Vous êtes sur la page 1sur 23

NOES SOBRE PSICOFRMACOS

MORGANA PAMPLONA* (Org.)


*Enfermeira graduada pela Universidade do Sul de Santa Catarina UNISUL; Especialista em Auditoria em Servios de Sade pela Universidade Candido Mendes - UCAM; Especialista em Sade Mental e Ateno Psicossocial pelo Instituto Superior de Ensino, Pesquisa e Extenso - ISEPE.

Segundo Eliani Costa (2005, p. 66) "os ltimos 50 anos trouxeram uma revoluo no tratamento de transtornos psiquitricos e nas teorias sobre a etiologia desses transtornos. Essa revoluo iniciou-se com a iniciouintroduo da neuro-psicofarmacologia, isto neuro, drogas que tratam os sintomas da doena mental (...)".

Ainda segundo Eliani Costa (2005) os medicamentos so substncias qumicas que tem por objetivo promover a cura ou alvio dos sintomas das doenas. So coadjuvantes no tratamento das doenas mentais, possibilitando a introduo de outras terapias, pois aliviam os sintomas fsicos e comportamentais. Mas, no resolvem problemas emocionais.

Alteram o humor, o pensamento e o comportamento humano.  Interagem com alvos especficos ou receptores encontrados no Sistema Nervoso para induzir diferentes mudanas nas funes fisiolgicas ou psicolgicas.


Polifarmacologia: uso concomitante de duas ou mais drogas. Objetivos: melhorar uma ao teraputica especfica e combater efeitos indesejveis de uma das drogas prescritas. Quando se faz necessrio o uso associado de mltiplas drogas, deve-se levar em deveconsiderao alguns aspectos:  Identificar os sintomas especficos para cada droga;  Iniciar com uma droga, determinar sua efetividade e efeitos colaterais para depois acrescentar uma segunda droga;

Considerar as drogas sinergistas e antagonistas;  Alterar a dose de uma droga de cada vez e avaliar os resultados;  Avaliar o custo do tratamento;  Avaliar o risco de menor aderncia do cliente quando a prescrio mdica complexa;  Orientar o cliente quanto importncia de superviso mdica.


CLASSES DE DROGAS
Ansiolticas; Ansiolticas;  Sedativas; Sedativas;  Antidepressivas; Antidepressivas;  Antimanacas; Antimanacas;  Anticonvulsivantes; Anticonvulsivantes;  Antipsicticas; Antipsicticas;  Antiparkinsonianas. Antiparkinsonianas.


Drogas Ansiolticas (surgiram na dcada de 50): tambm denominadas de tranqilizantes e utilizadas no tratamento de distrbios ansiosos, abstinncia alcolica etc. As drogas ansiolticas deprimem reas do Sistema Nervoso Central (SNC) e potencializam os efeitos do neurotransmissor GABA (cido Gama Aminobutrico) no crebro, produzindo assim, um efeito calmante.

EXEMPLOS: DIAZEPAM: Diazepan, Calmociteno, Kiatrium, Valium; ALPRAZOLAM: Apraz, Frontal; BROMAZEPAM: Lexotan, Somalium.

Drogas Sedativas: utilizadas no tratamento por Sedativas: um curto perodo, de diversos estados ansiosos, insnia, sintomas de ansiedade, distrbios convulsivos etc. O mecanismo de ao o mesmo j citado para as drogas ansiolticas. EXEMPLOS: LEVOMEPROMAZINA: Levozine, Neozine; CLORPROMAZINA: Amplictil, Longactil.

Drogas Antidepressivas: utilizadas no Antidepressivas: tratamento de depresso maior ou sintomas psicticos. Depresso associada a alcoolismo, esquizofrenia ou retardo mental, na fase depressiva do distrbio bipolar e depresso acompanhada de ansiedade. Essas drogas aumentam a concentrao de noraepinefrina, serotonina e/ou dopamina no organismo elevando o humor e aliviando outros sintomas associados depresso.

EXEMPLOS: AMITRIPTILINA: Amytril, Tryptanol, Amitriptilin; FLUOXETINA: Deprax, Fluxene, Prozac, Fluoxetin; SERTRALINA: Sercerin, Tolrest, Zoloft.

Drogas Antimanacas: tambm chamadas Antimanacas: de estabilizadoras de humor. So utilizadas na preveno e tratamento dos episdios manacos e depressivos do transtorno bipolar. EXEMPLOS: CARBONATO DE LTIO*: Carbolitium, Neurolithium. CARBAMAZEPINA: Tegretard, Tegretol, Tegrex.

Drogas Anticonvulsivantes: drogas Anticonvulsivantes: utilizadas para prevenir crises convulsivas, mas, que exercem efeitos de estabilizao do humor. So utilizadas no tratamento da mania aguda e na preveno de episdios manacos em longo prazo. EXEMPLOS: CARBAMAZEPINA: Tegretard, Tegretol, Tegrex; CIDO VALPRICO: Epilenil, Depakene, Depakote.

Drogas Antipsicticas: utilizadas no Antipsicticas: tratamento das psicoses agudas e crnicas. Embora, no ofeream uma cura para a psicose, essas drogas so efetivas na reduo dos sintomas psicticos. Estas drogas diminuem a dopamina no SNC. EXEMPLOS: HALOPERIDOL: Haldol, Halo; FLUFENAZINA: Flufenan , Flufenan Depot;

RISPERIDONA*: Risperdal, Zargus; OLANZAPINA*: Ziprexa; ZIPRASIDONA*: Geodon.

Os medicamentos RISPERIDONA, OLANZAPINA e ZIPRASIDONA so fornecidos pela Secretaria Estadual de Sade somente para indivduos que possuem algum tipo de Esquizofrenia e que j fizeram uso de Haloperidol sem sucesso no tratamento. O processo tem validade por 12 meses e poder ser solicitado somente por mdico psiquiatra.

Drogas Antiparkinsonianas: usadas para Antiparkinsonianas: tratar o parkinsonismo. Aumentam a dopamina do SNC. EXEMPLOS: BIPERIDENO: Akineton, Cinetol, Parkinsol; PROMETAZINA*: Cremefenergan, Fenergan, Pamergan.

EFEITOS COLATERAIS
Nusea, mese, cefalia, pirose, sialosquese, sialorria, tontura, viso turva ou borramento visual, polifagia, diminuio do apetite, impotncia sexual, agitao psicomotora, letargia, hipotenso ortosttica entre outros.

ORIENTAES/CUIDADOS


 

Identificar se o cliente faz uso correto dos medicamentos prescritos (medicamento, dose e horrio); Identificar efeitos colaterais. Orientar cliente/famlia a no suspender o psicofrmaco prescrito mesmo quando apaream efeitos colaterais, estes tendem a cessar dentro de 15 dias a contar do primeiro dia de tratamento. Casos os efeitos indesejveis no cessem se faz necessrio realizar avaliao mdica; Observar sedao e letargia; Observar risco de suicdio.

Uso de lcool: potencializa os efeitos dos medicamentos, podendo levar ao estado de coma;  Em doses altas a pessoa fica com hipotonia muscular ("mole"), dificuldade para ficar de p e andar, hipotenso;  O seu uso por mulheres grvidas tem produzir leses ou defeitos fsicos na criana; Quando usados por alguns meses, podem levar a pessoa a um estado de dependncia. Ou seja, na ausncia da droga a pessoa passa a sentir irritabilidade, insnia excessiva, sudorese etc.


O medicamento atua como uma bengala qumica. Necessrio para controlar o humor, o pensamento e o comportamento na fase aguda de um transtorno mental. E necessrio tambm para proporcionar melhor qualidade de vida aquele que sofre de um transtorno crnico. Acredito que os medicamentos atuam com coadjuvantes de um tratamento, bem como os profissionais. E que o sucesso do tratamento depende principalmente do paciente (Morgana).

REFERNCIAS
CAETANO, Norival. Guia de Remdios. 6 Remdios. ed. So Paulo: Escala, 2003. COSTA, Eliani (Org.). Manual de Enfermagem Psiquitrica: gerenciamento Psiquitrica: e cuidado. Florianpolis: IPQ/SC. 2005.

Vous aimerez peut-être aussi