Vous êtes sur la page 1sur 31

CONSTRUO DA IDENTIDADE

Conceito de identidade
Pode definir-se identidade como o conjunto relativamente estvel de aspectos de um indivduo que o distingue dos outros e o tornam nico.

Conceito de Identidade
Corresponde integrao das vrias caractersticas pessoais: sentimentos, pensamentos, emoes, comportamentos, atitudes, motivaes, projectos de vida, etc.

Conceito de Identidade
a identidade que nos torna nicos e distintos.

A adolescncia uma idade da vida que comea com um acontecimento biolgico (a puberdade) e culmina num acontecimento psicossocial (a independncia em relao aos pais).

No sendo j criana e no sendo ainda adulto, o adolescente ir viver uma excitante e arriscada fase de transio uma poca caracterizada por mltiplas transformaes: biolgicas, cognitivas, sociais e afetivas.

MATURAO FSICA E BIOLGICA


Rapazes e raparigas diferem no ritmo da maturao fsica e biolgica. A maturao relativamente precoce parece ser uma vantagem para os rapazes mas no para as raparigas.

MATURAO FSICA E BIOLGIA


As profundas transformaes hormonais e as consequentes alteraes fsicas e orgnicas tm um forte impacto psicolgico. Perante o seu novo corpo o/a adolescente pode reagir com prazer e orgulho ou com vergonha e embarao.

Para o tipo de reao contribuem padres culturais de beleza fsica e reaes dos pais e dos colegas. Muitas adolescentes, condicionadas por conceitos de beleza que valorizam a magreza, a silhueta fina e as pernas longas, sentem-se insatisfeitas com o seu corpo.

Um conceito muito discutvel de beleza, contribui para que muitas jovens se sintam pouco ou nada atraentes (quando, na realidade, o so), entrem em depresso e sofram de desordem alimentar (anorexia e bulimia).
Nos rapazes, h menos presso cultural quanto ao corpo ideal.

Os rapazes cujo desenvolvimento muito rpido so normalmente MATURAO FSICA E autoconfiantes, tm elevada autoestima, so populares entre os seus pares e destacam-se nas atividades fsicas. As raparigas cuja maturao precoce parecem deslocadas entre os/as colegas da mesma idade e so objeto de indesejada ateno sobretudo no plano sexual.

BIOLGIA

MATURAO FSICA E BIOLGIA


Os rapazes cujo desenvolvimento relativamente tardio raramente so populares; as raparigas na mesma situao so habitualmente populares, desinibidas, embora durante o secundrio percam tal vantagem para as raparigas cuja maturao fsica se deu mais cedo. Os estudos realizados sugerem que destacar-se fisicamente entre os seus pares parece reforar a autoestima dos rapazes mas embaraar as raparigas.

DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
Segundo Piaget, por volta dos 12 anos, d-se a entrada no estdio das operaes formais, isto , do pensamento lgicoconcreto.

Surge o raciocnio hipotticodedutivo e a capacidade de abstrao permite tambm avaliar e inventar dilemas e problemas de natureza tica, religiosa, social, etc., consolidando-se a capacidade argumentativa.

IDEALISMO
Uma das consequncias desta evoluo cognitiva o idealismo e o esprito crtico to reconhecveis na adolescncia.

Como o pensamento abstrato permite passar do real ao possvel, os adolescentes podem imaginar outros mundos possveis, outros sistemas sociais, morais, polticos, religiosos e at outro tipo de famlia.

IDEALISMO

O idealismo condu-los a imaginar mundos perfeitos, justos, sem discriminaes e a confrontar criticamente a realidade que vivem com a que desejariam viver (o realismo dos adultos rotulado de conformismo e da algumas tenses familiares).

EGOCENTRISMO

Piaget reconheceu tambm que nesta fase do seu desenvolvimento o adolescente se centra nas suas ideias, analisa-as, reflete sobre elas e julga com frequncia que os outros esto to interessados nos seus pensamentos, sentimentos e comportamentos como ele prprio. o chamado egocentrismo adolescente.

AUDINCIA IMAGINRIA
O adolescente julga que , permanentemente, objeto de anlise: Toda a gente reparou nas calas que usei esta semana; Toda a turma pensou que a minha interveno no teve jeito nenhum; Toda a gente vai adorar o poema que escrevi. Este fenmeno mental de audincia imaginria muito frequente entre os 14 e os 15 anos, atenuando-se depois.

FBULA PESSOAL
Outro fenmeno constitutivo do egocentrismo adolescente (de que Piaget fala) o da fbula pessoal, a tendncia para acreditar que as suas experincias e sentimentos so nicos e que nunca ningum pensou ou sentiu assim, como se fosse o primeiro a experimentar as douras e agruras do amor, a indeciso quanto vocao profissional, etc.

INVULNERABILIDADE

A crena do adolescente na sua unicidade (sou nico) contribui para a iluso da invulnerabilidade a crena de que acidentes e desgraas s acontecem aos outros.

Segundo Erikson o adolescente se v-se forado a rever e reelaborar as quatro crises do desenvolvimento por que passou na infncia, agora num contexto bem mais complexo. O adolescente tem de: Adquirir confiana O problema que a criana encontrava como parte do processo de apego e de ligao a quem dela cuidava, reaparece na adolescncia sob a forma de procura das pessoas em quem confiar e a quem possamos mostrar que somos dignos de confiana. Em primeiro lugar, o adolescente tenta encontrar amigos credveis e que possa admirar. No incio da adolescncia estas pessoas so geralmente amigos do mesmo sexo que possam partilhar as nossas ansiedades e inquietaes sem nos ridicularizarem. Mais tarde, a ateno incidir em pessoas do sexo oposto, sobretudo que possam amar-nos.

Adquirir autonomia Esta aquisio manifestava-se quando a criana exigia que a deixassem fazer as coisas ela mesma. Agora, a autonomia significa escolher o seu prprio caminho na vida em vez de simplesmente seguir as decises e os planos impostos pelos pais. Ter iniciativa Mostrar iniciativa significa agora definir o que queremos ser mediante projetos prprios, no nos conformando com os limites que os adultos estabeleceram. As imaginrias situaes caractersticas das brincadeiras da pr-escola encontram a sua contrapartida nos novos sonhos de grandeza que o adolescente visa realizar.

Mostrar diligncia A diligncia ou produtividade assume, perto do termo da adolescncia, um sentido diferente do que tinha durante os primeiros anos de escolaridade. As tarefas j no so propriamente prescritas pelos professores. A independncia relativa, caracterstica da idade adulta, implica a responsabilidade na definio dos objetivos e autoexigncia de qualidade no trabalho desenvolvido.

MITOS SOBRE A ADOLESCNCIA


Mito 1 O ADOLESCENTE EMOCIONALMENTE INSTVEL
verdade que a adolescncia acompanhada por crises, tenses e uma certa instabilidade emocional.

Contudo, a maioria dos adolescentes afirma que se sente feliz e autoconfiante. Na realidade, todos os estudos sistemticos at data realizados revelam que oito em dez adolescentes no so pessoas emocionalmente perturbadas e revoltadas.

Mito 2 O CONFLITO DE GERAES


verdade que o conflito com os pais aumenta na adolescncia, mas a maior parte dos adolescentes confirma que tem boas relaes com os pais e procura o seu apoio e conselho em assuntos importantes. 78% dos adolescentes prestes a conclurem o secundrio afirmam aderir aos valores dos pais no que respeita a questes importantes. A perspetiva dos adolescentes sobre assuntos como a orientao profissional, as relaes entre homens e mulheres, a religio, os problemas raciais tende a assemelhar-se dos pais.

O GRUPO DE PARES
O grupo de pares confere segurana e orientao. Aceitar normas, hbitos e modos de expresso do grupo torna-se um meio para o reconhecimento de uma nova identidade. O adolescente liberta-se assim da ingenuidade da infncia, da dependncia afetiva em relao aos pais.

O GRUPO DE PARES
Em situaes de crise familiar o grupo de amigos assume especial significado: encontra-se nele a liberdade de expresso, algum com quem desabafar. Ajuda o jovem a ultrapassar sentimentos de isolamento (sou nico e incompreendido).

O GRUPO DE PARES

Os adolescentes que no pertencem efetivamente a grupos de pares que esto demasiado fechados no crculo familiar podem, segundo os estudiosos, ter problemas em afirmar a sua autonomia, realizar autenticamente a sua identidade e estabelecer no futuro relaes adultas.

DIFUSO DE IDENTIDADE

Inexistncia de uma identidade bem definida, o que faz com que o adolescente inicie tarefas que rapidamente abandona. Experimenta vrios papeis, sem que nenhum lhe assente bem. O universo do adolescente marcado pela relatividade, no existindo referncias.

IDENTIDADE OUTORGADA
Aceitao passiva dos papeis que so prescritos pelos adultos (os meus pais sempre quiseram que fosse mdico, por isso vou seguir o curso de medicina). Os adolescentes que aceitam o papel prescrito, evitam pelo menos a ansiedade e as incertezas. Um adolescente com identidade outorgada ou prescrita tende a ser um adulto seguro de si, mas com a tendncia para impor as suas convices e papeis a novas geraes.

MORATRIA PSICOSSOCIAL
A moratria psicossocial um perodo de pausa em que o adolescente procura experimentar a vida, encontrar-se, testar as suas capacidades. Trata-se de uma fase experimental orientada, atravs da explorao de diversas alternativas, para a descoberta de um projeto de vida, de uma orientao profissional e afetiva. Este um momento em que quer estar s e ter um compasso de espera em relao aos compromissos adultos (pode deixar de estudar, dizer no s expectativas dos pais, etc.).

IDENTIDADE ADQUIRIDA
Aceitao daquilo que e apreo por aquilo que faz. A identidade adquirida surge no final da adolescncia, com a ajuda de pessoas significativas.
Pode atingir-se a fase de realizao relativamente a alguns aspetos da personalidade e no a outros (muito poucos adolescentes e jovens adultos j alcanaram um sentido estvel de identidade religiosa e poltica). Alis, a maior parte das pessoas s alcana uma identidade completamente integrada j na fase adulta.

NORBERTO FARIA 2013

Vous aimerez peut-être aussi