Vous êtes sur la page 1sur 27

Gesto dos Servios de Sade Conceito e Classificao dos Vrios Tipos de Hospital

Ana Theresa Barbosa Dias 2011

Conceito Hospital :

Hospital parte integrante de um sistema

coordenado de sade, cuja funo dispensar comunidade completa assistncia mdica preventiva, incluindo servios extensivos famlia em seu domnio, e ainda um centro de formao dos que trabalham no campo da sade e para as pesquisas biosociais. (OMS)

Funes
De acordo com a Organizao Mundial de Sade (OMS) agrupou as funes que podem, ser desenvolvidas no hospital, da seguinte forma: Funo restaurativas: diagnstico, tratamento, reabilitao e emergncia. Funo de preveno: superviso da gravidez e superviso do crescimento e desenvolvimento normal da criana e do adolescente, controle das doenas transmissveis, preveno das doenas de longa durao. Preveno da invalidez fsica e mental, educao sanitria e sade ocupacional.

Funo de ensino, educao e pesquisa: ensino prtico dos profissionais de medicina, enfermagem, servio social, etc., (formao de ps-graduao e especialistas ) . Observando os aspectos fsicos, psicolgicos e sociais da sade e doena, tcnicas e atividades administrativas.

Desta forma poderemos classificar os hospitais quanto:  1 - especialidade;  2 - entidade mantenedora;  3- Ao porte;  4- Ao tipo de corpo clnico;  5- permanncia do Paciente;  6 - estrutura fsica;  7- utilizao para ensino; e  8- Ao Posicionamento na rede de complexidade

Classificao:
1-Por finalidade ou especialidade (tipo de assistncia) assistncia Geral: destinado a prestar assistncia hospitalar nas quatro especialidades mdicas bsicas: clnica mdica, clnica cirrgica, clnica peditrica, e clnica gineco obsttrica. Admite-se a existncia de outras especialidades em termos exclusivos de apoio s especialidades bsicas (ex: anestesiologia, otorrino, radiologia, etc.) Especializado destinado a prestar assistncia hospitalar em uma determinada especialidade. Ex: Hospital Mrio Pena (oncologia)

2- Entidade Mantenedora Federal Estadual Municipal Particular:


-Filantrpico: lucrativo e no lucrativo -Fins lucrativos

Hospital Privado Hospital que patrimnio de uma pessoa jurdica privado, instituda pelo poder pblico. da Sade, 1983). Esta modalidade pode ser subdividida em:

integra o de direito (Ministrio hospitalar

a)Hospital privado lucrativo : hospital que pretende compensar o empate de capital, com a retribuio dos servios prestados, podendo auferir lucros. Ex: Hosp Materdei

b) Hospital beneficente: hospital privado institudo e mantido por contribuies e doaes particulares destinados prestao de servios principalmente a seus associados, sem que os membros de sua diretoria sejam remunerados. Os resultados financeiros revertem-se integralmente na manuteno e desenvolvimento dos seus objetivos sociais. Trabalha com clientela fechada determinada em estatutos.

c)Hospital filantrpico: Hospital privado, mantido parcial ou integralmente por doaes e destina um percentual de sua lotao, seja com leitos ou consultas, para dar assistncia gratuita a pacientes. No remunera os membros de sua direo ou consultores e reverte os resultados financeiros manuteno da instituio. Trabalha com clientela aberta, em geral, carente. Ex: hospital da baleia

Hospital Pblico hospital que integra o patrimnio da Unio, Estado, Distrito Federal e Municpio (pessoas jurdicas de direito pblico interno), autarquias, fundaes institudas pelo poder pblico, empresas pblicas e sociedade de economia mista (pessoas jurdicas de direito privado).

( Ministrio da Sade, 1983).

3- Segundo o porte: Pequeno porte: at 50 leitos Mdio porte: de 51 a 150 leitos Grande porte: de 151 at 500 leitos Extra(Especial): acima de 500 leitos

4- De acordo com o corpo clnico: a) Hospital de corpo clnico aberto Hospital que mesmo tendo mdicos efetivos, permite sua utilizao, por outros mdicos para procedimento que venha a ser necessrio em clientes deste. b) Hospital de corpo clnico fechado hospital que possui mdicos efetivos, permitindo apenas em carter eventual e com autorizao especial, a sua utilizao por outros mdicos.

5- De acordo com a permanncia do paciente paciente: Curta permanncia: So os leitos hospitalares utilizados com uma mdia de permanncia de doentes internados no ultrapassando 30 dias. importante termos em mente que os leitos de pronto socorro, ambulatrio e de alguns Centros de Sade no so considerados como leitos hospitalares , tendo em vista que sua utilizao direcionada permanncia de doentes at 24 horas, denominados assim leitos de observao. Longa permanncia: So os leitos hospitalares utilizados com uma mdia de permanncia de doentes internados ultrapassando 30 dias.

Leito hospitalar: cama destinada internao de um paciente no hospital. Podem ser: Leitos especializados so leitos hospitalares que se destinam a acomodar doentes em determinada especialidade mdica. Leitos indiferenciados so leitos hospitalares que se destinam a acomodar doentes em qualquer especialidade mdica

6- Quanto estrutura fsica: fsica: a) Hospital monobloco hospital cujos servios esto concentrado em um nico edifcio .

Hospital Vila da Serra

b) Hospital pavilhonar Hospital cujos servios esto distribudos por edificaes isoladas de pequeno porte que podem ou no estar interligadas.

Hospital Madre Tereza

Hospital Paulo de Tarso

c) Hospital multibloco Hospital cujos servios se acham distribudos por edificaes de mdio ou grande porte que podero ou no estar interligados.
Hospital das Hospital BH Clnicas das Clnicas BH Hospital das Clnicas BH Hospital das Clnicas

d) Hospital horizontal Hospital que apresenta predominncia de sua dimenso horizontal sobre a vertical.
Hospital Felcio Rocho

e) Hospital vertical - Hospital que apresenta predominncia de sua dimenso vertical sobre a horizontal
Hospital Lifecenter

7- Quanto a utilizao para o ensino a)Hospital Universitrio hospital de propriedade das Universidades pblicas ou privadas, ou a elas vinculado por regime de comodato, devidamente registrado; Ex: Hospital das Clnicas / Hospital So Jos b) Hospital Escola Hospital de propriedade das escolas mdicas isoladas, tambm pblicas ou privadas;

a)Hospitais Auxiliares de ensino hospitais que no so de propriedade das Universidades ou de Escolas Mdicas, nos quais, entretanto, so desenvolvidos programas de treinamento em servio e cursos de ps-graduao da rea de sade. d) Hospital prprio da Rede Federal do MEC hospital de propriedade de Universidades Federais ou de Escolas Mdicas isoladas Federais. e) Hospitais de ensino Hospital que alm de prestar assistncia sanitria populao, executa atividades relacionadas formao de Recursos humanos para o setor

8- Quanto ao posicionamento na rede de complexidade crescente

a) Nvel de assistncia. b) Resolutividade dentro de uma rea programtica.

8- Quanto ao posicionamento na rede de complexidade crescente


a) Quanto ao nvel de assistncia Sobre este prisma, podemos classificar os hospitais em: Hospital Secundrio Hospital geral ou especializado, destinado a prestar assistncia sanitria nas quatro especialidades mdicas bsicas constituindo-se na referncia direta habitual do nvel primrio.

8- Quanto ao posicionamento na rede de complexidade crescente


Hospital Tercirio Hospital especializado ou com especialidades, destinado a prestar assistncia sanitria em especialidades alm das quatro bsicas. Constituindo-se na referencia habitual de estabelecimentos secundrios (Brasil, 1981).

Quanto a resolutividade
b) Quanto a resolutividade dentro de uma rea programtica importante termos em mente que no podemos vincular o posicionamento do hospital dentro dos nveis de hierarquizao apenas ao tipo de assistncia prestada.

Quanto a resolutividade
Hospital Local Hospital que presta efetiva assistncia sanitria populao de uma rea geogrfica determinada, dentro de uma regio de sade, deve ser secundrio. Hospital regional . - Hospital que presta efetiva assistncia sanitria populao de uma regio de sade. Deve ser secundrio, podendo ser at tercirio caso a assistncia regional exija que o mesmo possua tais especialidades.

Quanto a resolutividade
 Hospital de base Hospital de maior complexidade de uma rea definida , prestando assistncia sanitria populao nela existente. Habitualmente est em rea que engloba diversas regies de sade ou at mesmo todo o Estado. Normalmente um hospital tercirio dependendo, entretanto da realidade local.

Vous aimerez peut-être aussi