Vous êtes sur la page 1sur 21

Introduo

CoDec o acrnimo de Codificador/Decodificador, dispositivo de hardware ou software que codifica/decodifica sinais favorecendo compactao para armazenagem e descompactao para visualizao.

Ao usarmos algum arquivo de mdia, usa-se algum codec, mesmo sem saber. Todo arquivo com extenso MP3 ou AVI, por exemplo, foi feito com um codec. Atualmente, para tocar alguma msica ou ver algum filme, precisa-se de um codec para leitura desses arquivos de mdia.

Mas o que so codecs?


So dispositivos capazes de codificar e/ou decodificar dados e sinais digitais. Estes dispositivos so usados em programas que gravam e reproduzem vdeos, sons e imagens. Imagine uma carta escrita em portugus. Para algum entender esta carta em qualquer outro lugar do mundo, necessrio que a pessoa entenda portugus. Quem no sabe ler neste idioma, precisar encontrar uma pessoa que traduza o que est escrito. assim que os codecs funcionam, eles so os responsveis pela traduo do contedo.

Existem dois tipos de CODECS:

Sem perdas (lossless, em ingls);


Com perdas (lossy, em ingls);
Os codecs sem perdas so codecs que codificam som ou imagem para comprimir o arquivo sem alterar o som ou imagem originais. Se o arquivo for descomprimido, o novo arquivo ser idntico ao original.

CODECS com perdas


Os CODECS com perdas so CODECS que codificam som ou imagem, gerando uma certa perda de qualidade com a finalidade de alcanar maiores taxas de compresso. Essa perda de qualidade balanceada com a taxa de compresso para que no sejam criados artefatos perceptveis.

Taxa de Bits
A taxa de bits ou bitrate, em ingls, uma das medidas da qualidade de um arquivo comprimido. A taxa de bits representa o tamanho final desejado para o arquivo e apresentada como Kbit/s. 1 Kbit/s significa que a cada segundo, o codec tem 1000 bits do arquivo final para utilizar, ou seja, se um arquivo de som tem 8 segundos e comprimido a uma taxa de 1 Kbit/s, o arquivo final ter 8 Kbits ou 1 Kbyte. Conclui-se, ento, que quanto maior for a taxa de bits, melhor ser a qualidade do arquivo final, j que o codec ter mais espao para poder comprimir o arquivo original, necessitando descartar menos informaes do arquivo.

Com a popularizao do MP3, a taxa de bits de 128 Kbits/s (128000 bits/s = 16 Kbytes/s) foi muito utilizada, j que, no incio, essa era a menor taxa de bits que o MP3 poderia utilizar para gerar um arquivo final com boa qualidade. Hoje em dia, com os codecs mais avanados, pode-se gerar arquivos com 64 Kbits/s de qualidade semelhante aos primeiros MP3.

As taxas de bits podem ser divididas em trs categorias principais: CBR (constant bitrate) O codec utiliza uma taxa de bits constante em toda a durao do arquivo. Em momentos de silncio provavelmente haver desperdcio de espao e em momentos de muita intensidade sonora haver perda maior de informao acstica. VBR (variable bitrate) O codec utiliza uma taxa de bits varivel otimizando a utilizao do espao, ao permitir maior uso deste para os momentos mais necessrios e reduzindo a taxa de bits ao mnimo nos momentos de silncio. A maioria dos codecs sem perdas utiliza esse formato. ABR (average bitrate) Um tipo especfico de VBR que garante que ao final do processo de compresso o arquivo ter uma taxa de bits mdia pr-definida.

Por que precisamos de Codecs?


No incio da computao pessoal, os principais arquivos de mdia utilizados eram os udios em WAV e em MIDI. Os WAV gravavam o som ambiente e faziam pequenos clipes. Os MIDI eram sintetizadores de som, pois usavam a placa de som do computador para replicar a msica. O grande problema desses formatos era que os arquivos MIDI no eram a msica, somente uma reproduo computadorizada qualquer (atualmente, a tecnologia dos sons MIDI usada nos tons polifnicos dos celulares) e os WAV eram extremamente grandes.

O problema com os WAV


Mas, por que os arquivos WAV eram (e ainda so) muito grandes? O ouvido humano percebe somente uma faixa de som e no ouve todos os possveis. O WAV consegue perceber e grava esses sons inaudveis e transforma-os em informao junto com os perceptveis. Dessa forma, os arquivos de som WAV tm muita informao, desde a desnecessria at a que precisamos. A maneira de resolver o excesso de informao foi desenvolver um programa que filtrasse somente os trechos teis dos arquivos WAV. Dessa forma o MP3 foi criado, ou seja, um arquivo de som compactado somente com as informaes necessrias.

No final da dcada de 1980, foi criado o projeto MPEG, o Moving Picture Experts Group. Esse grupo desenvolveu um sistema de compactao de arquivos de filme para armazenagem e reproduo em computadores, sem excesso de tamanho ou peso.

Imagine que em um filme de 800x600, tela cheia em alta resoluo, existam 30 imagens diferentes por segundo e cada imagem feita em mdia com uns 500.000 pontos. Cada ponto um byte de informao, ento, cada segundo de filme teria uns 15 MB de informao. Dessa forma, em um CD com capacidade para 700 MB caberiam somente 50 segundos de filme!

Esse grupo desenvolveu uma forma de codificar essas imagens do filme para que no ocupassem tanto espao. Apesar de ter perdido um pouco da qualidade, o filme era reproduzvel em qualquer computador, alm de propiciar a observao em detalhes. Esses arquivos eram os MPEGs, ou MPGs. O MP3 na verdade seria a terceira camada dos MPEGs, a camada de som (por isso se chama MP3). O formato MP4 seria uma quarta camada de MPEG, com vdeos em alta definio.

Simplificando ainda mais os Codecs


Imagine que voc quer enviar uma mensagem de texto via celular para algum via SMS. Caso seja escrito com todas as letras, o texto vai ficar muito grande para caber no espao de 100 caracteres permitidos na mensagem. Ento, voc e seu amigo resolvem criar um cdigo: escrever somente consoantes e retirar as vogais Como deixar em maiscula as consoantes de palavras que comecem ou terminem com consoantes e em minscula as consoantes de palavras que comecem ou terminem com vogais. Dessa forma, o texto ficaria bem menor e caberia no espao do celular.

Dessa forma, o texto ficaria bem menor e caberia no espao do celular. Ento o texto: Infelizmente no poderei estar no horrio combinado porque apareceu uma situao de emergncia para resolver. Eu te ligo quando chegar em casa. Ficaria assim, depois de passar pelo seu cdigo: nflzmnt Pdr stR N Hrr Cmbnd Pq prc 1 St D mrgnc P RslvR. T Lg Qd ChgR m Cs.

Um texto de 143 caracteres ficou somente com 80, portanto pode ser enviado para seu amigo! Com essa codificao, a mensagem ficou bem menor, mas passa o mesmo recado. claro que nem todo mundo consegue decifrar esse cdigo se no souber como decodificar. Porm, voc e seu amigo conseguem se comunicar. Os codecs fazem exatamente isso que voc acabou de fazer: eles codificam para simplificar e permitem decodificar para receber a mensagem depois!

Tipos de Codecs
WMA (Windows Media Player) Microsoft para disputar com o MP3 o mercado de compresso de udio; possui uma alta taxa de compactao, com qualidade mediana em relao aos MP3 gravados sob taxas de freqncias de 44 KHz. AAC (Advanced udio Coding) Desenvolvido pela Apple para o Ipod e seu software de msicas iTunes. Comprime com mais qualidade que o MP3 a 64 Kbps e suporta proteo de direito autoral dos arquivos, sendo a base para a iTunes Store.

Formatos sem Compresso


WAVE (Waveform udio File Format) Formato de audio feito pela IBM e a Microsoft para gravao de CDs destinados a sistemas de som tradicionais; um formato no-comprimido, ou seja, bem maior do que os arquivos codificados; AIFF (udio Interchange File Format) Encontrado nas extenses AIF ou IEF, um formato nocomprimido, desenvolvido pela Apple para gravao de CDs de udio comuns a ser utilizado principalmente nos computadores Macintosh. Funciona como .WAV do PC, e pode ser tocado por diversos players, como o Windows Media Player e o QuickTime.

CODECS DE VDEOS
DivX - Com formato AVI, este codec permite altas taxas de compactao com qualidade prxima de um DVD. Alm da facilidade de uso, trata-se de um dos melhores codecs de vdeo do mercado; XviD - Codec de vdeo compatvel com o padro MPEG-4. Sua compactao e qualidade so parecidas com o DivX, com a vantagem de ser uma tecnologia de cdigo aberto; KVCD - uma modificao para estrutura padro MPEG-1 e MPEG-2. Permite criar duas horas de vdeo com qualidade prxima de um DVD. Os arquivos criados podem ser executados nos DVD players.

CODECS no Linux
Os formatos: como o OGG, o FLAC e o Theora, cujos codecs podem ser distribudos livremente e que por isso podem ser encontrados pr-instalados em quase todas as distribuies atuais Linux.

Podemos instalar os pacotes diretamente usando o apt-get, como por exemplo o "ubuntu-restricted-extras ", um metapacote que se encarrega da instalao de diversos componentes, incluindo o suporte a flash e java no Firefox, um conjunto bastante completo de codecs; $ sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras O ubuntu-restricted-extras apenas um pacote vazio, que lista vrios outros pacotes em sua lista de dependncias, ele apenas uma ncora, destinada a facilitar a instalao de um grupo de pacotes.

Para ativar o suporte a DVDs protegidos nos players de vdeo, preciso instalar o pacote libdvdcss2, que inclui a biblioteca necessria para quebrar a encriptao. Ele complementa o pacote "libdvdread3", que permite visualizar os menus de abertura dos DVDs. Ele est disponvel no repositrio do Medibuntu, que precisa ser ativado previamente: $ sudo apt-get install libdvdcss2

Vous aimerez peut-être aussi