Vous êtes sur la page 1sur 16

FARMACUTICO NA ONCOLOGIA

O QUE O CNCER?
uma doena que se caracteriza por uma proliferao celular aumentada e/ou falha no mecanismo de inibio desse mecanismo e a possibilidade, atravs da corrente sangnea, de atingir outros rgos(metstase).

ATUAO DO FARMACUTICO
Em oncologia, o farmacutico o principal instrumento para a qualidade da farmacoterapia. Suas atribuies excedem a simples dispensao da prescrio mdica, ou ainda a manipulao propriamente dita. Sua atuao importante em vrias etapas da terapia antineoplsica:

Seleo e padronizao de medicamentos e materiais


O farmacutico, ao conhecer efetivamente os protocolos teraputicos e de suporte na terapia antineoplsica, tem a responsabilidade: Na seleo de produtos que atendam as exigncias legais; Na averiguao do cumprimento das boas prticas de fabricao pelo fornecedor; Na avaliao tcnica e na notificao de queixas tcnicas aos rgos reguladores.

AUDITORIAS INTERNAS
o responsvel por realizar auditorias internas, no que diz respeito: estrutura da rea de preparo de quimioterapia; Estocagem de medicamentos; Manuteno preventiva de equipamentos, de acordo com as necessidades operacionais e normas estabelecidas pela legislao vigente.

INFORMAO SOBRE MEDICAMENTOS

Avalia a bibliografia;
farmacocintica, farmacodinmica, doses usuais, formas e vias de administrao, doses mximas, toxicidade acumulativa, incompatibilidades fsicas e qumicas com outras drogas estabilidade de medicamentos.

Informa sobre:

MANIPULAO DOS AGENTES ANTINEOPLSICOS


Prepara os medicamentos antineoplsicos.

FARMACOVIGILNCIA

Deve acompanhar a visita mdica; Discute casos clnicos; Influencia de forma positiva, o perfil de prescrio.

Educao continuada e participao em comisses institucionais


Comisso de Controle de Infeco Hospitalar (CCIH) Comit de tica e Pesquisa Clnica (CEP) Comisso de Farmcia e Teraputica (CFT)

MANIPULAO DOS QUIMIOTERPICOS

feito na capela.

Espao fsico onde feito a manipulao

dividido em 3 partes: 1- rea de lavagem: espao destinado separao e limpeza do material utilizado na manipulao. 2-rea de paramentao: local onde o farmacutico realiza a anti-sepsia das mos com gua e sabo neutro e se paramenta com os equipamentos de proteo individual. 3-Sala contendo a Capela (ou Cmara de Segurana Biolgica): destinada reconstituio e diluio da medicao no interior da Capela de Fluxo Laminar, tambm denominada cmara de segurana biolgica.

Cuidados ao usar a capela

A manipulao realiza-se por farmacutico com tcnica assptica para evitar o risco de contaminao associado ao manejo dos medicamentos. Durante o preparo, tanto as portas entre as salas quanto as janelas de transferncia permanecem fechadas para impedir a formao de correntes de ar que possam influenciar na estabilidade do fluxo de ar da cmara. Ao trmino do preparo, a medicao colocada em janela de transferncia, de onde recebida e encaminhada pela enfermagem sala de administrao da quimioterapia.

EPI

Vestimenta (macaco ou avental) confeccionado em material impermevel, fechado na frente, com mangas longas e punhos elsticos; Botas plsticas com solado antiderrapante ou props de plstico; culos de proteo panormico; Respirador com filtro classe P3 (alta eficincia); Luvas de ltex isentas de talco (powder free);

ANTICORPOS MONOCLONAIS X ANTICORPOS POLICLONAIS

Anticorpo monoclonal anticorpo homogneo produzido por uma clula hbrida produto da fuso de um clone de linfcito B descendente de uma s e nica clula me e uma clula plasmtica tumoral. Anticorpo policlonal - anticorpos que so derivados de diferentes linhagens de clulas B. Eles so uma mistura de molculas de imunoglobulinas secretadas contra um antgeno especfico, cada uma reconhecendo um eptopo diferente.

ANTICORPOS MONOCLONAIS

Tem como principal objetivo simular o sistema imune do paciente para atacar as clulas do tumor maligno e prevenir seu crescimento pelo bloqueamento de receptores especficos da clula.

Exemplos: Trastuzumab, Cetuximab e Rituximab.

RITUXIMAB Mecanismo de ao: anticorpo monoclonal quimrico direcionado ao antgeno CD20, presente na superfcie de linfcitos B normais e malignos.

Vous aimerez peut-être aussi