma realidade que ainda no pode alcanar; atravs dos jogos simblicos se explica o real e o eu. Os jogos ldicos devem ser a base principal das atividades oferecidas s crianas.

O QUE SIGNIFICA AS CORES COM OS QUAIS OS CONTEDOS FORAM PINTADOS?


OS CONTEDOS DE CADA EIXO FORAM ESPECIFICADOS POR FAIXA ETRIA, UTILIZANDO AS CORES BRANCA, CINZA, EM GRADAO DE TONALIDADES E, PRETA, PARA ESPECIFICAR O TRABALHO A SER DESENVOLVIDO POR PARTE DO EDUCADOR, DE FORMA GRADATIVA, EM TERMOS DE APROFUNDAMENTO. A GRADAO REPRESENTA O APROFUNDAMENTO DO TRABALHO SISTEMTICO COM OS CONCEITOS QUE INTEGRAM OS DIFERENTES EIXOS. NECESSRIO TER CINCIA DE QUE A GRADAO DE CORES E TONS UM REFERENCIAL PARA A ORGANIZAO DO TRABALHO PEDAGGICO DO EDUCADOR. CURRICULUM\1.EDUCAO INFANTIL.doc

O QUE PARECE BVIO PARA ALGUNS... PODE NO SER PARA OUTROS....

PLANEJAMENTO
O que planejar? Planejar estudar, organizar, coordenar, aes a serem tomadas para a realizao de uma atividade visando solucionar um problema ou alcanar um objetivo. Na educao o planejamento envolve a integrao do professoraluno com as relaes sociais econmicas, polticas, culturais bem como os elementos escolares objetivo, contedo, mtodos, como a funo de explicitar princpios e execuo das atividades escolares e possibilitar as aes do professor na realizao de um ensino de qualidade, evitando a monotonia e a rotina e o desinteresse do processo ensino-aprendizagem, assim como proporciona aos alunos conhecer a realidade social atravs dos contedos programados e planejados. Nova pasta\1 Etapa\Capital Cultural.avi

Fonte:http://1.bp.blogspot.com/-w3OTM-VBKgE/ TbSAFcMba/AAAAAAAAABo/WT1SfXRRJ7s/s 1600/crianca-comendo-chocolate.jpg

Fonte: http://www.bodega.blog.br/wp-content /uploads/2008/10/consumo.jpg

Fonte: http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9G cR6F3vR_8wz1k8pUXFZYfGwW2xFXX5lkOnyAy VdJGLQ8UG6j_ZUkQ

Fonte: http://www.pedagogiaaopedaletra.com/ wp-content/uploads/2011/04/trabalho-infantil.1jpg.jpg

Fonte: http://www.midiagospel.com.br/familia/filhos/tv-e-

Fonte: http://www.blogunimed.com.br/cuide-das-pessoas/ deixe-as-criancas-felizes-e-seguras-em-frente-aocomputador/

Fonte: http://conexaozuggi.com.br/?p=458

Fonte:http://www.correiopantaneiro.com.br/wp-content/ uploads/2009/02/criancas-indigenas.jpg

http://marcelopaniago.files.wordpress.c om/2011/03/criancastrabalhando.jpg?w=500&h=375

Site: educadorasdofuturo2010.blogspot.com

Fonte: http://ucadec.zip.net/images/GLOBO.jpg

O QUE PLANEJAR NA EDUCAO INFANTIL? Ferramenta flexvel; Permite tomar decises refletidas e fundamentadas; Ajudar esclarecer o sentido que queremos potencializar dentro do que ensinamos e do aprendemos; Permite levar em considerao as capacidades e os conhecimentos prvios do alunado e adaptar a isso a programao das atividades; Esclarece as atividades de ensino que queremos realizar; Permite prever as possveis dificuldades de cada criana e orient-la com a ajuda necessria; Prepara e prev os recursos necessrios; Conduz a organizar o tempo e o espao Ajuda a concretizar o tipo de observao que necessrio para avaliar e prever os momentos de faz-lo. Muito_desgaste_sem__planejamento.mp4

ONDE FICA O QUE PLANEJAMOS? INTERVIR AVALIAR PARA MODIFICAR MELHORAR Avaliao implica um julgamento de valor em relao ao processo educacional; Requer se tomem decises a respeito desse processo Esse julgamento de valor deve ser feito sobre manifestaes relevantes da realidade ( Luckesi)
O professor decidir que tipos de encaminhamentos e interveno deve providenciar em sua prtica pedaggica.
Mediao significa um estado de alerta permanente do professor que acompanha e estuda a histria da criana em seu processo de desenvolvimento. (J.Hoffmann)

AVALIAO
A Avaliao constitui-se em um processo por meio do qual o educador recolhe e analisa as informaes sobre o ensino e a aprendizagem. importante refletir sobre a avaliao na especificidade da Educao Infantil, enquanto etapa da Educao Bsica, a qual NO se constitui em perodo preparatrio para a entrada da criana no Ensino Fundamental, alm de considerar a totalidade da proposta curricular. A Educao Infantil apresenta uma particularidade: os processos avaliativos no interferem na progresso da criana, isso no significa que ela tem menor importncia ou irrelevante, pelo contrrio, ela servir de base para o professor que vir a trabalhar com essa criana e todos os contedos abordados e o caminho j perpassado por ela. Avaliao na Educao Infantil.avi escoladevidro1-100126101106-phpapp02.ppt

COMO SER A AVALIAO NO ANO DE 2014 PARA A PR-ESCOLA? Vrios podem ser os instrumentos utilizados pelo professor da Educao Infantil para verificar o desenvolvimento do seu aluno. Entre eles podemos citar: Observao, Portflio, participao, relatrio. Definiu-se para o momento que o Relatrio Descritivo a forma mais coerente e fidedigna do professor acompanhar e mensurar os conhecimentos adquiridos por seus alunos. O relatrio um instrumento de acompanhamento do desenvolvimento da criana, que permite uma anlise reflexiva em relao ao processo de aprendizagem de cada uma. Assim, o acompanhamento da criana uma responsabilidade de todos os adultos que convivem com ela, incluindo a famlia.

Relatrio um documento em que se transcreve algo observado e importante, em que se descreve, minuciosamente, aspectos pertinentes e relevantes a fim de assessorar, servir de subsdio ou de base para alerta e promover melhoria tcnicoadministrativo-operacional de um setor. Dever ser realizado semestralmente, observando as datas limites: 1 semestre: at dia 24 de junho 2 semestre: at dia 08 de dezembro
Paralelo a isso, os pais tero acesso a aprendizagem do filho atravs do boletim escolar. Esse pode e deve ser preenchido com conceitos.

MODELO RELATORIO DESCRITIVO.docx

VAMOS DISCUTIR...

ALFABETIZAR OU NO NA PR ESCOLA? LETRAR OU ALFABETIZAR NA EDUCAO INFANTIL? O QUE LETRAR? O QUE ALFABETIZAR? SER QUE DEVEMOS ALFABETIZAR NA PR-ESCOLA?

Como voc foi alfabetizado?

The frog does not wash his foot, Not because it will not wash. He lives there in the pond. Do not wash your feet because they do not want. But that stinky feet!

A criana passa por um processo semelhante ao que voc sentiu agora. Veja a traduo:

O sapo no lava o p, No lava porque no quer. Ele mora l na lagoa. No lava o p porque no quer. Mas, que chul! O_MENINO_QUE_APRENDEU_A_VER_CO M_FUNDO_MUSICAL_wmv.avi

O neuropediatra Harry Chugani, professor da Universidade de Wayne nos EUA, revela as primeiras experincias da vida so to importantes que podem mudar por completo a maneira como as pessoas se desenvolvem.

Ao falarmos de alfabetizao, muitas reflexes so necessrias. A forma como pensamos na leitura e escrita far muita diferena no desenvolvimento da criana.

Segundo Magda Soares, para que a criana assuma uma postura de leitor-escritor necessrio saber codificar e decodificar o sistema alfabtico de uma lngua, bem como reconhec-lo, interpret-lo e aplic-lo nos mais variados contextos e prticas sociais.

Portanto, letramento e alfabetizao so processos concomitantes e necessrios a todos quantos estiverem em processo de desenvolvimento da leitura e escrita.

Segundo o Dicionrio Aurlio da Lngua Portuguesa:


ANALFABETO: Que no conhece o alfabeto, que no sabe ler e escrever. ALFABETIZAR: Tornar o indivduo capas de ler e escrever. LETRADO: Versado em letras, erudito. ILETRADO: Que no tem conhecimentos literrios.
Diferena entre: SER ALFABETIZADO SER LETRADO

SABER LER E ESCREVER

VIVER NA CONDIO DE QUEM SABE LER E ESCREVER

Pode-se falar, ento, em pessoas:


a)ALFABETIZADAS LETRADAS que passam a fazer o uso da leitura e da escrita, a envolver-se nas prticas sociais de leitura e de escrita. b)ALFABETIZADAS NO LETRADAS pessoas que sabem ler e escrever, mas no vivem a leitura e escrita em sua vida/ no recorrem a leitura e a escrita. c)ANALFABETOS LETRADOS pessoas que no vivem num contexto de letrados, e que se utiliza da escrita mesmo sem saber ler ou escrever. Central_do_Brasil__In_cio.avi

As

interaes e formas de comunicaes proporcionam s crianas, alm da segurana para se expressar, a descoberta de diferentes gneros culturais. (EX: apostila p.82) uma lngua no apenas aprender letras, palavras, mas tambm entender os significados que expressam as diferentes formas como as pessoas vivem, interpretam e representam a realidade. escrita se faz presente de diversas formas, cumprindo diversas funes. da sacola

Aprender

Dinmica

essencial que as crianas estejam imersas em um contexto letrado o que uma outra designao, que tambm se costuma chamar de ambiente alfabetizador e que nesse contexto sejam aproveitadas, de maneira planejada e sistemtica, todas as oportunidades para dar continuidade aos processos de alfabetizao e letramento que elas j vinham vivenciando antes de chegar instituio de educao infantil. (Soares,2009)

DEspndola, 2010 O letramento cultural, por isso muitas crianas j vo para a escola com o conhecimento obtido de maneira informal, absorvido no cotidiano, fazendo com que o aprendizado deixe de ser automtico e repetitivo, baseado na descontextualizao.

Uma das formas de insero nesse mundo letrado se d atravs da aprendizagem do prprio nome, do qual decorrem vrios tipos de trabalho; ex: 1. levar a criana a comparar e relacionar a escrita de seu nome com a dos colegas. 2. levar as crianas a separarem os nomes de meninos e meninas ou at mesmo encontrarem um determinado nome na lista.

As crianas da Educao Infantil recebem informaes sobre a escrita, quando brincam com os sons das palavras, reconhecendo semelhanas e diferenas entre os termos, manuseiam todo tipo de material escrito, como revistas, gibis.... Momento em que o professor l textos para os alunos e/ou escreve os textos que os alunos produzem oralmente. Essa familiaridade com o mundo dos textos proporciona maior interao na sociedade letrada.

O entendimento dos usos e funes sociais da escrita envolve a utilizao, na sala de aula, de diversos textos e gneros, valorizando os conhecimentos prvios das crianas, de modo a possibilitar dedues e descobertas em prol da aquisio do novo conhecimento. LUIZATO coloca que nas sociedades urbanas modernas , no existe grau zero de letramento; (apostila p.82)

As

crianas da Educao Infantil recebem informaes sobre a escrita, quando brincam com os sons das palavras, reconhecendo semelhanas e diferenas entre os termos, manuseiam todo tipo de material escrito, como revistas, gibis.... Momento em que o professor l textos para os alunos e/ou escreve os textos que os alunos produzem oralmente. Essa familiaridade com o mundo dos textos proporciona maior interao na sociedade letrada.

AMBIENTE ALFABETIZADOR
"[...] um ambiente alfabetizador quando promove um conjunto de situaes de usos reais de leitura e escrita das quais as crianas tm oportunidade de participar" (RCNEI; SEF, 1998, p. 154).
Alfabeto num varal, perto dos alunos e na altura deles, no incio do ano. Espao para exposio de textos usados na leitura compartilhada, para que eles possam recuper-los quando quiserem. Mural para exposio da produo dos alunos. Biblioteca de classe, com materiais diversos de leitura. Calendrio com uma folha para cada ms que poder ser preso a um cabide de saia (os alunos devero receber uma folha de calendrio similar para prender no caderno no comeo de cada ms, para que faam a mesma marcao do calendrio grande). Banco de palavras. Listagem com o primeiro nome de todos os alunos, organizados em ordem alfabtica e tendo a letra inicial destacada em vermelho (usar letra maiscula). Numerrio (sequncia numrica de 0 a 10 e numeral/ quantidade/ nmero).

PRTICAS DE LETRAMENTO
lbum
Livro de histrias da turma Bilhetes na caderneta (so lidos com as crianas, na rodinha, antes de seguirem para casa) Procedimentos e combinados Jogo do boliche Bingo dos nomes Grfico e tabelas

Apresentao oral dos trabalhos produzidos


Atividades de rotina

No basta ensinar ler e escrever. preciso ensinar letrando.


Uma

importante contribuio dos estudos do letramento para a reflexo sobre o ensino de lngua escrita na escola a ampliao do universo textual So essas combinaes de linguagens verbal e no verbal que fazem do texto um objeto cultural com mltiplos significados potenciais para seus potenciais leitores.

Lendo uma histria... COBRA CEGA

A criana seria capaz de ler esse texto? Que contedos poderiam ser trabalhados a partir da histria? Como poderamos encaminhar para que os alunos leiam e entendam esse texto?

Livros Histrias Dinmica

Vous aimerez peut-être aussi