Vous êtes sur la page 1sur 34

OBJETIVO

Oferecer aos acadmicos a oportunidade de vivenciar a construo de um evento de futsal, desde a organizao at o treinamento das equipes, na contrapartida, proporcionar as crianas participantes do evento o lazer, o esprito de equipe e cooperao ou seja, integrao social, alem da iniciao esportiva com jogos reduzidos.

INCIO DE TODAS AS PARTIDAS


Em todas as partidas, dever ser entregue ao rbitro (mesrio), antes do incio do, jogo uma relao com nomes dos jogadores que vo atuar e que podero atuar , com os seus respectivos documentos (certido de nascimento xerox).

REA DE JOGO
DIMENSES DO CAMPO DE JOGO O campo ser retangular . O comprimento da linha lateral dever ser superior ao comprimento da meta.Recomenda-se as seguintes medidas: Os jogos sero divididos em duas quadras. As medidas da quadra (um), que seria a grande ficou entre 21,10 metros de comprimento e 17,60 metros de largura. J a quadra ( dois) a pequena ficou 20,80 de comprimento e 12,60 largura

MARCAO DO CAMPO DE JOGO


O campo de jogo ser marcado com linhas ou coisa semelhante. As duas linhas de marcao mais compridas denominam-se linhas laterais. As duas mais curtas chamam-se linhas de meta. O campo de jogo ser dividido em duas metades por uma linha mdia ou marcao semelhante. rea do gol 1,5 metros de comprimento por 2,25 metros de largura. Crculo Central 1 metros de raio.

DISTNCIA DO PNALTI
Todas as cobranas de pnalti sero cobradas na linha dos 7 metros, assim como o tiro livre direto.

FORMAO DAS EQUIPES


A partida ser jogada por duas equipes formadas, no mximo, por 04 (quatro) jogadores cada uma, e o banco de espera no poder exceder a 04 (quatro) atletas. Num total de 08 (oito). Os participantes do mini-futebol devem ter at/10 anos idade.

OBSERVAES


A partida s poder comear com o nmero mnimo de 3 (trs) atletas para cada equipe.

A equipe com menos de 3 (trs) atletas em campo para o incio ou reincio do jogo ser considerada perdedora.

MNIMO DE JOGADORES INSCRITOS POR EQUIPE NO FESTIVAL


So de 6 (seis) atletas.

OBRIGATORIEDADE DE PARTICIPAO DE TODOS OS ATLETAS


obrigatrio que todos os atletas participem das partidas, por isso o professor de cada equipe dever colocar 4 (quarto) atletas no 1 tempo de jogo e os outros 4 (quatro) no 2 tempo de jogo, em caso de equipe completa.

OBS: Caso a equipe tenha um nmero reduzido de atletas, o professor poder manter a base da equipe que participou do 1 tempo de jogo, mas ficando obrigado a colocar no 2 tempo de jogo os atletas que no participaram do 1 tempo.

SUBSTITUIES
Como obrigatria a participao de todos os atletas na partida, as substituies s podero ocorrer quando um atleta sofrer alguma contuso e precisar ser substitudo. no mais Uma vez voltar o jogador ao jogo. substitudo, poder

Lembrando que o professor dever colocar sempre equipes diferentes em cada tempo de jogo.

BOLA FORA DE JOGO




Quando a bola sair completamente, quer pelo solo, quer pelo alto, pelas linhas laterais ou de fundo.

TEMPO PARA REPOSIO DA BOLA EM JOGO.O atleta aps o silvo do rbitro ter 10 segundos para repor a bola em jogo

SITUAO DE UMA BOLA DEFEITUOSA




Se a bola estoura ou se danifica durante uma partida: O jogo ser interrompido e se reiniciar por meio de bola ao cho, com uma nova bola no mesmo lugar onde a primeira se danificou.

GOL
Ser assinalado quando a bola ultrapassar por inteiro a linha da meta, pelo ar ou pelo solo

NMERO DE RBITROS
A equipe de arbitragem ser composta de 2 (dois) rbitros e de 1 (um) mesrio (anotador). Sendo que a cada nova partida poder haver mudanas entre eles. Obs: Uma partida poder ser realizada sem o auxiliar, porm sem o mesrio (anotador) ser impossvel.

PODERES E DEVERES
  

Far cumprir as regras do jogo; Controla a partida com a cooperao dos outros rbitros; Se assegura que a bola que ser usada est em perfeita condies de jogo;

Interromper o jogo por qualquer motivo que ache oportuno no momento;

Tomara medidas contra acadmicos e atletas que no se comportarem de forma correta e usarem palavras de baixo escalo

MESRIO (ANOTADOR)
Dever fazer todas as devidas anotaes, averiguar a entrada dos atletas em quadra e poder quando solicitado auxiliar o rbitro durante a partida

ENCERRAMENTO DO JOGO
Ser de total responsabilidade do mesrio.

UNIFORMES
Camisas padronizadas para os jogadores da mesma equipe com numerao, equipes que optarem por coletes o mesmo dever estar numerados.

IGUALDADE DE UNIFORMES
Caso haja igualdade de uniformes, haver sorteio para definio da equipe que jogar com os coletes para a diferenciao entre as equipes. Obs: Os coletes sero oferecidos pela organizao do festival.

CALADOS E MEIAS
expressamente proibido o uso de chuteiras de travas altas e o no uso de calados, podendo ser usado as chuteiras do futebol soaite ou qualquer outro tipo de tnis sem travas. Podero ser usadas meias de cano curto (sokete) ou meies.

INCIO, DURAO E MANEIRA DE VENCER O JOGO


ESCOLHA DE CAMPO E DE BOLA Atravs de sorteio. O pontap inicial ser dado no centro de campo, em direo ao campo adversrio. Os jogadores adversrios ficaro a uma distncia de no mnimo 1 (um) metro.

O TEMPO DE JOGO
A durao de jogo ser de 10 minutos, divididos em dois perodos de 5 minutos corridos, com intervalos de 2 minutos para troca de campo, jogadores e alternncia de pontap de sada. Obs.: O mesrio tem o poder de parar o cronmetro em casos especiais. Obs2: O tempo de jogo nas semi-finais e final vai ser

aumentado para 20 divididos em dois tempos de 10 minutos, em caso de empates o jogo ser decidido nos

VENCEDOR DO JOGO
Ser vencedora a equipe que marcar o maior nmero de gols.

EM CASO DE EMPATE
Caso ocorra o empate no tempo normal de jogo, sero realizadas cobranas de pnaltis pelos 4 (quatro) atletas que esto em jogo (sero cobranas alternadas). Havendo a persistncia do empate, cada equipe poder chamar os atletas que esto em espera para a cobrana.

FIM DE JOGO
o arbitro poder encerrar a partida quando der o tempo de jogo, porm quando umas das equipes no estiver atacando

TIRO LIVRE DIRETO A partir da 6 falta coletiva dentro de cada tempo ser cobrado o tiro livre direto, da marca dos 7metros

TIRO DE CANTO Acontecer quando um atleta colocar a bola para fora da sua linha de fundo do seu campo. Ser cobrado com o p, dentro do campo e a bola dentro do meio crculo, com o adversrio no mnimo a 3 (trs) metros de distncia da cobrana. Poder haver gol atravs da cobrana do tiro de canto. O jogador ter 10 segundos para a cobrana, se no o fizer ser passivo de reverso.

- LATERAL Ocorrer quando o atleta colocar a bola alm da linha demarcatria da quadra (lateral).

A cobrana do lateral ser com as ps . Caso houver irregularidade, o lateral ser revertido para a equipe contrria. Na cobrana do lateral ,dever ser respeitado uma distancia mnima de 3m por parte do adversrio.

S poder ser validado um gol diretamente atravs da cobrana do lateral quando a bola tocar em outro atleta. O lateral ser cobrado atrs da linha e em 10(dez) segundos. Se infringir esta regra, o mesmo ser revertido para a equipe contrria.

FALTAS, INFRAES E PUNIES




TIRO LIVRE.Somente em caso de obstruo da bola dentro da rea e em casos de empate durante a fase eliminatria.

CARTO AMARELO- Ser dado carto amarelo, quando o atleta: retardar a reposio da bola em jogo; infringir insistentemente as regras; cometer falta grave; discordar dos rbitros; manter conduta antidesportiva.

CARTO AZUL


O jogador ou membro da comisso tcnica, quando punido com o carto azul dever ficar por 2 (dois) minutos fora do jogo ou do campo de jogo quando a punio for para o professor. Quando a equipe se recusar a continuar em uma partida ser declarada perdedora, independente do placar. Quando ofender com palavras qualquer participante do jogo, da sua organizao ou do pblico (neste caso o jogador ser punido com o carto azul e dever ficar fora do jogo pelo perodo de 2 (dois) minutos e se o jogo for paralisado por ofensa ao pblico ou corpo tcnico, o jogo ser reiniciado com bola ao cho).

PARALIZAO DA PARTIDA
Se o rbitro paralisar a partida, sem haver infrao, com a bola em jogo, a mesma ser reiniciada com bola ao cho.

Desde j agradecemos pela ajuda, e desejamos a todas as equipes um timo festival....

Vous aimerez peut-être aussi