Vous êtes sur la page 1sur 15

Universidade Federal de So Joo Del-Rei Campus Alto Paraopeba Engenharia Qumica

Indivduos, Grupos e Sociedade Global Professor Cssio Corra Benjamin

ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE


Amanda Paulino Ana Paula Silva Artur Elaine Cristina Batista da Silva Estefnia Carvalho Esteves Santos Janaina Franciele Oliveira Ribeiro Natlia da Fonseca Barbosa
Maro de 2013

CONCEITO DE ENGENHARIA

A engenharia a cincia e a profisso de adquirir e de aplicar os conhecimentos matemticos, tcnicos e cientficos na criao, aperfeioamento e implementao de utilidades, tais como estruturas, mquinas, aparelhos, sistemas ou processos, que realizem uma determinada funo ou objetivo, tendo em conta a sociedade, a tcnica, a economia e o meio ambiente.

Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Engenharia

CONCEITO DE MEIO AMBIENTE


Meio ambiente um conjunto de unidades ecolgicas que funcionam como um sistema natural, e incluem toda a vegetao, animais, micro-organismos, solo, rochas, atmosfera e fenmenos naturais que podem ocorrer em seus limites. Compreende recursos e fenmenos fsicos como ar, gua, e clima, assim como energia, radiao, descarga eltrica, e magnetismo.

Disponvel em: http://www.significados.com.br/meio-ambiente/

ENGENHARIA MECNICA

Impactos e aes preventivas para a Engenharia Mecnica


As novas mquinas e motores, resultantes dos avanos da engenharia mecnica, so responsveis pela emisso de fumaa, calor, rudos e outros resduos prejudiciais ao homem e ao meio. O engenheiro no pode desconhecer os impactos ecolgicos que o rudo ou a expulso de gases resultantes dos motores de combusto interna podem provocar no ambiente, a fim de melhor projetar, compatibilizando a sua profisso como os interesses e necessidades bsicas da sociedade.

Por: Prof. Eduardo Bessa Azevedo Disponvel em: Mota, S. Introduo Engenharia Ambiental. 1 edio. ABES/ABEAS. Rio de Janeiro, 1997.

ENGENHARIA ELTRICA

Impactos e aes preventivas da Engenharia Eltrica


A construo de grandes hidreltricas, com o barramento de rios para a formao de reservatrios de gua, causa modificaes acentuadas nos meios fsico, bitico e social, com reflexos sobre os animais e vegetais e sobre o prprio homem.
-O

engenheiro eletricista no tm o direito de negligenciar quanto s perturbaes do meio ambiente que podem ser geradas pela construo de hidreltricas ou pela gerao de energia atravs de outros processos, tais como o uso do carvo, do petrleo.
9

Por: Prof. Eduardo Bessa Azevedo Disponvel em: Mota, S. Introduo Engenharia Ambiental. 1 edio. ABES/ABEAS. Rio de Janeiro, 1997.

ENGENHARIA CIVIL

10

Impactos e aes preventivas da Engenharia Civil


As modificaes comeam com a implantao de obras civis, com as quais se transformam ambientes naturais em edificaes, ruas, estradas, aeroportos. Para isso, so efetuados desmatamentos, impermeabilizaes do solo, movimentos de terra e alteraes no armazenamento e escoamento das guas.

O engenheiro civil no tm o direito de negligenciar quanto s perturbaes do meio ambiente que podem ser geradas pelas construes; pela remoo de matas, eroso, disposio de esgotos e lixo das cidades

Por: Prof. Eduardo Bessa Azevedo Disponvel em: Mota, S. Introduo Engenharia Ambiental. 1 edio. ABES/ABEAS. Rio de Janeiro, 1997. 11

ENGENHARIA QUMICA

12

Impactos e aes preventivas da Engenharia Qumica

A engenharia qumica tm sido responsvel pela gerao de inmeros produtos, os quais, na sua elaborao, resultam na emisso de resduos txicos, que so lanados no ambiente. Os resduos lquidos industriais, com elevadas concentraes de matria orgnica e de produtos qumicos nocivos, so responsveis pela poluio dos recursos hdricos, com impactos negativos na vida aqutica e no homem. Muitas indstrias lanam, na atmosfera, partculas e gases que causam danos sade do homem e aos animais e vegetais.

13

CONCLUSO
- As atividades dos diversos ramos da engenharia so feitas visando melhorias das condies de vida da populao. Tem sido desenvolvido todo o esforo do homem, objetivando aperfeioar mtodos e tcnicas. No entanto, a falta de uma maior preocupao com os aspectos ambientais, tem, frequentemente, resultado em srios problemas muitas vezes irreversveis. - Em todas as aes, haver sempre necessidade de se alterar o ambiente natural. No entanto, isso pode ser feito de forma ordenada, adotando-se cuidados, de modo a minimizar os impactos ambientais negativos.
Por: Prof. Eduardo Bessa Azevedo Disponvel em: Mota, S. Introduo Engenharia Ambiental. 1 edio. ABES/ABEAS. Rio de Janeiro, 1997. 14

- A engenharia pode, e deve, exercer a sua funo de utilizar e modificar os recursos ambientais, em benefcio da humanidade, sem, contudo, provocar mudana que tragam prejuzos ao prprio homem e ao meio.

- importante que o engenheiro aprenda a conviver com a natureza, respeitando suas leis e a capacidade limite de cada ambiente.

- Quando os engenheiros se conscientizarem da importncia da conservao do meio ambiente, com certeza as suas atividades causaro menores impactos ambientais, garantindo uma melhor qualidade de vida para as geraes atual e futuras.
Por: Prof. Eduardo Bessa Azevedo Disponvel em: Mota, S. Introduo Engenharia Ambiental. 1 edio. ABES/ABEAS. Rio de Janeiro, 1997. 15

Vous aimerez peut-être aussi