Vous êtes sur la page 1sur 23

Biodegradao de Pesticidas

Bruna C. Oliveira RGM 072.434 Bruno Tacon Cardoso RGM 057.371 Eduardo Pinto da Costa RGM 062.827 Fabio Janeiro RGM 072.412 Gilberto Villas Boas RGM 065.018 Larissa Ferreira RGM 072.416 Marcos Lazaro Menghini RGM 065.209 Viviane Cunha Santos RGM 059.994

Biorremediao

Introduo
Os danos ambientais provocados pelos agrotxicos no se restringem contaminao de alimentos. A biodegradao de poluentes orgnicos no solo um processo que, para algumas substncias, pode durar anos. O DDT. Uma alternativa para acelerar esse fenmeno natural a utilizao de microorganismos. No Brasil, terceiro maior consumidor de pesticidas do planeta, o uso de bactrias e fungos para biorremediar reas contaminas uma atitude recente.

Definies:
Praga: Herbvoros que atacam as culturas reduzindo a produo; Existem mais de 10.000 espcies de insetos em culturas de grande interesse econmico, sendo 700 delas distribudas mundialmente Pesticidas: So substncias ou misturas de substncias de natureza qumica quando destinadas a prevenir destruir ou repelir direta ou indiretamente, qualquer forma de agente patognico ou de vida animal ou vegetal que seja nociva a animais, plantas seus produtos e subprodutos e ao homem.
Tipo de Pesticida Acaricida Antimicrobiano Avicida Fungicida Herbicida Inseticida Moluscicida Piscicida Rodenticidas Grupos de Pesticidas e alvos de ao Alvo de Ataque Carraas, Aranhas, Acarinas Micrbios Pssaros Fungos Plantas, Ervas daninhas Insetos Caracis e Lesmas Peixes Roedores (Ratos)

Tipos de Pesticidas e sua ao no Organismo Humano:


INSETICIDAS (combatem insetos) Organoclorados (Carbono+Hidrognio+Cloro) Muito perigosos Exemplos: DDT, DDD.dicofol, ethylan, methoxyclor. Organofosforados (Contm Fsforo P; O, S em sua Composio) Menos perigosos Exemplos: Malathion; dichlorvos, parathion, isofemphos, chlorpyrifs. Carbamatos Pouco perigosos Exemplos: Carbofuran, carbaryl, aldicarb.

Tipos de Pesticidas e sua ao no Organismo Humano:


HERBICIDAS (combatem ervas daninhas)

Paraquat Muito perigosos Extremamente txico esse tipo de produto ataca gravemente todos os tecidos do organismo. Glifosate Menos perigosos Essa classe de agrotxico apresenta toxicidade relativamente baixa para o ser humano, mas a ingesto acidental causa nuseas, vmitos e outros distrbios gastrointestinais. Clorofenxicos Pouco perigosos Se manuseados corretamente, os agrotxicos desse grupo so muito pouco txicos.

Tipos de Pesticidas e sua ao no Organismo Humano:


RODENTICIDAS (combatem roedores)

Fluoracetato de sdio Muito perigosos A categoria dos rodenticidas a mais venenosa de todas e esse produto . Fosfeto Menos perigosos Esse produto utilizado para proteger as sementes em estoque antes do plantio. Gs venenosssimo. Hidroxicumarnicos Pouco perigosos Em seres humanos, sua toxicidade relativamente baixa, mas podem provocar hemorragias.

Objetivos e Aplicao dos Pesticidas

Objetivos Distintos da Aplicao dos pesticidas


Preventivo
Esse tipo de tratamento visa proteger,previamente as culturas,ou os produtos armazenados contra infeces causadas por doenas ,infestao causadas por pragas ou competio por ervas daninhas.

Curativo
Parte do principio de destruir ou limitar o desenvolvimento da populao de organismos nocivos.

Objetivos e Aplicao dos Pesticidas

Classificao dos Pesticidas


Pesticidas de Contato
Necessitam atingir diretamente os organismos nocivos para serem eficazes ;quanto mais fina for nvoa de pulverizao,mais facilmente/melhor penetrar na cultura,matando,desse modo o organismo.

Pesticidas Sistmicos
Fixam-se e penetram na superfcie da Planta ,dispersando-se,subsequentemente atravs de toda planta .Os pesticidas que persistem por algum tempo no solo e que penetram,subsequentemente atravs do contato com as razes,tambm so sistmicos .Esses pesticidas no necessitam da disperso numa nvoa to fina,por esse motivo ocorre um ganho econmico j que a disperso em gotculas maiores,exige uma menor quantidade do produto em questo.

Processos de Interaes dos Pesticidas e o Ambiente


Pesticidas no Solo

Processos de Interaes dos Pesticidas e o Ambiente


Pesticidas no Solo
Reteno: Capacidade de o ambiente reter a molcula de pesticida, impedindo-a de se mover no solo, ou de svolatizar Adsoro: Entre os processos que afetam a distribuio e a degradao dos pesticidas no solo, a adsoro, que a ligao s partculas do solo, o mais significativo, dependendo da composio do solo. Volatizao: A volatizao um importante caminho de dissipao dos pesticidas para o ar, sendo que a perda por volatizao pode ser determinada pelas caractersticas do produto, como sua presso e valor. Lixiviao: Os pesticidas no solo podem ser deslocados pela chuva tanto no sentido horizontal, run off, ou pela eroso, como no sentido vertical, por lixiviao. A lixiviao depende da permeabilidade do solo e da quantidade de chuva.

Processos de Interaes dos Pesticidas e o Ambiente


Pesticidas na gua Os agrotxicos podem alcanar os ambientes aquticos atravs da aplicao intencional, deriva e escoamento superficial a partir de reas onde ocorreram aplicaes. A lixiviao dos agrotxicos atravs do perfil dos solos pode ocasionar a contaminao de lenis freticos, portanto, alm de afetar os prprios cursos de gua superficiais, os agrotxicos podem alcanar os lenis freticos cuja descontaminao apresenta grande dificuldade. Em relao gua, embora a agricultura seja apenas uma das inmeras fontes no-pontuais de poluio, geralmente apontada como a maior contribuinte de todas as categorias de poluentes.

Processos de Interaes dos Pesticidas e o Ambiente


Pesticidas na gua Uma vez na gua, dependendo das caractersticas fsico-qumicas o resduo do agrotxico pode tanto se ligar ao material particulado em suspenso, como se depositar no sedimento do fundo ou ser absorvido por organismos, podendo ento ser desintoxicados ou acumulados. Eles podem ser transportados atravs do sistema aqutico por difuso nas correntes de gua ou nos corpos dos organismos aquticos. Os agrotxicos presentes em corpos d'gua podem penetrar nos organismos aquticos atravs de diversas portas de entrada e seu grau de acumulao depende do tipo de cadeia alimentar, da disponibilidade e persistncia do contaminante na gua e especialmente de suas caractersticas fsicas e qumicas.

Processos de Interaes dos Pesticidas e o Ambiente


Pesticidas na gua

Degradao ou Transformao dos Pesticidas


A degradao de pesticidas geralmente benfica, pois as reaes que destroem esses produtos os transformam em resduos que no meio ambiente so compostos inativos menos txicos e menos perigosos. A degradao microbiana realizada por bactrias, fungos e outros microrganismos que usam os pesticidas como fonte de alimento. H referncias de degradao de pesticidas como a alterao molecular por meios Biticos e Abiticos : Degradao Abitica
Ocorre quando o pesticida transformado pela ao de componentes fsicos ou qumicos do ambiente. A elevao do pH do solo, por exemplo, pode contribuir com a hidroxilao destas molculas, sendo este um dos principais processos envolvidos na degradao de pesticidas devido ao aumento de sua polaridade.

Tipos de Degradao

Degradao Bitica ou Biodegradao


Ocorre pela ao do metabolismo de microrganismos.Estes excretam enzimas que em contato com molculas de pesticidas,dentro ou fora das clulas microbianas,participam de uma srie de reaes,como: oxidao,reduo,hidrlise,hidroxilao,etc.Estas degradaes podem ocorrer por vias metablicas diretas,consideradas primrias,ou por efeitos indiretos dos microrganismos nas caractersticas fsicas e qumicas do ambiente,resultando em degradao secundrias.

Degradao ou Transformao dos Pesticidas


Fatores do ambiente que influem na degradao Temperatura pH Umidade Intensidade de luz solar Condies redox, receptores e aerao Fora inica da soluo, nutrientes (introduzindo Matria orgnica ou N, P.K, S. Mo, Zn, Co, Fe, dentre outros; tcnica essa denominada Co-metabolismo) Contedo e tipo de colides do solo Atividade e populao microbiana A biodegradao de pesticidas pode ser limitada pela pobre biodisponibilidade do composto qumico, decorrente da sua baixa solubilidade ou de forte adsoro no meio ambiente,demonstraram que hidrocarbonetos aromticos policclicos foram mais facilmente degradados por um consrcio microbiano quando se encontravam biodisponveis.

Degradao ou Transformao dos Pesticidas


Principais Processos de Biodegradao de Pesticidas Catabolismo: O pesticida serve como fonte de energia e de nutrientes para o crescimento e desenvolvimento dos microrganismos degradadores. Este processo,geralmente,leva a degradao completa da molcula,fenmeno chamado de mineralizao.A ausncia de fsforo no meio pode induzir biodegradao do herbicida glifosato, o qual serve como fonte do nutriente para a microbiana. Cometabolismo: O pesticida transformado por reaes metablicas. mas no serve como fonte de energia para o microrganismo.Normalmente no ocorre a transformao completa da molcula.

Degradao ou Transformao dos Pesticidas


Organismos Degradadores A degradao Biolgica promovida por animais, plantas ou microorganismos exemplificados na tabela a seguir: Tipo de Organismo Espcie de Organismo
Rhodococcus, Arthobacter, Flavibacterium Pseudonomas sp. (10.000 ppm nas clulas)

Tipo de Pesticida
Carbamotiotatos

Bactrias

Bactrias

Diflubenzuron

Fungos Fungos

Diversos Fusarium spp, Rhizoctonia solani

DDT, dieldrin, aldrin, heptacloro Aldicarbe

Biodisponibilidade ou Bioacumulao
Principais Processos de Biodegradao de Pesticidas
Processo atravs do qual os seres vivos absorvem e retm substncias qumicas no seu organismo Bioconcentrao : forma direta de absoro atravs do ambiente que os envolve; Biomagnificao : forma indiretamente a partir da alimentao

Este processo implica vrias etapas na cadeia alimentar e diferentes tipos de alimentao. medida que se sobe no nvel trfico maior ser a quantidade de qumicos acumulados no ser vivo uma vez que este, para alm dos compostos que o seu organismo j absorveu, vai ainda concentrar os que provm da alimentao.

Biodisponibilidade ou Bioacumulao
Interao dos Pesticidas na passagem de nveis trficos:

Persistncia
Refere-se capacidade de se manter inaltervel durante muito tempo no ambiente. Esta caracterstica permite a acumulao progressiva das substncias com esta caracterstica, atingindo eventualmente nveis suficientes para causar problemas no ambiente. Por se manterem inalterados, estes poluentes so facilmente transportados para locais bem longe do de emisso ou libertao
Valores do DDT e Amplificao Biolgica
Meio (Bitico e Abitico) gua Plncton Peixe prateado Andorinha Pato Concentrao (ppm) 0, 00005 0,04 0,23 3,91 22,8

Classe de Toxicidade dos Pesticidas


Classificao de Toxicidade dos Pesticidas de acordo com a ANVISA (Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria ):

Classes
I

Toxicidade
Extremamente txico

Alerta no Rtulo
Perigo Veneno

II

Altamente txico

Ateno Veneno

III

Medianamente Txico

Cuidado Veneno

IV

Pouco/muito pouco Txico

Cuidado

Classe de Toxicidade dos Pesticidas


Dose Toxicolgica dos Pesticidas de acordo com a ANVISA (Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria ):
Grupos Extremamente Txicos Altamente txicos Medianamente txicos Pouco txicos DL50 5mg/kg 5-50 50-500 500-5000 Dose mortal (*) 1 pitada -algumas gotas Algumas gotas - 1 colher de ch 1 colher de ch - 2 colheres de sopa 2 colheres de sopa 1 copo

Muito pouco txicos

5000 ou +

1 copo - litro

DL50 = Dose necessria para matar metade das cobaias testadas; (*) Dose capaz de matar uma pessoa adulta.

CONCLUSO

Portanto, podemos concluir que deve haver um equilbrio entre a proteo das lavouras e o uso responsvel dos pesticidas. Quando utilizados de forma irresponsvel e indiscriminada essa substancia pode prejudicar seriamente o meio ambiente, a sade do homem e dos animais em geral. O uso de pesticidas na agricultura est muito difundido, pois so considerados essenciais para conseguir melhores condies de cultivo. Alm do perigo que representa entrar em contato direto com tais substncias, existe o problema da contaminao do meio ambiente. Trata-se de substncias persistentes que permanecem durante muito tempo em solos, guas, vegetais e animais e que tambm podem ser consumidos por essa via e causar srios problemas na sade da populao.

Vous aimerez peut-être aussi