Vous êtes sur la page 1sur 52

O que tica lvaro L. M.

Valls

O que tica lvaro L. M. Valls

OS PROBLEMAS DA TICA

O que tica lvaro L. M. Valls A tica daquelas coisas que todo mundo sabe o que so, mas que no so fceis de explicar, quando algum pergunta. (p. 7).

O que tica lvaro L. M. Valls


Enquanto uma reflexo cientfica, que tipo de cincia seria a tica? Tratando de normas de comportamentos, deveria chamar-se uma cincia normativa. Tratando de costumes, pareceria uma cincia descritiva. Ou seria uma cincia de tipo mais especulativo, que tratasse, por exemplo, da questo fundamental da liberdade? (p. 7).

O que tica lvaro L. M. Valls


Didaticamente, costuma-se separar os problemas tericos da tica em dois campos: num, os problemas gerais e fundamentais (como liberdade, conscincia, bem, valor, lei e outros); e no segundo, os problema especficos, de aplicao concreta, como os problemas da tica profissional, da tica poltica, de tica sexual, de tica matrimonial, de biotica, etc. um procedimento didtico ou acadmico, pois na vida real eles no vm assim separados. (p. 8).

O que tica lvaro L. M. Valls Os problemas ticos no encerram as discusses em torno dos comportamentos humanos. Ex.: Subornar um funcionrio, um problema apenas tico, apenas econmico, ou tem os dois aspectos?

O que tica lvaro L. M. Valls


Problema temporal: Os costumes mudam e o que ontem era considerado errado hoje pode ser aceito, assim como o que aceito entre os ndios do Xingu pode ser rejeitado em outros lugares, do mesmo pas at. A tica no seria ento uma simples listagem das convenes sociais provisrias? Se a cultura e os costumes no so estticos, mudam ciclicamente, como pensar uma tica efetiva?

O que tica lvaro L. M. Valls Por apoiar-se, epistemologicamente, no apenas em si mesma, a tica tem sido tambm uma reflexo terica, com uma validade mais universal.

O que tica lvaro L. M. Valls


Quanto aos costumes, para partirmos do real e no do ideal propriamente dito, preciso reconhecer desde logo uma sria restrio: a humanidade s reteve por escrito depoimentos sobre as normas de comportamentos (e teorias) dos ltimos milnios, embora os homens j existam h muito mais tempo. Como se comportavam eticamente os homens das cavernas, h mais de trinta mil anos? Como era a sua tica sexual, que tipos de normas polticas vigoravam na pr-histria? extremamente difcil diz-lo. (p. 12).

O que tica lvaro L. M. Valls


Teorizaes a partir da Idade Antiga. Em certos casos, s chegaremos a descobrir qual a tica vigente numa ou noutra sociedade atravs de documentos no escritos ou mesmo no-filosficos (pinturas, esculturas, tragdias e comdias, formulaes jurdicas, como as do Direito Romano, a polticas, como as leis de Esparta ou Atenas, livros de medicina, relatrios histricos de expedies guerreiras e at os livros penitenciais dos bispos medievais). (p. 13).

O que tica lvaro L. M. Valls


Questes como: Pederastia grega; Abandono de recm-nascidos entre os romanos; Cobia mulher do prximo entre os judeus; No so apenas os costumes que variam, mas tambm os valores que os acompanham, as prprias normas concretas, os prprios ideais, a prpria sabedoria, de um povo a outro.

O que tica lvaro L. M. Valls


[...] deve haver um princpio tico supremo, que perpasse a pr-histria e a histria da humanidade. No seria, quem sabe, o princpio que probe o incesto (sexo entre parentes)? (p. 14). Mas a definio concreta dos casos de incesto constantemente variou. Ao redor do ano 1000, a relao incestuosa atingia at o stimo grau. Entretanto os nobres jogavam com a rvore genealgica afim de garantir seus privilgios. E hoje, qual a definio de incesto que vigora? muito diferente daquela antiga?

O que tica lvaro L. M. Valls


Isso referenda a existncia de uma tica absoluta? Seria a tica crist? No passado, houve pocas em que a pobreza e a castidade eram os valores mais altos da escala tico-religiosa (geralmente em pocas em que se previa para breve o fim do mundo).

O que tica lvaro L. M. Valls


No seria exagerado dizer que o esforo de teorizao no campo da tica se debate com o problema da variao dos costumes. E os grandes pensadores ticos sempre buscaram formulaes que explicassem, a partir de alguns princpios mais universais, tanto a igualdade do gnero humano no que h de mais fundamental, quanto as prprias variaes. Uma boa teoria tica deveria atender a pretenso de universalidade, ainda que simultaneamente capaz de explicar as variaes de comportamento, caractersticas das diferentes formaes culturais e histricas. (p. 16).

O que tica lvaro L. M. Valls


Scrates (470-399 a.C.) Depois de dois milnios, ainda no sabemos se sua condenao foi justa. Pois Scrates obedecia s leis, mas as questionava em seus dilogos, procurando fundamentar racionalmente a sua validade. Ele ousava, portanto, perguntar se estas leis eram justas. E mesmo que chegasse a uma concluso positiva, o conservadorismo grego no podia suportar este tipo de questionamento, pois as leis existiam para serem obedecidas, e no para serem justificadas. (p. 17).

O que tica lvaro L. M. Valls


Kant (1724-1804). Kant buscava uma tica de validade universal, que se apoiasse apenas na igualdade fundamental entre os homens. Sua filosofia se volta sempre, em primeiro lugar, para o homem, e se chama filosofia transcendental porque busca encontrar no homem as condies de possibilidade do conhecimento verdadeiro e do agir livre. No centro das questes ticas, aparece o dever, ou obrigao moral, uma necessidade diferente da natural, ou da matemtica, pois necessidade para uma liberdade. O dever obriga moralmente a conscincia moral livre, a vontade verdadeiramente boa deve agir sempre conforme o dever e por respeito ao dever. (p. 18).

O que tica lvaro L. M. Valls


Kant achava que a igualdade entre os homens era fundamental para o desenvolvimento de uma tica universal.

O que tica lvaro L. M. Valls


Se a moral a racionalidade do sujeito, este deve agir de acordo com o dever e somente por respeito ao dever: porque dever, eis o nico motivo vlido da ao moral. (p. 20). Legalidade e moralidade se tornam extremos opostos. Diante de cada lei, de cada ordem, de cada costume, o sujeito est obrigado, para ser um homem livre, a perguntar qual o seu dever, e a agir somente da acordo com o seu dever, e isto, exclusivamente, por ser o seu dever. (p. 20). Legal, mas imoral./Ilegal, mas moral:

O que tica lvaro L. M. Valls


Imperativo categrico: A formulao clssica do imperativo categrico a seguinte, conforme o texto da Fundamentao da Metafsica dos Costumes: devo proceder sempre de maneira que eu possa querer tambm que a minha mxima se torne uma lei universal. (p. 20). Colocado como um imperativo para o outro, seria: age de tal maneira que possas ao mesmo tempo querer que a mxima da tua vontade se torne lei universal. (p. 21).

O que tica lvaro L. M. Valls [...] Kant procurou deduzir da prpria estrutura do sujeito humano, racional e livre, a forma de um agir necessrio e universal. moralmente necessrio todos ajam assim. (p. 21).

O que tica lvaro L. M. Valls


Os crticos de Kant costumam dizer que ele teria as mos limpas, se tivesse mos, ou seja, que desta maneira concretamente impossvel agir. Impossvel agir refletindo a cada vez, aplicando ao caso concreto a frmula do imperativo categrico. Seria querer comear, a cada vez, tudo de novo, seria supor em si uma conscincia moral to pura e racional que nem existe, e seria reforar, na prtica, o individualismo. A outra crtica, complementar a esta, a de que no se pode ignorar a histria, as tradies ticas de um povo, etc., sem cair numa tica totalmente abstrata. Mas parece tambm impossvel, hoje em dia, ocupar-se com a tica ignorando as ideias de Kant. (p. 21).

O que tica lvaro L. M. Valls


Existem vrios outros pensadores da tica: Plato e Aristteles, Santo Agostinho e Santo Toms de Aquino, Maquiavel e Spinoza, Hegel e Kierkegaard, Marx e Sartre, enfim, quase todos os grandes pensadores que ns, ocidentais, conhecemos, assim como, no meio deles, todos ns, que a cada dia enfrentamos problemas tericos e prticos, ticos ou morais. (p. 22).

O que tica lvaro L. M. Valls


[...] h muito pensador importante, principalmente hoje em dia, que considera que o estudo da tica a regio mais difcil, e aquela para a qual o pensamento, reflexivo e discursivo, est atualmente menos preparado. Mas ento, o que fazer?

O que tica lvaro L. M. Valls Adotar, como propunha Descartes, uma moral provisria, para cuidar primeiro das questes tericas, resolvendo as questes prticas do jeito que der?

O que tica lvaro L. M. Valls


Ou quem sabe seria melhor simplesmente ignorar as questes ticas, cuidando apenas dos assuntos tcnicos, tais como: arranjar dinheiro, arranjar-se na vida, progredir na vida profissional, gozar o que for possvel, conseguir fora suficiente para dominar e no ser dominado...

O que tica lvaro L. M. Valls Ou quem sabe no seria melhor ainda simplesmente deixar-se levar pelo sistema e pelos acontecimentos?

O que tica lvaro L. M. Valls

Mas, neste caso, ns homens no estaramos abdicando, renunciando ao nosso anseio de liberdade? (p. 23).

O que tica lvaro L. M. Valls

TICA GREGA ANTIGA

O que tica lvaro L. M. Valls


Entre os anos 500 e 300 a.C., aproximadamente, ns encontramos o perodo ureo do pensamento grego. (p. 24). A reflexo grega neste campo surgiu como uma pesquisa sobre a natureza do bem moral, na busca de um princpio absoluto da conduta. (p. 24). Se processa no plano religioso.

O que tica lvaro L. M. Valls


Plato (427-347 a.C.), discpulo de Scrates. [...] parte da ideia de que todos os homens buscam a felicidade. A maioria das doutrinas gregas colocava, realmente, a busca da felicidade no centro das preocupaes ticas. Mas no se deve pensar, da, que Plato pregava um egosmo rasteiro. Pelo contrrio, ao pesquisar as noes de prazer, sabedoria prtica e virtude, colocava-se sempre a grande questo: onda est o Sumo Bem? (p. 25). ele espera a felicidade principalmente para depois da morte. Os homens deveriam procurar, ento, durante esta vida, a contemplao das ideias, e principalmente da ideia mais importante, a ideia do Bem. (p. 25).

O que tica lvaro L. M. Valls


O sbio no , ento, um cientista terico, mas um homem virtuoso ou que busca a vida virtuosa e que assim consegue estabelecer, em sua vida, a ordem, a harmonia e o equilbrio que todos desejam. O sbio faz penetrar em sua vida e em seu ser a harmonia que vem do hbito de submeter-se razo. Dialtica e virtude devem andar juntas, pois a dialtica o caminho da contemplao das ideias e a virtude esta adequao da vida pessoal s ideias supremas. (p. 25)

O que tica lvaro L. M. Valls


O ideal buscado pelo homem virtuoso a imitao ou assimilao de Deus: aderir ao divino. Nas pesquisas efetuadas dialeticamente nos diversos dilogos, Plato vai organizando um quadro geral das diferentes virtudes. As principais virtudes so as seguintes:

O que tica lvaro L. M. Valls


Justia (dike), a virtude geral, que ordena e harmoniza, e assim nos assemelha ao invisvel, divino, imortal e sbio; (p. 27). Prudncia ou sabedoria (frnesis ou sofa) a virtude prpria da alma racional, a racionalidade como o divino no homem: orientar-se para os Bens divinos. Esta virtude, que para Plato equivale vida filosfica como uma msica mais elevada, aquela que pe ordem, tambm, nos nossos pensamentos; (p. 27).

O que tica lvaro L. M. Valls


Fortaleza ou valor (andria) a que faz com que as paixes mais nobres predominem, e que o prazer se subordine ao dever; (p. 27). Temperana (sofrosine) a virtude da serenidade, equivalente ao autodomnio, harmonia individual. (p. 27).

O que tica lvaro L. M. Valls


Assim, o que mais caracteriza a tica platnica a ideia do Sumo Bem, da vida divina, da equivalncia de contemplao filosfica e virtude, e da virtude como ordem a harmonia universal. A distncia entre as virtudes intelectuais e morais pequena, pois a vida prtica se assemelha muito prtica terica. (p. 28).

O que tica lvaro L. M. Valls


Aristteles (384-322 a.C.), alm de um grande pensador especulativo e profundo psiclogo, levava muito a srio (e mais do que Plato) a observao emprica. Cada substncia tem o seu ser e busca o seu bem: h um bem para o deus, um para o homem, um para a planta, etc. Quanto mais complexo for o ser, mais complexo ser tambm o respectivo bem. (p. 290.

O que tica lvaro L. M. Valls neste sentido que podemos dizer que a tica aristotlica finalista e eudemonista, quer dizer, marcada pelos fins que devem ser alcanados para que o homem atinja a felicidade (eudaimona). (p. 29).

O que tica lvaro L. M. Valls


O homem precisa de vrios bens, tais como amizade, sade e at alguma riqueza. Quais os melhores bens? As virtudes, a fora, o poder, a riqueza, a beleza, a sade ou os prazeres sensveis? O bem prprio do homem a vida terica ou teortica, dedicada ao estudo e contemplao, a vida da inteligncia.

O que tica lvaro L. M. Valls


Para Aristteles, o pensamento o elemento divino no homem e o bem mais precioso. Assim, quem sbio no carece de muitas outras coisas. A vida humana mais feliz a contemplativa, porque imita melhor a atividade divina, mas como este ideal demasiado elevado para a maioria, preciso analisar tambm as outras coisas de que o homem carece. (p. 32).

O que tica lvaro L. M. Valls


A felicidade verdadeira conquistada pela virtude. As virtudes so ento analisadas longa e detalhadamente. O ser do homem substncia composta: corpo material e alma espiritual. Como o corpo sujeito s paixes, a alma deve desenvolver hbitos bons, uma vez que a virtude sempre uma fora adquirida, um hbito, que no brota espontaneamente da natureza. (p. 32-33).

O que tica lvaro L. M. Valls


O homem precisa converter suas melhores disposies naturais em hbitos, de acordo com a razo: virtudes intelectuais. (p. 33). Virtude uma espcie de segunda natureza, adquirida pela razo livre. (p. 33). Vejamos uma das tradues possveis da definio de virtude: " um hbito adquirido, voluntrio, deliberado, que consiste no justo meio em ralao a ns, tal como o determinaria o bom juzo de um varo prudente e sensato, julgando conforme a reta razo e a experincia". (p. 33).

O que tica lvaro L. M. Valls

TICA E RELIGIO

O que tica lvaro L. M. Valls


Entre os gregos antigos, a discusso sobre o mundo e a harmonia csmica produziu doutrinas prticas, que procuravam orientar a ao dos indivduos para uma vida voltada para o bem, a virtude e a harmonia com a natureza. (p. 35). Com a religio judaica, a questo se modifica um tanto. O Deus de Abrao, Isaac e Jac no se identifica tom as foras da natureza, estando assim acima de tudo o que h de natural. (p. 36).

O que tica lvaro L. M. Valls


Agir de acordo com a natureza? Agir de acordo com a vontade do Deus pessoal? A revelao de Deus no uma exposio terica, mas toda ela voltada para a educao e o aperfeioamento do homem. O homem busca ser santo, como Deus no cu santo. (p. 36).

O que tica lvaro L. M. Valls


Amor a Deus e ao irmo: [...] um amor que vem de cima: Deus nos amou primeiro, por isso, na relao com os irmos (que so agora todos os homens, resumidos na categoria do prximo) cada um deve procurar amar primeiro. (p. 37). A religio trouxe, sem dvida alguma, um grande progresso moral humanidade. Meta moral santificada... [...] deveria ser buscada, mesmo que fosse inatingvel.

O que tica lvaro L. M. Valls


Contribuiu tambm aos excessos e fanatismos... Idade Mdia: o pensamento tico que conhecemos est, portanto, todo ele ligado religio, interpretao da Bblia e teologia.

O que tica lvaro L. M. Valls


Idade Moderna, que coincide com os ltimos quatro ou cinco sculos, apresentam-se ento duas tendncias: A busca da uma tica laica, racional (apenas), muitas vezes baseada numa lei natural ou numa estrutura (transcendental) da subjetividade humana, que se supe comum a todos os homens, e, por outro lado, novas formas de sntese entre o pensamento ticofilosfico e a doutrina da Revelao (especialmente a crist"). (p. 38).

O que tica lvaro L. M. Valls

Pragmatismo moral: bom o que ajuda a mim

O que tica lvaro L. M. Valls

OS IDEIAIS TICOS Gregos: natureza (harmonia csmica);


Epicuristas: prazer;

Cristianismo: Deus (pureza, castidade, trabalho);

O que tica lvaro L. M. Valls


Renascimento/Iluminismo: liberdade O homem racional, autnomo, autodeterminado, aquele que age segundo a razo e a liberdade, eis o critrio da moralidade; Contemporaneidade: liberdade; prazer; satisfao pessoal. (todos esses ideais so condicionados a JUSTIA;

O que tica lvaro L. M. Valls


LIBERDADE Liberdade--------------------------------------------tica
A liberdade antecede a tica, pois se no somos livres, no h razo para a tica existir.

Somos livres?

O que tica lvaro L. M. Valls


TRABALHO Construam um texto que reflita sobre as consideraes ticas de Imannuel Kant, a igualdade entre os homens fundamental para o desenvolvimento de uma tica universal; e o atual sistema poltico-econmico-social, capitalismo. Em resumo, como existir uma tica universal se no capitalismo no h igualdade? Nesse sentido, como considerar ou desconsiderar as ideias de Kant?
Mnimo 1 pgina; Em duplas; Valor: 2 pontos

Vous aimerez peut-être aussi