Vous êtes sur la page 1sur 11

Leitura e Interpretao de Texto: Famlia de Gatos: Ns somos os trs irmos gatinhos, nossa me gata teve oito filhotes na mesma

ninhada. Somente ns ficamos juntos, os outros cinco foram doados.

. Gostamos muito de brincar, um dia pulamos corda, outro dia brincamos de bola e as vezes fazemos longos passeios pela vizinhana. Em um destes passeios quase nos metemos em uma tremenda encrenca, meu irmo, o de camisa cinza props a ns dois que sassemos para explorar o outro lado da rua, nunca havamos ido at l, nossos passeios se limitavam ao nosso lado da rua, duas casas para a direita e trs casas para a esquerda de onde morvamos. Relutei em aceitar, fizemos uma votao, o placar foi de dois a um, perdi e tive de aceitar a deciso do grupo. Eram mais ou menos trs horas da tarde quando nossa aventura comeou, samos de casa e paramos no meio fio, olhamos para um lado e para outro, tinha poucos carros na rua, atravessamos sem problemas

Do outro lado havia uma grande casa pintada de verde, entramos pelo vo do porto e contornamos a construo, fomos parar em um grande e bonito jardim que ficava atrs da casa, l existiam muitos brinquedos espalhados pelo cho, estes brinquedos certamente eram das crianas da casa, que no estavam ali por causa do calor do meio da tarde.

Olhamos um para o outro e no hesitamos, brincamos com a bola vermelha, com a gangorra amarela e com o trenzinho de seis vages. Nem percebemos e a noite chegou, foi quando decidimos voltar para casa, retornamos pelo mesmo caminho, paramos novamente no meio fio e no acreditamos no que vamos, eram carros e mais carros que passavam e no paravam, aquilo no tinha fim. Neste dia fizemos uma descoberta, no inicio da noite que as pessoas voltam para casa do trabalho e isto faz o nmero de automveis na rua aumentar, tivemos de esperar mais de duas horas para conseguir atravessar a rua. Chegamos em casa depois das nove horas da noite.

Ainda bem que as pessoas que dirigem carros dormem, imagine s se no parasse de passar carros, talvez a gente estivesse l at hoje.

Responda as Perguntas Abaixo: 1) Quantos gatinhos nasceram na mesma ninhada dos trs irmos gatos? R 2) Quantos gatos foram doados? R 3) A que horas os irmos gatos saram para a aventura no outro lado da rua? R 4) O que existia atrs da casa verde e era grande e bonito? R-

5) Que cor era a bola com que eles brincaram? R 6) Dos brinquedos citados no texto, qual era amarelo? R 7) Segundo o texto, de onde as pessoas voltam para casa no inicio da noite? R

Voc vai le r vrias frases onde a presena do Presente do Subjuntivo obrigatria. Complete os espaos vazios usando a forma correta do Presente do Subjuntivo que voc acabou de estudar. 1) 1. A Maria est fazendo dieta. O mdico dela sugere que ela no _______________ (comer) po. 2) A Maria come po quando a sua me no est olhando, e ela pede para o meu pai que (ele) no _______________ (dizer) nada para a me.. 3) possvel que os meus pais _______________ (estar) fora de casa hoje noite. Eu vou ficar com o meu namorado Roberto e a minha irm Laurinha em casa. 4). Ns precisamos de alguma msica que _______________ (ser) divertida. 5) O Roberto prefere que ns _______________ (escutar) roque. 6) A Laurinha espera que ns _______________ (poder) assistir um filme na televiso.

7. Eu no sei se vamos ter tempo, mas eu aluguei uma comdia caso a gente _______________ (ter) vontade de mudar os planos. 8. Os trs queremos que os meus pais no _______________ (saber) quais so os nossos planos. Ns gostamos de manter o mistrio. 9. Eu acho que deveramos fazer uma festa com muitos convidados que _______________ (danar) toda a noite. 10. A Laurinha duvida que os nossos pais _______________ (deixar) a gente faz-lo.

Complete os espaos vazios escolhendo entre a forma correta do Presente do Subjuntivo ou do Presente do Indicativo.
1. Tomara que hoje _______________ (chover). 2. A televiso diz que no Monte Limo hoje _______________ (nevar). 3. Eu vou estudar muito para que os meus professores _______________ (estar) orgulhosos. 4. Os meus amigos tm um cachorro que ________________ (latir) muito forte. 5. pena que o cachorro no _______________ (conseguir) ficar calado.

6. O meu amigo quer que ns _______________ (levar) o cachorro ao mdico. 7. Ele tem medo que o cachorro _______________ (ir) l e _______________ (latir) o tempo todo. 8. Embora o cachorro _______________ (ser) muito velho, ele ainda tem muita energia. 9. difcil que __________ (haver) outra oportunidade como esta para curar a esse cachorro doido. 10. Eu sei que o cachorro __________ (latir) porque ele est contente.

SALADA DE SUBJUNTIVOS Escolha entre os diferentes tempos do subjuntivo que j estudamos --futuro (comer), presente (coma), pretrito imperfeito (comesse)-- como for apropriado em cada caso: 1. Carlinhos s estudar quando a professora dele o _______________ (obrigar). Se ele _______________ (estudar) mais, tiraria melhores notas. Carlinhos tem muitos amigos que no so uma boa influncia para ele. Dessa maneira, ele vai ter que se esconder deles se (ele) _______________ (querer) passar nos testes desse semestre. 2. Embora o meu cachorro _______________ (ser) um pouquinho semvergonha, eu adoro ele. O nome dele Catarro. Domingo iremos ao parque. Quando ele _______________ (chegar) no parque, ele correr em crculos at que j no _______________ (conseguir) respirar mais. Enquanto eu _______________ (estar) jogando futebol, ele ficar amarrado a uma rvore. Assim que eu _______________(acabar), ele vai pedir para que eu o _______________ (soltar) de novo.

3. Se voc _______________ (querer) preparar uma boa feijoada, compre ingredientes bem brasileiros. muito importante que a carne _______________ (ser) de porco, e que a farinha _______________ (estar) bem torrada. Assim que o arroz _______________ (estar) pronto, _______________ (cobrir) a panela com um pano de cozinha para que (o arroz) no _______________ (ficar) seco depois. aconselhvel que voc _______________ (ter) boa companhia enquanto prepara a feijoada: esse o ingrediente principal! 4. No ano passado, passei as minhas frias de vero no Brasil. Embora eu no _______________ (ter) muito dinheiro, eu decidi fazer a viagem. Visitei o Nordeste do Brasil e depois desci para o Sul. Logo me apaixonei pelo Rio. Se a minha esposa e eu _______________ (decidir) ir para o Brasil de novo, eu adoraria visitar o Amazonas, mesmo que _______________ (ter) muito mosquito por l.

Vous aimerez peut-être aussi