Vous êtes sur la page 1sur 18

Fonoaudiologia pelo

mundo
Suécia e Canadá
Beatriz Rebello
Carolina de Campos
Fabiana Manolio
Giovanna Lima
Juliana Vaz
Mariani Freitas
Yonara Prado

 Em determinados lugares. em Terapia de Fala e Audiologia  . se divide independentemente.Introdução Sabe-se que a Fonoaudiologia diverge em todo o mundo.

 São especialistas que promovem tratamento e evolução de diversos distúrbios de fala.Suécia  Chama-se “Serviço de Patologia de Fala e Linguagem” ou “Terapia de Linguagem e Fala”. . comunicação e cognição. linguagem.

Suécia  Atendem todas as faixas etárias  É um serviço público. ou Serviço Privado . oferecido pela Lei de Saúde e Serviço de Suporte Especial (é um atendimento multidisciplinar).

5 Universidades oferecem o curso – inserido dentro das faculdades de Medicina  Tem duração de 4 anos .Suécia  Iniciou-se a formação nessa área em 1964  Atualmente.

Suécia  Salário Anual de 32 890 euros  Aproximadamente 115.000 reais/mês .000 reais anual  ~ 9.

Suécia  - Distúrbios da comunicação: Afasia Apraxia Disartria ou outras alterações na articulação Disfluência .

Suécia  - Terapia Congnitiva: Atenção Concentração Memória Percepção Visual .

Suécia  - Terapia Cognitiva para distúrbios desenvolvidos por: Anoxia AVC Alzheimer Distúrbios neurológicos progressivos .

Suécia  - Câncer de cabeça e pescoço: Consulta pré cirúrgica Pós cirúrgica Reabilitação Recomendação de dieta (textura do alimento) .

Suécia Pós Operatório de Laringectomizados  Terapia de Voz  Terapia de Voz Profissional  .

um exame para fazer parte da College of Audiologists and SpeechLanguage Pathologist .Canadá  São profissionais autônomos.  Na maioria dos territórios é necessário uma licença para a prática. especialistas em desenvolvimento típico e desordens da comunicação e deglutição.

. casas de repouso. centros de reabilitação. universidades.Canadá  Esses profissionais trabalham em hospitais. clínicas. programas de intervenção precoce. centros de pesquisas e consultórios particulares. escolas.

.  Atualmente.Canadá  Para a formação. é necessário um diploma de graduação. Deve ser feito então um mestrado. concluído em dois ou três anos. dependendo da universidade. o Canadá conta com 11 universidades que oferecem os cursos.

fisiologia. desenvolvimento de linguagem. além de estudo de anatomia.Canadá  É obrigatório a realização de trabalho voluntário e prática clínica supervisionada. genética. linguística. neuroanatomia. acústica e outros. psicologia. .

 Desordens de fluência. incluindo consciência fonológica. . fonologia e desordens motoras. incluindo gagueira.  Atraso de linguagem e desordens de expressão e compreensão oral e não oral de contexto.Canadá O que faz o Speech-Language Pathologist:  Atraso de fala e desordens de articulação.  Desordens de voz e ressonância.  Habilidades de leitura.  Desordens de deglutição em adultos e crianças. decodificação e compreensão de leitura e escrita.  Desordens cognitivas-comunicativas.

 Planeja e implementa habilitação/reabilitação dos pacientes. incluindo aparelhos auditivo e aparelhos de fala para professores.  Oferece tratamento personalizado como um membro de um time interdisciplinar: Conduz pesquisas relacionadas a audição e suas desordens. .Canadá O que faz o audiologist:  Desenvolve e administra testes audiométricos usando aparelhos especificos para diagnosticar e avaliar o grau e tipo das perdas auditivas. extensão e impacto das perdas auditivas e seu tratamento.  Fornece informações para pacientes e familiares sobre a natureza.

Bibliografia           http://www.asp? lang=ANGL&Porte=1&cregncmp1=QC&PT4=53&cregn=QC&PT1=25&PT2=21&PT3=1 0&type=01&motpro=Speech+Language&pro=3141&aprof=3141#ListeFonctPrinc .asp?lang=ANGL&Porte=1&cregncmp1=QC&PT4=53&cregn=QC&PT1=25&PT2= 21&PT3=10&type=01&motpro=Speech+Language&pro=3141&aprof=3141#ListeFonctPri nc http://sac-oac.emploiquebec.emploiquebec.pdf http://www.html http://imt.gouv.ca/students/academic-programs http://www.ca/mtg/inter/noncache/contenu/asp/mtg122_sommprof s_01.ca/Work/fqr/occupational-guides/Occupation/Audiologist-andSpeech-Language-Pathologist.com/who-we-are http://www.ca/mtg/inter/noncache/contenu/asp/mtg122_s ommprofs_01.fonosp.org/~/media/files/providence%20swedish/services/outpatient%20re hab/speechandlanguagepathology.html http://www.ooaq.qc.qc.ca/public/what-do-speech-language-pathologists-do http://www.ca/index.swedish.eu/eng/SLTinSweden.org.aspx http://sac-oac.br/revistas/edicao_25/25_entrevista.caslpo.html http://imt.welcomebc.gouv.qc.cplol.