Vous êtes sur la page 1sur 47

DIREITO PENAL I

Paulo Alberto Mendes Pereira

Direito Penal
Conceito: o segmento do direito pblico incumbido de impor sano ou medida de segurana queles que cometem fatos que se amoldam aos tipos penais previstos em lei como infrao penal. a fonte para exerccio do poder punitivo do Estado.

Vai pra cadeia ladro!!!!!!!

Fontes do direito penal 1) Materiais Unio (art. 22, I, CF)

2) Formais Imediatas - Leis

2) Formais
Mediatas costumes e princpios gerais do direito (ex. art. 233)

3) Princpios
a) Legalidade : art. 5, XXXIX, CF e art. 1, CP b) insignificncia c) alteridade d) intranscendncia e) individualizao da pena f) culpabilidade g) proporcionalidade h) irretroatividade: art. 5, XL, CF e art. 2, CP i) non bis in idem

Aplicao da lei penal


Reserva Legal Artigo 1 - No h crime sem lei anterior que o defina.pNo h pena sem prvia cominao legal

Legalidade + Anterioridade ___________ Reserva legal

Conflito de lei no tempo


Art. 2 - Ningum pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execuo e os efeitos penais da sentena condenatria. Pargrafo nico A lei posterior que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, ainda que decididos por sentena condenatria transitada em julgado.

Retroatividade da lei penal


1) Lex mitior a) abolitio criminis b) novatio legis in mellius 2) Lex gravior a)novatio legis in pejus b) novatio legis incriminadora

Leis excepcionais e temporrias


Art. 3 - A lei excepcional ou temporria, embora decorrido o perodo de sua durao ou cessadas as circunstncias que a determinam, aplica-se ao fato praticado durante a sua vigncia.

Tempo do crime
Art. 4 - Considera-se o crime praticado no momento da ao ou omisso, ainda que outro seja o momento do resultado. Teoria da atividade Teoria do resultado Teoria da ubiquidade

Lugar do crime
Art. 6 - Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ao ou omisso, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir o resultado. Teoria da atividade Teoria do resultado Teoria da ubiquidade

Territorialidade
Art. 5 - Aplica-se a lei brasileira, sem prejuzo de convenes, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no territrio nacional. Teoria da territorialidade temperada. Espao delimitado por fronteiras geogrficas.

Territrio nacional por extenso


1 - Para efeitos penais, consideram-se como extenso do territrio nacional as embarcaes e aeronaves brasileiras, de natureza pblica ou a servio do governo brasileiro onde quer que se encontrem, bem como as aeronaves e as embarcaes brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, no espao areo correspondente ou em alto-mar.

Territrio nacional por extenso


2 - tambm aplicvel a lei brasileira aos crimes praticados a bordo de aeronaves ou embarcaes estrangeiras de propriedade privada, achando-se aquelas em pouso no territrio nacional ou em vo no espao areo correspondente, e estas em porto ou mar territorial do Brasil.

Extraterritorialidade incondicionada
Art. 7 - Fica sujeitos lei brasileira, embora cometidos no estrangeiro: I os crimes: a) contra a vida ou liberdade do Presidente de Repblica; b) contra o patrimnio ou a f pblica da Unio, do Distrito Federal, de Municpio, de empresa pblica, sociedade de economia mista, autarquia ou fundao instituda pelo Poder Pblico;

Extraterritorialidade incondicionada
c) contra a administrao pblica, por quem est a seu servio; d) de genocdio, quando o agente for brasileiro ou domiciliado no Brasil;

Extraterritorialidade condicionada
II os crimes: a) que, por tratado ou conveno, o Brasil se obrigou a reprimir; b) praticados por brasileiro; c) praticados em aeronaves ou embarcaes brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, quando em territrio estrangeiro e ai no sejam julgados;

Extraterritorialidade condicionada
1 - nos casos do inciso I, o agente punido segundo a lei brasileira, ainda que absolvido ou condenado no estrangeiro. 2 - Nos casos do inciso II, a aplicao da lei brasileira depende do concurso das seguintes condies: a) Entrar o agente no territrio nacional; b) ser o fato punvel tambm no pas em que foi praticado;

Extraterritorialidade condicionada
c) estar o crime includo entre aqueles pelos quais a lei brasileira autoriza a extradio; d) no ter sido o agente absolvido no estrangeiro ou no ter ai cumprido pena; e) no ter sido o agente perdoado no estrangeiro ou, por outro motivo, no estar extinta a punibilidade, segundo a lei mais favorvel.

3 - Al lei brasileira aplica-se tambm ao crime cometido por estrangeiro contra brasileiro fora do Brasil, se, reunidas as condies previstas no pargrafo anterior: a) no foi pedida ou foi negada a extradio; b) houve requisio do MJ.

Pena cumprida no estrangeiro


Art. 8 - A pena cumprida no estrangeiro atenua a pena imposta no Brasil pelo mesmo crime, quando diversas, ou nela computada, quando idnticas.

Eficcia de sentena estrangeira


Art. 9 - A sentena estrangeira, quando a aplicao de lei brasileira produz na espcie as mesmas consequncias, pode ser homologada no Brasil para: I obrigar o condenado reparao do dano, a restituies e a outros efeitos civis; II sujeit-lo a medida de segurana.

a) para os efeitos previstos na inciso I, de pedido da parte interessada; b) para outros efeitos, da existncia de tratado de extradio com o pas de cuja autoridade judiciria emanou a sentena, ou, na falta de tratado, de requisio do MJ.

Contagem de prazo
Art. 10. O dia do comeo inclui-se no cmputo do prazo. Contam-se os dias, os meses e os anos pelo calendrio comum.

Fraes no computveis da pena


Art. 11. Desprezam-se, nas penas privativas de liberdade e nas restritivas de direitos, as fraes de dia, e, na pena de multa, as fraes de cruzeiro.

Teoria do crime
Conceito formal: a conduta descrita na lei como criminosa. Conceito material: a conduta que viola o bem jurdico pela norma penal. Conceito analtico: o fato tpico e antijurdico.

Fato tpico: conduta, resultado, nexo de causalidade e tipicidade. Fato antijurdico: ausncia de excludentes de ilicitude. Culpabilidade: pressuposto de aplicao de pena. (imputabilidade, exigibilidade de conduta diversa e potencial de conscincia da ilicitude).

Classificao de crimes
Norma penal em branco Sujeito ativo e passivo Objeto jurdico e material Crime contraveno DL 3914/41 Crime acessrio Crime comissivo Crime omissivo Crime complexo

Crime simples Crime comum Crime prprio Crime tentado Crime consumado Crime doloso Crime culposo Crime preterdoloso Crime putativo Crime plurisubjetivo Crime monosubjetivo

Crimes Omissivos
Conduta o comportamento humano consciente em uma ao ou omisso, consciente e voltada a uma finalidade (finalista). Formas de conduta: Ao atuao humana positiva. Omisso inatividade, ausncia de conduta.

Crimes omissivos
Crimes omissivos prprios: omissivos puros ocorrem com a mera conduta negativa do agente, independentemente de qualquer outra consequncia. Art. 135, 269, ambos do CP e art. 304, Lei 9503/97. Crimes omissivos imprprios omissivos impuros ou comissivos por omisso. Art. 13, pargrafo 2, CP.

Nexo de causalidade
Teoria da equivalncia dos antecedentes conditio sine qua non art. 13, CP. Tudo quanto concorre para o resultado causa. Eliminao hipottica - a ao causa, quando eliminada, o resultado em concreto no teria ocorrido. Concausa causa que concorre em paralelo.

Nexo de causalidade
Causas absolutamente independentes o resultado no pode ser atribudo ao agente. Causas relativamente independentes o resultado, em regra, pode ser atribudo ao agente. Pr-existente Concomitante Superveniente

Nexo de causalidade
Causas absolutamente independentes prexistentes responde pela conduta. Causas absolutamente independentes concomitantes idem. Causas absolutamente independentes supervenientes idem.

Nexo de causalidade
Causa relativamente independente prexistente responde pelo resultado. Causa relativamente independente concomitante responde pelo resultado. Causa relativamente independente superveniente responde pela conduta.

Tentativa e consumao
Art. 14, CP Diz-se o crime: I consumado, quando nele se renem todos os elementos de sua definio legal. II tentado, quando, iniciada a execuo, no se consuma por circunstncias alheias vontade do agente. Punio pena do crime consumado com diminuio de um a dois teros.

Tentativa e consumao
Iter criminis cogitao, atos preparatrios, atos executrios e consumao. Tentativa inicia-se com o risco ou perigo ao bem jurdico. Espcies: Tentativa perfeita, acabada, crime falho agente fez tudo que era possvel. Tentativa imperfeita ou inacabada: a ao no chega a exaurir-se.

Desistncia voluntria/arrependimento eficaz


Art. 15 O agente, voluntariamente, desiste de prosseguir na execuo desistncia voluntria. O agente, voluntariamente, impede que o resultado se produza arrependimento eficaz. Responsabilidade: apenas pelos atos praticados.

Arrependimento posterior
Art. 16 nos crimes cometidos sem violncia ou grave ameaa pessoa, reparado o dano ou restituda a coisa, at o recebimento da denncia ou da queixa, por ato voluntrio do agente, a pena ser reduzida de um a dois teros.

Crime impossvel
Art. 17 No se pune a tentativa quando, por ineficcia absoluta do meio ou por absoluta impropriedade do objeto, impossvel consumarse o crime. Tentativa inidnea ou inadequada. Furto de supermercado (vigilncia), uso de documento falso (falsidade grosseira). Crime preparado (sumula 145, STF: no h crime quando a preparao do flagrante pela polcia torna impossvel a consumao do delito.)

DOLO / CULPA
Art. 18 o crime doloso, quando o agente quis o resultado ou assumiu o risco de produzi-lo. Elemento subjetivo do tipo a vontade de se concretizar uma ao humana. Dolo direto ou determinado vontade de praticar a conduta e produzir o resultado. Dolo indireto ou indeterminado quando a vontade no se dirige a certo e determinado resultado, assumindo o risco na sua produo. O sujeito age com indiferena.

DOLO / CULPA
Dolo indireto alternativo: a vontade do agente se dirige a um ou a outro resultado. Dolo indireto eventual: o sujeito assume o risco de produzir o resultado, ou seja, aceita o risco de produzi-lo. Dolo de dano. Dolo de perigo. Dolo genrico. Dolo especfico. Dolo geral, erro sucessivo ou aberratio casual

CULPA
Art. 18, II, CP: culposo, quando o agente deu causa ao resultado por imprudncia, negligncia ou impercia. Inobservncia ao dever do cuidado. Imprudncia, negligncia e impercia. Requisitos: conduta humana, inobservncia do cuidado objetivo, previsibilidade objetiva, ausncia de previso, resultado involuntrio, nexo de causalidade e tipicidade.

CULPA
Espcies: 1) culpa inconsciente; 2) culpa consciente; 3) culpa prpria; 4) culpa imprpria, por extenso, assimilao ou equiparao: erro S h crime culposo quando expressamente mencionado. No h, no direito penal, compensao de culpas entre vtima e agente.

Crime preterdoloso
Art. 19 Crime preterdoloso ou preterintencional aquele que coexistem os dois elementos subjetivos do tipo, ou seja, dolo no antecedente e culpa no consequente.

Vous aimerez peut-être aussi