Vous êtes sur la page 1sur 16

Qumica Geral A ligao qumica

Professora Responsvel: Alejandra Hortencia Miranda Gonzlez

1. Ligaes inicas Teoria do octeto. Caracterizada pela transferncia de eltrons.

Ocorre entre: METAL e AMETAL


METAL e HIDROGNIO

As Estruturas de Lewis de Compostos Inicos A estrutura de Lewis de um composto inico consiste na combinao entre as estruturas dos ons individuais. Ex.: NaCl

Esta notao no significa que no cloreto de sdio cada Na+ ligado a apenas um Cl-. A notao mostra que a proporo no composto entre os ons 1:1.

A regra do octeto ajuda a predizer a frmula estequiomtrica de compostos inicos. Para compor uma frmula unitria de NaCl, um eltron transferido de um tomo Na para um Cl, e isto resulta em ons nos quais a regra do octeto obedecida.

No xido de sdio, a situao diferente porque o tomo de oxignio possui apenas seis eltrons de valncia e, portanto, necessita de dois eltrons para completar seu octeto.

Como o sdio pode perder apenas um eltron de valncia, so necessrios dois tomos de sdio para fornecer dois eltrons para um nico tomo de oxignio.

A estrutura de Lewis para o xido de sdio escrita como

E a frmula emprica (mnima) do xido de sdio

Na2O

DETERMINAO DA FRMULA DE UM COMPOSTO INICO

Exemplo 1 - Escreva a estrutura de Lewis para o cloreto de clcio. Exerccio 1 Escreva a estrutura de Lewis para o sulfeto de potssio. Exemplo 2 Escreva a estrutura para o xido de alumnio. Exerccio 2- Escreva a estrutura de Lewis para o nitreto de brio.

Exemplo 3 Escreva a frmula emprica do nitreto de potssio. Exerccio 3 Qual a frmula emprica do fosfeto de clcio?

-A regra do octeto somente um guia til para fazer previses sobre ligao e estequiometria em muitos compostos. H, entretanto, vrias excees. - comum os elementos de transio violarem a regra do octeto usando os eltrons (n-1)d em ligaes. -A regra do octeto mais comumente obedecida por tomos de elementos representativos do segundo e terceiros perodos. -A regra do octeto uma generalizao importante, porm no uma lei.

Ligao inica e energia NaCl: Qual a fora motriz atrs da formao de cloreto de sdio a partir de sdio e cloro?

Todas as reaes ocorrem quando os produtos formados so mais estveis que os reagentes.
Como reconhecemos este aumento de estabilidade? Um processo dito energeticamente favorvel quando vem acompanhado por uma liberao de energia. Para um sistema mantido a presso constante, um aumento de estabilidade associado a um decrscimo de entalpia, ou H < 0.

Ligao inica: Metais reagem com no-metais

Metais baixa energia de ionizao. No-metais alta afinidade eletrnica.

Formao do NaCl:

O processo acima no forma cloreto de sdio, pois energeticamente desfavorvel. Para que ocorra a formao do NaCl necessria a adio de uma nova etapa.

Etapa 3: Envolve a formao de um mol de pares inicos gasosos de NaCl a partir dos ons Na+ e Cl-.

Ciclo de Born-Haber

Estabilidade

A formao de um composto inico slido Os processos que envolvem a formao de pares inicos gasosos a partir de tomos gasosos no so geralmente encontrados. Vamos considerar a formao do cloreto de sdio slido a partir de sdio e cloro gasoso.

Estabilidade

Propriedades dos compostos inicos: So slidos nas condies ambiente. Apresentam altos pontos de fuso e ebulio. So condutores de eletricidade quando no estado lquido (fundidos) ou quando dissolvidos em gua. So fracos condutores de calor e eletricidade no estado slido. A maioria dos compostos so solveis em gua. Quando um slido inico se dissolve em gua, ele se dissocia. NaCl(s) Na+(aq) + Cl- (aq)

Vous aimerez peut-être aussi