Vous êtes sur la page 1sur 35

y Professora: Flaviany. R.

y Turma: Ps 113 y Alunos: Daniel Leite

Ivo Jorge Marcos Mnica. P Vanessa

Sigmund Freud

y De origem, judaica Freud aos 8 anos de idade j lia

Shakespeare.

y Na sua adolescncia participando de uma conferncia,

cujo tema era o ensaio de Goethe sobre a natureza ficou profundamente impressionado.

y Trocou a faculdade de Direito pela Medicina e interessou-se

pela rea de pesquisas. Iniciou seu trabalho sobre o sistema nervoso central, publicou vrios artigos sobre cocana. y Especializou-se em doenas nervosas e criou interesse pela "histeria" e pela hipnoterapia praticada na poca por Breuer Charcot. Os dois, trabalhando juntos publicaram "Estudos sobre a Histeria" e na mesma poca Freud conseguiu analisar um sonho seu que ficou conhecido como "O Sonho da Injeo feita em Irma", rascunhou "Projeto para uma psicologia Cientfica" somente publicada aps sua morte.

y O termo Psicanlise, foi iniciado por ele aps passar por

um trauma com a morte de seu pai e comeou com seu amigo WILHELM FLIESS a analise de seus sonhos e suas fantasias. A Interpretao de Sonhos" que Freud considerava um de seus melhores livros foi publicado para ser projetado no inicio do novo sculo, XX. y Foi bastante hostilizado por seus colegas mdicos, trabalhando em total isolamento.

y Deu inicio a anlise de Dora, sua paciente e escreveu Sobre a

Psicopatologia da Vida Cotidiana, publicando em 1901. Escreveu "Trs Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade, "Os Chistes e sua relao com o Inconsciente, "Fragmento da anlise de um caso de Histeria"; (neurose) y Teve alguns seguidores como Alfred Adler, Carl Jung, que depois separaram-se de Freud e criaram suas prprias escolas, discordando da nfase que Freud dava origem sexual da neurose. (nervosismo, irritabilidade, excitao)

Durante a Segunda Guerra Mundial Freud foi para a Inglaterra, mas suas irms foram assassinadas em campos de concentrao. Freud ainda escreveu "Conferncias Introdutrias sobre Psicanlise e h vrios volumes da "Coletnea das Obras de Sigmund Freud, que entre outros temas, abrangia a teoria do trauma do nascimento. Freud considerado o PAI DA PSICANLISE. (Ele lutou por muitos anos contra um cncer na boca e morreu por eutansia) em 23 de setembro de 1939 com grande influncia na cultura do sculo XX.

y Primeiros trabalhos: y Teoria da Psicanlise: y Freud criou a teoria da psicanlise que se baseia em

(exteriorizar os problemas pela fala), para cuidar das pessoas neurticas.

y Neurose uma doena emocional, afetiva de

personalidade e acontece quando o sistema nervoso de uma pessoa reage com exagero a uma determinada experincia j vivida. Sintomas: ansiedade falta de vontade de sair de casa e determinados lugares, imagina situaes que podem fazer mal, ficam deprimidos, mas constantemente, so, mas preocupados. Enfim uma pessoa neurtica sente tudo o que uma pessoa normal sente no seu dia-a-dia, mas sempre exageradamente.

y Freud adotou a hipnose durante um tempo, mas no

achou satisfatria, pois nem todos atingiam o transe; e a hipnose parecia resultar em curas temporrias, com o aparecimento de novos sintomas. Apesar de Freud usar a hipnose como um mtodo de experimentao, ele no foi o criador desse mtodo.

y Freud tambm criou o mtodo de Associao livre (onde o

paciente repousava em um div e era encorajado a dizer o que lhe viera em mente). y Nas palavras de Freud Quando me impus tarefa de trazer luz o que os seres humanos guardam dentro de si, no pelo poder compulsivo da hipnose, mas observando o que eles dizem e mostram, pensei que a tarefa era mais difcil do que realmente . Aquele que tem olhos para ver e ouvidos para ouvir pode convencer-se de que nenhum mortal pode guardar um segredo, se seus lbios esto silenciosos, ele fala com as pontas dos dedos; Ele se trai por todos os poros. Assim, a tarefa de tornar conscientes os mais escondidos recessos da mente perfeitamente realizvel.

y Em suma, podemos afirmar que Freud tratava de seus

pacientes tentando trazer conscincia aquilo que estava inconsciente. y O conceito de inconsciente de Freud passou a acreditar que as pessoas esto conscientes de apenas um pequeno nmero de pensamentos, memrias, sentimentos e desejos. Outros so pr-conscientes, enterrados logo abaixo da percepo de onde so fceis de recuperar. A vasta maioria inconsciente. Ele acreditava que este material inconsciente entra na conscincia sob forma disfarada, aparece em sonhos, lapsos de linguagem, enganos, acidente e durante a livre associao.

y Estes conceitos revelaram-se de grande utilidade para explicar

os fenmenos psquicos. y O Id seria o conceito que designaria os impulsos, as motivaes e desejos mais primitivos do ser humano. Para Freud, em grande parte, esses desejos seriam de carter sexual, tendo em mira o prazer. y O Ego o conceito que Freud utilizava para designar o conjunto de processos psquicos e de mecanismo atravs dos quais o organismo entra em contato com a realidade. y O Superego representa as normas e os valores convencionais da sociedade ou do grupo social no qual o indivduo foi criado e em que est inserido, a sociedade representada dentro do prprio indivduo.

y Um indivduo que caracterizado como anti-social ou

vulgarmente chamado de Sociopata, sofre de um transtorno de personalidade, caracterizado pelo comportamento impulsivo, desprezo por normas sociais, e indiferenas aos direitos e sentimentos dos outros. O sociopata o que apresenta um padro( pervasivo de desrespeito) e violao aos direitos do outros.

y Depois de vrias descobertas feitas por Freud, o seu

legado foi naturalmente passado ao seu sucessor terico Carl Jung que tambm originaria uma nova vertente Psicanaltica.

FIM

Carl Gustav Jung

y Filho de pastor luterano, recebeu grande

influencia religiosa de seu pai e tios que tambm eram pastores; y Sua infncia foi solitria, sozinha e infeliz; y Nos momentos difceis Jung resolvia os problemas e tomava decises baseado no que o inconsciente lhe dizia por meio de sonhos

y Cursar medicina; y Estudou na Universidade de Basel; y Escolheu especializao em Psiquiatria

baseado em duas perspectivas: a humana e a cientfica; y Tornou-se interno de Eugen Bleuler (diretor e famoso Psiquiatra) na Clnica Psiquitrica Burgholzli em Zurique

y Chega em suas mos O livro dos sonhos

de Sigmund Freud; y Considera este a obra prima de Freud; y Em 1902 Jung estuda com Pierre Janet (notvel Psiquiatra francs); y Em 1903 casa-se com Emma y Em 1904 Jung monta um laboratrio na Clnica Psiquitrica desenvolvendo assim o teste de associao de palavras para diagnsticos psiquitricos.

y Torna-se tambm, mdico efetivo na

Clnica Psiquitrica; y Em 1906 comea a trocar correspondncias com Freud; y Freud convida-o para ir a Viena e o primeiro encontro dos dois durou 13 horas de conversas ininterruptas;

y Jung

no aceitava que todos os pacientes tinha traumas sexuais; y Freud no aceitava que Jung acreditasse em mitologia, fenmenos ocultos e espirituais; y Em 1912 houve o inevitvel rompimento entre os dois;

y Este livro relata que Jung iria contra

as idias de Freud sobre a libido e outros pontos da psicanlise; y Aps o doloroso rompimento com Freud, Jung foi acometido por problemas emocionais que persistiram por trs anos, mas ele decidira que permaneceria fiel as suas convices

y Durante este tempo Jung no deixou de

atender seus pacientes; y Foi uma poca de grande criatividade; y Criou sua teoria da personalidade atravs do confrontamento de si mesmo com seu inconsciente; y E descobriu que a fase mais importante para o desenvolvimento da personalidade a meia-idade;

y Uma

cadeira de psicologia mdica criada para ele na Universidade de Basel; onde no pode ficar nem por um ano por causa da sua sade frgil; morre de um ataque cardaco e aps sarar tem seu perodo bastante produtivo onde escreveu seus mais importantes trabalhos.

y Em 1944 com 79 anos, Jung quase

y Experincias de Associaes:

Embora os mtodos de associaes no sejam empregados na escola junguiana, o teste de associao de palavras desenvolvido por ele, ainda hoje utilizado em laboratrios de Psicologia Abordagem terico/prtica desenvolvida por Jung a partir da influncia da obra de Freud, de sua experincia psiquitrica e de seus estudos acerca da atividade onrica, dos mitos, da alquimia e das religies

y Psicologia

analtica:

y Estrutura da Psique e Inconsciente Coletivo:


Pode-se representar a psique como um vasto oceano (inconsciente) no qual emerge pequena ilha (consciente) Nise da Silveira

Persona
Consciente

Ego Sombra
Inconsciente

Anima ou Animus Self


Inconsciente Coletivo Energia Psquica Arqutipos

Persona

Anima

Animus

Sombra

Self

Ao contrrio, o introvertido direciona a libido para o seu interior. Esse tipo de pessoa pensativo, introspectivo e resistente s influncias externas.

O indivduo extrovertido libera a libido (a energia da vida) dentro dele, direcionando-a aos acontecimentos e s pessoas do mundo exterior.

y Por participarem de nosso seminrio y Bibliografia: y Silveira, Nise da. Jung: vida e obra. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1997. y y y y

(Coleo Vida e Obra) Bock, Ana Mercs; Furtado, Odair; Teixeira, Maria de Lourdes Trassi, Psicologias. So Paulo, Saraiva, 2009 Storr, Anthony, As idias de Jung. So Paulo 1973, Cultrix (Mestres da modernidade) Fadiman, James; Frager, Robert, Teorias da Personalidade. Harbra FIM..

Vous aimerez peut-être aussi