Vous êtes sur la page 1sur 10

Aleijadinho

Caroline dos Santos Gomes

. já que a atribuição da autoria da maior parte das mais de quatrocentas criações que hoje existem associadas ao seu nome foi feita sem qualquer comprovação documental. (nascido em Ouro Preto. que permanece até hoje envolta em cerrado véu de lenda e controvérsia. entalhador e arquiteto do Brasil colonial.Biografia de Aleijadinho Antônio Francisco Lisboa. A principal fonte documental sobre o Aleijadinho é uma nota biográfica escrita somente cerca de quarenta anos depois de sua morte. embora mesmo neste âmbito sua contribuição seja controversa. Pouco se sabe com certeza sobre sua biografia. tornando muito árduo o trabalho de pesquisa sobre ele e ao mesmo tempo transformando-o em uma espécie de herói nacional. no dia 29 de agosto de 1730) foi um importante escultor. Sua trajetória é reconstituída principalmente através das obras que deixou. baseando-se apenas em critérios de semelhança estilística com peças documentadas. mais conhecido como Aleijadinho.

continua trabalhando na construção de igrejas e altares nas cidades de Minas Gerais. Não se sabe exatamente qual foi a doença.Por volta de 40 anos de idade. harmonia e serenidade. Pedia a um ajudante para amarrar as ferramentas em seus punhos para poder esculpir e entalhar. Demonstra um esforço fora do comum para continuar com sua arte. mas provavelmente pode ter sido hanseníase ou alguma doença reumática. começa a desenvolver uma doença degenerativa nas articulações.  Na fase anterior a doença. Aos poucos.  . São desta época a Igreja São Francisco de Assis.  Igreja Nossa Senhora das Mercês e Perdões (as duas na cidade de Ouro Preto). suas obras são marcadas pelo equilíbrio. Mesmo com todas as limitações. foi perdendo os movimentos dos pés e mãos.

  . Aleijadinho começa a dar um tom mais expressionista às suas obras de arte.Já com a doença. O trabalho artístico formado por 66 imagens religiosas esculpidas em madeira e 12 feitas de pedra-sabão. da Igreja de Bom Jesus de Matosinhos. é considerado um dos mais importantes e representativos do barroco brasileiro. É deste período o conjunto de esculturas Os Passos da Paixão e Os Doze Profetas. na cidade de Congonhas do Campo.

Aleijadinho é considerado o mais importante artista plástico do barroco mineiro. Utilizou como material de suas obras de arte. principalmente a pedra-sabão.Obra de Aleijadinho A obra de Aleijadinho mistura diversos estilos do barroco. doente e abandonado na cidade de Ouro Preto no ano de 1814 (ano provável). . O conjunto de sua obra foi reconhecido como importante muitos anos depois. Em suas esculturas estão presentes características do rococó e dos estilos clássico e gótico. matéria-prima brasileira. Morreu pobre. A madeira também foi utilizada pelo artista. Atualmente.

Principais obras de Aleijadinho Retábulo da capela-mor da Igreja de São Francisco em São João Del-Rei Projetos de fachada da Igreja Nossa Senhora do Carmo .

Principais obras de Aleijadinho Esculturas “Os Doze Profetas” Projetos de fachada da Igreja de São Francisco de Assis .

a Igreja Católica havia perdido muito espaço e poder.Contexto Histórico do Barroco O barroco se desenvolve no seguinte contexto histórico: após o processo de Reformas Religiosas. Significa " pérola irregular" ou "pérola deformada" e representa de forma pejorativa a ideia de irregularidade. No rococó existe a presença de curvas e muitos detalhes decorativos (conchas. econômico e religioso na Europa. As obras de pintura e escultura deste período são rebuscadas. A palavra barroco tem um significado que representa bem as características deste estilo. O período final do barroco (século XVIII) é chamado de rococó e possui algumas peculiaridades. além dos hábitos das cortes também aparecem com freqüência. detalhistas e expressam as emoções da vida e do ser humano. embora as principais características do barroco estão presentes nesta fase. Os temas relacionados à mitologia grega e romana. Mesmo assim. . ocorrido no século XVI. folhas. os católicos continuavam influenciando muito o cenário político. flores. A arte barroca surge neste contexto e expressa todo o contraste deste período: a espiritualidade e teocentrismo da Idade Média com o racionalismo e antropocentrismo do Renascimento. ramos). burgueses e pelo clero. Os artistas barrocos foram patrocinados pelos monarcas.

com o tempo.  Outro importante representante da Literatura Barroca foi o padre Antônio Vieira que ganhou destaque com seus sermões. No estado da Bahia. também conhecido como "Boca do Inferno". Outros artistas importantes do barroco brasileiro foram: o pintor mineiro Manuel da Costa Ataíde e o escultor carioca Mestre Valentim. No campo da Literatura. podemos destacar o poeta Gregório de Matos Guerra. Além de Aleijadinho. por exemplo. foi assumindo características próprias. no chamado século do ouro (século XVIII). Ele é considerado o mais importante poeta barroco brasileiro. A grande produção artística barroca no Brasil ocorreu nas cidade auríferas de Minas Gerais. de São Francisco de Assis e a da Ordem Terceira de São Francisco. o barroco destacou-se na decoração das igrejas em Salvador como.Barroco no Brasil O barroco brasileiro foi diretamente influenciado pelo barroco português. Estas cidades eram ricas e possuíam um intensa vida cultura e artística em pleno desenvolvimento. porém. .

FONTE HTTP://WWW.COM/BARROCO/ ACESSADO EM 10/11/2013 .SUAPESQUISA.

Centres d'intérêt liés