Vous êtes sur la page 1sur 18

Influenciado pelos descobrimentos martimos e pelas presenas da arte greco-romana, o Renascimento um movimento cultural europeu dos sc.

. XV e XVI, nascido em Itlia e o renascer da cultura clssica Caracterizado pela mudana cientifica , cultural, artstica, e de mentalidade, deixando o Homem de crer em Deus estava no centro do mundo e passando a acreditar, na teoria antropocntrica, ou seja que o Homem foi criado por Deus, que lhe deu liberdade para tomar as suas decises colocando-o assim no centro do mundo.

Muitas das cidades Italianas tornaram-se bons centros de comrcio A ambio dos governantes, laicos e eclesisticos pelos melhores artistas. A arte greco-romana inspirou muitos artistas.

A Ecloso do Renascimento em Itlia provocou Riqueza das cidades italianas. Redescoberta de Antiguidades Romanas. Avanos na Cincia.

Humanismo Valorizao do Homem e seus feitos. Antropocentrismo O Homem est no centro do mundo. Individualismo Acreditar no seu potencial e ter orgulho em si. Classicismo valorizao da arte clssica. Naturalismo Interesse pela observao e estudo da natureza. Esprito critico ter uma opinio prpria e dizer o que lhe vai na mente.

Avanos Cientficos Medicina dissecao de cadveres (Andr Veslio) Geografia Representao do mundo nos mapas torna-se mas completa e exacta. Cincias da Natureza Conhecimento de novas plantas e animais.

Qualidades fsicas: ofcio das armas, desporto ( cavaleiro de toda a sela- torneios, duelos corridas, lanamento de dardo e lana, saltar...) Qualidades humanas: coragem temeridade, lealdade, prudncia, bondade, confiana, beleza e elegncia. Qualidades que correspondem ao ideal de cavaleiro. Qualidades intelectuais : gosto pelas lnguas clssicas: grego e latim; gosto pela lngua nacional; saber enciclopdico: histria, geografia, matemtica, astronomia, anatomia, literatura, filosofia... Qualidades artsticas: msica, desenho, pintura... Qualidades cvicas/ sociais: graas e ditos de esprito, alegria, jogar, danar, homem de esprito e discreto

Os temas da pintura renascentista so: viso quotidiana religiosos mitolgicos retratos A pintura renascentista, na maior parte das vezes aparenta Equilbrio da Composio, muito frequente composio em pirmide, a distribuio geomtrica, o naturalismo, ou seja representar as formas exactamente como so, o sentido de movimento e a perspectiva. Os pintores renascentistas mais importantes foram Botticelli, Leonardo Da Vinci, Miguel ngelo, Rafael e Van Eyk.

Mitologia

Equilbrio da composio Sentido do Movimento

Distribuio das formas N

Mitologia Retrato

Perspectiva

Sfumato

Naturalismo

Composio em Pirmide Substituio da Religio Pintura a leo Tbua pela Tela

Os temas da Escultura Renascentista so : Religiosos Mitolgicos Figuras Laicas Equestres A escultura renascentista , muitas vezes caracterizada por Naturalismo ou Realismo (Movimento, Rigor Anatmico), Idealismo (Serenidade, Juventude), Equilbrio das propores e Disposio Geomtrica. O Escultor renascentista mais importante foi Miguel ngelo.

ANTROPOCENTRISMO

Naturalismo

Realismo Rigor Anatmico

Equilbrio de Propores Disposio Geomtrica Rigor Anatmico

Representao dos
Sentimentos

Esttua Equestre
Recuperao dos Modelos Clssicos

Inspirada na arquitectura Greco-romana e na clssica, a arquitectura Renascentista utiliza as ordens : drica (mais simples), jnica (2 voltas nos capiteis) e corntia (muito ornamentada) nas colunas. Tambm caracterizada pelas abobadas de bero, arcos de volta perfeita, frisos, balaustradas, cpula, fronto e cornija. A arquitectura renascentista, ao contrrio do estilo gtico, caracterizada pela horizontalidade nas construes. caracterizada tambm uma rigorosa simetria na distribuio dos volumes e equilbrio geomtrico. Na decorao renascentista predominam elementos da natureza (como conchas ou flores), medalhes e estatuas mitolgicas. Os arquitectos renascentistas mais importantes so Brunelleschi, Bramante e Miguel ngelo. Este estilo apenas chegou a Portugal no sec. XVI.

Capela Pazzi
Simetria de formas e volumes
Arco de Volta Perfeita Frisos e Balaustradas Colunas Adopo do clssico Equilbrio geomtrico

Cpula Fronto Triangular

Igreja Il Redentore

Enquanto em Itlia a arte renascentista surgia, em Portugal a arquitectura gtica teve uma fase terminal chamado gtico-manuelino, influenciado pelos descobrimentos martimos. Desta vez o estilo gtico ganha uma nova caracterstica , a originalidade. Os elementos decorativos so de carcter naturais (como troncos, razes e folhas) e maritimo, relacionados com actividades nauticas (como cordas, bis, conchas e redes) alm de, claro, os emblemas nacionais, ou seja, a cruz de Cristo, o escudo real e a esfera armilar. Os monumentos Manuelinos mais famosos so o Mosteiro dos Jernimos, a Torre de Belm e o Convento de Cristo. Ainda no reinado de D.Manuel I, a arquitectura renascentista comea a ser introduzida em Portugal.

No Mosteiro dos Jernimos j podemos encontrar alguns elementos renascentistas. Quando, no reinado de D. Joo III a arquitectura renascentista comeou a afirmar-se j se notavam influncias de uma nova fase europeia, o maneirismo. Os arquitectos alteraram os modelos clssicos, acentuando os elementos decorativos. A Igreja da Graa e o Claustro de D. Joo III, no Convento de Cristo so os mais importantes monumentos do Renascimento tardio em Portugal. Ao contrrio da arquitectura e escultura, a pintura renascentista chegou a Portugal ainda no sec. XV. Nos meados desse sec. A pintura Portuguesa teve influncia da pintura flamenga. Os painis de S. Vicente de Fora atribudos a Nuno Gonalves so a obra mxima da pintura portuguesa no sec.XV. No sec. XVI destaca-se Gro Vasco, Gregrio Lopes e Francisco Henriques.

Comportamento Imoral do Alto Clero :


Corrupo
No cumprimento do voto de castidade Constituio de famlia e proteco da mesma. Ambio Concubinato (ter amantes) Vida Bomia (vida Mundana) Luxo e Ostentao.

Venda de Indulgncias (Papa Leo X) Martinho Lutero formulou as 95 teses contra a venda de Indulgncias

Reforma Protestante :

Luteranismo
Martinho Lutero Formulou as 95 teses contra a venda de Indulgncias defendendo que a salvao atingida apenas pela f. Traduziu pela primeira vez a Bblia (para Alemo), aboliu o culto da Virgem e dos Santos. Defende que os pastores no tm de cumprir o voto de castidade e que nas cerimnias religiosas apenas ter de ser realizada a leitura da bblia , cnticos e hinos. As suas igrejas so simples apenas com o crucifixo.

Anglicanismo
Criado por Henrique VIII e espalhado pela GrBretanha e colnias Inglesas.

Calvinismo
Defendia a teoria da predestinao. Criado por Calvino na Sua.

A Reforma Catlica :
Analisar e renovar ideias religiosas

Concilio de Trento

Confirmao de todos os dogmas da sua f, dos 7 sacramentos, do culto da Virgem e santos, alcano da salvao atravs da f. Concluso de que o clero tem de ter um comportamento exemplar. Mantm-se o voto de castidade.

A Contra-Reforma Catlica :
Combate das ideias protestantes

INQUISIO Tribunal eclesistico destinado a vigiar, perseguir e condenar praticantes de outras religies. Censuravam a produo cultural

COMPANHIA DE JESUS

NDEX

Defende-se Catolicismo e a sua difuso pelo mundo. Dedicam-se: Missionao espalhar palavra de Jesus. Pregao e Ensino

Catlogo de livros cuja leitura era proibida aos catlicos (fecha conhecimento de ideias renascentistas e protestantes).

Vous aimerez peut-être aussi