Vous êtes sur la page 1sur 10

Perodo Composto por Subordinao

Oraes Subordinadas Substantivas.

Prof.: Marcos Emdio

Ateno: Os contedos abordados nestes slides apresentam-se no Livro texto (Pg.: 79 a 82) e na Gramtica Reflexiva (Pg.: 27 E 28). Alm disso, h contedos complementares, retirados dos autores Celso Cunha, Evanildo Bechara, Napoleo Mendes de Almeida e Pasquale Cipro Neto. Conceituando Oraes Subordinadas Substantivas. De acordo com os gramticos citados anteriormente, as Oraes Subordinadas Substantivas so aquelas que desempenham, na orao, o papel de SUBSTANTIVO. Vamos analisar as oraes a seguir para percebermos isso na prtica. a) Todos esperam que voc volte. Se desmembrarmos a orao em destaque perceberemos que ela est no lugar de um substantivo. Veja: Todos esperam a volta. (volta: Substantivo).

Agora ficou mais fcil perceber de onde surge a funo de substantivo. Dessa forma, vamos tentar transformar a orao destacada a seguir em Orao Subordinada Substantiva. Sinto a chegada da noite. Teremos: Sinto que a noite est chegando. / Sinto que a noite chegar.

A gramtica tambm facilita a nossa vida quando delimita quais os elementos que, dentro da sintaxe, podem exercer a funo de substantivo. So eles: 1) SUJEITO; 2) OBJETO DIRETO; 3) OBJETO INDIRETO; 4) COMPLEMENTO NOMINAL; 5) PREDICATIVO; 6) APOSTO. (Lembre-se de que so 6, ou seja, quase o nmero da perfeio). Agora, vale ressaltar algumas dicas para saber como identificar uma Orao Subordinada substantiva. Dica 1:

As Oraes Subordinadas Substantivas quase sempre sero iniciadas pela conjuno que, pelos pronomes interrogativos (Quem, que, qual etc.) e ainda por verbos acompanhados da partcula se (Partcula Apassivadora). Vejamos alguns exemplos:
a) importante que ele volte. b) O certo que todos prestam ateno. c) Percebi que a aula estava interessante. d) Insistimos em que vocs estudassem. e) Perguntei-lhe se estava com saudades. f) Sabe-se que chegaremos seguros.

Dica 2: Se j sabemos quais so os elementos que exercem a funo de Substantivo, podemos concluir que as Oraes Subordinadas Substantivas sero classificadas em:

Subjetiva (Exerce a funo de Sujeito); Objetiva Direta (Exerce a funo de Objeto Direto); Objetiva Indireta (Exerce a funo de Objeto Indireto); Completiva Nominal (Exerce a funo de Complemento Nominal); Predicativa (Exerce a funo de Predicativo); Apositiva (Exerce a funo de Aposto).

Obs.: Quando voc for classificar as Subordinadas Substantivas, encontre, primeiramente, o SUJEITO da Orao Principal. A partir da, s prosseguir por eliminao.

Agora vamos estudar, detalhadamente cada uma.


1)

Or. Subord. Substantiva Subjetiva: As Oraes Subordinadas Substantivas Subjetivas so as mais detalhadas e complexas. Por isso, necessitam de uma ateno especial. O 1 passo saber que elas exercem a funo de sujeito do verbo da orao principal. Isso indica que, ao olhar para a orao principal, voc no encontrar o SUJEITO nela. Exemplo: estranho que os alunos no compreendam.

Dica prtica do professor: TENTE ENCONTRAR O SUJEITO NA ORAO PRINCIPAL. POSSVEL??? Ento, meu amigo, se voc no conseguir visualizar o sujeito na orao principal, j fique com um p atrs, pois ele provavelmente estar na orao subordinada. Para ter a certeza, substitua a orao subordinada pelo vocbulo isso. Assim teremos: estranho isso. Melhorando a orao: Isso estranho. Conseguiu perceber que isso virou o sujeito? Ento, a orao que os alunos no compreendam classificada como Or. Subord. Substantiva Subjetiva.

Existem trs estruturas para a Orao Subordinada Substantiva Subjetiva: 1: Verbo de ligao + predicativo + orao subordinada substantiva subjetiva. Ex. necessrio que faamos nossos deveres. 2: Verbo unipessoal* + orao subordinada substantiva subjetiva. Ex. Convm que faamos nossos deveres.
*O verbo recebe o nome de Unipessoal quando ele s pode ser usado na 3 pessoa do singular. Os mais comuns so convir, constar, parecer, importar, interessar, suceder, acontecer.

3: Verbo na voz passiva + orao subordinada substantiva subjetiva. Ex. Foi afirmado que voc subornou o guarda.

Mais exemplos de Or. Subord. Subst. Subjetiva


a) bom que ignoremos o futuro. b) importante que vocs participem da aula. c) Era conveniente que Andr e Paulo estudassem. d) Interessa-me que voc comparea s aulas.

Otras dicas preciosas: Se o verbo estiver na 3 Pessoa do singular, acompanhado da partcula -se (Que indica VOZ PASSIVA), a orao tambm ser subordinada substantiva subjetiva. Exemplos: Sabe-se que ele no vir. (Que ele no vir sabido) Percebe-se que as notas melhoraram. (Que as notas melhoraram perceptvel) Fiquem atentos para estes verbos: ACONTECER, CONSTAR, CONVIR, IMPORTAR, PARECER, SUCEDER. Eles so chamados de verbos unipessoais, pois apresentam sujeito apenas na 3 pessoa do singular ou do plural. Se um desses verbos aparecer na orao, provavelmente, o sujeito estar representado pela orao subordinada substantiva subjetiva. Exemplos: Na lista CONSTA que ele faltou s aulas de gramtica. IMPORTA que vocs tirem boas notas.

Ateno!!! Faam as seguintes atividades: Gramtica Reflexiva (Pg.: 25, 26 e 29). Tambm na Gram. Reflexiva, faam a leitura das pg.: 26, 27, 28 e 29.

2) Or. Subord. Substantiva Objetiva Direta Quando exerce a funo de Objeto Direto do verbo da orao principal. Vejamos um exemplo: O professor disse que aprenderemos bastante. Ningum imagina qual ser o prprio destino. 3) Or. Subord. Subst. Objetiva Indireta Quando exerce a funo de Objeto Indireto do verbo da orao principal. Exemplo: Lembre-se de que amanh feriado. 4) Or. Subord. Subst. Completiva Nominal Exerce a funo de complemento nominal de um termo da orao principal. Ateno: Ela no ir completar a ideia de um VERBO, e sim de um NOME. Observem o exemplo: Tinha certeza de que algum o perseguia. 5) Or. Subord. Subst. Predicativa Exercem a funo de Predicativo do Sujeito apresentado na orao principal. Exemplo: A verdade era que todos souberam o contedo. Dica: Faa a substituio da orao subordinada predicativa pelo vocbulo isso. Voc perceber com mais facilidade. A verdade era isso. Temos duas dicas: 1: H verbo de ligao (era: verbo ser) 2: O sujeito A verdade e est sendo qualificado pelo predicativo, representado pelo vocbulo isso. 6) Or. Subord. Subst. Apositiva Essa a mais fcil de todas pelos seguintes motivos: 1) Expressa EXPLICAO sobre algo citado na orao principal; 2) Vem depois de dois pontos ou, raramente, entre vrgulas. Exemplos: A verdade s uma: que seremos aprovados. Tnhamos um plano: que a festa fosse surpresa.

Este material estar disponvel no meu blog: (maestromarcos@blogspot.com) Caso voc no tenha acesso Internet, poder estudar pela Gramtica Reflexiva (Pg.: 25, 26, 27, 28 e 29) e tambm pelo Livro Texto (Pg.: 77, 78, 79, 80, 81 e 82).
Dvidas tambm podero ser tiradas pelo e-mail: marcos.emidio1@gmail.com

Vous aimerez peut-être aussi