Vous êtes sur la page 1sur 13

Alimentao

Escola Bsica Marques Leito Ano lectivo:2010/2011


Professora: Rita Vidal

Trabalho realizado por: Andr Monteiro n3 Jos Paulo n12 Rui Castro n21

Alimentao Saudvel
Aalimentao saudvel aalimentaoounutriode comer bem e de forma equilibrada para que osadultosmantenham opesoideal e ascrianassedesenvolvambem intelectual e fisicamente e garantam uma sade plena. Asdietasso rotinas alimentares que procuram atingir um determinado objectivo , e nem sempre vo ao encontro de conceito de alimentao saudvel. A roda dos Alimentos tem 7 grupos de alimentos com dimenses diferentes, representando a proporo do peso que, cada um deles, devia ter na nossa alimentao diria. Muitos alimentos so utilizados na preveno

Alimentao Saudvel
Alimentao saudvel umadietacomposta deprotenas,hidratos de carbono,gorduras,fibras,clcioe outrosminerais, como tambm rica emvitaminas. Para isto necessitamos de umadieta variada, que tenha todos os tipos de alimentos, sem abusos e tambm sem excluses. Devemos variar os tipos decereais, decarnes, deverduras,legumesefrutas, alternando as cores dos alimentos. As vitaminas e minerais que do as diversas coloraes aos alimentos.

Alimentao no saudvel

A publicidade deve conter um alerta sobre os riscos sade provocados pelo consumo excessivo de alimentos com quantidade elevada de acar, gordura saturada e sdio, e de bebidas com baixo teor nutricional. Estas substncias devem informar, por exemplo, que a ingesto de alimentos com muita gordura aumenta as probabilidades de doena do corao, assim como no caso da gordura saturada, que aumenta tambm os riscos de diabetes. Os refrigerantes, refrescos artificiais e bebidas ou concentrados para o preparo de bebidas base de xarope de guaran ou groselha e chs prontos para o consumo so igualmente prejudiciais sade.

Roda dos Alimen tos

A Roda dos Alimentos um instrumento de educao alimentar destinado populao em geral. Esta representao grfica foi concebida para orientar as escolhas e combinaes alimentares que devem fazer parte de um dia alimentar saudvel. Utilizada desde 1977, como parte da Campanha de Educao Alimentar Saber comer saber viver, a Roda dos Alimentos sofreu recentemente uma reestruturao, motivada pela evoluo dos conhecimentos cientficos e pelas alteraes nos hbitos alimentares portugueses. Mantendo o formato circular original, associado ao prato vulgarmente utilizado s refeies, a nova verso subdivide alguns dos anteriores grupos e estabelece pores dirias equivalentes, para alm de incluir a gua no centro desta nova representao

A nova Roda dos Alimentos composta por sete grupos, com funes e caractersticas nutricionais especficas: Cereais e derivados, tubrculos 28% Hortcolas 23% Fruta 20% Lacticnios 18% Carne, pescado e ovos 5% Leguminosas 4% Gorduras e leos 2% Dentro de cada diviso esto reunidos alimentos nutricionalmente semelhantes entre si, para que possam ser regularmente substitudos, assegurando a variedade nutricional e alimentar.

O que devemos comer por dia?

Diariamente, devem comer-se pores de todos os

grupos de alimentos. O nmero de pores recomendadas depende das necessidades energticas individuais. As crianas - de um a trs anos - devem guiar-se pelos limites superiores; as restante populao deve orientar-se pelos valores intermdios.

Quanta gua devemos beber por dia?


Sugere-se entre 1,5l a 2l de gua por dia (isto , cerca oito copos) so o mnimo para manter o corpo hidratado.

Quantas refeies?

Adicionar lanches saudveis sua dieta. Divida as suas refeies em seis pequenas refeies por dia. No deve andar com fome. Reduza oconsumo de gordura. Mude para o leite magro, frango magro, diga no ao fast food, coma menos manteiga, margarina e maionese, use menos leo quando cozinhar refeies. Deixe de consumir refrigerantes e sumos. Os refrigerantes so calorias vazias e os sumos tm menos fibras e vitaminas, prefira o fruto original. Tente adicionar mais grosao seu plano de refeies saudveis. Arroz integral, em vez de arroz branco epo de mistura em vez de po branco. Evite alimentos que so ricos em acar, como doces e bolos.Coma legumes em cada refeio saudvel.

Quantas refeies?

Planeie asrefeies e lanches antes do tempo, para que saiba exactamente o que pretende comer. Lanches saudveise nutritivos que pode adicionar ao seu plano de refeies saudveis , incluem bolachas de gua e sal, pretzels, cenoura, pipocas, frutas frescas e secas, iogurte, queijo com baixo teor de gordura, manteiga de amendoim, cereais, nozes e sementes. Tente

Lembra-te, cresce forte e saudvel que a vida mais agradvel.

rea de Projecto

7D

Vous aimerez peut-être aussi