Vous êtes sur la page 1sur 58

HISTRICO DA EDUCAO DOS SURDOS (viso geral)

Como o surdo tem sido visto e educado atravs da histria?  Em que contexto (social, poltico, etc) o surdo passa a se constituir enquanto sujeito?


DOS GREGOS E ROMANOS AT A IDADE MODERNA




Aristteles: a linguagem d a condio de humano ao indivduo. O pensamento no se desenvolve sem linguagem e esta no se desenvolve sem a fala. O surdo no ouve/ fala/pensa no recebe instruo =

No so competentes. No so humanos

Aristteles (384-322) declara que (384audio , de todos os sentidos, aquele que d a maior contribuio para o conhecimento, j que o discurso s compreensvel porque a fala composta por palavras, cada uma delas um smbolo racional. Assim, para ele, um cego seria necessariamente mais inteligente que um surdosurdo-mudo.

Lucrcio ( 95-53 a.C.) sentencia No hay 95arte possible para instruir al sordo. Interessante lembrar que a palavra para designar surdo e mudo nica kophoi. kophoi. No existe lngua possvel para eles. Essa imagem da antiguidade persiste ainda hoje no imaginrio popular: O surdo-mudo. surdo-mudo.

Os romanos privaram os surdos(retardados/no humanos) dos seus direitos legais

AT O SCULO XII, ELES NO PODIAM SE CASAR.




A igreja catlica, at a idade mdia: no podem falar o sacramento NO SO IMORTAIS

Em 1198 o papa Inocncio III autoriza o casamento de um mudo, argumentando que apesar de no poder falar, em sinais pode se manifestar.

Isto acarretou, durante sculos, desde quando foi iniciado o trabalho de recuperao dos surdossurdosmudos, a necessidade de se dar fala a eles ( Moura.2000) DAR FALA A ELES : TORN-LOS HUMANOS TORN-

Quanto deste conceito ainda existe at hoje?

A modernidade chega. O sculo XIX marcado pelo desenvolvimento da tecnologia em todos os setores da atividade humana. A medicina incorpora aos seus conhecimentos as descobertas. Para Snchez essa incorporao resolveu a questo ideolgica anterior ao conhecimento cientfico: se existe um doente, existe uma doena e dever existir uma cura. Assim, o surdo deve falar, j que ele pode (enquanto possibilidade terica) falar.

IDADE MODERNA


Sculo XIV O escritor Bartollo dAncona considera a possibilidade do Surdo aprender atravs da LS. Sculo XVI O escritor Rodolfo Agricola (1528) distingue surdez e mutismo. O mdico Girolamo Cardamo declara que os Surdos podiam e deviam receber uma instruo.

EDUCADORES QUE TIVERAM INFLUNCIA NA FORMA COMO OS SURDOS SO VISTOS E EDUCADOS AT HOJE

O (re)nascimento das cidades, as viagens colocando povos e culturas em contato parece dar ao surdo sua primeira leitura como grupo lingstico/cultural.

evidente que a movimentao (lembrando que as lnguas de sinais so fala e no tm registro escrito) propiciada pelo novo momento histrico ir beneficiar o encontro dos iguais. evidente tambm que eles passam a ser notados. E notados como diferentes. Como os bufes, como os anes, como os dementes de toda espcie, os surdos solitrios do feudo eram absorvidos como responsabilidade coletiva, assimilados, de uma certa maneira.

A preocupao com eles leva necessidade de aproxim-los da normalidade. aproximSurge ento o primeiro professor de surdos da histria, o monge espanhol Pedro Ponce de Len (1520-1584), da ordem dos (1520beneditinos, a quem se atribui tambm a inveno do primeiro alfabeto datilolgico (alfabeto manual). Ele ensina a trs filhos de nobres a escrita e a fala em grego, latim e italiano.

Sculo XV
Rudolphus Agricola (1443-1485) (1443InteressouInteressou-se pela surdez e escreveu A Inveno Dialctica. Defendeu que uma Dialctica. pessoa que nasce surda pode expressar os seus pensamentos por escrito. O livro foi publicado 100 anos depois.

Sculo XVI
Girolamo Cardano (1501-1576) (1501Mdico italiano interessado em estudar o caso do seu filho surdo. Cardano encontrou por casualidade o livro de Rudolphus Agricola. Agricola. Defendeu que o emprego de palavras faladas no era indispensvel para se compreender as ideias, ideias, mas defendeu que era necessrio aprender a ler e a escrever. Cr-se que Cardano Crinventou um cdigo para os surdos mas continuou a dar ateno a outras matrias mdicas, abandonando tal estudo.

Pedro Ponce de leon (1520-1584) (1520Primeiro professor de surdos  Monge beneditino (Espanha), dedicou-se dedicoua educar Surdos filhos de nobres: falar, ler, escrever e rezar.(Filhos primognitos no receberiam herana)

A fora do poder financeiro e dos ttulos pode ser considerada como um dos primeiros impulsionadores do oralismo (Moura.2000)


Demonstrou: faculdades intelectuais (Aristteles negava); No possuam leses cerebrais (mdicos afirmavam)

Meadow (1980 in Snchez:1990 ) diz a esse respeito: O fato de que os primeiros alunos de Ponce de Len eram nobres carece de explicao, j que a fala era um pr-requisito prpara o reconhecimento dos direitos legais, incluindo o direito de possuir propriedades. Os ricos tinham, ento, no s os meio financeiros, mas tambm a motivao financeira para encontrar mestres para seus filhos.

O sucesso do monge, e, claro, a nova concepo de mundo e de homem renascentista, traz ganhos reais para os surdos. E por toda Europa comeam a aparecer candidatos a essa nova cincia: ensinar os surdos a falar. Quais eram os recursos empregados no importavam. Assim, a comunicao gestual de todo tipo aparecer como recurso na aquisio da fala.

Sculo XVII

JUAN PABLO BONET (1579-1629) (1579  

Responsvel pela educao da famlia Velasco (surdez gentica) ApropriouApropriou-se dos trabalhos de Ponce, inclusive o alfabeto digital. Se apresenta como inventor da arte de ensinar o Surdo a falar/ler : a cada som da fala uma forma visvel invarivel. Alfabeto digital:ensinar a ler LS: ensinar a gramtica

(Origem de todos os esforo futuros de fazer o Surdo falarfalar-

modelo para a educao oral-origem latina,alem e britnica) oral-

JACOB RODRIGUES PEREIRE (1715-1780) (1715   

 

Fluncia em LS,defendia oralizao do Surdo Usava alfabeto digital Demonstrou que os Surdos podiam falar Crticas a ele: Empirismo, nunca revelou seu mtodo, trabalhou com apenas 12 Surdos (com resduo de audio). Inspirou muitos outros a seguir a oralizao. Desistiu de tentar converter sinalizadores em falantes (talvez por ter compreendido a existncia da identidade do Surdo)

Johann Conrad Amman




 

Mdico Suo expoente do oralismo alemo: na voz residiria o sopro da vida , o esprito de Deus = humanizao. Seguia a idias de Bonet, mas utilizava o paladar para ensinar o som das letras !? Era contra os sinais: seu uso atrofia a mente.(usava LS e alfabeto digital somente para atingir a fala, abandoandoabandoando-a em seguida) Reflexo:hoje est mentalidade mudou?Culpam a LS,sem respaldo cientfico ou experincia vivida, de atrapalhar a fala.

John Wallis (1616-1703) (1616

Seguindo o mtodo de Bonet, usava sinais e considerava importante educar os Surdos. Trabalhou com poucos surdos e logo desistiu de seu trabalho. Escreveu o 1 livro Ingls sobre Educao de 1 Surdos. Apesar da pouca experincia de trabalho prtico e real, o fundador do oralismo na Inglaterra.

Thomas Braidwood


Seguidor de Wallis, considera a fala a chave da razo. Mantendo segredo de seu mtodo($), abriu a 1 escola/local para correo da fala na Europa.(Aprendia-se palavras escritas, seu Europa.(Aprendiasignificado, pronncia e leitura orofacial) Famlia Braidwood abriu vrias escolas mas desistiu ao perceber que o ensino da fala ao surdo era intil.

Sculo XVIII

CharlesCharles-Michel de LEpe (1712)


Inicia a ed. De Surdos em 1760, por razes religiosas, com duas irms surdas.  Mrito: - Reconhece a LS enquanto lngua (chamou os sinais que os surdos usavam de Lngua dos Surdos) - Coloca os Surdos na categoria humana - Aprendeu a LS dos Surdos e, a partir dela, criou o Francs sinalizado(LS-LF)=Sinais sinalizado(LSMetdicos, usados at 1830 sinalizar e escrever textos ditados.


Responsvel pela criao do Instituto Nacional para Surdos-Mudos em Paris=1 escola pblica Surdospara Surdos.(Educao para todos). Ataca o ensino da fala-muito tempo para falaaprender e pouca utilidade- e o uso isolado do utilidadealfabeto digital. Fez demonstrao pblica de instruo dos Surdos em religio e gramtica nobreza, filsofos e educadores O que voc entende por inteno? Comprova a educao sem usar a fala e a humanizao.

Seu trabalho educacional com essa lngua de sinais ser conhecido e difundido por todo o mundo como o mtodo manual ou francs. H uma mudana radical na metodologia de ensino que vigorava no renascimento, j que os alunos de LEpe aprendiam a lngua escrita e a lngua de sinais, deixando a oralizao de lado.

Outro ponto importante do trabalho do abade que seus antigos alunos foram se tornando professores, trazendo uma mudana de comportamento indita na comunidade surda.

Nas dcadas seguintes divulgao dos trabalhos de LEpe, e, em virtude da LEpe, adoo de sua metodologia em inmeros locais, os surdos de toda uma gerao, no s na Frana, mas tambm na Rssia, Escandinvia, Espanha, Itlia e Estados Unidos, puderam destacar-se e ocupar destacarpostos de importncia na sociedade de seu tempo. (Snchez, 1990:51 citando Stokoe:1978). Stokoe:1978).

IDADE CONTEMPORNEA


Abb Sicard nomeado diretor do INSM, explica detalhadamente em dois livros como educar o Surdo. Seu sucessor natural, Massieu, foi afastado por influncia de Itard, ferrenho opositor aos sinais, num momento em que a escola comea a ser criticada pelos adeptos do oralismo.

JEANJEAN-MICHEL ITARD


Mdico e seguidor de Condillac (Sensaes=base do cto humano)= erradicar a surdez Estudou com Pinel= o que era diferena passa a ser doena-passvel de cura. doenacura. Dissecou cadveres, usou carga eltrica, sanguessugas, na busca da cura Seu trabalho mais conhecido foi com o Menino Selvagem de Aveyron= tentou recuperar e fracassou.

A Surdez antes um problema filosfico, religioso e social, agora passa pelo discurso mdico (tratar e curar). Itard:A surdez uma doena:voc no a escolheria, apesar de poder se conformar com ela. - Massieu:A pobreza uma doena pela mesma lgica, de fato voc poderia viver bem sem o som, apenas se a sociedade no visse nenhuma desgraa nisto


Todo seu treinamento no possibilitou ao Surdo falar. Passou a treinar a fala diretamente mas percebeu que no havia fluncia e naturalidade=mecnico.  Culpou o insucesso ao uso da LS nas escolas, pois se os Surdos fossem obrigados a falar, sem outra opo de comunicao, desenvolveria a fala. Se esta histria no se passasse no sculo XIX, poderamos pensar estar ouvindo este discurso atualmente?


A EDUCAO DE SURDOS NOS ESTADOS UNIDOS Thomas Hopkins Gallaudet (1787-1851) (1787Juntamente com Laurent Clerc (Estudante surdo que trabalhou com LEpee e Sicard, deu Sicard, aulas na Instituio Real para o surdo em Paris.) fundou a primeira escola de surdos na Amrica. Em Abril de 1817, estabeleceram a primeira escola em Hartford, Connecticut. Hartford, Connecticut.

Alexandre Graham Bell (1847-1922) (1847Em 1872, abriu uma escola de educao para professores de surdos, em Boston. Bell tentou encontrar algum meio mecnico de modo a tornar o discurso visvel e desenrolar a amplificao. Durante as experincias inventou o telefone.

VOC SABIA...
Thomas Alva Edison (1847-1931) (1847Foi o inventor do fongrafo, da lmpada incandescente, de elementos bsicos de fotografia, entre outras invenes. Mas o que muitas pessoas no sabem que Edison teve problemas auditivos na infncia. Esta perda de audio causou-lhe algumas dificuldades na causouescola e mais tarde ficou totalmente surdo.

O CONGRESSO DE MILO


Influncia Italiana Unificao poltica e lingustica. Interferncia do educador Serafino BalestraBalestraoralista, com referencial Alemo: Revista LEducazione del Sordomuto VII Congresso da Soc. Pedag. Italiana. Veneza (solicita ao congresso a determinao da palavra articulada)

Frana: Influncia Italiana e Alem.  Perodo nacionalista em que a colonizao e a difuso da Lngua.  Congresso de Milo 1880, em sua maioria Franceses e Italianos unidos por questyes polticas. Havia apenas um surdo. No discutiudiscutiu-se mtodos de ensino. RetomaRetoma-se Aristteles:a fala viva privilgio do homem, ddiva divina, nico veculo do pensamento=humanizao.


Breve Retrospectiva


No incio do sculo XIX os no resolvidos problemas educacionais dos surdos, que no deixaram de existir com as escolas gestualistas, gestualistas, sofrem uma forte influncia dessa filosofia otimista, o Oralismo, e mesmo na Frana Oralismo, muitas crianas surdas acabam realocadas em escolas regulares. Segundo Snchez (p. 66) a experincia fracassa, j que por todos os lados surgem protestos de pais e professores dos ouvintes, temendo uma contaminao.

Fracassada ou no, a experincia desemboca no Congresso de Milo (1880), que rene professores de surdos e decide expurgar da educao dos seus pupilos a lngua de sinais. Esse pensamento dominar a educao de surdos por quase cem anos, trazendo para as comunidades surdas prejuzos enormes. Sob o ponto de vista educacional nenhum avano foi obtido, j que a normalizao do surdo, ou a exigncia de que ele fale, de que ele faa leitura labial, de que ele se comporte como um ouvinte, no advm de decretos.

Primeiros relatos dos insucessos do oralismo = comeo do sculo XX. Binet e Simom, psiclogos, realizaram em 1910, avaliaes em instituies francesas: No conseguem conversa real/conversao Escolas rejeitavam Surdos profundos Os que no conseguiam eram DM O 1,2,3 e 4 (1889/93/96/1900) Congresso (1889/93/96/1900) Internacional dos Surdos defendem o sistema combinado O congresso dos ouvintes em 1900 mantem as concluses do Congresso de Milo

As questes discutidas hoje em dia pelos educadores oralistas so absolutamente as mesmas que as de dois sculos atrs.

O congresso de Milo transformou a fala de uma forma de comunicao para a finalidade da educao. Esta finalidade tem como objetivo a sujeio de uma classe minoritria maioria e a seus desejos de equalizao a qualquer custo, inclusive a singularidade do Surdo Bernard Mottez (apud.Moura.2000.pg.48)

Sob o ponto de vista cultural, a proibio do uso da lngua de sinais no espao escolar repercutiu profundamente nos grupos organizados de surdos, gerando seu enfraquecimento.

Mais uma vez a histria d voltas e, desde 1960, quando nos Estados Unidos o lingista William Stokoe publica um trabalho provando serem as lnguas de sinais lnguas naturais com todas suas propriedades, inicia-se um repensar sobre iniciaa questo da surdez, que dar origem filosofia da Comunicao Total e posteriomente ao Bilinguismo. Bilinguismo.

Ao estudar a Lngua de Sinais Americana (ASL), Stokoe encontra uma estrutura que, de muitos modos, se assemelha quela das lnguas orais. Argumenta que, assim como da combinao de um nmero restrito de sons (fonemas) cria-se um nmero vastssimo de criaunidades dotadas de significado (palavras), com a combinao de um nmero restrito de unidades mnimas na dimenso gestual (queremas) pode-se produzir um grande queremas) podenmero de unidades com significados (sinais).

A EDUCAO DE SURDOS NO BRASIL




Edward Huet, Surdo Francs, com apoio de D.Pedro II, estabeleceu em 1857 o IMPERIAL INSTITUTO DE SURDOS MUDOS. Em 1956 passou a chamar INSTITUTO NACIONAL DE SURDOS MUDOS. Em 1957, INSTITUTO NACIONAL DE 1957, EDUCAO DE SURDOS. (Dria.1958)

A partir de ento, os surdos brasileiros passaram a contar com uma escola especializada para sua educao e tiveram a oportunidade de criar a Lngua Brasileira de Sinais (LIBRAS), mistura da Lngua de Sinais Francesa com os sistemas de comunicao j usados pelos surdos das mais diversas localidades;

 

Utilizando os sinais e a escrita, iniciou seu trabalho com dois alunos, mesclando a LS francesa com a brasileira. Em 1861 deixa a direo do instituto Seus sucessores no eram especialistas em surdez e tornou-se um asilo. tornouEm 1883, Dr. Joaquim J. M. Vieira iniciou o ensino da Linguagem articulada(oralista), apesar dos esforos contrrios do diretor Dr.Tobias leite. Modelos europeus valorizados e copiados

Em 1911, sob a direo do Dr. Custdio Js F. Martins, o instituto adota o mtodo oral em todas as disciplinas e em 1914 verifica-se o verificaresultado negativo. Evidente a normalizao do surdo e escalada do ponto de vista mdico na viso da surdez. Objetivo: adaptao do surdo ao social. Esta uma postura que leva ao surdo, numa instituio que valoriza a fala, a se perceber como uma falha... A construo da identidade depende de como os outros a identificam. (Moura.2000)

Em 1931 foi criado o externato feminino com oficinas de costura e bordado(profissionalizante). Os anos 50: criao do primeiro curso normal para professores na rea da surdez (1951), visita da educadora Hellen Keller, fundado o Jardim de Infncia, criou-se o curso de Artes criouPlsticas. Anos 70/80:criado o Servio de Estimulao Precoce, criao do Curso de Especializao para professores na rea da surdez. Em 1990 passa a ser um centro nacional de referncia na rea da surdez.

Aumentou o nmero de escolas para surdos em todo o mundo. No Brasil, surgiram: O Instituto Santa Terezinha para meninas surdas (SP); A Escola Concrdia (Porto Alegre - RS); A Escola de Surdos de Vitria; O Centro de Audio e Linguagem Ludovico Pavoni Pavoni - CEAL/LP - em Braslia-DF e vrias Brasliaoutras que, assim com o INES e a maioria das escolas de surdos do mundo, passaram a adotar o Mtodo Oral.

1 curso de educao bilngue em 2007: Em sua Unidade Administrativa denominada Instituto Superior Bilnge de Educao ISBE - e na qualidade de centro de referncia brasileira no campo da surdez, o Instituto Nacional de Educao de Surdos - INES promove o Curso Bilnge de Pedagogia INES

A FENEIS uma instituio no governamental, filantrpica, sem fins lucrativos, com carter educacional, assistencial e sociocultural. So noventa e oito entidades filiadas espalhadas pelo Brasil (at fevereiro/2000), trs escritrios regionais (Belo Horizonte, So Paulo e Porto Alegre), alm da matriz no Rio de Janeiro (sede prpria) e perspectiva de abertura de mais um escritrio regional, em Braslia.

Com os estudos sobre surdez, linguagem e educao, j no final do sculo XX, os surdos assumiram a direo da nica Universidade para Surdos do Mundo (Gallaudet University (Gallaudet Library - Washington - EUA) e passaram a divulgar a Filosofia da Comunicao Total. Mais recentemente, os avanos nas pesquisas sobre as Lnguas de Sinais, preconiza o acesso da criana, o mais precocemente possvel, a duas lnguas: Lngua de Sinais e lngua oral de seu Pas - Filosofia de Educao Bilnge.

Bibliografia


Histrico do INES. Espao: Informativo. INES. Edio Comemorativa 150 anos. Instituto Nacional de Educao de Surdos-INES. Belo SurdosHorizonte: Editora Lttera, 1997. Moura, Maria Ceclia de. O Surdo: caminhos para uma nova Identidade. Rio de Janeiro: Identidade. Livraria e Editora RevinteR, 2000. Dria,A. Compndio da educao da criana surdosurdo-muda. Rio de Janeiro:INES, 1958. www.ines.org.br

Vous aimerez peut-être aussi