Vous êtes sur la page 1sur 12

ENSAIO DE DUREZA

A palavra dureza pode ter vrios significados: Na Metalurgia considera-se dureza como a resistncia deformao plstica permanente; Na Mecnica a resistncia penetrao de um material duro no outro. O primeiro mtodo padronizado de ensaio de dureza foi baseado no processo de riscagem de minerais padres, desenvolvido por Mohs, em 1822.

DUREZA

Inconvenincia da escala de Mohs A maioria dos metais apresenta durezas Mohs 4 e 8, e pequenas diferenas de dureza no so acusadas por este mtodo. Por exemplo, um ao dctil corresponde a uma dureza de 6 Mohs, a mesma dureza Mohs de um ao temperado.

Ensaio de dureza Brinell (Hardness Brinell: HB)


(1900, J. A. Brinell). Existe uma relao entre os valores obtidos no ensaio e os resultados de resistncia trao. Consiste em comprimir lentamente uma esfera de ao temperado, de dimetro D, sobre uma superfcie plana, polida e limpa de um metal, por meio de uma carga F, durante um tempo t, produzindo uma calota esfrica de dimetro d.
P = prof. de impresso (da colota)

A dureza Brinell (HB) a relao entre a carga aplicada (F) e a rea da calota esfrica impressa no material ensaiado (Ac).

Ac = .D. p

Muito pequeno, difcil medio

EXEMPLO: Uma amostra foi submetida a um ensaio de dureza Brinell no qual se usou uma esfera de 2,5 mm de dimetro e aplicou-se uma carga de 187,5 kgf. As medidas dos dimetros de impresso foram de 1 mm. Qual a dureza do material ensaiado?

Os clculos anteriores so dispensveis, se voc dispuser de uma tabela apropriada.

O ensaio padronizado, proposto por Brinell, realizado com carga de 3.000 kgf e esfera de 10 mm de dimetro, de ao temperado. Porm, usando cargas e esferas diferentes, possvel chegar ao mesmo valor de dureza, desde que se observem algumas condies: F (CARGA) 0,25.D < d < 0,5.D , ideal d = 0,375.D Para obter o dimetro de impresso dentro do intervalo anterior, deve-se manter constante a relao entre a carga (F) e o dimetro ao quadrado da esfera do penetrador (D2), ou seja, a relao Fator de carga

Para padronizar o ensaio, fatores de carga foram fixados. O quadro a seguir mostra os principais fatores de carga utilizados e as respectivas faixas de dureza e indicaes do material.

Fatores de carga padronizados de acordo com a faixa de dureza e o tipo de material.

O dimetro da esfera determinado em funo da espessura do corpo de prova ensaiado. No caso da norma brasileira, a espessura mnima do material ensaiado deve ser 17 vezes a profundidade da calota. O quadro a seguir mostra os dimetros de esfera mais usados e os valores de carga para cada caso, em funo do fator de carga escolhido.

Uma empresa comprou um lote de chapas de ao carbono com a seguinte especificao: espessura: 4 mm, dureza Brinell (HB): 180. Essas chapas devem ser submetidas ao ensaio de dureza Brinell para confirmar se esto de acordo com as especificaes. Essas chapas podem ser ensaiadas com a esfera de 10 mm? A espessura do material ensaiado (no mnimo) = 17.p Calculando o valor de p. De acordo com a tabela F/D2 = 30 (ao-carbono) F = 3000 kgf 180 = 3000 / .10.p p = 0,53 mm Espessura mnima = 17 . 0,53 = 9,01 mm

Resposta:As chapas de 4 mm no podem ser ensaiadas com esfera de 10 mm.

A esfera de 10 mm produz grandes calotas na pea. Por isso a mais adequada para medir materiais heterogneos, que tm a estrutura formada por duas ou mais fases de dureza muito discrepantes (ferros fundidos, bronzes etc); Esferas de dimetros menores produziriam calotas menores e, no caso de materiais heterogneos, poderia ocorrer de se estar medindo a dureza de apenas uma das fases. Com isso, o valor de dureza seria diferente do esperado para o material. Representao dos resultados obtidos O nmero de dureza Brinell deve ser seguido pelo smbolo HB, sem qualquer sufixo, sempre que se tratar do ensaio padronizado, com aplicao da carga durante 15 segundos. Exemplo 90 HB. Ensaio em outras condies: 120 HB /5/250/30 dureza Brinell de 120 HB; o dimetro da esfera de 5 mm; a carga aplicada de 250 kgf e durao do ensaio de 30 segundos

PARA O ENSAIO BRINELL: O tempo de aplicao da carga varia de 15 a 60 segundos: de 15 segundos para metais com dureza Brinell maior que 300; de 60 segundos para metais moles, como o chumbo, estanho, etc, e de 30 segundos para os demais casos; A medida do dimetro da calota (d) deve ser obtida pela mdia de duas leituras obtidas a 90 uma da outra, e de maneira geral no pode haver diferena maior que 0,06 mm entre as duas leituras, para esferas de 10 mm.

VANTAGENS DO ENSAIO BRINELL: usado especialmente para avaliao de dureza de metais no ferrosos, ferro fundido, ao, produtos siderrgicos em geral e de peas no temperadas; o nico ensaio utilizado e aceito para ensaios em metais que no tenham estrutura interna uniforme (materiais hetrogneos); feito em equipamento de fcil operao. DESVANTAGENS DO ENSAIO BRINELL: O uso deste ensaio limitado pela esfera empregada. Usando-se esferas de ao temperado s possvel medir dureza at 500 HB, pois durezas maiores danificariam a esfera. A recuperao elstica uma fonte de erros, pois o dimetro da impresso no o mesmo quando a esfera est em contato com o metal e depois de aliviada a carga. Isto mais sensvel quanto mais duro for o metal, Fig. 1. O ensaio no deve ser realizado em superfcies cilndricas com raio de curvatura menor que 5 vezes o dimetro da esfera, pode haver escoamento lateral do material e a dureza medida ser menor que a real, Fig. 2.

Figura 1 Recuperao elstica

Figura 2 Escoamento lateral (r < 5.D)

Em alguns materiais podem ocorrer deformaes no contorno da impresso, ocasionando erros de leitura.

Impresso normal

Defeito: aderncia do material esfera durante a aplicao da carga.

Defeito: bordas esto abauladas, dificultando a leitura do dimetro.

Vous aimerez peut-être aussi